Conheça 37 ideias de franquias para cidades pequenas
10/04/2022
Um pouco mais de 50% das cidades brasileiras é ocupada pelo franchising, e por esse motivo as franquias para cidades pequenas ainda tem muita oportunidade pela frente.
Esse processo de expansão das redes de franquias que partem em busca de um crescimento sustentável da rede, acaba levando desenvolvimento para essas regiões.
Por conta da geração de empregos e do desembarque de marcas conhecidas do público, que antes não eram explorados pelas marcas.
O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?
A resposta é bem difícil, mas no ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um estudo que comprovou que as cidades pequenas tem um enorme potencial para isso.
Entre as 30 cidades do País com maior número de franquias em operação, ao menos 20 são capitais.
Entretanto, ao avaliar o ritmo de expansão das redes nesses locais, a entidade observou que centros como Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campinas (SP) registraram avanços acima da média nacional.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o franchising está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros e deve prosseguir com essa rápida ascensão nos próximos anos.
“Com este estudo, buscamos evidenciar alguns destaques regionais e movimentos.
Mais uma vez, pudemos constatar a importância do interior do País para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades.
É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”.
Que negócio abrir em uma cidade pequena?
Desde 2015, a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes está aumentando.
Em 2014, segundo levantamento da ABF, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes.
O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% no ano passado.
Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.
Já um outro estudo, dessa vez realizado pelo Sebrae há dois anos, mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.
“Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive nessas cidades e essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico”,
ressaltou, à época, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.
“De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.
Confira abaixo o ranking com as 30 cidades brasileiras que detém o maior número de unidades franqueadas em operação, segundo a ABF:
RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – UNIDADES
CIDADES
2016
2017 1º Sem
Variação
1
São Paulo
10259
11132
9%
2
Rio de Janeiro
5222
5719
10%
3
Brasília
1934
2123
10%
4
Belo Horizonte
1784
1966
10%
5
Curitiba
1590
1708
7%
6
Salvador
1463
1592
9%
7
Campinas
1301
1431
10%
8
Porto Alegre
1253
1362
9%
9
Fortaleza
1208
1312
9%
10
Recife
1141
1282
12%
11
Goiânia
1067
1195
12%
12
Belém
709
751
6%
13
Manaus
675
738
9%
14
São Luís
653
704
8%
15
Guarulhos
645
692
7%
16
Ribeirão Preto
616
665
8%
17
São José do Campos
588
663
13%
18
São Bernardo do Campo
599
655
9%
19
Niterói
565
631
12%
20
Santo André
579
631
9%
21
Florianópolis
565
621
10%
22
Natal
537
588
9%
23
Campo Grande
548
580
6%
24
Uberlândia
499
556
11%
25
Teresina
510
548
7%
26
Maceió
503
547
9%
27
São José do Rio Preto
492
537
9%
28
Sorocaba
490
532
9%
29
João Pessoa
467
514
10%
30
Cuiabá
473
512
8%
Aqui, a relação das cidades brasileiras com o maior número de MARCAS em operação:
RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – MARCAS
CIDADES
2016
2017 1º Sem
Variação
1
São Paulo
568
711
25%
2
Rio de Janeiro
465
548
18%
3
Campinas
362
436
20%
4
Brasília
373
436
17%
5
Curitiba
342
404
18%
6
Belo Horizonte
329
386
17%
7
Salvador
331
375
13%
8
Recife
323
369
14%
9
Fortaleza
296
351
19%
10
Goiânia
298
350
17%
11
Porto Alegre
277
311
12%
12
Ribeirão Preto
279
309
11%
13
São José dos Campos
245
292
19%
14
Santo André
257
292
14%
15
São Luís
258
282
9%
16
São Bernardo do Campo
241
280
16%
17
Jundiaí
231
271
17%
18
Natal
238
268
13%
19
Campo Grande
254
268
6%
20
Uberlândia
226
265
17%
21
Teresina
229
258
13%
22
Sorocaba
232
257
11%
23
Belém
236
255
8%
24
Florianópolis
229
253
10%
25
João Pessoa
222
251
13%
26
Vitória
224
249
11%
27
Barueri
218
248
14%
28
Manaus
216
247
14%
29
Guarulhos
219
247
13%
30
Niterói
222
245
10%
Municípios com maior potencial de consumo
Um estudo realizado pela Geofusion em 2017, mostra a relação das 50 maiores cidades em potencial de consumo, sendo que entre os Top 50 temos:
35 municípios da Capital/Região Metropolitana que serão responsáveis por 85% do potencial de consumo
15 municípios do Interior caberá a fatia de 15%.
Veja abaixo o gráfico de distribuição por região:
O potencial de consumo dessas 50 cidades chega a quase 1,7 trilhão de reais, sendo que o total brasileiro fica perto dos 4 trilhões.
RELAÇÃO 50 CIDADES COM MAIOR CONSUMO
CIDADES
UF
1
São Paulo
SP
2
Rio de Janeiro
RJ
3
Brasília
DF
4
Belo Horizonte
MG
5
Salvador
BA
6
Curitiba
PR
7
Fortaleza
CE
8
Porto Alegre
RS
9
Goiânia
GO
10
Manaus
AM
11
Campinas
SP
12
Recife
PE
13
Guarulhos
SP
14
Belém
PA
15
Ribeirão Preto
SP
16
Campo Grande
MS
17
São Gonçalo
RJ
18
São Bernardo do Campo
SP
19
Maceió
AL
20
Santo André
SP
21
São Luís
MA
22
Florianópolis
SC
23
Natal
RN
24
Joinville
SC
25
Niterói
RJ
26
São José dos Campos
SP
27
Uberlândia
MG
28
Sorocaba
SP
29
Teresina
PI
30
Caxias do Sul
RS
31
João Pessoa
SE
32
Osasco
SP
33
Contagem
MG
34
Aracaju
SE
35
Santos
SP
36
Duque de Caxias
RJ
37
Juiz de Fora
MG
38
Londrina
PR
39
Cuiabá
MT
40
Nova Iguaçu
RJ
41
Maringá
PR
42
Vitória
ES
43
Aparecida de Goiânia
GO
44
Vila Velha
ES
45
Jundiaí
SP
46
São José do Rio Preto
SP
47
Jaboatão dos Guararapes
PE
48
Blumenau
SC
49
Piracicaba
SP
50
Mauá
SP
O que falta numa cidade pequena?
Abrir uma franquia em uma cidade com menos de 100 mil habitantes requer alguns cuidados e recomendações ao investidor.
A primeira delas é referente às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio nesses locais.
Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos, pois o negócio só dará certo caso o público local aceite e, principalmente, necessite do serviço ou produto que a rede terá para oferecer.
De acordo com a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio, e elas podem variar entre si, a depender do operacional da unidade a ser instalada.
“Hoje há um movimento de interiorização das franquias, este movimento é bom especialmente para marcas já conhecidas e consagradas nas capitais e grandes centros, que levaram modernidade e facilidade aos moradores de pequenas cidades.
As pesquisas de mercado são sempre bem vindas e agregam valor a escolha de ponto”.
Algumas vantagens também podem ser observadas na abertura de uma franquia no interior.
Uma delas, por exemplo, são os custos de operação, que podem ser mais baixos se comparados aos grandes centros urbanos.
Na visão da consultora, uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas que recebem as franquias são os modelos store in store — que são pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior.
Elas têm custos operacionais mais baixos em relação a outros modelos.
Outra vantagem é a proximidade do franqueado com o seu negócio, já que em cidades menores o deslocamento entre residência e trabalho pode ser facilitado.
O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser aproveitado, segundo Vergili.
Perfil para abrir uma franquia
Como mencionado acima, o bom relacionamento entre franqueado e público-alvo pode ser um facilitador do negócio em cidades com até 100 mil habitantes.
Outro ponto relevante a ser levado em conta é o fato da expectativa do retorno do investimento ter de ser racional.
Isso porque negócios de primeira viagem, como a chegada de uma nova marca à um centro urbano, podem demandar um pouco mais de tempo para darem o retorno esperado.
Quando ele acontece, porém, os resultados costumam ser até melhores que o observado em metrópoles.
Para a consultora, os segmentos de serviços (educacionais, automotivos e outros negócios) e limpeza e conservação podem se destacar nesses tipos de mercados.
“Acredito muito no segmento de serviços, franquias de escolas profissionalizantes e de idiomas podem performar bem em pequenas cidades.
Algumas lojas que agreguem produtos que a cidade não dispunha e que os moradores precisavam ir para cidades vizinhas para obter, também podem ser bom negócio.”
Vale lembrar que a ABF realiza periodicamente cursos capacitativos para franqueados. Desde 2015, o curso ‘Entendendo Franchising‘, por exemplo, tem objetivo de capacitar mais de 25 mil franqueados e franqueadores em mais de 120 cidades brasileiras.
Para te ajudar a escolher a melhor franquia para o seu perfil, elaboramos uma lista com 35 redes franqueadoras que podem representar ótimas oportunidades de negócios em cidades com até 100 mil habitantes.
São as franquias para cidades pequenas.
Confira:
Franquias para cidades pequenas — Premiapão
Anúncio Invista em um negócio validado, lucrativo e com franquias em todo o Brasil.
Veja se você tem o perfil PremiaPão e realize o seu sonho de ter o seu próprio negócio.
Anúncio Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional
Anúncio A Yes! é uma empresa de cosméticos pernambucana em atuação desde 2000 que começou com o modelo de Venda Direta, ou seja, através de catálogos e consultores.
Anúncio A Brasil Nutri Shop oferece um modelo de franquia online onde você terá um site de suplementos e venderá para todo o Brasil sem precisar de estoque.
O SUPERA é a maior rede de educação do mundo voltada para a ginástica cerebral e conta com metodologia fundamentada na Neurociência. SAIBA MAIS
Franquias para cidades pequenas — Via Certa
O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Espetinhos Mimi
A Espetinhos Mimi considerada pioneira e referência no segmento de espetos no Brasil, se compromete com a entrega das melhores soluções para churrasco através de seus produtos, repletos de qualidade, praticidade e sabor. SAIBA MAIS
Franquia Bella Capri Pizzaria
Se você está buscando uma nova opção para empreender, você vai gostar de conhecer o negócio Bella Capri.
Uma opção de franquia muito rentável, fácil de administrar, enxuta e com vendas todos os dias do ano. SAIBA MAIS
Franquia Brasileirinho Delivery
Somos a maior franquia de comida típica no box do Brasil.
Temos como objetivo levar praticidade, comodidade e comida de qualidade para qualquer lugar. SAIBA MAIS
Franquia Mercadão dos Óculos
Rede de franquias de óticas consolidada no mercado com mais de 500 unidades e 5 selos de excelência consecutivos.
A franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.
Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma. SAIBA MAIS
Franquia em cidade pequena — Emagrecentro
Fundado em 1987 por um médico, a franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira. SAIBA MAIS
Franquia para cidade pequena – Home Angels
A Home Angels é a maior franquia de cuidadores de pessoas e idosos da América Latina. SAIBA MAIS
Franquia Jin Jin
A Jin Jin nasceu em 1992 e hoje é a maior rede de culinária asiática do Brasil, com mais de 70 operações em 11 estados. SAIBA MAIS
Franquia Kumon
Deseja contribuir com a educação e abrir um negócio com valor de microfranquia?
A Kumon é o négocio certo para você! Faça parte de uma das maiores redes de educação do mundo. SAIBA MAIS
Franquias em cidades pequenas – Laundromat
Laundromat foi e continua sendo pioneira no mercado brasileiro de lavanderias, sendo a primeira a oferecer o conceito Self service, onde o cliente lava e seca suas roupas, prática muito comum nos EUA e Europa. SAIBA MAIS
Franquias para cidade pequena – Magrass
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética.
Pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados. SAIBA MAIS
Franquias para pequenas cidades – Mr. Kids
A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce.
A instalação dos equipamentos é negociada pela rede e pelo franqueado em supermercados e shoppings. SAIBA MAIS
Franquia Nutrimais
A Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. SAIBA MAIS
Franquia The Kids Club
O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo um curso dinâmico de inglês para crianças a partir de 18 meses. SAIBA MAIS
Franquia Tutores do Brasil
A Tutores consiste na Prestação de Serviços de cursos livres para dificuldades de aprendizagem, acelerar aprendizagem, acompanhamento escolar e de aulas particulares on-line ou presenciais. SAIBA MAIS
Franquia para cidades pequenas — Vazoli
A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas. SAIBA MAIS
Franquia +Ágil
Conheça a +Ágil o modelo de franquias mais completa no segmento financeiro do Brasil. SAIBA MAIS
Franquia Mazze Semi Joias
A Mazze oferece uma franquia online de Semijoias para pessoas que querem complementar a renda ou até ter seu negócio próprio! SAIBA MAIS
Franquia Bellaza
A Bellaza é a maior rede no segmento de maquiagens no Brasil.
A empresa trabalha com um modelo de franquia online e você não precisa ter estoque de produtos. SAIBA MAIS
Franquia IceMellow
Somos especialistas em sorvetes com grande variedade de opções: sorvetes premium e toppings diferenciados, compõem enorme variedade de taças e sobremesas, além de açaí, fondue com frutas, waffles, sobremesas e cafés. SAIBA MAIS
Franquia Casa do Construtor
Maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina.
Atuamos nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem. SAIBA MAIS
Franquia Maria Brasileira
A franquia Maria Brasileira permite que pessoas abram as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. SAIBA MAIS
Franquia Seguralta
A franquia Seguralta Corretora de Seguros está no mercado há mais de 45 anos com mais de 150 mil clientes atendidos, assessorando-os para proporcionar tranquilidade e segurança. SAIBA MAIS
Franquia Buddha Spa
Maior rede de spas do país, com foco em bem-estar através de serviços e produtos sensoriais.
Estrutura de alto padrão e qualidade técnica diferenciada. SAIBA MAIS
Franquia Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar. SAIBA MAIS
Franquia Majô
Franquia Majô: nossa especialidade é a beleza da cabeça aos pés!
Invista no setor de saúde, beleza e bem-estar, um negócio promissor. SAIBA MAIS
Franquia Pinta Mundi Tintas
A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil.
Um negócio de baixa complexidade, que caiu no gosto dos brasileiros. SAIBA MAIS
Franquia Number One Chicken
N1 Chicken é uma marca criativa, 100% brasileira, focada no delivery cuja especialidade é o frango frito crocante.
Foco no baixo custo e operação descomplicada, resultando em alta lucratividade. SAIBA MAIS
Franquia Cuidare Cuidadores de Pessoas
A Franquia Cuidare é especializada no cuidado com pessoas em domicilio, com foco na terceira idade.
Somos uma franquia com o propósito de melhorar a vida das pessoas. SAIBA MAIS
Franquia Portal da Cidade
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes. SAIBA MAIS
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia para cidades pequenas: