Conheça 37 franquias ideais para abrir em cidades pequenas
10/10/2019
Link Copiado
Nos últimos anos, o franchising no Brasil tem passado pelo que especialistas chamam de interiorização do setor.
Isso faz parte do processo de expansão das redes de franquias que, com a escassez de locais nos grandes centros urbanos e a oportunidade oferecida pelas menores cidades, partem para os pequenos municípios em busca de crescimento sustentável.
Além disso, o processo acaba por levar desenvolvimento para essas regiões por conta da geração de empregos e do desembarque de marcas conhecidas do público, que antes não eram explorados pelas marcas.
Por essas e outras que é possível garantir boas oportunidades de negócios com franquias para cidades pequenas de até 100 mil habitantes.
O que montar em uma cidade pequena para ganhar dinheiro?
A resposta é bem difícil, mas no ano passado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um estudo que comprovou que as cidades pequenas tem um enorme potencial para isso.
Entre as 30 cidades do País com maior número de franquias em operação, ao menos 20 são capitais.
Entretanto, ao avaliar o ritmo de expansão das redes nesses locais, a entidade observou que centros como Niterói (RJ), São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG) e Campinas (SP) registraram avanços acima da média nacional.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, o franchising está presente em mais de 40% dos municípios brasileiros e deve prosseguir com essa rápida ascensão nos próximos anos.
“Com este estudo, buscamos evidenciar alguns destaques regionais e movimentos.
Mais uma vez, pudemos constatar a importância do interior do País para as redes e o desempenho acima da média nacional em várias cidades.
É o franchising se reinventando para um novo ciclo de crescimento que começa a se consolidar”.
Que negócio abrir em uma cidade pequena?
Desde 2015, a fatia total de franquias funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes está aumentando.
Em 2014, segundo levantamento da ABF, 43,6% das franquias que atuam no Brasil estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes.
O número pulou para 44,4% em 2015 e 48,2% no ano passado. Ou seja, as redes estabelecidas em cidades menores já são praticamente a metade do total.
Já um outro estudo, dessa vez realizado pelo Sebrae há dois anos, mostrou que o consumo fora das capitais e regiões metropolitanas soma mais de R$ 827 bilhões ao ano, o equivalente a 38% do total do consumo no País.
“Esse cenário confirma a existência de um ambiente promissor para os pequenos negócios, na medida em que metade da população brasileira vive nessas cidades e essas regiões vêm apresentando um crescente desenvolvimento econômico”, ressaltou, à época, o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto.
“De cada R$ 10 gastos no Brasil, R$ 4 correspondem ao consumo efetuado no interior.
Confira abaixo o ranking com as 30 cidades brasileiras que detém o maior número de unidades franqueadas em operação, segundo a ABF:
RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – UNIDADES
CIDADES
2016
2017 1º Sem
Variação
1
São Paulo
10259
11132
9%
2
Rio de Janeiro
5222
5719
10%
3
Brasília
1934
2123
10%
4
Belo Horizonte
1784
1966
10%
5
Curitiba
1590
1708
7%
6
Salvador
1463
1592
9%
7
Campinas
1301
1431
10%
8
Porto Alegre
1253
1362
9%
9
Fortaleza
1208
1312
9%
10
Recife
1141
1282
12%
11
Goiânia
1067
1195
12%
12
Belém
709
751
6%
13
Manaus
675
738
9%
14
São Luís
653
704
8%
15
Guarulhos
645
692
7%
16
Ribeirão Preto
616
665
8%
17
São José do Campos
588
663
13%
18
São Bernardo do Campo
599
655
9%
19
Niterói
565
631
12%
20
Santo André
579
631
9%
21
Florianópolis
565
621
10%
22
Natal
537
588
9%
23
Campo Grande
548
580
6%
24
Uberlândia
499
556
11%
25
Teresina
510
548
7%
26
Maceió
503
547
9%
27
São José do Rio Preto
492
537
9%
28
Sorocaba
490
532
9%
29
João Pessoa
467
514
10%
30
Cuiabá
473
512
8%
Aqui, a relação das cidades brasileiras com o maior número de MARCAS em operação:
RELAÇÃO 30 CIDADES BRASIL – MARCAS
CIDADES
2016
2017 1º Sem
Variação
1
São Paulo
568
711
25%
2
Rio de Janeiro
465
548
18%
3
Campinas
362
436
20%
4
Brasília
373
436
17%
5
Curitiba
342
404
18%
6
Belo Horizonte
329
386
17%
7
Salvador
331
375
13%
8
Recife
323
369
14%
9
Fortaleza
296
351
19%
10
Goiânia
298
350
17%
11
Porto Alegre
277
311
12%
12
Ribeirão Preto
279
309
11%
13
São José dos Campos
245
292
19%
14
Santo André
257
292
14%
15
São Luís
258
282
9%
16
São Bernardo do Campo
241
280
16%
17
Jundiaí
231
271
17%
18
Natal
238
268
13%
19
Campo Grande
254
268
6%
20
Uberlândia
226
265
17%
21
Teresina
229
258
13%
22
Sorocaba
232
257
11%
23
Belém
236
255
8%
24
Florianópolis
229
253
10%
25
João Pessoa
222
251
13%
26
Vitória
224
249
11%
27
Barueri
218
248
14%
28
Manaus
216
247
14%
29
Guarulhos
219
247
13%
30
Niterói
222
245
10%
Municípios com maior potencial de consumo
Um estudo realizado pela Geofusion em 2017, mostra a relação das 50 maiores cidades em potencial de consumo, sendo que entre os Top 50 temos:
35 municípios da Capital/Região Metropolitana que serão responsáveis por 85% do potencial de consumo
15 municípios do Interior caberá a fatia de 15%.
Veja abaixo o gráfico de distribuição por região:
O potencial de consumo dessas 50 cidades chega a quase 1,7 trilhão de reais, sendo que o total brasileiro fica perto dos 4 trilhões.
RELAÇÃO 50 CIDADES COM MAIOR CONSUMO
CIDADES
UF
1
São Paulo
SP
2
Rio de Janeiro
RJ
3
Brasília
DF
4
Belo Horizonte
MG
5
Salvador
BA
6
Curitiba
PR
7
Fortaleza
CE
8
Porto Alegre
RS
9
Goiânia
GO
10
Manaus
AM
11
Campinas
SP
12
Recife
PE
13
Guarulhos
SP
14
Belém
PA
15
Ribeirão Preto
SP
16
Campo Grande
MS
17
São Gonçalo
RJ
18
São Bernardo do Campo
SP
19
Maceió
AL
20
Santo André
SP
21
São Luís
MA
22
Florianópolis
SC
23
Natal
RN
24
Joinville
SC
25
Niterói
RJ
26
São José dos Campos
SP
27
Uberlândia
MG
28
Sorocaba
SP
29
Teresina
PI
30
Caxias do Sul
RS
31
João Pessoa
SE
32
Osasco
SP
33
Contagem
MG
34
Aracaju
SE
35
Santos
SP
36
Duque de Caxias
RJ
37
Juiz de Fora
MG
38
Londrina
PR
39
Cuiabá
MT
40
Nova Iguaçu
RJ
41
Maringá
PR
42
Vitória
ES
43
Aparecida de Goiânia
GO
44
Vila Velha
ES
45
Jundiaí
SP
46
São José do Rio Preto
SP
47
Jaboatão dos Guararapes
PE
48
Blumenau
SC
49
Piracicaba
SP
50
Mauá
SP
O que falta numa cidade pequena?
Abrir uma franquia em uma cidade com menos de 100 mil habitantes requer alguns cuidados e recomendações ao investidor.
A primeira delas é referente às pesquisas de mercado e geomarketing, que estipularão a viabilidade do negócio nesses locais.
Por mais que a marca seja reconhecida, é imprescindível a realização desses estudos, pois o negócio só dará certo caso o público local aceite e, principalmente, necessite do serviço ou produto que a rede terá para oferecer.
De acordo com a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, muitas franquias possuem métricas específicas do público necessário para viabilização do negócio, e elas podem variar entre si, a depender do operacional da unidade a ser instalada.
“Hoje há um movimento de interiorização das franquias, este movimento é bom especialmente para marcas já conhecidas e consagradas nas capitais e grandes centros, que levaram modernidade e facilidade aos moradores de pequenas cidades.
As pesquisas de mercado são sempre bem vindas e agregam valor a escolha de ponto”.
Algumas vantagens também podem ser observadas na abertura de uma franquia no interior.
Uma delas, por exemplo, são os custos de operação, que podem ser mais baixos se comparados aos grandes centros urbanos.
Na visão da consultora, uma das tendências vistas nos últimos anos em cidades pequenas que recebem as franquias são os modelos store in store — que são pequenas lojas montadas dentro de uma loja maior.
Elas têm custos operacionais mais baixos em relação a outros modelos.
Outra vantagem é a proximidade do franqueado com o seu negócio, já que em cidades menores o deslocamento entre residência e trabalho pode ser facilitado.
O relacionamento aproximado com o público-alvo também pode (e deve) ser aproveitado, segundo Vergili.
Perfil
Como mencionado acima, o bom relacionamento entre franqueado e público-alvo pode ser um facilitador do negócio em cidades com até 100 mil habitantes.
Outro ponto relevante a ser levado em conta é o fato da expectativa do retorno do investimento ter de ser racional.
Isso porque negócios de primeira viagem, como a chegada de uma nova marca à um centro urbano, podem demandar um pouco mais de tempo para darem o retorno esperado.
Quando ele acontece, porém, os resultados costumam ser até melhores que o observado em metrópoles.
Para a consultora, os segmentos de serviços (educacionais, automotivos e outros negócios) e limpeza e conservação podem se destacar nesses tipos de mercados.
“Acredito muito no segmento de serviços, franquias de escolas profissionalizantes e de idiomas podem performar bem em pequenas cidades.
Algumas lojas que agreguem produtos que a cidade não dispunha e que os moradores precisavam ir para cidades vizinhas para obter, também podem ser bom negócio.”
Vale lembrar que a ABF realiza periodicamente cursos capacitativos para franqueados. Desde 2015, o curso ‘Entendendo Franchising‘, por exemplo, tem objetivo de capacitar mais de 25 mil franqueados e franqueadores em mais de 120 cidades brasileiras.
Para te ajudar a escolher a melhor franquia para o seu perfil, elaboramos uma lista com 35 redes franqueadoras que podem representar ótimas oportunidades de negócios em cidades com até 100 mil habitantes.
São as franquias para cidades pequenas. Confira:
Franquias para cidades pequenas — Premiapão
Anúncio Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (dependendo da atuação do franqueado).
Franquias para cidades pequenas — Maria Brasileira
Anúncio Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira está em 25 estados brasileiros. Surgiu com o intuito de suprir uma necessidade do mercado: a de atender a residências e empresas com profissionais capacitados e de confiança. O trabalho diferenciado e o suporte oferecido aos franqueados fez com que a marca recebesse em 2017 e 2018 o Prêmio Top 25 do Franchising, ficando entre as 25 melhores franquias do Brasil, além de ser a única empresa do seguimento a ganhar o selo de excelência da ABF em 2018.
Franquias para cidades pequenas – Brasil Nutri Shop
Anúncio A Brasil Nutri Shop é a maior franquia de suplementos da América Latina! Tenha sua Própria Loja de Suplementos Online, sem se preocupar com estoque ou entregas. Com baixo custo de adesão você vai se tornar franqueado, vai fazer o seu horário e só administrar e recebe por vendas!
Anúncio Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. Sua metodologia moderna explora elementos presenciais e a distância, além de inovadores recursos tecnológicos, que inserem o idioma no cotidiano do aluno, a fim de proporcionar fluência ao falar, ler, escrever e compreender a língua mais naturalmente.
Investimento – a partir de R$ 100.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Anúncio Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil, presente em mais de 36 cidades, distribuídas entre São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.
Com potencial de 40% de lucratividade, o investimento inicial total varia entre R$ 16 mil e R$ 28 mil, onde o franqueado, que opera no modelo home based, consegue atingir o lucro médio de R$ 10 mil por mês.
Franquias para cidades pequenas — Rockfeller Language Center
Anúncio A Rockfeller Language Center é uma rede de ensino de idiomas com foco em desenvolver a prática da conversação de forma rápida, moderna e com certificação internacional no final do curso.
Ser fluente em inglês é ser a mesma pessoa que você é em português. Seja um franqueado Rockfeller.
Anúncio Tenha o seu espaço de beleza para atender à mulher moderna. Somos especialista em depilação, esmalteria e designer de sobrancelhas. Um espaço que une a rapidez de um serviço expresso com o carinho de um atendimento personalizado e cuidadoso. Nossas profissionais são submetidas a um rígido treinamento técnico e passam por constantes avaliações para que possam manter um excelente padrão de atendimento. Saiba mais..
Franquias para cidades pequenas — Mardelle Lingerie
Anúncio Somos uma marca de lingerie única, completa, para a família toda, para todas as ocasiões e fases da vida. A Mardelle já tem 25 anos de mercado e agora faz parte do Encontre Sua Franquia. Nossa parceria está proporcionando uma expansão mais intensa, garantindo todo o suporte necessário para os nossos franqueados. Temos orgulho em te convidar para fazer parte dessa franquia.
Anúncio Fundada em 2009 no estado de São Paulo, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes. Em 2018, o modelo de negócio foi adquirido pela holding de franquias Encontre Sua Franquia..
O mercado de intercâmbio no Brasil é um dos maiores do mundo, movimentando R$ 2,2 bilhões por ano.
As Franquias de Agências de Intercâmbio tem sido um dos melhores investimentos no mercado de viagens e turismo, obtendo um retorno do investimento em pouco tempo.
Com 8 agências de alto padrão e uma crescente demanda por consultoria especializada, buscamos parceiros que aliem-se a este posicionamento de mercado.
Conquiste o sucesso financeiro e profissional que você está buscando.
O SUPERA é a maior rede de educação do mundo voltada para a ginástica cerebral e conta com metodologia fundamentada na Neurociência. Com estrutura completa e consolidada, 100% orientada para o sucesso do Franqueado!
Somamos mais de 80 lojas. Aliando design diferenciado, preço justo, qualidade e rapidez, desenvolvemos um novo método de lavagem sem uso de água, tornando possível lavar um veículo em 18 minutos.
Que tal investir em uma franquia que não para de crescer?
O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil, oferecendo mais de 30 opções de cursos nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética.
Ter uma loja Açaí Beat significa conseguir todo o know-how para estruturar uma loja divertida e aconchegante, e ao mesmo tempo, operacionalmente simples e eficiente. Uma combinação perfeita a loja Açaí Beat, se torna um empreendimento descomplicado e muito rentável.
Para ter uma operação Balonè, o franqueado precisa ser ousado, entender a linguagem do público-alvo e saber satisfazer as necessidades dos clientes. Por isso, a empresa acredita que a identificação do candidato a franqueado com o negócio é condição primordial no processo.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
A primeira loja da franquia Pizzaria Bella Capri nasceu em 1998, fundada por descendentes de italianos, em Mirassol, interior do Estado de São Paulo. As raízes deste empreendimento de sucesso estão fincadas na forte ligação da Família Covizzi com a gastronomia italiana, há várias gerações.
A rede Brasileirinho oferece um forte programa de treinamento não só para os franqueados, mas também, para o gerente e para quem comandará a cozinha. Inicialmente, eles têm de passar cinco dias na sede da franqueadora, em São José do Rio Preto, onde absorvem o dia a dia da operação, inclusive preparando os alimentos e as caixinhas para entrega.
O Burger + nasceu da ideia de criar uma operação que não fosse um fast food e nem um casual dining. Seguimos a tendência americana do fast casual, que oferece cardápio com mais qualidade de maneira simplificada. Servimos produtos nobres e frescos, mas com valor próximo ao do fast food.
A Chocolateria Brasileira é hoje comandada por um dos herdeiros da Família Neugebauer, pioneira no mercado de chocolates no Brasil, que há mais de 100 anos atua no segmento de confeitaria e chocolates. Recentemente formatada no modelo de franquias, possui diversas unidades distribuídas no país, em formatos de loja, quiosque e home-based (porta a porta).
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
A franquia Doutor Faz Tudo foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção rápida de imóveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia. Nossa franquia está em expansão em todo o Brasil, contribuindo com muitos empreendedores que buscam sucesso e crescimento pessoal através de uma atividade empresarial segura.
A franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira – já que hoje a obesidade e seus malefícios são considerados uma epidemia mundial – proporcionando aos nossos pacientes mais saúde e melhora de sua auto-estima.
A franquia Evolute Cursos Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos.
Fundada em 1920, a Fototica conta com quase 100 anos de história e, desde 2007, faz parte do grupo GrandVision, líder mundial no varejo ótico com sede na Holanda e mais de 6.100 lojas distribuídas em 44 países da Europa, Ásia e América Latina.
A Fórmula Pizzaria foi formatada buscando levar ao mercado alimentício produtos com padrão de qualidade e uma operação de fácil gestão. Sua especialidade está nas pizzas com mais de 40 sabores diferentes, entre salgadas e doces.
A franquia GINÁSTICA DO CÉREBRO nasceu de sonhos, anseios, estudos e pesquisas na área de neurociência e neuroaprendizagem e foi criada pensando em desenvolver um trabalho voltado para a potencialização das capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, de qualquer faixa etária, com ou sem problemas de aprendizagem, especialmente destinado à área lógico-matemática através do uso do soroban.
Se você é um médico, enfermeira, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta ou técnico em enfermagem encontrará na Home Angels sua oportunidade de fazer um upgrade em sua carreira ao aliar à sua formação, novos conhecimentos que lhe permitirão atuar sinergicamente com sua atividade. Se você é um empreendedor, receberá treinamentos necessários para gerir todos os assuntos relacionados ao negócio.
A Jin Jin nasceu em 1992 e hoje é a maior rede de culinária asiática do Brasil, com mais de 70 operações em 11 estados. A marca oferece aos seus consumidores uma experiência gastronômica que a cada dia ganha mais admiradores: os sabores da Ásia.
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em 49 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, nossas quase 1500 unidades atendem mais de 155 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, nos consolidamos também como a maior rede de franquia de educação do país.
A ideia de negócio surgiu em 1979, quando Juan Carlos Lopez foi transferido para trabalhar nos Estados Unidos. Durante este período, conheceu o sistema de lavanderias automáticas (Self-Service). Após utilizar este sistema que é mais econômico e prático, decidiu abrir com mais 2 amigos uma lavanderia Self-Service na Argentina..
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
O principal fator de sucesso da franquia Mr. Kids é o foco da companhia em aumentar o mix de produtos e serviços oferecidos ao cliente final. Isto, aliado a um baixo custo de implantação e manutenção, aumenta a lucratividade dos pontos de venda e viabiliza uma operação mais rentável.
A Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. São produtos enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que contribuem com o equilíbrio do metabolismo do animal e permitem mais aproveitamento dos nutrientes.
A Sigbol Fashion, única rede de franquias de cursos profissionalizantes focada em moda do Brasil, adotou o sistema de franquias em 2011, mas sua história começou muito antes disso, em 1969, ano em que foi inventado pela italiana Elvira Nunari o método empregado pela instituição.
O método THE KIDS CLUB foi implantado no Brasil em 1994, e vem se expandindo dia a dia. Atualmente, possui unidades em todo o país, oferecendo um curso dinâmico, divertido e exclusivo a mais de 10.000 alunos.
Franquias para cidades pequenas – Tutores do Brasil
A TUTORES DO BRASIL nasceu a partir do sonho de um casal de empreendedores e pais que necessitavam de ajuda para seus filhos com dificuldades de aprendizagem, mas que não encontraram no mercado brasileiro sistemas de educação complementar capazes de ajudar seus filhos no desenvolvimento de seus estudos.
A rede Vazoli oferece crédito pessoal, crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS, crédito consignado para servidores públicos, crédito imobiliário – financiamento e refinanciamento e compra de dívidas de outros bancos e cartões (consignados).
A Franquia ORTOPLAN é uma rede de Clínicas Odontológicas que atua em todas as Áreas da Odontologia, oferecendo todas as Especialidades da Odontologia aos seus pacientes.
Em Janeiro de 2019 iniciamos o nosso novo conceito em FRANQUIA ODONTOLOGICA ORTOPLAN FOR YOU, esse conceito promete revolucionar o que existe em FRANQUIA no mercado odontológico, onde consiste em um modelo inovador com baixo investimento inicial e a operação é muito mais simplificada.
O objetivo é criar oportunidades para dentistas que possuem sua clínica e querem profissionalizar seu sistema de gestão completo.
Uma rede de franquias de vestuário infantil que explora o segmento bebê e infantil e que se tivesse uma forte identificação com o público alvo de todo o território nacional.