O que é franquia e como funciona? Entenda ao pé da letra
07/06/2020
Link Copiado
Entender realmente o que é franquia, o que significa franquia e como funciona, o que é ser um franqueado, não é uma tarefa tão simples quanto parece.
Se você digitar no Google “o que é franquia”, milhares de resultados te trarão respostas como: licença, uso da marca, royalties, modelo de negócio, etc.
Apesar de englobar um pouco de tudo isso, uma franquia vai além dessas informações.
Franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.
E o que envolve essa transferência de know-how, como acostumou-se a denominar no franchising?
A transferência de know-how nada mais é que um CTLR+C e CTLR+V do modelo de negócio.
Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido para uma loja “gêmea”.
Você ter uma franquia de uma determinada marca significa basicamente que você possui um irmão gêmea ou um clone de um negócio.
No franchising, a frase “nada se cria, tudo se copia”, aliás, é praxe.
Mesmo assim, faz parte do processo de evolução das franquias empresariais irem se adaptando ao mercado com o passar dos anos.
E é neste momento em que os franqueados — aqueles que possuem um negócio gêmeo de outro — entram em ação, pois são eles que passarão feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio, para depois serem novamente replicadas às lojas franqueadas.
O grande exemplo de uma franquia
Um dos exemplos mais conhecidos de franquia empresarial é a gigante norte-americana McDonald’s.
Após atingir o pico do sucesso em seu, até então, único restaurante, a marca, que pertencia aos irmãos Richard e Maurice Mac McDonald, não tinha mais para onde crescer.
Eles se recusavam a abrir outra unidade própria, quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos (inclusive os estilos da cozinha, operação e distribuição) e abrir outras lojas com a mesma bandeira.
Anos depois, Roy Kroc — o simples vendedor —, abriu a primeira franquia do McDonald’s para não parar nunca mais.
Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.
Cartilha – O que é franquia?
Na cartilha abaixo temos um conteúdo para que você conheça melhor o que é uma franquia.
Serve tanto para quem está pensando em transformar seu negócio em uma franquia, ou para quem quer comprar uma franquia e quer conhecer mais sobre o sistema de franchising.
Por isso vale a pena ler, você vai conhecer os dois lados da moeda, o do franqueador e o do franqueado.
As informações vão ser muito valiosas para os próximos passos do seu projeto no franchising.
A cartilha aborda os seguintes pontos:
Origem do sistema de franquias: um histórico do nascimento do franchising desde a década de 50
Gerações de franquias: a evolução do sistema e sua consolidação
Terminologias adotada: os termos mais utilizados e o que significam
Outros conceitos: as diferenças entre o que é franquia, concessão, permissão e licenciamento
Como tornar-se um franqueador: vantagens e desafios na adoção do sistema de franchising
Como adquirir uma franquia: tudo que o futuro franqueado precisa saber antes de comprar, durante a negociação e ao operar uma franquia
Auto análise: descritivo dos pontos de auto conhecimento que o interessado em comprar uma franquia deve ter
Perguntas ao franqueador: o interessado deve questionar e pesquisar bastante antes de comprar uma franquia, aqui algumas dicas do que você deve conversar com o franqueador quando estiver fazendo isso
Lei de franquia: integra da lei que regula o sistema no Brasil
Dia a dia de um franqueado: você comprou a franquia, agora é hora de arregaçar as mangas porque vai ter bastante trabalho pela frente para fazer o negócio virar um grande sucesso e te trazer um bom rendimento, então veja o que vai encontrar pela frente
Veja abaixo alguns conteúdos que fazem parte da cartilha e que ajudam a entender o que é franquia?
Origem do sistema de franquias no mundo
Pesquisando a história, encontramos exemplos de práticas comerciais que se assemelham aos sistema de franquias desde o século XII, em Londres.
Mas, de forma geral, considera-se que o sistema de franquias começou nos EUA após a guerra civil, quando a empresa de máquinas de costura Singer estabeleceu uma rede de revendedores.
Conceito de franquia de acordo com a Lei 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema apelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Se quiser mais detalhes sobre a Lei de Franquias, CLIQUE AQUI!
Em novembro de 2019, foi aprovado o congresso uma série de mudanças na lei original. Por isso temos este artigo para você conhecer mais sobre a Nova Lei de Franquias.
Como adquirir uma franquia?
O primeiro passo para quem deseja adquirir uma franquia é analisar cada oportunidade.
Muitas pessoas não conseguem sair do sonho de ter um negócio próprio à decisão efetiva de concretizar este sonho.
Alguns, por insegurança na escolha do negócio que melhor resultado trará e a forma como deve a ele se dedicar.
Tais dúvida e inseguranças só serão sanadas mediante uma pesquisa profunda das oportunidades oferecidas, das empresas e dos empresários que estão por trás de cada negócio franqueado.
Processo utilizado pelas empresas franqueadoras na seleção de franqueados
Geralmente o processo é acionado a partir do primeiro contato do candidato com a empresa, que procede da seguinte forma:
envia material com informações básicas sobre o sistema e solicita cadastro ao candidato;
analisa o cadastro do candidato;
solicita referências;
realiza entrevista pessoal;
apresenta o negócio de forma mais detalhada e tira dúvidas;
Este material é recomendado para vários tipos de públicos.
Desde que já tem uma negócio próprio e pretende expandir através do sistema de franquias, pessoas que querem comprar uma franquia, até estudantes e profissionais das mais diversas áreas que querem conhecer melhor o sobre o sistema de franquias.
A cartilha é um excelente começo para você entender melhor sobre franchising e se sentir mais informado sobre o que é franquia, mas saiba que a ABF tem uma área voltada somente para educação e oferece cursos de capacitação para quem quer ingressar no setor de franquias e ser dono de um negócio próprio.
Termos do Franchising
A cartilha tem vários termos comuns do franchising, mas selecionamos alguns para você já conhecer e facilitar sua leitura:
Veja abaixo:
Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
Sistema de Franchising: é o sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
Com toda essa informação já dá pra começar a pesquisar o negócio próprio ideal para você, então veja essa seleção de franquias que fizemos para você:
O que é franquia — Livo Eyewear
A mistura entre a precisão industrial e cuidado artesanal: assim é a Livo uma rede de óculos com design brasileiro feitos a mão e vendidos a preço justo. Estamos presentes nos estados de SP, RJ, RS e MA. Conheça as vantagens de ser um franqueado.
O Supera Instituto de Educação nasceu em 2005, fruto do sonho de um engenheiro formado pelo Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), Antonio Carlos Guarini Perpétuo. Ele desejava contribuir efetivamente na formação de seus filhos e da juventude brasileira para que se tornassem adultos felizes, éticos, socialmente responsáveis, emocionalmente equilibrados e profissionalmente bem sucedidos.
Muito mais do que uma estratégia de expansão e branding, o canal de Franquias representa para Recco uma forma de perpetuar o sonho e a missão de seus idealizadores que se resume em cuidar de pessoas em todas as dimensões, seja ela física, emocional e ou espiritual, sempre revelando o melhor de cada um, e valorizando sua intimidade.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.
A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento.
Em 2016 a franquia ARTEX deu continuidade a expansão, agora no segmento de franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
O que é uma franquia – IEV – Instituto de Especialização em Vendas
O Instituto de Especialização em Vendas – IEV oferece cursos online na área de vendas (especialização em vendas, gestão de equipes comerciais e turbine suas vendas-, além de realizar congressos e palestras. Fundada em junho de 2014, a rede tem hoje 50 unidades franqueadas e exige um investimento inicial de R$ 17 mil (inclui taxa de franquia e capital de giro).
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos.
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de cerca de 300 parceiros no restante do país.
Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.
A Padaria Pet é uma rede franqueadora que comercializa produtos de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. O negócio possui cinco unidades em operação e planeja alcançar 80 franqueados em 2018. Em seu modelo de microfranquia, chamado DOG Shop, o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede.
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Selfit surge como um novo conceito de academia posicionada no segmento Low Cost, onde a Experiência se apresenta com uma excelente relação de custo/benefício.
O Lebonton é um restaurante que celebra a diversidade, a simplicidade e o sabor da culinária francesa e valoriza a qualidade de ingredientes naturais – verduras, legumes – e cortes tradicionais.
A Stone sabe que para gerenciar e expandir seu negócio, você precisa de uma máquina estável e rápida. Trabalhamos por um mercado mais justo para os empreendedores, oferecendo soluções eficazes e sem burocracias.
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.
Loja especializada em vinhos.Trabalha c/ marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões ,alem da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor, venha ser nosso sócio .
Franquia de Farmácia que nasceu com a função de agregar valor ao PVD (ponto de venda), levando competitividade e melhoria na negociação junto aos fornecedores parceiros.
A franquia consiste em unidades de comercialização presencial, através de quiosques de vendas de vitaminas, minerais e suplementos alimentares, importados, exclusivamente dos E.U.A.
Quem não gosta de aromas e cuidados? Invista em um negócio marcante: Franquia Empório Essenza, uma rede de lojas de cosméticos inspirados na natureza e nos vinhedos da Serra Gaúcha..
O que acha de ter um negócio home based com investimento de microfranquia? Conheça já a Franquia Doutor Sofá. Seja especializado na limpeza e impermeabilização de estofados. Um ótimo negócio.
O que é uma franquia – Lugano Chocolates Artesanais
O sabor artesanal de Gramado ao seu alcance! Agora você pode fazer parte desta marca sendo um franqueado e juntos podemos espalhar o sabor do chocolate e a delícia de empreender!
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
Somos uma instituição de ensino referência em cursos livres no segmento moda e textil. Escola especializada em cursos de modelagem, corte costura, desenho entre outros. Temos três modelos de negócio, um deles é para você!
Você sabia que com baixo valor de investimento você pode ter uma agência de marketing digital? Somos um grupo empresarial composto por 3 empresas, a Target Mais Publicidade, Conecta Manager Plataforma de Performance Integrada e agora mais recentemente Target Mais Sistemas de Franquias.
A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil, como a Sherwin-Williams, Suvinil e Coral.
Um negócio de baixa complexidade, rentável e que caiu no gosto dos brasileiros.
Bem-vindo ao seu novo negócio! A Home Sushi Home é uma empresa especializada em delivery de comida japonesa. A tendência dos negócios deliveries é inquestionável.
Oferecemos ao empreendedor um negócio com baixo investimento e qualidade, que está num mercado que cresce a cada dia.
O que acha de ter um negócio diferenciado no ramo de decoração de interiores? Assim a é a Decoramax, uma rede exclusiva de papel de parede, com produtos altamente diferenciados, além de iniciar com baixo valor de investimento.
Somos um provedor de hospedagem de sites e soluções para a internet, atuamos desde 2001 no mercado brasileiro de hospedagem de sites, prezando pelo respeito ao cliente e buscando oferecer soluções inovadoras.