40 franquias poderosas super conhecidas que você pode ter
08/09/2021
Elas fazem muito sucesso independente do mercado em que atuam, são extremamente organizadas e possuem processos de gestão dignos de uma empresa multinacional.
De fato, algumas delas são também internacionalizadas, pois já possuem inúmeras unidades fora do Brasil. Por aqui, elas têm presença territorial imponente e são lembradas pelo público sem o menor esforço publicitário.
Você conhece as franquias poderosas?
O termo em si não é tão conhecido no franchising, mas estabelecemos aqui algumas regrinhas para que a franquia seja considerada uma rede poderosa: presença internacional, tamanho dos pontos de venda, percepção junto ao grande público, investimento necessário e satisfação dos franqueados.
O resultado foi uma lista de 40 marcas que oferecem todo o suporte essencial para que você também atinja o sucesso com ela.
É importante ressaltar que o setor de franquias faturou, mais de R$ 167 bilhões em 2020.
A projeção para este ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é de que o setor evolua ainda mais, e atinja um crescimento na casa dos dois dígitos (10% ou até +).
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o desempenho das franquias aliado ao momento econômico do País dão demonstrações claras de que a crise ficou para trás e que o momento é o ideal para investir em novos negócios.
“A baixa inflação, a queda da Selic (taxa básica de juros), a melhora dos índices de confiança do consumidor e do empresário, além da retomada do crescimento do varejo da atividade industrial são alguns fatores que contribuíram para o crescimento do franchising e que nos permitem projetar um desempenho ainda mais positivo neste ano”.
O executivo acredita ainda que o resultado além das expectativas obtido pelas franquias em 2017 têm algumas explicações: a diversificação dos canais de venda, a interiorização do franchising e o crescimento dos franqueados multiunidades.
“A busca por eficiência, novos mercados e por atrair um consumidor receoso se traduziu em muita inovação.
Foram novas estratégias de venda criadas pelas redes, além de outros aprimoramentos em produtos e parcerias que acabaram por garantir a passagem pela instabilidade econômica sem maiores sustos”.
Perfil
Será que você possui o perfil de gestor de uma franquia poderosa?
Apesar do sucesso construído ao longo de décadas e de oferecerem sistemas de operação completos, as franquias poderosas do mercado exigem bastante dedicação do franqueado.
Portanto, não se impressione com o tamanho da rede e busque informações que possam ser relevantes para você como futuro franqueado da marca.
Na avaliação do especialista em franchising e fundador da consultoria GSPP, André Luís Pereira, conhecer o cotidiano da rede e como funciona o suporte são primordiais para que o franqueado chegue ao sucesso alcançado pela marca.
“A primeira recomendação para o candidato é ele verificar se possui o perfil para trabalhar naquele segmento, não se deixando influenciar somente pelo tamanho da rede.
Após isso, recomenda-se também que ele converse com outros franqueados da rede para conhecer como é o cotidiano do negócio e o suporte da rede, além de realizar uma avaliação criteriosa dos aspectos financeiros da operação.”
Outra dica importante é saber que, geralmente, as franquias poderosas as maiores buscam parceiros que venham não apenas para engordar o número de franqueados, mas sim para agregar valor e repassar os diferenciais do negócio adiante, já que são empresas que estão estabelecidas no mercado, segundo o consultor.
Abaixo, separamos 40 franquias poderosas associadas à ABF para você conhecer.
Confira:
Franquias poderosas — CVC Brasil
Anúncio A CVC Brasil possui capilaridade em todos os estados brasileiros, sendo a maior Franqueadora de Turismo no Brasil e maior operadora da América Latina.
Anúncio Invista em uma Franquia MULTICOISAS, a rede que comercializa materiais para reparos domésticos e prediais. Saiba mais, acesse o Portal do Franchising.
Anúncio A Prudential é a maior seguradora independente do país no ramo de vida, com mais de 20 anos de atuação. Saiba mais e conheça as vantagens de ser franqueado.
Anúncio A Jorge Bischoff atende o público que valoriza a elegância e conforto, com sapatos, bolsas e acessórios. Marca de design autoral e alto padrão de qualidade.
A ONODERA é a rede de clínicas de estética mais sólida do país, são mais de 40 anos história e pioneirismo no mercado de beleza nacional. Somos a marca referência e a mais premiada do segmento.
O Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Fundado por Alberto Saraiva, o Ragazzo traz em seu conceito, algumas idéias e experiências de sucesso.
Somos a maior franquia de educação musical dos EUA e, nas nossas duas décadas de operação, expandimos para onze países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde temos 18 unidades. Empreendedores com paixão pela música, sejam eles músicos ou pessoas apenas fortemente conectadas à música, são atraídos por nosso modelo de negócio. QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SCHOOL OF ROCK
Franquia Giraffas
Parceria e segurança. Essas são as palavras que definem o investimento em uma franquia Giraffas. Da escolha do ponto comercial até o gerenciamento da unidade, a marca oferece apoio total ao seu restaurante, transferindo todo o know-how de quem tem mais de 35 anos de mercado e fatura quase R$1 bilhão ao ano.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. A rede também foi a primeira escola de inglês a investir em publicidade e propagandas na televisão, além de ser uma das primeiras a oferecer cursos de espanhol. Foi na década de 90 que a Fisk deixou de ser apenas uma empresa comercial para tornar-se a Fundação Richard Hugh Fisk, garantindo, dessa forma, o futuro dos franqueados e funcionários e a continuidade da marca.
Sucesso no mundo todo, a rede de franquias de roupas Intimissimi não poderia ficar de fora do mercado fashion brasileiro. Criada em 1996 na Itália pelo grupo Calzedonia, a marca possui mais de 3.800 lojas espalhadas por mais de 40 países. No Brasil, são 41 lojas que geram um faturamento médio mensal em torno dos R$ 160 mil.
O investimento inicial para abrir uma loja Intimissimi é cotado a R$ 419 mil, que podem retornar ao bolso do investidor entre 24 e 36 meses de operação.
O esforço do Bob`s nos últimos anos tem sido premiado, conquistando pelo 13º ano consecutivo o Selo de Qualidade ABF – Associação Brasileira de FRANCHISING. Conquistam o referido Selo as empresas franqueadoras que são aprovadas por seus franqueados nos mais diversos fatores, averiguados por um instituto de pesquisa independente contratado pela ABF. Esta é a maior prova do sucesso da parceria do Bob`s e seus franqueados.
O DIA está presente em 5 países: Argentina, Brasil, China, Espanha e Portugal, com mais de 3960 franquias, 7700 lojas, que atendem em media mais de 155 milhões de cliente por ano. Só em nosso país, onde está presente desde 2001, possui mais de 1000 lojas divididas em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. São mais de 34 anos no varejo mundial convertidos em força e poder de negociação, para proporcionar a consumidores e franqueados um completo mix de produtos com os preços mais atrativos do mercado.
Somos uma de rede franquias que oferece serviços para recuperação do vestuário, como tingimento, costura e customização, lavanderia e renovação de couro. A Restaura Jeans faz parte do Grupo Restaura composto pelas marcas Minha Lavanderia e a DNA Natural.
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Com tempo cada vez mais escasso, os americanos acostumaram-se a pedir refeições que fossem entregues em casa, naquelas caixinhas de papelão. Isto lhe chamou atenção. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu nos Estados Unidos.
A Pizza Hut está presente nos 5 continentes em mais de 90 países. A rede conta com mais de 14.000 restaurantes ao redor do mundo e emprega mais de 250.000 funcionários apenas nos Estados Unidos. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo. No Brasil, são mais de 90 restaurantes distribuídos pelos estados, atingindo o número de 1 milhão de pessoas consumindo Pizza Hut por mês.
Com mais de 300 unidades espalhadas pelo País, a Smart Fit tornou-se referência entre academias de baixo custo. A rede aproveitou a demanda crescente de praticantes de exercício físico para crescer de forma orgânica e sustentável.
A história de sucesso do REI DO MATE, começou na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil.
Nossa proposta era simples e inovadora, vender mate gelado, mate com leite em pó e com alguns sabores de frutas. Em pouto tempo a ideia conquistou a admiração e fidelidade dos consumidores cada vez mais abertos aos apelos de uma vida saudável.
Na Jogê tem moda que é negócio! Invista no segmento que mais cresce no Brasil, através de uma marca genuinamente brasileira e que entende a mulher em todos os seus momentos. SAIBA MAIS
Franquias poderosas — Nobel Livraria
A Nobel é a maior rede de livrarias do Brasil. Há mais de 70 anos no mercado, hoje conta com mais de 200 lojas em 105 cidades.
A empresa foi fundada no ano de 1943 pelo imigrante italiano Cláudio Milano. A primeira loja ficava localizada na Rua da Consolação, no centro de São Paulo, próxima à biblioteca Mário de Andrade. A livraria iniciou suas atividades com a importação de livros e elaboração de apostilas, o que lhe rendeu o apelido de “Casa das Apostilas”.
Fundada em 2006, a Franquia Artwalk pertence ao Grupo Afeet, que, à época, percebeu a falta de um player forte em seu nicho no país, detectando a oportunidade de implementar uma rede de sneaker stores no Brasil.
A Artwalk é focada em calçados de moda, casuais e sneakers, e disponibiliza ainda um mix complementar de ‘Ts’(camisetas), caps (bonés), meias descoladas e mochilas.
A origem do SPOLETO é muito anterior ao seu formato final. A história começa em 1992, com a sociedade dos amigos Eduardo Ourivio e Mário Chady para a abertura do Guilhermina Café no Leblon. Com o sucesso deste primeiro restaurante, surgiram Guilhermina Cafés no Rio Sul e no Centro, que abriram caminho para outros projetos bem-sucedidos: um restaurante a quilo, um buffet para empresas e o Estação, um centro gastronômico com seis lojas compartilhando um espaço amplo e agradável.
O Quiosque Chopp Brahma traz a melhor experiência de tomar o chope preferido dos brasileiros. São quatro modelos de franquias pensadas para locais com alto fluxo de pessoas como shoppings, hipermercados, rodoviárias e vias de grande movimento. Atualmente, são mais de 200 unidades espalhadas pelo País.
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Quase 17 anos depois, e hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 740 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi, México, Chile e Tailândia.
A Localiza é uma empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina. Com nossa experiência de 44 anos, gostaríamos de convidar você a repensar e a construir um novo significado para a mobilidade.
O Boticário está há mais de 35 anos no sistema de franchising. Hoje somos a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos. Para conseguir este marco, a parceria com nossos franqueados é fundamental. Esse é um dos motivos pelos quais eles têm a preferência na abertura de novas lojas.
Há mais de 53 anos, a Espetinhos Mimi, considerada pioneira e referência no segmento de espetos no Brasil, se compromete com a entrega das melhores soluções para churrasco através de seus produtos, repletos de qualidade, praticidade e sabor.
Consolidada em todas as regiões do Brasil, num contínuo movimento de expansão pelo território nacional, a Casa do Construtor é uma das marcas mais laureadas dos últimos anos.
Com experiência no Mercado, a franquia Mmartan conduz o processo de implantação de uma nova unidade de forma organizada e ágil, para que o parceiro de negócios possa entrar no Mercado o mais rápido possível, com o menor custo possível e com a garantia da qualidade exigida pela Mmartan.
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos.
A Brastemp entrou na categoria de purificadores de água em 2003, com o lançamento do modelo por assinatura. O conceito, pioneiro no mercado brasileiro, oferece pacote de serviços que contempla instalação,check-up, reparo e visitas técnicas.
Com uma metodologia própria, a Ronaldo Academy nasceu com a missão de espalhar por todo o mundo o estilo de jogo fenomenal que fez do atacante Ronaldo Nazário um dos jogadores mais importantes da história do futebol. A rede oferece aulas práticas de futebol que ajudam no desenvolvimento de crianças e jovens com uma estrutura de primeiro mundo. Atualmente possui 15 unidades em operação.
Pioneirismo, inovação, estratégia e paixão marcam a trajetória Todeschini, a maior fábrica de móveis planejados da América Latina e líder no segmento. Com quase oito décadas de expertise e presença em seis países, a marca se mantém atenta às tendências mundiais de design e decoração, oferecendo ao mercado um portfólio de produtos de alto padrão tecnológico, design exclusivo e lançamentos pioneiros que atendem aos mais diversos públicos em ambientes residenciais e comerciais.
A Cultura Inglesa S.A. é uma instituição de ensino de idiomas com sede no Rio de Janeiro e que atua no Brasil com uma rede de 55 unidades próprias, 20 unidades franqueadas e mais de 63 mil alunos. Com mais de 80 anos de existência, a franquia Cultura Inglesa é conhecida pelo seu papel de vanguarda na busca pelas melhores práticas educacionais e é referência na área de ensino de inglês para crianças, adolescentes e adultos.
Fundada em 1972, pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo.
A franquia Quality Lavanderia é o sinônimo da experiência internacional da Quality Cleaners, aliada ao empreendedorismo do mercado brasileiro experimentados pela Qualittà. A rede transformou-se na 2ª maior do setor no Brasil, adquirindo maior domínio do mercado e se firmando como uma rede inovadora. A marca também é pioneira na implantação do serviço de delivery, limpeza especiais e coleta por meio de “box” personalizados, que ampliam as possibilidades de vendas de seus franqueados.
A franquia Wizard é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. Os franqueados Wizard têm toda assessoria quanto à montagem das escolas, que segue um padrão de sucesso utilizado em todo país.
O processo de seleção de franqueados da franquia iGUi busca identificar pessoas com aptidão e que se identifiquem com o segmento de prestação de serviços. É importante que o candidato, mesmo que não tenha experiência, tenha afinidade com o setor de piscinas, disposto a trabalhar com qualidade e participar da gestão e operação do negócio.
Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar. De fato, foi o sistema de franquias que permitiu o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.
As marcas do Grupo AccorHotels recebem turistas e viajantes de negócios em mais de 92 países pelo mundo e em mais de 3.700 estabelecimentos com estadias inesquecíveis. Do luxo ao econômico, do aparthotel à talassoterapia, o hóspede desfruta de uma grande variedade de opções para aproveitar suas férias, viver seus sonhos e redescobrir o significado da palavra viagem.
Uma das mais conhecidas marcas do vestuário nacional, a Hering é associada à ABF desde 1992. No ano seguinte, iniciou o processo de expansão através do modelo de franquias e hoje possui mais de 600 lojas espalhadas pelo País.
Em 1996, o Gendai adotou o sistema de franquias, sendo desde então associado à Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede ainda está em franca expansão, mas atualmente, já conta com lojas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Mato Grosso do Sul.
Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.
Hoje, a marca SUBWAY é a maior cadeia de sanduíches “submarinos” do mundo, com mais de 44 mil unidades em todo o planeta. Nós nos tornamos a principal opção para pessoas que procuram refeições rápidas e nutritivas, que toda a família pode apreciar. Desde o começo, Fred tinha uma visão clara do futuro da marca SUBWAY. Enquanto continuamos a crescer, somos guiados pela sua paixão por deliciar os clientes ao servir sanduíches saborosos e feitos conforme o pedido.
A Marisol S.A. é detentora da rede de franquia Lilica & Tigor, que possui mais de 130 lojas. Além disso, a empresa faz a gestão da rede de valor One Store Marisol, que conta com mais de 270 pontos espalhados pelo Brasil. Lilica & Tigor é a maior franquia de vestuário infantil do Brasil.