5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil
5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil

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Fechamento de franquias

5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil

02/08/2022

Antes de falar das causas de fechamento de franquias, tenha em mente que empreender tem risco, não existe nenhum negócio no mundo que seja 100% garantido.

Porém, quem busca empreender e não tem muita experiência no assunto, procura nas franquias um investimento mais seguro.

Pois como os formatos operacionais já foram testados, é mais difícil que o negócio não dê certo.

Além disso, as redes, apoiadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), estão sempre renovando suas estratégias para ajudar os franqueados a atingirem o sucesso.

Mesmo assim, por vez ou outra, apesar de todo esforço o negócio pode ir por água abaixo.

E é preciso entender que isso também faz parte do jogo do empreendedorismo.

Mas você sabe quais são as principais causas que levam ao fechamento de franquias no Brasil?

Antes de analisarmos os principais deslizes que levam à mortalidade das franquias, é importante ressaltar que o índice de insucesso no setor é consideravelmente baixo em relação a outros negócios.

Segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23%. Enquanto isso, no franchising, o mesmo indicador é de 3%.

Esse é um dos motivos — senão o principal — que levam os investidores a aportarem recursos em franquias.

O motivo é simples: as franquias já passaram por aquele tempo de maturação do negócio.

Esse período é quando são feitos testes com consumidores e clientes e a adaptação da marca à sua demanda.

Resumindo, as franquias são mais maduras, e isso faz toda diferença no mundo dos negócios.

Não quer dizer que o negócio não tem risco, mas o percentual de fechamento de franquias é bem menor se comparado aos negócios que começam do zero.

 

Atenção ao contrato de franquias

Mesmo com toda essa segurança, algumas franquias acabam não sobrevivendo pelos mais diversos motivos.

Nessa hora, entra em cena o contrato de franquias

Nele, estarão resguardadas todas as cláusulas a serem seguidas em casos de falência ou desistência do franqueado em seguir com a operação. É muito importante inserir no contrato as medidas a seguir quando isso ocorrer.

Assim, resguardam-se os direitos tanto da franquia como do franqueado.

Abaixo, você conhecerá as principais cláusulas que abordam o encerramento do contrato de franquias e do que elas tratam:

  • Cláusula de direito de preferência: Ela tem como objetivo garantir ao franqueador a preferência na compra do negócio do franqueado.
    Ou seja, a franquia terá o direito de escolher se compra a unidade do franqueado desistente.

 

  • Cláusula de quarentena: O objetivo dessa cláusula é impedir que um ex-franqueado da rede, ao fim do contrato, tenha no mesmo ponto comercial, em um período que pode chegar a 5 anos, um negócio idêntico ou semelhante ao do franqueador.

 

  • Cláusula de raio: Semelhante à cláusula acima, a cláusula de raio tem o propósito de delimitar uma determinada área na qual tanto franqueados como ex-franqueados ficam proibidos de montarem um negócio que siga o mesmo ramo de atuação da rede de franquia.

 

  • Cláusula de rescisão: Entre todas, esta é a principal e mais importante regra do contrato.
    Ela regula as hipóteses em que uma das partes rompe o contrato de franquia antes, depois ou mesmo ao término do prazo determinado de vigência do contrato.

 

Top 5 erros que levam ao fechamento de franquias

Recentemente, a consultoria especializada no setor de franquias Franchise Solutions divulgou um estudo realizado com redes franqueadoras do Brasil inteiro para apurar quais eram os cinco principais erros cometidos pelas franquias que acabam fechando as portas.

O primeiro e mais relevante erro diz questão à localização escolhida para o ponto de venda.

Cerca de 31% das unidades que encerram suas atividades o fazem pela má escolha do local do negócio.

Para o diretor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, a dica é entender se o negócio é de “destino” ou de “passagem”. Ele explica:

“Existem negócios que são de passagem e outros que são de destino.

A principal diferença entre eles é que, os de ‘passagem’ precisam ser instalados em locais com grande fluxo de pessoas ou de carros, como shoppings e centros de compras.

Já os de ‘destino’ não necessitam disso, porém precisam ter facilidade de acesso”

O segundo item mais relevante observado na pesquisa é o capital de giro, ou melhor, a falta dele.

Para 28% das franquias que fecham, o esvaziamento do dinheiro de caixa é o principal motivo desse insucesso.

Atualmente há uma grande oferta de linhas de crédito por parte de bancos públicos e privados, o que diminui a mortalidade de negócios por conta disto.

Para te ajudar nesse caso, o Portal do Franchising preparou 6 opções de financiamento para abrir franquias e obter capital de giro.

Fechamento de franquias

 

Treinamento e estratégias fundamentais

A terceira causa observada no levantamento, como mostra o gráfico acima, é o mal treinamento dos colaboradores.

De acordo com Almeida, da Franchise Solutions, muitas vezes o investidor não se dá conta de que aquela franquia não oferece o suporte necessário para a preparação dos seus prestadores.

“O problema maior não é abrir uma franquia em um local distante da franqueadora, mas sim a franqueadora não ter uma equipe para suprir a demanda por treinamento para seus franqueados”

Por fim, os dois últimos problemas apontados pelo estudo foram a concorrência desleal e a sazonalidade.

Neste derradeiro, o executivo esclarece que todos os negócios possuem alguma sazonalidade.

Seja em maior ou menor escala, é importante o gestor perceber qual é o momento dela dentro da franquia.

“Com essa informação em mãos, é possível planejar e criar estratégias inteligentes para diminuir o impacto na vida financeira da empresa”

Em relação à concorrência, a principal medida para evitar ser engolido por ela é a estratégia de precificação.

Na visão do consultor, muitas franquias decidem baixar drasticamente os preços dos produtos em épocas de vendas baixas.

O objetivo é ganhar competitividade em relação ao concorrente.

No entanto, nem sempre esta é a medida mais correta, pois pode prejudicar o fluxo de caixa.

Agora que você já sabe como evitar os principais erros de fechamento de franquias, veja uma lista de opções para você comprar a sua:

Franquia Posé

Com a técnica Posé, além de proporcionar beleza, saúde e higiene ao processo de depilação, a rede conseguiu acrescentar o bem-estar que os demais métodos de depilação tradicionais não possuem.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA POSÉ

 

Franquia 5àSec

Líder no segmento de lavanderias, a franquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 5ÀSEC

 

Franquia Amávia

A Franquia Amávia proporciona ao franqueado a segurança de trabalhar com uma marca reconhecida no mercado, o que garante a sua visibilidade e credibilidade. O sistema de know-how reduz o tempo de implantação e otimiza os recursos pois oferece o conjunto de conhecimentos práticos necessários que traz inúmeras vantagens.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AMÁVIA
 

Franquia Hering Store

Uma das mais conhecidas marcas do vestuário nacional, a Hering é associada à ABF desde 1992. No ano seguinte, iniciou o processo de expansão através do modelo de franquias e hoje possui mais de 600 lojas espalhadas pelo País.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HERING

 

Franquia Onodera Estética

A ONODERA é uma rede de clínicas de estética, está presente em 10 estados brasileiros. Muito além da quantidade, prezamos principalmente pela qualidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ONODERA

 

Franquia KNN Idiomas

A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA  KNN IDIOMAS

 

Franquia CI

Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CI

 

Franquia Fábrica de Bolo

O negócio FÁBRICA DE BOLO se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO

 

Franquia OrthoDontic

Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHODONTIC

 

Franquia Maria Brasileira

Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira , hoje conta com quase 200 unidades no País e está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MARIA BRASILEIRA

 

Franquia Magrass

A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA  MAGRASS

 

Franquia Casa de Bolos

Casa de Bolos Franquia é uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DE BOLOS

 

Franquia Barela

Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BARELA

 

Franquia Acqio

A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em SP, PE, PB e RS e atende milhares de clientes em todo território nacional, com mais de 750 Franqueados espalhados em todo o Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQIO

 

Franquia Barbearia Vip

BARBEARIA VIP é maior rede de estética masculina da América Latina, posto alcançado apenas cinco anos depois de entrar para o franchising.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BARBEARIA VIP

 

Franquia Croasonho

Na franquia Croasonho a relação comercial entre franqueador – franqueado representa uma parceria onde ambos trabalham para o bem comum do negócio. Forma-se uma sinergia em busca da conquista do sucesso pleno respeitando sempre os princípios e normas do sistema de franchising Croasonho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CROASONHO

 


 

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