Quais as franquias para cidades pequenas? Dicas imperdíveis
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquias para cidades pequenas

Conheça 37 ideias de franquias para cidades pequenas

10/04/2022

Um pouco mais de 50% das cidades brasileiras é ocupada pelo franchising, e por esse motivo as franquias para cidades pequenas ainda tem muita oportunidade pela frente.

Esse processo de expansão das redes de franquias que partem em busca de um crescimento sustentável da rede, acaba levando desenvolvimento para essas regiões.

Por conta da geração de empregos e do desembarque de marcas conhecidas do público, que antes não eram explorados pelas marcas.

 

O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?

A resposta é bem difícil, mas no ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um estudo que comprovou que as cidades pequenas tem um enorme potencial para isso.

Entre as 30 cidades do País com maior número de franquias em operação, ao menos 20 são capitais.

Entretanto, ao avaliar o ritmo de expansão das redes nesses locais, a entidade observou que centros como Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campinas (SP) registraram avanços acima da média nacional.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o franchising está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros e deve prosseguir com essa rápida ascensão nos próximos anos.

“Com este estudo, buscamos evidenciar alguns destaques regionais e movimentos.

Mais uma vez, pudemos constatar a importância do interior do País para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades.

É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”.

 

Que negócio abrir em uma cidade pequena?

Desde 2015, a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes está aumentando.

Em 2014, segundo levantamento da ABF, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes.

O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% no ano passado.

Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.

Já um outro estudo, dessa vez realizado pelo Sebrae há dois anos, mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.

“Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive nessas cidades e essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico”,

ressaltou, à época, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.

“De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.

Confira abaixo o ranking com as 30 cidades brasileiras que detém o maior número de unidades franqueadas em operação, segundo a ABF:

RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – UNIDADES
          CIDADES20162017 1º SemVariação
1São Paulo10259111329%
2Rio de Janeiro5222571910%
3Brasília1934212310%
4Belo Horizonte1784196610%
5Curitiba159017087%
6Salvador146315929%
7Campinas1301143110%
8Porto Alegre125313629%
9Fortaleza120813129%
10Recife1141128212%
11Goiânia1067119512%
12Belém7097516%
13Manaus6757389%
14São Luís6537048%
15Guarulhos6456927%
16Ribeirão Preto6166658%
17São José do Campos58866313%
18São Bernardo do Campo5996559%
19Niterói56563112%
20Santo André5796319%
21Florianópolis56562110%
22Natal5375889%
23Campo Grande5485806%
24Uberlândia49955611%
25Teresina5105487%
26Maceió5035479%
27São José do Rio Preto4925379%
28Sorocaba4905329%
29João Pessoa46751410%
30Cuiabá4735128%

 

Aqui, a relação das cidades brasileiras com o maior número de MARCAS em operação:

RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – MARCAS
          CIDADES20162017 1º SemVariação
1São Paulo56871125%
2Rio de Janeiro46554818%
3Campinas36243620%
4Brasília37343617%
5Curitiba34240418%
6Belo Horizonte32938617%
7Salvador33137513%
8Recife32336914%
9Fortaleza29635119%
10Goiânia29835017%
11Porto Alegre27731112%
12Ribeirão Preto27930911%
13São José dos Campos24529219%
14Santo André25729214%
15São Luís2582829%
16São Bernardo do Campo24128016%
17Jundiaí23127117%
18Natal23826813%
19Campo Grande2542686%
20Uberlândia22626517%
21Teresina22925813%
22Sorocaba23225711%
23Belém2362558%
24Florianópolis22925310%
25João Pessoa22225113%
26Vitória22424911%
27Barueri21824814%
28Manaus21624714%
29Guarulhos21924713%
30Niterói22224510%

 

Municípios com maior potencial de consumo

Um estudo realizado pela Geofusion em 2017, mostra a relação das 50 maiores cidades em potencial de consumo, sendo que entre os Top 50 temos:

  • 35 municípios da Capital/Região Metropolitana que serão responsáveis por 85% do potencial de consumo
  • 15 municípios do Interior caberá a fatia de 15%.

Veja abaixo o gráfico de distribuição por região:

potencial de consumo dos municípios

O potencial de consumo dessas 50 cidades chega a quase 1,7 trilhão de reais, sendo que o total brasileiro fica perto dos 4 trilhões.

RELAÇÃO 50 CIDADES COM MAIOR CONSUMO
 
          CIDADESUF
1São PauloSP
2Rio de JaneiroRJ
3BrasíliaDF
4Belo HorizonteMG
5SalvadorBA
6CuritibaPR
7FortalezaCE
8Porto AlegreRS
9GoiâniaGO
10ManausAM
11CampinasSP
12RecifePE
13GuarulhosSP
14BelémPA
15Ribeirão PretoSP
16Campo GrandeMS
17São GonçaloRJ
18São Bernardo do CampoSP
19MaceióAL
20Santo AndréSP
21São LuísMA
22FlorianópolisSC
23NatalRN
24JoinvilleSC
25NiteróiRJ
26São José dos CamposSP
27UberlândiaMG
28SorocabaSP
29TeresinaPI
30Caxias do SulRS
31João PessoaSE
32OsascoSP
33ContagemMG
34AracajuSE
35SantosSP
36Duque de CaxiasRJ
37Juiz de ForaMG
38LondrinaPR
39CuiabáMT
40Nova IguaçuRJ
41MaringáPR
42VitóriaES
43Aparecida de GoiâniaGO
44Vila VelhaES
45JundiaíSP
46São José do Rio PretoSP
47Jaboatão dos GuararapesPE
48BlumenauSC
49PiracicabaSP
50MauáSP

 

O que falta numa cidade pequena?

Abrir uma franquia em uma cidade com menos de 100 mil habitantes requer alguns cuidados e recomendações ao investidor.

A primeira delas é referente às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio nesses locais.

Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos, pois o negócio só dará certo caso o público local aceite e, principalmente, necessite do serviço ou produto que a rede terá para oferecer.

De acordo com a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio, e elas podem variar entre si, a depender do operacional da unidade a ser instalada.

“Hoje há um movimento de interiorização das franquias, este movimento é bom especialmente para marcas já conhecidas e consagradas nas capitais e grandes centros, que levaram modernidade e facilidade aos moradores de pequenas cidades.

As pesquisas de mercado são sempre bem vindas e agregam valor a escolha de ponto”.

Algumas vantagens também podem ser observadas na abertura de uma franquia no interior.

Uma delas, por exemplo, são os custos de operação, que podem ser mais baixos se comparados aos grandes centros urbanos.

Na visão da consultora, uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas que recebem as franquias são os modelos store in store — que são pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior.

Elas têm custos operacionais mais baixos em relação a outros modelos.

Outra vantagem é a proximidade do franqueado com o seu negócio, já que em cidades menores o deslocamento entre residência e trabalho pode ser facilitado.

O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser aproveitado, segundo Vergili.

 

Perfil para abrir uma franquia

Como mencionado acima, o bom relacionamento entre franqueado e público-alvo pode ser um facilitador do negócio em cidades com até 100 mil habitantes.

Outro ponto relevante a ser levado em conta é o fato da expectativa do retorno do investimento ter de ser racional.

Isso porque negócios de primeira viagem, como a chegada de uma nova marca à um centro urbano, podem demandar um pouco mais de tempo para darem o retorno esperado.

Quando ele acontece, porém, os resultados costumam ser até melhores que o observado em metrópoles.

Para a consultora, os segmentos de serviços (educacionais, automotivos e outros negócios) e limpeza e conservação podem se destacar nesses tipos de mercados.

“Acredito muito no segmento de serviços, franquias de escolas profissionalizantes e de idiomas podem performar bem em pequenas cidades.

Algumas lojas que agreguem produtos que a cidade não dispunha e que os moradores precisavam ir para cidades vizinhas para obter, também podem ser bom negócio.”

Vale lembrar que a ABF realiza periodicamente cursos capacitativos para franqueados. Desde 2015, o curso ‘Entendendo Franchising‘, por exemplo, tem objetivo de capacitar mais de 25 mil franqueados e franqueadores em mais de 120 cidades brasileiras.

Para te ajudar a escolher a melhor franquia para o seu perfil, elaboramos uma lista com 35 redes franqueadoras que podem representar ótimas oportunidades de negócios em cidades com até 100 mil habitantes.

São as franquias para cidades pequenas.

Confira:

Franquias para cidades pequenas — Premiapão

 Anúncio   Invista em um negócio validado, lucrativo e com franquias em todo o Brasil.

Veja se você tem o perfil PremiaPão e realize o seu sonho de ter o seu próprio negócio.

Investimento – a partir de R$ 6.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquia CNA

 Anúncio  Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional

Investimento – a partir de R$ 50.000

SAIBA MAIS

 

Franquias em cidades pequenas — Monitorias

franquias baratas
 Anúncio  Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil.

Confira as vantagens de ser um franqueado.

Investimento: a partir de R$ 6.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquias em cidades pequenas — Yes! Cosmetics

 Anúncio  A Yes! é uma empresa de cosméticos pernambucana em atuação desde 2000 que começou com o modelo de Venda Direta, ou seja, através de catálogos e consultores.

Investimento – a partir de R$ 125.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquia para cidade pequena — Brasil Nutri Shop

 Anúncio  A Brasil Nutri Shop oferece um modelo de franquia online onde você terá um site de suplementos e venderá para todo o Brasil sem precisar de estoque.

Investimento: a partir de R$ 10.900,00

SAIBA MAIS

 

Franquias para cidades pequenas — Casa Pilão

 Anúncio   A franquia do café forte do Brasil está em expansão!

Faça parte desta rede de sucesso e seja um(a) franqueado(a) da Casa Pilão.

Investimento: a partir de R$ 230.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquia para cidades pequenas — Café do Ponto

 Anúncio   Sempre quis investir em uma cafeteria? A oportunidade está aqui: Franquia Café do Ponto.

Faça parte de um mercado promissor.

Investimento: a partir de R$ 70.000,00

SAIBA MAIS

 

Franquia Supera – Ginástica para o Cérebro

O SUPERA é a maior rede de educação do mundo voltada para a ginástica cerebral e conta com metodologia fundamentada na Neurociência. SAIBA MAIS

 

Franquias para cidades pequenas — Via Certa

O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Espetinhos Mimi

A Espetinhos Mimi considerada pioneira e referência no segmento de espetos no Brasil, se compromete com a entrega das melhores soluções para churrasco através de seus produtos, repletos de qualidade, praticidade e sabor. SAIBA MAIS

 

Franquia Bella Capri Pizzaria

Se você está buscando uma nova opção para empreender, você vai gostar de conhecer o negócio Bella Capri.

Uma opção de franquia muito rentável, fácil de administrar, enxuta e com vendas todos os dias do ano. SAIBA MAIS 

 

Franquia Brasileirinho Delivery

Somos a maior franquia de comida típica no box do Brasil.

Temos como objetivo levar praticidade, comodidade e comida de qualidade para qualquer lugar. SAIBA MAIS

 

Franquia Mercadão dos Óculos

Rede de franquias de óticas consolidada no mercado com mais de 500 unidades e 5 selos de excelência consecutivos.

Veja motivos para investir. SAIBA MAIS

 

CI Intercâmbio

A franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.

Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma. SAIBA MAIS

 

Franquia em cidade pequena — Emagrecentro

Fundado em 1987 por um médico, a franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira. SAIBA MAIS

 

Franquia para cidade pequena – Home Angels

A Home Angels é a maior franquia de cuidadores de pessoas e idosos da América Latina. SAIBA MAIS

 

Franquia Jin Jin

A Jin Jin nasceu em 1992 e hoje é a maior rede de culinária asiática do Brasil, com mais de 70 operações em 11 estados. SAIBA MAIS

 

Franquia Kumon

Deseja contribuir com a educação e abrir um negócio com valor de microfranquia?

A Kumon é o négocio certo para você!  Faça parte de uma das maiores redes de educação do mundo. SAIBA MAIS

 

Franquias em cidades pequenas – Laundromat

Laundromat foi e continua sendo pioneira no mercado brasileiro de lavanderias, sendo a primeira a oferecer o conceito Self service, onde o cliente lava e seca suas roupas, prática muito comum nos EUA e Europa. SAIBA MAIS

 

Franquias para cidade pequena – Magrass

A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética.

Pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados. SAIBA MAIS

 

Franquias para pequenas cidades – Mr. Kids

A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce.

A instalação dos equipamentos é negociada pela rede e pelo franqueado em supermercados e shoppings.  SAIBA MAIS

 

Franquia Nutrimais

A Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. SAIBA MAIS

 

Franquia The Kids Club

O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo um curso dinâmico de inglês para crianças a partir de 18 meses. SAIBA MAIS

 

Franquia Tutores do Brasil

A Tutores consiste na Prestação de Serviços de cursos livres para dificuldades de aprendizagem, acelerar aprendizagem, acompanhamento escolar e de aulas particulares on-line ou presenciais. SAIBA MAIS

 

Franquia para cidades pequenas — Vazoli

A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas. SAIBA MAIS

 

Franquia +Ágil

Conheça a +Ágil o modelo de franquias mais completa no segmento financeiro do Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Mazze Semi Joias

A Mazze oferece uma franquia online de Semijoias para pessoas que querem complementar a renda ou até ter seu negócio próprio! SAIBA MAIS

 

Franquia Bellaza

A Bellaza é a maior rede no segmento de maquiagens no Brasil.

A empresa trabalha com um modelo de franquia online e você não precisa ter estoque de produtos. SAIBA MAIS

 

Franquia IceMellow

Somos especialistas em sorvetes com grande variedade de opções: sorvetes premium e toppings diferenciados, compõem enorme variedade de taças e sobremesas, além de açaí, fondue com frutas, waffles, sobremesas e cafés. SAIBA MAIS

 

Franquia Casa do Construtor

Maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina.

Atuamos nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem. SAIBA MAIS

 

Franquia Maria Brasileira

A franquia Maria Brasileira permite que pessoas abram as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. SAIBA MAIS

 

Franquia Seguralta

A franquia Seguralta Corretora de Seguros está no mercado há mais de 45 anos com mais de 150 mil clientes atendidos, assessorando-os para proporcionar tranquilidade e segurança. SAIBA MAIS

 

Franquia Buddha Spa

Maior rede de spas do país, com foco em bem-estar através de serviços e produtos sensoriais.

Estrutura de alto padrão e qualidade técnica diferenciada. SAIBA MAIS

 

Franquia Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar. SAIBA MAIS

 

Franquia Majô

Franquia Majô: nossa especialidade é a beleza da cabeça aos pés!

Invista no setor de saúde, beleza e bem-estar, um negócio promissor. SAIBA MAIS

 

Franquia Pinta Mundi Tintas

A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil.

Um negócio de baixa complexidade, que caiu no gosto dos brasileiros. SAIBA MAIS

 

Franquia Number One Chicken

N1 Chicken é uma marca criativa, 100% brasileira, focada no delivery cuja especialidade é o frango frito crocante.

Foco no baixo custo e operação descomplicada, resultando em alta lucratividade. SAIBA MAIS

 

Franquia Cuidare Cuidadores de Pessoas

A Franquia Cuidare é especializada no cuidado com pessoas em domicilio, com foco na terceira idade.

Somos uma franquia com o propósito de melhorar a vida das pessoas. SAIBA MAIS

 

Franquia Portal da Cidade

O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes. SAIBA MAIS

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia para cidades pequenas:

 

Este é um texto bem interessante do Sebrae, veja: