Conhece os termos do franchising? A gente te fala todos
25/07/2019
Link Copiado
Conhecer os principais termos do franchising, vai ser muito bom na busca da franquia ideal, mas vai ser melhor ainda na hora de negociar a compra da sua franquia.
Se você não consegue conversar de igual para igual com o franqueador, como é que vai conseguir fechar um bom negócio.
Dificilmente você vai entender o que está comprando, e ai na hora de negociar, a coisa vai complicar ainda mais.
Outra coisa importante, muita gente não sabe, mas tem uma lei que regulamenta o franchising nacional, a Lei de Franquias, chamada de LEI DO FRANCHISING – Nº 8.955, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1994.
Foi assinada no governo Itamar Franco e rege o setor até hoje.
Lá tem as obrigações do franqueador, tem a COF, e várias outros pontos importantes sobre como deve ser a relação entre franqueador e franqueado.
Claro que vale muito a pena conhecer a lei, mas começa entendendo melhor os termos do franchising, e alguns de negócios em geral.
Preparamos a lista abaixo, leia tudinho!
Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
Marca: é o nome, símbolo, desenho ou uma combinação de todos esses elementos que identificam produtos ou serviços perante o público consumidor;
Know-how: é o termo que designa todo o conhecimento operacional e técnico, a prática e a experiência em torno do negócio, adquiridos e aprimorados pela franqueadora e que serão transmitidas ao franqueado;
Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
Empresa Franqueada: é a pessoa jurídica constituída pelo franqueado para exercer as atividades de operação, gestão e administração da unidade franqueada;
Sócio Operador: é o franqueado que dirige, coordena e opera o dia a dia da franquia;
Sócio Investidor: é o franqueado que investe recursos financeiros para a aquisição da franquia;
Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
Sistema de Franchising: é o sistema formatado pela franqueadora para concessão e administração de franquias e que contempla as regras, normas e padrões para a gestão da rede de franquias;
Rede de Franquias: conjunto das unidades próprias e franqueadas da marca;
Unidade Franqueada: é o local físico onde o franqueado deverá exercer as atividades que lhe foram conferidas pelo Contrato de Franquia;
Território: é a área de atuação a ser explorada pelo franqueado durante o prazo do Contrato de Franquia;
Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
Pré-Contrato de Franquia: é o documento legal e facultativo que regula os direitos e obrigações pré-operacionais das partes, na fase inicial da relação de franquia;
Contrato de Franquia: é o documento legal que rege a relação de franquia entre a franqueadora e o franqueado;
Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
Sempre consulte os termos do franchising quando precisar e sucesso com sua busca por uma franquia.
Autor: Beno Krivkin
Sócio-diretor Tribecca
Para te ajudar, separamos outros artigos educacionais que vão te ajudar muito nessa busca, acesse abaixo:
E agora que você já está bem mais informado, veja algumas opções de franquias que separamos para você conhecer:
Franquia Instituto Ana Hickmann
Escola profissionalizante (Áreas da Beleza, Fotografia e Moda Sustentável) -Distribuição de produtos Ana Hickmann (linha profissional) -Serviços de beleza -Personal Beauty (Venda de produtos)
CLIQUE AQUI para mais informações sobre esta franquia
Franquia Trust Intercâmbio Cultural e Turismo
A Trust opera desde o início de 2009 como Agência de Intercâmbio e Turismo, com reconhecido sucesso e forte consolidação da marca nas regiões em que atua e busca expandir sua atuação por todo o país, tendo como portfólio de serviços na área de intercâmbios culturais, educacionais, profissionais e turismo, proporcionando satisfação aos seus clientes consumidores, oferecendo algo novo e com comprovada qualidade.
Tenha uma agência de marketing digital em sua casa. A Guia-se atua em soluções e oportunidades de negócios para Internet, como a consultoria de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO.
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
A Le biscuit foi criada em 1968, em Feira de Santana, sendo a primeira rede de variedades da Bahia. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação.
A franquia GRAND CRU® irá desempenhar a função comercial varejista dos produtos distribuídos pela GRAND CRU IMPORTADORA LTDA, como vinhos, grapas, espumantes, champanhe e outros produtos derivados.
A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país. Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso.
A franquiaAlphaGraphics, com 49 anos no mercado gráfico, com mais de 270 unidades em 6 países, tem como missão ir além do útil e chegar ao indispensável.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
A Barela é uma das maiores de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. O investimento inicial da Franquia é baixo porque é baseado em seu potencial e não na infraestrutura do negócio
A RH Franquia Online é uma moderna consultoria em Recursos Humanos, oferecendo diversos serviços através de um portal web de negócios e oportunidades. Já somos mais de 50 franqueados, possibilitando oportunidades de negócio com seus clientes, em seu escritório, coworking ou em home office, por que boa parte dos serviços é executada de forma on-line.
A franquia Vida de Ouro Corretora de Seguros e Previdência é Especializada em Previdência Privada e Seguros de Vida, a corretora atua com praticamente todos os ramos de seguros, sempre com profissionalismo e seriedade.
A ideia surgiu quando dois amigos perceberam a necessidade de um consumo diferenciado da fruta Açaí. Fruto extremamente apreciado por ambos, tiveram a inovadora ideia de oferecer ao mercado um Açaí acessível e personalizado, onde cada indivíduo pode consumir a fruta a sua maneira. Criando sabores e experiencias únicas.
CLIQUE AQUI para mais informação sobre esta franquia
Franquia Botoclinic
Somos a primeira estética dedicada exclusivamente à aplicação de Toxina Botulínica (Botox) e Preenchimento do Brasil, funcionando em Shopping Center e principais pontos da cidade.
CLIQUE AQUI para mais informações sobre esta franquia
Franquia Sunglass Brasil
A franquia Sunglass Brasil foi idealizada e fundada pelo proprietário da rede de Óticas POLYÓTICA, que conta com mais de 25 anos de experiência no ramo óptico brasileiro, com sede na cidade de São José dos Campos SP.
Bar do Urso, a casa da Cervejaria Colorado fora dos limites do código de área 016, os clientes podem encontrar os mais exclusivos chopps e cervejas, até mesmo os que foram premiados mundo afora.
Afranquia Prima Clean é uma rede de lavanderias self-service que vem oferecer uma nova oportunidade de franquia no mercado de lavanderias.
As lavanderias do tipo self-service são mundialmente conhecidas pelo nome genérico de coin laundrys, sendo amplamente utilizadas em diversos países, já fazendo parte do cotidiano de seus consumidores por oferecer um serviço rápido, prático e econômico.
Óticas com venda de Óculos de Sol, Óculos de Grau, lentes de Contato das princincipais marcas e grifes mundiais, com Laboratório Óptico Express, e entrega de “Óculos de grau em apenas Uma Hora”
CLIQUE AQUI para mais informação sobre esta franquia
Franquia Caverna do Dino
Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.
A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento.
Em 2016 a franquia ARTEX deu continuidade a expansão, agora no segmento de franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Fundada em 1995, em São Paulo-SP, a franquia Authentic Feet é a loja destino para quem quer malhar com muito estilo. Conectada com as últimas tendências do seu segmento, a Authentic Feet oferece a melhor experiência de compra para quem tem lifestyle esportivo dentro ou fora da academia.
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados. Estas qualidades construíram uma marca campeã, eleita em 2017 a melhor franquia de Cultura e Lazer do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sendo a mais premiada rede de franquias de agências de viagem do Brasil.
A franquia Docctor Med surgiu como um modelo de negócio de Clínica Médica Particular Popular para atender a demanda de uma população que não quer esperar meses por uma consulta médica, enfrentar horas nas filas do SUS ou pagar caro para ter plano de saúde.
Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.
A franquia Morana é uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil com presença em todas as capitais brasileiras, além de Estados Unidos. Criada pelo Grupo Ornatus, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e especialista em gestão de franquias, a Morana está no mercado há 15 anos e já soma cerca de 300 operações.
Fundada em 2011 a Amávia é uma empresa de cosméticos capilar comprometida em oferecer produtos de alta qualidade destinados aos mais variados tipos de cabelo. Por meio de uma diversificada linha de produtos, elaborados com ativos especiais, promove excelentes resultados, proporcionando beleza, saúde e vigor aos fios.
Camisetas e acessórios oficiais e licenciados do universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. A Piticas iniciou suas atividades em 2010, com a consolidação no mercado, veio o licenciamento com os maiores players de entretenimento do mundo e, com isso, nos tornamos a maior referência em moda GEEK no Brasil.
A ÁGUA DE CHEIRO, com mais de 40 ano de mercado, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. Hoje com quase 200 lojas ÁGUA DE CHEIRO distribuídas em 25 estados, conta um novo conceito de negócio com a missão de tornar a beleza acessível aos brasileiros. Em dois formatos: LOJA e QUIOSQUE oferece mais de 600 itens de alta qualidade e preços acessíveis.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão.
A Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem, moderna e descolada. Com mais de 500 lojas em todo o país e um delicioso portfólio de produtos, a rede oferece chocolates de qualidade, preços acessíveis, atendimento caloroso, lojas coloridas e comunicação vibrante.
De origem espanhola e criada ainda na década de 70, a FINI faz parte do Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, marshmallows, regaliz e chicletes. Com presença mundial em mais de 80 países, conquistou a posição como uma das principais produtoras de guloseimas da Europa há mais de 40 anos.
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos. A Nutty Bavarian estabeleceu sua sede em São Paulo, mas a rede de franquias está presente em várias das principais cidades brasileiras, e tem excelentes perspectivas para crescimento.
A história de sucesso do REI DO MATE, começou na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil.
Nossa proposta era simples e inovadora, vender mate gelado, mate com leite em pó e com alguns sabores de frutas. Em pouto tempo a ideia conquistou a admiração e fidelidade dos consumidores cada vez mais abertos aos apelos de uma vida saudável.
Desde sua fundação em 2012, a Fast Açaí experimenta um crescimento sustentável da marca, alcançando o patamar de Franquia em 2013. Com nosso sucesso, hoje somos a maior rede de franquias de açaí do Brasil, contamos com indústria própria e profissionais capacitados, mais de 140 unidades em 12 estados do Brasil, e também no Distrito Federal.