Mercado de franchising fatura R$ 44 bilhões e cresce 6,3% no 3º trimestre

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Mercado de franchising

Mercado de franchising fatura R$ 44 bilhões e cresce 6,3% no 3º trimestre

21/11/2018

O setor de franchising segue demonstrando sua força. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias faturou R$ 44,4 bilhões no 3º trimestre deste ano, contra R$ 41,8 bilhões registrados no mesmo período do ano passado. O incremento de 6,3% no faturamento ainda deu gás para que as franquias associadas criassem mais de 80 mil novas vagas de trabalho entre os meses de julho à setembro de 2018.

Ao levar em consideração os últimos doze meses corridos, o mercado de franquias atinge um avanço de 7% em relação ao período igualmente anterior. Entre os meses de setembro de 2017 a setembro deste ano, as redes de franquias que atuam no Brasil movimentaram mais de R$ 170 bilhões.

“Embora tenhamos registrado um mês de agosto bastante positivo, nos meses de julho e setembro o consumidor estava mais retraído, possivelmente impactado pelas incertezas inerentes ao cenário pré-eleições. Para manter seu crescimento, o franchising brasileiro intensificou sua busca por eficiência e novas soluções, o que se traduziu na busca por novos formatos, perfis de público e mercados”, afirmou, em nota, o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

Para o consolidado do ano, a ABF estima um crescimento de 7% sobre o registrado em 2017.

O índice de abertura de lojas no terceiro trimestre atingiu 3% no terceiro trimestre deste ano, contra o fechamento de 1,6% das unidades, o que resultou num saldo de 1,4% no período.

“A decisão de investimento está diretamente ligada ao cenário macroeconômico em que ela é realizada. Desta forma, é natural que haja uma diminuição de ritmo as vésperas de um pleito da magnitude que tivemos. Agora, com a definição dos vencedores, esperamos que o movimento de expansão ganhe um novo fôlego”, afirma o presidente da ABF.

Até o final deste ano, a associação prevê que o número de negócios franqueados cresça até 5%. O volume de redes de franquias em operação no País deve se estabilizar na casa das 2800 marcas, de acordo com a entidade.

 

Empregos

O mercado de franquias contribuiu com a criação de novas vagas de trabalho na economia. De acordo com a pesquisa da ABF, houve uma alta de 6,7% no número de postos de trabalho no 3º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2017.

Isso significa que o setor passou de 1,205 milhão para 1,286 milhão de colaboradores diretamente empregados no franchising. Em relação ao 2º trimestre deste ano, o crescimento foi de 5%. Esse movimento está em linha com a lenta queda do desemprego que, em setembro, chegou a 11,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE).

“No terceiro trimestre, algumas redes já começaram a se preparar para o Dia das Crianças, BlackFriday e mesmo o Natal. Nesse sentido, se destaca a modalidade de contrato intermitente que se adequa especialmente aos segmentos com picos de demanda e os horários de shopping centers”, salienta o presidente da ABF.

 

Segmentos

Como é possível observar no gráfico acima, todos os 11 segmentos do franchising listados pela ABF alcançaram desempenho positivo no terceiro trimestre frente ao mesmo período do ano passado. A pesquisa da entidade revelou que o segmento com maior crescimento entre os meses de julho a setembro foi o de Entretenimento e Lazer, com alta de 25,2%.

Para a gerente de inteligência de mercado da ABF, Vanessa Bretas, a diversificação de serviços, o lançamento de novos formatos de negócios e a expansão em unidades foram os principais fatores que contribuíram com esse avanço.

“É importante ressaltar que este segmento é mais recente no franchising e representa 1,3% do setor em faturamento, logo tem bastante espaço para crescer”, explica a executiva.

O segmento de Serviços e Outros Negócios vem na sequência ao registrar o segundo maior crescimento, com 10,3%, impulsionado, principalmente, pelos serviços logísticos.

O terceiro melhor desempenho foi registrado pelo segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 9,7%. A área cresceu alavancada, principalmente, pela venda de produtos de higiene e beleza e o desempenho de redes de depilação e outros serviços estéticos.

O já conhecido segmento de Alimentação ocupa o 4º lugar no ranking do trimestre ao registrar um avanço de 6,7%. Para a ABF, a alta vem graças aos investimentos das redes em promoções, eficiência operacional e novos modelos e canais de venda, principalmente o delivery. O mês de agosto, com muitos dias úteis, foi especialmente positivo e alancou o desempenho do trimestre.

 

 


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Por Sammy Eduardo