Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Top 5 características mais valorizadas pelas franquias na escolha de novos franqueados

09/10/2018

novos franqueados

Ter o próprio negócio como uma loja comum ou uma franquia de alimentação para poder desenvolver a própria renda sem depender de terceiros é hoje um sonho bastante comum entre os brasileiros. Uma pesquisa elaborada pela MindMiners, encomendada pelo PayPal, mostrou que dois terços da população brasileira manifestam esse desejo. E claro, as franquias acabam se destacando e atraindo mais investidores por serem mais seguras de se investir, na comparação com a abertura de uma pequena empresa, por exemplo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só 5% das franquias fecham após dois anos de operação. E os motivos podem ir além do fator financeiro, como mudanças, família, entre outros. Já segundo o Sebrae, 23% das empresas que abrem no País encerram suas operações no mesmo período de 24 meses.

Mas, afinal, o que garante maior segurança no investimento de uma franquia? A resposta é simples: conhecimento.

A franquia, para alcançar o estágio de padronização e formatação do negócio, passa por muitos testes, inclusive no mercado. Ela possui a experiência de entender o que dá certo e o que não dá naquele negócio, o que pode ser lançado ou economizado, além de oferecer suporte, o que dá mais tranquilidade para o investidor, já que ele poderá recorrer à franqueadora se algo não estiver saindo conforme o planejado.

 

O processo seletivo

Para abrir uma franquia, no entanto, é preciso passar pelo processo seletivo elaborado pelas redes franqueadoras.  E só após ser aprovado nesse processo é que o candidato recebe a autorização para seguir com o investimento e se preparar para a abertura da sua unidade.

Um fator determinante e até decisivo muito considerado pelos franqueadores é a preparação. Investidores que chegam preparados ao processo seletivo, munidos de informações de mercado, pesquisas, conhecimento da rede e do negócio, têm mais chances de sucesso.

Mas tem mais. Um estudo, elaborado pela consultoria especializada em varejo e franchising Praxis Business, revelou os cinco aspectos mais valorizados pelas franqueadoras na hora de escolher seus novos franqueados (candidatos). E não se engane, ter o dinheiro necessário para o investimento não garante que você será escolhido, como mostra o resultado abaixo:

 

  1. ATITUDE
  2. HABILIDADE GERENCIAL
  3. RELACIONAMENTO
  4. CAPACIDADE DE INVESTIMENTO
  5. CAPACIDADE COMERCIAL

 

 

Recebimento da COF

Após o processo seletivo, caso aprovado, o candidato a franqueado receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Se você não sabe do que se trata, os franqueadores poderão te explicar. Nesse link, você pode descobrir o que é a COF.

Entre as principais cláusulas especificadas na COF estão balanços financeiros, valores de taxas, investimento inicial, layout, suporte oferecido pela franqueadora, entre outros itens.

Com ela assinada, restará aguardar o início da operação e trabalhar muito pelo sucesso da franquia. É possível, ainda, se precaver de possíveis erros que podem levar o recente negócio à falência. Por isso, não deixe de conferir as 5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil.

 

_______________________________________________________________________

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo

NOTÍCIAS RELACIONADAS