25 franquias estrangeiras que você pode abrir no Brasil
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquias estrangeiras

25 franquias estrangeiras que você pode abrir no Brasil

16/04/2022

Existem muitas franquias estrangeiras no setor de franchising brasileiro que faturou mais de 185 bilhões de reais em 2021.

Somos o 4º país do mundo em número de redes franqueadoras, atrás somente dos gigantes China, Estados Unidos e Coreia do Sul.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é a segunda instituição mais organizada e confiável do franchising mundial, logo depois da IFA a Associação Internacional de Franchising.

Soma-se isso ao potencial consumidor brasileiro e a economia que volta a ascender e pronto: temos aí um mercado recheado de grandes oportunidades e que, por isso, atrai diversas redes de franquias estrangeiras.

Segundo a ABF, 57 marcas de diferentes países oferecem a possibilidade de franqueados brasileiros abrirem unidades no País.

O número representa algo em torno dos 5,9% do total de franquias disponíveis no Brasil.

Porém, em número de unidades, por conta das operações já estarem consolidadas em outros mercados, a representatividade das franquias estrangeiras pode ser ainda maior.

Como sabemos, o brasileiro se sente naturalmente atraído por produtos e marcas de fora do País. Até há algum tempo, o tema era debatido e vulgarmente conhecido como “complexo de vira de lata”.

Mas o Brasil cresceu, suas empresas se tornaram fortes e tecnológicas, e o cidadão tupiniquim conheceu o mundo.

Diante de boas descobertas, algumas ideias foram trazidas para cá pelos próprios clientes, outras foram implementadas pelas redes com o objetivo de alcançar no Brasil o sucesso atingido em outros mercados.

E muitas delas conseguiram.

Tanto conseguiram que, além de oferecer a mesma qualidade de serviço e de produtos vendidos no exterior, elas disponibilizam a tecnologia de gestão, o formato e os processos para que empreendedores brasileiros ajudem a expandir seus negócios em terras verde-amarelas.

Algumas dessas redes você encontrará na lista abaixo.

Entretanto, antes de conhecê-las, é necessário se atentar a algumas informações relevantes na hora de investir em franquias estrangeiras.

 

Como se preparar para comprar uma franquia?

O sucesso de qualquer franquia, seja ela de fora do Brasil ou não, vai depender da capacitação da equipe que vai operar a unidade.

Quando ela é estrangeira, essa capacitação terá de ser ainda mais intensa, já que as distâncias geográficas podem ser um complicador na hora de se fazer reciclagens ou mesmo a capacitação inicial do franqueado, como explica a especialista em franquias e diretora-executiva do Grupo Bittencourt, Lyana Bittencourt.

“O ideal é contar com a tecnologia para encurtar distâncias como o EAD — Ensino à distância —. Mas essencialmente é importante que o franqueado local passe um tempo significativo na operação no país de origem.

Assim ele vai viver na prática o que é negócio e captar na fonte a forma de ser e de fazer a operação ser bem sucedida.”

Além disso, a consultora chama atenção para um fator com o qual as empresas brasileiras estão mais acostumadas do que as estrangeiras, a burocracia.

Se o Brasil ocupa a 4ª colocação entre os maiores mercados do franchising mundial, no quesito burocracia o País é apenas o 125º.

“Somos inegavelmente um desafio para qualquer marca que desejar entrar no nosso mercado.

Uma empresa que vem de um país que oferece um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos negócios vai sofrer bastante para entender, por exemplo, a complexidade do nosso sistema tributário, e a burocracia para abertura de empresas, além da dificuldade na obtenção de licenças para funcionamento, importação de produtos e outros.”

Algumas redes, no entanto, já deixaram essa dificuldade para trás, pois já estão estabelecidas há mais tempo no Brasil, o que deu bagagem para a empresa aprender a se desenvolver no nosso atrativo, porém burocrático mercado.

 

Quais os desafios para abrir uma franquia?

Um dos principais desafios de uma franqueado de uma rede estrangeira será cultural, apesar da maioria das franquias internacionais que operam no Brasil já terem se adaptado e remodelado seus negócios ao gosto do povo local.

Mesmo assim, é importante que o empreendedor esteja atento quanto às estratégias da franqueadora para que não haja conflito cultural.

“Somos um país aberto a novidades, mas temos também alguns costumes muito enraizados.

Adaptar alguns produtos para o paladar do brasileiro no caso de redes foodservice, ou mesmo ao biótipo brasileiro no caso de vestuário são fundamentais.

Uma marca europeia, por exemplo, precisa adaptar seu produto para pessoas de estatura mais baixa. São questões que envolvem não apenas a fabricação desses produtos, mas também pontos importantes como captação de fornecedores locais e muito trabalho de pesquisa.”

Por outro lado, as marcas estrangeiras são muito bem vistas pelo consumidor brasileiro.

O que aumenta as chances de sucesso do negócio, principalmente se a atratividade da marca vier acompanhada de conhecimento do mercado regional.

E vale sempre lembrar, o Brasil é um país com dimensões continentais e, portanto, cada região pode performar de formas distintas uma da outra.

 

Vantagens do franchising

Ser um franqueado de uma rede internacionalizada também pode ser muitas benesses.

Uma delas é o procedimento com as tendências mundiais.

Marcas estrangeiras costumam implementar tendências e novidades de forma mais ágil que as locais.

Ou seja, a chance de você introduzir um produto ou serviço que seja totalmente novo no mercado é grande.

“Muito do que é incipiente no Brasil pode ser introduzido de forma mais massiva nas marcas de origem internacional, o que eleva as chances de ser o primeiro a introduzir uma novidade realmente interessante”.

Para seguirem operando no Brasil de forma consistente, as redes também seguem padrões rígidos de processos e qualidade, o que também é visto com bons olhos, já que o suporte e a presença da franqueadora nesses casos é mais assertiva.

E você, pretende abrir uma franquia e ainda não escolheu uma?

Que tal investir em franquias estrangeiras e abrir as portas para um mundo de oportunidades?

Abaixo, selecionamos 25 redes de franquias estrangeiras associadas à ABF que buscam expansão pelo Brasil.

Confira:

 

Franquia McDonald’s

Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar. De fato, foi o sistema de franquias que permitiu o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MCDONALD’S

 

Franquias estrangeiras — Não+Pêlo

Primeira franquia em fotodepilação, a Não+Pelo é uma empresa genuinamente espanhola que atua no sistema de franquias no Brasil desde 2010, contando atualmente com mais de 300 unidades em funcionamento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NÃO+PELO

 

Franquias estrangeiras — The Body Shop

Primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais, a The Body Shop foi fundada na Inglaterra em 1976, por Anita Roddick. A The Body Shop sempre foi diferente e uma força para o bem. E queremos mantê-la assim.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA THE BODY SHOP

 

Franquia Burger King

Uma empresa inovadora, conduzida por pessoas experientes que têm na qualidade dos produtos, na excelência do atendimento e na busca incessante por vantagens competitivas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BURKER KING

 

Franquia estrangeira – Maple Bear

Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o  objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

 

 

Franquias estrangeiras — NYS Collection

A franquia NYS Collection Eyewear é uma marca de óculos norte americana, nascida em New York, em 1996. Líder no mercado americano, a NYS conta com mais de 1.000 pontos de distribuição em mais de 40 países. No Brasil, a marca está franqueando desde 2014, estando atualmente presente em 8 Estados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NYS COLLECTION

 

Franquia KFC

10 anos depois do primeiro restaurante, o KFC já tinha 600 lojas. E 60 anos depois, já são mais de 5 mil lojas, em 120 países, com 14 milhões de clientes por dia. O que era uma receita secreta de um pequeno sonhador do Kentucky se tornou um dos maiores segredos do universo das marcas.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KFC

 

Franquia estrangeira — Havanna

Comercializamos produtos de alta qualidade e desenvolvemos uma série de produtos sazonais, que atingem uma quantidade expressiva devendas durante datas comemorativas.
Possuímos modelos de negócios diferenciados: mix de cafeteria completo, aliado ao mix de presentes e produtos, tanto tradicionais, quanto sazionais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HAVANNA

 

Franquias estrangeiras — Johnny Rockets

Johnny Rockets é uma cadeia de restaurante casual diner americana, mundialmente conhecida, presente em mais de 33 países, oferecendo produtos de alta qualidade aos clientes. Seguindo o conceito dos tradicionais american diner dos anos 50 até os dias atuais, fez de nossa marca um ícone do mercado de alimentação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JOHNNY ROCKETS

 

Franquia Swarovski

Desde 1895, o fundador Daniel Swarovski, mestre na lapidação de cristais, definiu a empresa. Sua duradoura paixão pela inovação e pelo design fez dela a principal marca de joias e acessórios do mundo. Hoje, a família segue com a tradição de fornecer um estilo extraordinário para o dia a dia das mulheres em todo o mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SWAROVSKI

 

Franquia L’Occitane

Tudo começou com um pequeno alambique, um caminhão, um conhecimento incrível em plantas e um grande sonho. Olivier Baussan, aos 23 anos de idade, começou a destilar seus primeiros óleos essenciais de alecrim, mais tarde vendidos nos mercados locais da Provence. Uma produção que se expandiu a sabonetes em barra e cremes corporais, tudo inspirado na natureza, segredo de todos os produtos da L’Occitane.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOCCITANE EN PROVENCE

 

Franquias estrangeiras — 5àSec

Líder no segmento de lavanderias, a franquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 5ÀSEC

 

Franquia estrangeira — Maybelline New York

Maybelline New York é uma marca norte-americana de cosméticos e maquiagem fundada no início do século passado e que pertence à gigante industrial do setor L’Oreal desde 1996. No Brasil, a rede oferece o modelo de franquias desde 2012. Atualmente possui 150 unidades espalhadas, massivamente, na região Sudeste do Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAYBELLINE NEW YORK

 

Franquia Pizza Hut

Pizza Hut está presente nos 5 continentes em mais de 90 países. A rede conta com mais de 14.000 restaurantes ao redor do mundo e emprega mais de 250.000 funcionários apenas nos Estados Unidos. Por dia, 11,5 milhões de pizzas são vendidas para mais de 4 milhões de consumidores da Pizza Hut no mundo. No Brasil, são mais de 90 restaurantes distribuídos pelos estados, atingindo o número de 1 milhão de pessoas consumindo Pizza Hut por mês.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PIZZA HUT

 

Franquia Domino’s

Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOMINO’S PIZZA

 

Franquia ChipsAway

Originária dos Estados Unidos, a ChipsAway nasceu com a ideia de realizar reparações de riscos e amassados em poucas horas, garantindo a qualidade e eficiência do serviço. Hoje, fazendo jus ao reconhecimento de líder mundial em funilaria express, a ChipsAway está com mais de 1.500 franquias implementadas em países como: Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Rússia, Suécia, Dubai e África do Sul.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHIPSAWAY

 

Franquia Fini

De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. Com presença mundial em mais de 80 países, conquistou a posição como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa há mais de 40 anos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FINI

 

Franquias estrangeiras – Mr. Pretzels

Mais macio do que pão. Mais gostoso do que bolacha. Mais irresistível do que doce – mas também tem salgado. Mr. Pretzels é tudo isso!

Sua receita, que já nasceu deliciosa, ainda passou por muitos anos de aperfeiçoamento até se tornar famosa por agradar aos mais exigentes paladares. Mr. Pretzels é um alimento feito de massa de trigo com baixo teor de gordura.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MR. PRETZELS

 

Franquia Kumon

O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA KUMON

 

Franquia Subway

Hoje, a marca SUBWAY é a maior cadeia de sanduíches “submarinos” do mundo, com mais de 44 mil unidades em todo o planeta. Nós nos tornamos a principal opção para pessoas que procuram refeições rápidas e nutritivas, que toda a família pode apreciar. Desde o começo, Fred tinha uma visão clara do futuro da marca SUBWAY.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUBWAY

 

Franquias estrangeiras – Dryclean USA

A Franquia Dryclean USA é uma das maiores e mais modernas redes de lavanderia do mundo. Faz parte do grupo EnviroStar Inc., um dos grandes complexos de lavanderias e tinturarias internacionais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DRYCLEAN USA

 

Franquias estrangeiras — Jan-Pro

A Franquia JAN-PRO foi criada em 1991, nos Estados Unidos. Hoje, atua em 15 países do mundo, com mais de 8.000 franqueados atendendo mais de 60.000 clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JAN-PRO

 

Franquia estrangeira – FastFrame

FastFrame / Moldura na Hora é uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres e espelhos, com mais de 300 lojas no mundo todo. Chegou ao Brasil em 1996 com um sistema especializado em prestações de serviços de emolduração em apenas uma hora.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FASTFRAME

 

Franquia School of Rock

School of Rock foi fundada em 1998 na Filadélfia, por Paul Green. A sua trajetória como professor, que incluiu abandonar os métodos convencionais de ensino musical para crianças para dar foco na prática e na performance de palco, inspirou o filme, seriado e musical “School of Rock”.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SCHOOL OF ROCK

 

Franquias estrangeiras — Laundromat

A ideia de negócio surgiu em 1979, quando Juan Carlos Lopez foi transferido para trabalhar nos Estados Unidos. Durante este período, conheceu o sistema de lavanderias automáticas (Self-Service). Após utilizar este sistema que é mais econômico e prático, decidiu abrir com mais 2 amigos uma lavanderia Self-Service na Argentina.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LAUNDROMAT

 


 

Confira também: