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Franqueadores respondem: como abrir uma franquia?

21/11/2017

Como comprar uma Franquia

Você pesquisou no Google e viu que o sistema de franquias é um modo interessante e atraente para finalmente ter o próprio negócio. Mas e agora? Como abro uma franquia? Antes de tudo, você precisa se encaixar com o perfil de franqueado que as redes de franquias procuram, e vale lembrar que esse processo de seleção costuma ser bastante rígido. As marcas agem desta forma a fim de proteger a empresa do risco de ter um franqueado descolado do desempenho das demais unidades e também para evitar problemas que possam manchar a rede como um todo.

Inúmeros fatores podem contribuir para a aprovação ou desaprovação do candidato. O capital a ser investido, aptidão com o negócio e o segmento, capacidade para lidar com problemas, disposição para trabalhar inclusive aos finais de semana e espírito empreendedor são algumas das mais observadas pelas franquias na hora de escolher o novo franqueado.

Tudo começa a partir do momento em que o candidato realiza um cadastro de interesse junto à franquia escolhida — você pode fazer isso a partir do Portal do Franchising —, e então a franqueadora procurada entrará em contato com o interessado em alguns dias. Em média, as franquias levam cerca de 48 horas para responder esta solicitação. Em seguida, haverá o envio de informações complementares e mais detalhadas à franquia, para posteriormente o diretor de expansão da rede ou outro responsável realizar a entrevista com o investidor.

Caso passe para as fases seguintes, o candidato, habitualmente, é convidado para conhecer a estrutura operacional do negócio, onde ele também poderá realizar um ‘test drive’ da franquia. Em caso de nova aprovação, é realizada uma segunda entrevista com membros do Comitê de Aprovação da franquia, para em seguida haver a apresentação da Circular de Oferta de Franquia (COF). Nela, estarão expressos todos os direitos da franqueadora e do franqueado, além das normas a serem seguidas para que o negócio decole.

Nas últimas etapas são realizadas as pesquisas de campo para escolher o ponto comercial e a análise de fluxo da região escolhida. Por último, o início da operação. Para chegar nesta parte do processo, no entanto, o investidor terá de acolher algumas das características buscadas pela rede franqueadora. Algumas das mais importantes são:

  • Habilidade para lidar com pessoas
  • Estabilidade Emocional
  • Integridade e honestidade
  • Formação cultural
  • Nível de informação do setor
  • Disposição para crescer
  • Analisar a postura negativa de parceiros ou familiares
  • Disposição para trabalhar finais de semana e feriados
  • Identificar se realmente o candidato deseja ficar á frente do negócio
  • Espírito Empreendedor
  • Noções de Gestão administrativa

 

Nem todas as redes buscam todos esses atributos. Algumas preferem que o candidato tenha conhecimento sobre o mercado em que irá atuar, outras defendem que o treinamento é suficiente para preparar o empreendedor.

Veja o que algumas das maiores franquias do País classificam como o candidato “sonho de consumo” — aquele com pouquíssimas chances de fracassar com o negócio — e amplie suas chances de abrir uma franquia.

Como abro uma franquia Lug’s

Quero comprar uma Franquia LugsNa Lug’s, rede de fast-food com base em São José do Rio Preto, a escolha de novos franqueados é baseada em muita transparência. Nas entrevistas, por exemplo, os candidatos são informados que o trabalho do gestor tem tanta relevância nos resultados quanto o trabalho da franqueadora em disponibilizar o formato.

“A gente busca o perfil de franqueado mais empreendedor, que queira realmente estar disposto a ser um gestor ou se transformar em um. A empatia também é muito importante. Outro perfil que costuma trazer bons resultados é aquele que já possui now-how no franchising. Ele compra a franquia para replicar o formato e já possui experiência na operação de franquias, então sabe como é relevante seguir os padrões da rede”, comenta a gerente de expansão da Lug’s Franchising, Ana Cláudia Bilar.

Segundo a executiva, em média, 80% dos novos franqueados nunca tiveram experiência com o setor de franquias. Entretanto, ela garante que o treinamento oferecido, cuja carga horária é de uma semana, é suficiente para preparar o candidato.

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Como abro uma franquia Olha o Churros!

Quero comprar uma Franquia Olha o Churros!

A Olha o Churros é a maior rede de franquias de churros do Brasil. Atualmente a empresa trabalha com 41 unidades, entre quiosques, lojas e carrinhos, distribuídas por 9 estados brasileiros. O investimento inicial é baixo, cerca de R$ 80 mil. A marca produz os churros em fábrica própria.

Para se tornar um franqueado da rede, exige-se, entre outras coisas, espírito empreendedor e vontade de se desenvolver junto à marca. Além disso, o responsável pela franquia terá de ter disponibilidade mínima para trabalhar por três noites durante a semana e dois finais de semana no mês. Outro aspecto fundamental para a Olha o Churros! é a disciplina para seguir e fazer cumprir regras e procedimentos internos.

“Ele deve manter facilidade em lidar com pessoas e estar geograficamente próximo ao ponto de venda escolhido, já que este demanda essa presença. Experiência anterior no comércio é considerado um diferencial positivo”, pondera o gerente de Marketing e Expansão da Olha o Churros!, Gabriel Rodero.

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Como abro uma franquia Casa do Construtor

Quero comprar uma Franquia Casa do Construtor

Com um tempo médio estipulado em 200 dias entre o primeiro contato e a abertura da loja, a Casa do Construtor considera este tempo suficiente para treinar os novos franqueados e deixá-los preparados para tocar o negócio.

A rede, porém, é bastante exigente na seleção dos candidatos. Não à toa, atualmente são 250 unidades em operação e outras três previstas para abrir em dezembro deste ano. Só em 2017, estima-se que o faturamento da Casa do Construtor cresça dois dígitos frente a 2016. A marca é contemplada anualmente com o selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2004.

“Buscamos pessoas com espirito empreendedor, com uma média entre 30 e 55 anos (não restritivo) e recursos financeiros disponíveis para o investimento inicial de R$ 555 mil”, conta o diretor de expansão da Casa do Construtor, Alexandre Lorenzon.

Além disso, o executivo afirma que a rede opta por candidatos com capacidade de formar e gerir equipes de alta performance, gestores (pessoas, conflitos, custos, indicadores, resultados, etc), e que tenha habilidade na construção de relacionamentos (clientes, fornecedores, franqueadora). Experiência no segmento é um diferencial positivo na visão do comitê de aprovação da marca.

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Como abro uma franquia OdontoCompany

Como abro uma franquia OdontoCompany

Engana-se quem pensa que para ser um franqueado OdontoCompany precisa ser formado em odontologia. De acordo com a rede, 40% dos proprietários de unidades atuais não possuem formação na área da Saúde. Entretanto, é imprescindível ter afinidade com a área e dedicação ao negócio.

“Uma seleção assertiva é importante para garantirmos atendimentos de qualidade aos clientes, além da satisfação dos mesmos. Por isso, nossos processos seletivos são completos, assim garantimos que encontraremos o perfil ideal de nosso franqueado”, afirma o fundador da OdontoCompany e cirurgião-dentista, Paulo Zahr.

Hoje a rede é composta por 241 unidades, que carregam o selo de Excelência em Franchising da ABF desde 2015. O investimento inicial gira em torno dos R$ 180 mil.

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Como abro uma franquia DrogaVET

Como abro uma franquia DrogaVET

A DrogaVET é uma rede de farmácias e manipulação voltada a área veterinária. E para se tornar um franqueado da marca é extremamente relevante ter aptidão com a área ou gostar muito de animais. Atualmente são 41 unidades em operação e outras nove previstas para inaugurar até o início de 2018.

“A rede procura perfis empreendedores, que, preferencialmente, sejam farmacêuticos ou veterinários, uma vez que o segmento exige certo conhecimento sobre o mercado de manipulados, mas sobretudo que o empresário ame animais”, explica a sócia-fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster.

Em média, a implementação de uma nova unidade leva seis meses, desde a assinatura do pré-contrato ao início efetivo da operação. A aprovação do candidato, entretanto, é mais rápida: leva geralmente 30 dias.

O investimento inicial para se tornar um membro da rede é de R$ 250 mil (cidades com até 500 mil habitantes).

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Como abro uma franquia Now! Nutrição Esportiva

Como abro uma franquia Now! Nutrição Esportiva

A Now! Nutrição Esportiva é uma das redes de franquias que não exige conhecimento do segmento ou experiência anterior na área. Mas, vontade de empreender e conhecimento básico em gestão são primordiais para adquirir uma unidade da marca. Atualmente são 13 lojas em funcionamento e uma previsão ambiciosa de contar com 100 unidades até 2020.

“Procuramos pessoas que queiram empreender no varejo independentemente de conhecer ou não o mercado de suplementação, pois, neste caso, daremos todo o apoio e treinamento ao franqueado”, garante o sócio-fundador da Now! Nutrição Esportiva, Diego Diniz.

O investimento para se tornar um franqueado da marca é de R$ 250 mil. Em média, o tempo de implementação da operação após a assinatura do contrato leva três meses.

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