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Quer saber o beabá do franchising para comprar a franquia certa?

04/07/2018

Beabá do Franchising para comprar a franquia certa

Você é fluente em franchising? Não, então vem cá que vamos te mostrar o beabá do franchising.

Se a sua ideia é comprar uma franquia, primeiro você precisa saber tudo sobre franchising.

Saber que uma franquia é o direito de uso de uma marca é muito superficial, franchising é muito mais que isso, e se você vai investir em uma franquia, conhecimento é a chave de tudo.

Abaixo respondemos uma série de perguntas que vão esclarecer um pouco o que é esse sistema, mas isso é só o começo, recomendamos você fazer os cursos oferecidos pela ABF Educação, e também ler mais artigos que vão te mostrar os caminhos para uma compra mais racional.

Nós estamos aqui para te ajudar para fazer a melhor escolha na hora de comprar uma franquia, mas você tem que ir atrás, conteúdo é o que não falta no portal.

 

O que é franchising?

O franchising permite o direito de uma pessoa, ou FRANQUEADO, usar o nome, a marca de uma empresa, e vender seus produtos e serviços.

A empresa que garante esse direito é chamada de FRANQUEADORA.

Os franqueados vão receber da franqueadora, entre outras coisas, treinamento, manuais de procedimentos e suporte para tocar a franquia.

 

Como se tornar um franqueado?

Se você quer abrir uma franquia, tem um passo a passo inicial.

Primeiro e meio óbvio, você precisa descobrir qual a franquia que quer abrir, pode começar pelo segmento, investimento e ai chega na marca, ou o contrário.

De qualquer forma, tem que pesquisar bastante para descobrir o que é que te interessa, o que te faria feliz. Se você já tiver algumas redes em mente, beleza, vai atrás de informações sobre elas.

Se já sabe o segmento, ok também, vai ver se é uma área que está crescendo, que oferece oportunidades, enfim, conheça melhor o mercado que vai atuar.

Dado esse primeiro passo, entre em contato com as franquias que selecionou, preencha o cadastro nos portais de franchising ou no próprio site da empresa, de um jeito ou de outro, elas vão entrar em contato contigo.

 

Como abrir uma franquia?

Você já recebeu o contato do pessoal da franquia, e agora é a fase de conhece os detalhes do negócio, e esse passo requer cuidados extras.

Você tem certeza que é esse mercado que você quer trabalhar?

Você tem certeza que é essa franquia que é mais adequada ao seu perfil?

Lógico que não dá pra ter certeza absoluta, mas se você já se aprofundou e gostou, se o sentimento é bom, então vai em frente. E ir em frente agora é começar a negociar sua entrada na rede, e provavelmente o pessoal da franquia vai te passar a Circular de Oferta de Franquia, a COF, um documento super importante e que você deve ler atentamente.

Importante: não é porque você recebeu a COF que está se comprometendo com o franqueador, essa é uma exigência da Lei de Franquias, que regulamenta o setor, dando-lhe mais transparência e seriedade, e você deve seguir esse importante passo.

Tem uma coisa importante na lei para fazer parte do seu beabá do franchising, veja:

 

Art. 2º Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

 

Bom, voltando a COF, tendo ela em mãos você saberá tudo sobre o negócio, terá a relação de franqueados e poderá fazer uma pesquisa ainda mais detalhada sobre a marca. Tudo isso para que você confirme sua real vontade de fazer parte da rede ou não.

Fale com os franqueados atuais e saiba se estão felizes, se estão ganhando dinheiro, e ajuste suas expectativas entre o sonho de ser franqueado e o que é o dia a dia de um franqueado.

 

Como funciona uma franquia?

No sistema de franchising, a franqueadora permite que você opere uma unidade usando o nome dela, e assim podendo comercializar seus produtos ou serviços.

A relação entre franqueador e franqueado é formalizada em um contrato entre as partes. Nesse contrato você vai saber todas as responsabilidades do franqueador e também as suas próprias responsabilidades como franqueado da marca.

No contrato tem os valores de investimento, taxas, o território, prazos, enfim, toda a  formalização da sua franquia. Também nessa fase você vai conhecer os procedimentos da marca, e o treinamento que receberá para tocar a franquia no dia a dia.

 

Por que comprar uma franquia?

Todos falam que a grande vantagem de comprar uma franquia é que o risco do negócio é menor do que se você fosse começar do zero. Tem outras coisas importantes, mas eu acho que esse é o melhor motivo mesmo.

Só vamos alinhar expectativas: como todo negócio, franquias tem risco sim.

Por que o risco de uma franquia é menor do que um negócio próprio começando do zero? Fácil, porque a marca já existe, já testou o produto ou serviço, já testou o modelo de loja, escola, etc., enfim, ela já errou pra caramba, já corrigiu os erros e foi em frente.

Se ela cresceu e tem várias unidades, mais uma prova que o modelo de negócios foi submetido a pressões e conseguiu passar por eles, mas dai a ter a expectativa que ele é infalível, esquece, todo negócio está sujeito a fechar, até banco, que gente sempre acha que é uma instituição super sólida, fecha.

Alinhada a expectativa do risco de dar errado, agora vem outro mito que deve cair: para dar certo você vai ter que trabalhar muito, seguir as determinações da marca e acreditar. Seja você, um sócio, ou uma pessoa de confiança, se não tiver trabalho duro, esquece, não vai dar certo, melhor deixar o dinheiro em alguma aplicação e ficar conferindo o extrato mês a mês no celular, sem nem ter que sair da cadeira.

 

Qual a franquia certa para mim?

E finalmente chegamos a pergunta de um milhão de reais, porque é isso que todo mundo quer saber.

Acho que as perguntas acima já deram um direcionamento, mas é claro que a resposta para a pergunta da franquia certa, é o famoso depende. Eu gosto até de falar que você vai comprar a franquia certa naquele momento de vida, mas que isso pode mudar lá na frente.

Para entender porque eu acho isso: você vai fazer sua escolha baseado em interesses específicos, habilidades e experiências que você tem até aquele momento. Nem vou falar em dinheiro, mas claro que você vai comprar baseado no quanto tem de grana disponível naquele momento também.

Você vai refletir sobre tudo isso, pensar na sua história de vida, o que quer para o futuros, os seus sentimentos, e ai tomar a decisão baseado nesse caldeirão todo.

Ou seja, depende de tudo isso para fazer a melhor escolha possível, é não é nada fácil. Dá até para comparar com a escolha da profissão: com dezessete para dezoito anos, você precisa escolher uma profissão e uma faculdade, sendo que com essa idade, e pouca experiência, pouquíssimos jovens sabem o que querem da vida.

Eu mesmo, me formei engenheiro, e não é com isso que trabalho hoje. Demorou vários anos para eu entender, e principalmente aceitar, que eu nunca seria um bom engenheiro, porque não era isso que eu realmente queria ser.

Bom, acho que também precisa alinhar essa expectativa do que é escolha certa, versus escolha certa naquele momento, e sabendo disso, vai te ajudar a fazer a melhor escolha possível.

 

Quanto custa uma franquia?

Tem franquia de tudo que é valor de investimento.

É importante entender como é feito esse cálculo, olha a tabela abaixo:

Valor Mínimo – R$ Valor Máximo – R$
Capital para instalação 1.000 30.000
Taxa de franquia 1.000 30.000
Capital de giro 500 15.000
Investimento Total 2.500 75.000

Entre os associados da ABF, tem franquias que custam menos de mil reais, e de franquias que custam mais de 6 milhões de reais.

Ou seja, aqui a escolha depende muito mais de quanto você tem ou quer investir, porque com certeza vai ter alguma que está dentro deste valor estipulado.

 

Quanto dinheiro eu posso ganhar com uma franquia?

Aqui também temos de tudo, porque entre as associadas, temos marcas que falam em faturamento médio de 3 mil reais por mês e outras que podem ultrapassar os 200 mil.

E isso que estamos falando de faturamento médio, dentro de uma mesma rede podem ter variações de franqueados ganhando, por exemplo, 5 mil, e outros ganhando 12. Isso vai depender de uma série de fatores, como localização, tamanho da loja e claro a performance do próprio franqueado.

Esse é um ponto que tomar cuidado, e novamente vou falar em expectativas, afinal o faturamento médio pode variar ao logo do tempo. Tivemos recentemente uma greve de caminhoneiros que afetou o abastecimento, isso certamente teve reflexos no faturamento.

Ou seja, como no exemplo que dei do franqueado ganhando 5 e outro 12 mil, existem muitas variações, de localização, economia, até de clima entre outras, que podem interferir nesse número. Importante ter isso em mente quando se fala em faturamento médio, porque se o seu for maior que a média, tá tudo bem, mas se for menor, não necessariamente isso é ruim.

 

Quais são os diferentes tipos de franquias?

O legal do franchising é isso, tem franquias de tudo que é tipo, tamanho e segmento.

Em nosso portal, nós temos diversas classificações para as franquias, se quiser ver todas como são, basta clicar neste link do Guia de Franquias Associadas ABF e vai entender.

A classificação feita pela ABF reune as franquias em 11 segmentos distintos:

Além disso, temos franquias que fogem do modelo tradicional de lojas ou unidades, elas podem ser carrinhos, quiosques, home-based para trabalhar em casa, ou seja, opção é que não falta.

 

Quais os prós e contras do franchising?

Os prós já falamos, que é o de você comprar algo já posto a prova, e ainda receber treinamento e suporte.

Claro que tem mais coisa, vamos dar alguns exemplos práticos abaixo:

  • Você é professor de inglês e vai montar sua própria escola, acho que não dá para comparar em montar uma escola de uma rede, que além de já ter uma marca conhecida, tem uma metodologia de ensino e material didáticos desenvolvidos.
  • Você é farmacêutico e resolve abrir sua própria farmácia, mas e se você comprar uma franquia, se ela já tiver um número de unidades relevantes, você terá uma compra centralizada, não terá que lidar com fornecedores e provavelmente vai ter custos mais atrativos também, por causa da escala.
  • Você é dentista e resolve montar sua clínica, e que tal fazer parte de uma rede, que pode te oferecer sistema de vendas para trazer clientes, e também um software de gerenciamento administrativo e financeiro da clínica, coisas que geralmente um dentista não foi preparado.
  • E um exemplo final, que tal entrar numa rede que tem uma universidade corporativa, que te ensina não só sobre o produto ou serviço da marca, mas também sobre empreendedorismo, gestão de pessoas, contabilidade e vendas.
    Isso tudo baseado no tipo de negócio que você vai atuar, e não algo genérico como numa universidade ou curso específico.

 

RESUMINDO: O franchising te oferece uma marca consolidada no mercado, um conceito de negócio já testado, economia de escala, suporte constante, troca de experiências e métodos profissionais de gestão empresarial

 

Para falar dos contras, existem fatores a se pensar, veja abaixo:

  • Negócio formatado: você deverá seguir os procedimentos da marca, ou seja, se achar que o bolo é muito doce, não vai poder colocar menos açúcar, se achar que o livro didático tem muito texto, não vai poder comprar outro que tenha mais imagens.
    Isso pode fazer com que você se sinta engessado, mas lembre-se, repetimos algumas vezes no texto, que o negócio foi testado, que a franqueadora já errou várias vezes até chegar a fórmula correta, então cuidado em querer mudar as coisas.
    A regra é clara: optando por uma franquia você tem menos autonomia que tendo um negócio próprio, simples assim.
  • Taxas mensais: você terá que pagar a franqueadora algumas taxas, cada franquia funciona de um jeito, mas geralmente todas elas cobram o fundo de propaganda e royalties.
    Ou seja, uma parte da sua receita vai para a franqueadora, não vai ficar contigo.
    Porém, é importante lembrar que se esse dinheiro não fosse para a franqueadora, seria você quem teria que investir no negócio de uma maneira ou de outra.
  • Custo inicial: muitas vezes o custo de abertura de uma franquia é maior que o de um negócio próprio.
    Vamos pegar como exemplo uma loja, você vai ter que seguir um projeto arquitetônico, vai ter que comprar uma certa quantidade de produtos, e por ai vai, e isso pode acabar tendo um custo inicial mais elevado.
  • Contrato entre franqueador e franqueado: como dissemos anteriormente, uma vez finalizado o processo de seleção, a partes assinam um contrato, e o mesmo costuma ter a duração de 5 anos, mas esse período pode variar entre as franquias.
    O importante é você saber que o contrato tem as responsabilidades das partes e também o que deverá acontecer caso você não queira mais continuar como franqueado, portanto, bastante atenção na assinatura do mesmo.

 

Espero que esse beabá do franchising te ajude a se sentir mais seguro em comprar uma franquia, ter medo faz parte, vai com medo mesmo, mas sabendo que fez a lição de casa para alcançar o sucesso. Abaixo listamos algumas franquias para você conhecer:

 

FRANQUIA EMAGRECENTRO

Fundado em 1987 por um médico, a franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira – já que hoje a obesidade e seus malefícios são considerados uma epidemia mundial – proporcionando aos nossos pacientes mais saúde e melhora de sua auto-estima.

Segmento – Saúde, Beleza e Bem Estar
Tipo de Negócio – clínica de emagrecimento e estética
Investimento – a partir de R$ 60.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 5 a 12 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 50.000
Onde encontrar na feira ABF 2018 – pavilhão azul/ boulevard de microfranquias/ estande mf 57

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FRANQUIA SUBWAY

Franquias poderosas - Subway

Hoje, a marca SUBWAY é a maior cadeia de sanduíches “submarinos” do mundo, com mais de 44 mil unidades em todo o planeta. Nós nos tornamos a principal opção para pessoas que procuram refeições rápidas e nutritivas, que toda a família pode apreciar. Desde o começo, Fred tinha uma visão clara do futuro da marca SUBWAY. Enquanto continuamos a crescer, somos guiados pela sua paixão por deliciar os clientes ao servir sanduíches saborosos e feitos conforme o pedido.

Tipo de Negócio – Sanduíches & Saladas
Investimento – a partir de R$ 300.000 (ESTADO SEDE PARANÁ)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
País de origem – Estados Unidos

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FRANQUIA CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. Sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de inovadores recursos tecnológicos, que inserem o idioma no cotidiano do aluno, a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente.

Tipo de Negócio – Ensino de Idiomas (Inglês e Espanhol)
Investimento – a partir de R$ 123.200 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento
 – de 18 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal
 – R$ 95.000
Número de unidades em 2018 – 579

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FRANQUIA ESPETTO CARIOCA

FRANQUIA ESPETTO CARIOCA

Espettinho, iguaria famosíssima nas esquinas da cidade maravilhosa, trouxe das carrocinhas de rua para dentro de um bar com clima agradável a desculpa perfeita para unir amigos e família bem ao estilo de boêmio carioca, porém, com um toque de sofisticação. São mais de 50 sabores de Espettos, dos mais tradicionais aos premium e exóticos, passando por sabores vegetarianos, doces e fritos. A marca Espetto Carioca nasceu em 2010 e inaugurou sua primeira franquia em 2012.

Deste então, foram abertas 23 unidades nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Tipo de Negócio – Outorga, concessão, administração e supervisão de Franquia Empresarial na área de comércio de bar Investimento – partir de R$ 164.106,70 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) 
Retorno do Investimento
 – de 12 a 24 meses 
Faturamento Médio Mensal
 – 
R$ 90.000,00 a R$ 250.000,00

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FRANQUIA L’OCCITANE AU BRÉSIL

Franquias de Sucesso Franquia L’occitane Au Brésil

Inspirada por sua alma francesa repleta de poesia, a franquia L’Occitane au Brésil desperta o olhar para o encanto da beleza brasileira em suas mais diversas facetas, levando alegria, pluralidade e espontaneidade em cosméticos de alta qualidade. Cada produto da marca é feito de histórias verdadeiras e apaixonantes.

Tipo de Negócio – Cosméticos para o corpo, cabelo e rosto
Investimento – a partir de R$ 110.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 48 meses
Faturamento Médio Mensal
 – 
R$ 60.000

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FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO

O negócio Fábrica de Bolo Vó Alzira se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Devido a qualidade do produto, rapidamente a produção de bolos na loja passou de 30 para 300, e hoje são mais de 300 mil bolos preparados mensalmente.

A rede conta hoje com uma operação baseada em mais de 200 lojas em todo o País.

Tipo de Negócio – lojas de venda de bolos
Investimento – a partir de R$ 99.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento
 – de 18 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – 60.000
Onde encontrar na feira ABF 2018 – pavilhão branco/ rua M/ estande 227

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA

 

FRANQUIA EVOLUTE

Franquias para cidades pequenas - Evolute Cursos

A franquia Evolute Cursos Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos. Um dos diferenciais do modelo de negócio é a possibilidade de início imediato e os horários flexíveis, possibilitando ao aluno começar a fazer o curso sem a necessidade de formação de turma. Além disso o franqueado pode ter na mesma sala de aula vários alunos em diferentes cursos e diferentes andamentos.

Tipo de Negócio – Escola de Cursos Profissionalizantes e Idiomas. Oferece cursos através de sistema interativo que proporciona capacitação com qualidade e flexibilidade
Investimento
 – a partir de R$ 42.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento
 – de 10 a 18 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 35.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EVOLUTE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

 

FRANQUIA BILLY THE GRILL

Ótimas franquias de alimentação - Billy The Grill

BILLY THE GRILL foi lançado em 2010, resultado da incansável vontade e persistência dos seus fundadores em lançar e administrar uma atividade comercial na área da alimentação que refletisse sua visão e valores de trabalho: serviço de alimentação com oferta de refeições rápidas, fartas e saborosas – comida brasileira, com sabor caseiro – e bom atendimento.

Tipo de Negócio – O Billy The Grill é uma rede de franquias do segmento de alimentação fast-food especializada em porções de carne servidas na pedra com acompanhamentos, pratos executivos, petiscos e sanduíches
Investimento – R$ 540.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 135.000
Onde encontrar na feira ABF 2018 – não informado

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FRANQUIA D.D.DRIN

Franquias em São Paulo - D.D. Drin

Desde 1957 a D.D.Drin vem trazendo ao mercado brasileiro serviços e produtos de alta performance no controle de pragas urbanas e, desde então, cumpre seu compromisso de oferecer a seus clientes soluções eficazes e seguras, sempre respeitando o meio ambiente e incluindo soluções sem a remoção de pessoas, animais domésticos ou objetos do local.

Tipo de Negócio – Prestação de serviços de Controle de Pragas no comércio em geral, hospitais, residencias, condomínios, indústrias, clubes, shopping, orgãos públicos, embarcações,áreas aeroportuárias entre outros
Investimento – a partir de R$ 30.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 1.000.000

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FRANQUIA DAMÁSIO EDUCACIONAL

Damásio Educacional, com sede em São Paulo/SP, é a expressão de mais de 40 anos de qualidade em cursos preparatórios para concursos jurídicos, públicos e Exame de Ordem, e oferece também cursos de Pós-Graduação em Direito. Possui altos índices de aprovação em concursos e no Exame de Ordem, tendo como grande diferencial o corpo docente, formado por professores, mestres e doutores altamente reconhecidos no mercado.

Tipo de Negócio – Curso preparatório para concursos público e jurídico, pós Graduação, faculdade e MBA IBMEC
Investimento – a partir de R$ 150.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses

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FRANQUIA DR. SHAPE

Franquias de academia - Dr Shape

Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada com maior capilaridade ao franqueado, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.

Tipo de Negócio – Franquia de esportes, especializada em suplementação alimentar e artigos esportivos.
Investimento – a partir de R$ 175.000,00 (Estado Sede São Paulo)
Retorno do Investimento – de 18 a 36 meses

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FRANQUIA EMPÓRIO DO AÇO

Franquias em São Paulo - Empório do Aço

Em 2012, a Empório do Aço assumiu o modelo de franquias, e hoje com mais de 300 unidades no Brasil, Estados Unidos e Europa, é referência no varejo. Possui um variado mix de produtos que atende os mais diversos estilos contando com mais de 3000 opções em joias masculinas, femininas, entre anéis, pulseiras, correntes e brincos. Ainda trabalha com uma extensa linha de brindes corporativos, pet e piercings.

Tipo de Negócio – Fotogravação e joias em aço
Investimento – a partir de R$ 110.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 6 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 30.000

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMPÓRIO DO AÇO

 


Agora que já sabe o que é franquia, não perca tempo e invista neste setor :

Leia mais para saber o beabá do franchising

Separamos artigos de outros sites com textos bem interessantes, um deles é o do Sebrae, que fala sobre franquias e gerenciamento de negócios.

Abaixo separamos alguns links para vocês acessarem, vale muito a pena:

 

O outro site é o da Endeavor, que também tem esse texto bem interessante para você ir além no beabá do franchising:


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer o beabá do franchising e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.


 

O Sebrae tem artigos muito bacanas sobre franquias, para ver um sobre vantagens e desvantagens das franquias, clique aqui.
Outro muito bom é o Entenda o sistema de franchising.

 

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