Como abro uma franquia? Os próprios franqueadores respondem
01/11/2019
Você pesquisou no Google e viu que o sistema de franquias é um modo interessante e atraente para finalmente ter o próprio negócio.
Mas e agora?
Como abro uma franquia?
Antes de tudo, você precisa se encaixar com o perfil de franqueado que as redes de franquias procuram, e vale lembrar que esse processo de seleção costuma ser bastante rígido.
As marcas agem desta forma a fim de proteger a empresa do risco de ter um franqueado descolado do desempenho das demais unidades e também para evitar problemas que possam manchar a rede como um todo.
Inúmeros fatores podem contribuir para a aprovação ou desaprovação do candidato.
O capital a ser investido, aptidão com o negócio e o segmento, capacidade para lidar com problemas, disposição para trabalhar inclusive aos finais de semana e espírito empreendedor são algumas das mais observadas pelas franquias na hora de escolher o novo franqueado.
Tudo começa a partir do momento em que o candidato realiza um cadastro de interesse junto à franquia escolhida — você pode fazer isso a partir do Portal do Franchising —, e então a franqueadora procurada entrará em contato com o interessado em alguns dias.
Em média, as franquias levam cerca de 48 horas para responder esta solicitação.
Em seguida, haverá o envio de informações complementares e mais detalhadas à franquia, para posteriormente o diretor de expansão da rede ou outro responsável realizar a entrevista com o investidor.
Caso passe para as fases seguintes, o candidato, habitualmente, é convidado para conhecer a estrutura operacional do negócio, onde ele também poderá realizar um ‘test drive’ da franquia.
Em caso de nova aprovação, é realizada uma segunda entrevista com membros do Comitê de Aprovação da franquia, para em seguida haver a apresentação da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Nela, estarão expressos todos os direitos da franqueadora e do franqueado, além das normas a serem seguidas para que o negócio decole.
Nas últimas etapas são realizadas as pesquisas de campo para escolher o ponto comercial e a análise de fluxo da região escolhida.
Por último, o início da operação.
Para chegar nesta parte do processo, no entanto, o investidor terá de acolher algumas das características buscadas pela rede franqueadora.
Algumas das mais importantes são:
Habilidade para lidar com pessoas
Estabilidade Emocional
Integridade e honestidade
Formação cultural
Nível de informação do setor
Disposição para crescer
Analisar a postura negativa de parceiros ou familiares
Disposição para trabalhar finais de semana e feriados
Identificar se realmente o candidato deseja ficar á frente do negócio
Espírito Empreendedor
Noções de Gestão administrativa
Nem todas as redes buscam todos esses atributos.
Algumas preferem que o candidato tenha conhecimento sobre o mercado em que irá atuar, outras defendem que o treinamento é suficiente para preparar o empreendedor.
Veja o que algumas das maiores franquias do País classificam como o candidato “sonho de consumo” — aquele com pouquíssimas chances de fracassar com o negócio — e amplie suas chances de abrir uma franquia.
Como abro uma franquia Lug’s
Na Lug’s, rede de fast-food com base em São José do Rio Preto, a escolha de novos franqueados é baseada em muita transparência. Nas entrevistas, por exemplo, os candidatos são informados que o trabalho do gestor tem tanta relevância nos resultados quanto o trabalho da franqueadora em disponibilizar o formato.
“A gente busca o perfil de franqueado mais empreendedor, que queira realmente estar disposto a ser um gestor ou se transformar em um. A empatia também é muito importante. Outro perfil que costuma trazer bons resultados é aquele que já possui now-how no franchising. Ele compra a franquia para replicar o formato e já possui experiência na operação de franquias, então sabe como é relevante seguir os padrões da rede”, comenta a gerente de expansão da Lug’s Franchising, Ana Cláudia Bilar.
Segundo a executiva, em média, 80% dos novos franqueados nunca tiveram experiência com o setor de franquias. Entretanto, ela garante que o treinamento oferecido, cuja carga horária é de uma semana, é suficiente para preparar o candidato.
A Olha o Churros é a maior rede de franquias de churros do Brasil.
Atualmente a empresa trabalha com 41 unidades, entre quiosques, lojas e carrinhos, distribuídas por 9 estados brasileiros.
O investimento inicial é baixo, cerca de R$ 80 mil. A marca produz os churros em fábrica própria.
Para se tornar um franqueado da rede, exige-se, entre outras coisas, espírito empreendedor e vontade de se desenvolver junto à marca.
Além disso, o responsável pela franquia terá de ter disponibilidade mínima para trabalhar por três noites durante a semana e dois finais de semana no mês.
Outro aspecto fundamental para a Olha o Churros! é a disciplina para seguir e fazer cumprir regras e procedimentos internos.
“Ele deve manter facilidade em lidar com pessoas e estar geograficamente próximo ao ponto de venda escolhido, já que este demanda essa presença. Experiência anterior no comércio é considerado um diferencial positivo”, pondera o gerente de Marketing e Expansão da Olha o Churros!, Gabriel Rodero.
Com um tempo médio estipulado em 200 dias entre o primeiro contato e a abertura da loja, a Casa do Construtor considera este tempo suficiente para treinar os novos franqueados e deixá-los preparados para tocar o negócio.
A rede, porém, é bastante exigente na seleção dos candidatos.
Não à toa, atualmente são 250 unidades em operação e outras três previstas para abrir em dezembro deste ano.
Só em 2017, estima-se que o faturamento da Casa do Construtor cresça dois dígitos frente a 2016.
A marca é contemplada anualmente com o selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2004.
“Buscamos pessoas com espirito empreendedor, com uma média entre 30 e 55 anos (não restritivo) e recursos financeiros disponíveis para o investimento inicial de R$ 555 mil”, conta o diretor de expansão da Casa do Construtor, Alexandre Lorenzon.
Além disso, o executivo afirma que a rede opta por candidatos com capacidade de formar e gerir equipes de alta performance, gestores (pessoas, conflitos, custos, indicadores, resultados, etc), e que tenha habilidade na construção de relacionamentos (clientes, fornecedores, franqueadora). Experiência no segmento é um diferencial positivo na visão do comitê de aprovação da marca.
Engana-se quem pensa que para ser um franqueado OdontoCompany precisa ser formado em odontologia.
De acordo com a rede, 40% dos proprietários de unidades atuais não possuem formação na área da Saúde. Entretanto, é imprescindível ter afinidade com a área e dedicação ao negócio.
“Uma seleção assertiva é importante para garantirmos atendimentos de qualidade aos clientes, além da satisfação dos mesmos.
Por isso, nossos processos seletivos são completos, assim garantimos que encontraremos o perfil ideal de nosso franqueado”, afirma o fundador da OdontoCompany e cirurgião-dentista, Paulo Zahr.
Hoje a rede é composta por 241 unidades, que carregam o selo de Excelência em Franchising da ABF desde 2015.
A DrogaVET é uma rede de farmácias e manipulação voltada a área veterinária.
E para se tornar um franqueado da marca é extremamente relevante ter aptidão com a área ou gostar muito de animais.
Atualmente são 41 unidades em operação e outras nove previstas para inaugurar até o início de 2018.
“A rede procura perfis empreendedores, que, preferencialmente, sejam farmacêuticos ou veterinários, uma vez que o segmento exige certo conhecimento sobre o mercado de manipulados, mas sobretudo que o empresário ame animais”, explica a sócia-fundadora da DrogaVET, Sandra Schuster.
Em média, a implementação de uma nova unidade leva seis meses, desde a assinatura do pré-contrato ao início efetivo da operação. A aprovação do candidato, entretanto, é mais rápida: leva geralmente 30 dias.
A Now! Nutrição Esportiva é uma das redes de franquias que não exige conhecimento do segmento ou experiência anterior na área.
Mas, vontade de empreender e conhecimento básico em gestão são primordiais para adquirir uma unidade da marca.
Atualmente são 13 lojas em funcionamento e uma previsão ambiciosa de contar com 100 unidades até 2020.
“Procuramos pessoas que queiram empreender no varejo independentemente de conhecer ou não o mercado de suplementação, pois, neste caso, daremos todo o apoio e treinamento ao franqueado”, garante o sócio-fundador da Now! Nutrição Esportiva, Diego Diniz.
E franquia é o que não falta para você pesquisar bastante, veja abaixo uma lista que selecionamos especialmente para você:
Franquia Urban Arts
A Urban Arts é uma opção fantástica para quem esta querendo decorar as paredes de sua casa ou empresa, de uma forma autêntica e descolada.
Somos uma empresa contemporânea, jovem e vibrante, com uma proposta inovadora, de dar espaço para artistas independentes e, através de suas criações, espalhar arte acessível pelas casas e para a vida das pessoas.
Basta gostar de arte, design ou decoração para se apaixonar pela Urban Arts!
A Odontoclinic começou no bairro de Santana em SP em 1997, em torno do sonho de transformar a odontologia no país, proporcionando a todos a chance de voltar a sorrir e reconquistar a confiança.
Associar-se a uma marca que já carrega um nome tão forte no mercado é uma das maneiras mais garantidas de obter retorno no seu investimento, além de poder usufruir de toda a estrutura, facilidade e segurança oferecida pela franquia. Venha você também fazer parte desse time de gigantes e sentir os resultados do seu esforço.
A Divina Terra é a mais completa loja para quem busca qualidade de vida através da alimentação saudável. Oferecendo a maior variedade em produtos naturais a granel e os mais diversos alimentos em todos os segmentos como sem glúten, sem lactose, veganos, orgânicos, diets e suplementos.
O Brasil é o segundo maior mercado de academias do mundo — e sua fome por exercícios só cresce. Em um segmento ainda pulverizado, a BlueFit, criada em 2015, desponta como a terceira maior rede do País, com 44 unidades.
Quer ter seu próprio negócio? Conheça a franquia Henrimar, que atua há 30 anos no mercado de piscinas de fibra pré-moldadas, sendo a única indústria a obter a Certificação ISO 9001 para todos os modelos de piscinas, além de estilo próprio, design exclusivo, acabamentos de altíssimo nível.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão.
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
A maior rede de franquias de extensão de cílios no Brasil! O método Pink Lash é direcionado a todas as mulheres que buscam embelezar o olhar, ter maior praticidade sem abrir mão da saúde dos fios naturais.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
Sucesso no mundo todo, a rede de franquias de roupas Intimissimi não poderia ficar de fora do mercado fashion brasileiro. Criada em 1996 na Itália pelo grupo Calzedonia, a marca possui mais de 3.800 lojas espalhadas por mais de 40 países. No Brasil, são 41 lojas que geram um faturamento médio mensal em torno dos R$ 160 mil.