31 microfranquias de sucesso para quem quer ter um próprio negócio
20/06/2019
Link Copiado
As microfranquias ou franquias de baixo custo, cujo investimento inicial não ultrapassam a cifra de R$ 90 mil, surgiram como alternativa de expansão das franquias durante a crise econômica.
Com modelos de operação mais enxutos, elas demandam menos custos para instalação e, em alguns casos, podem ser operadas por uma só pessoa.
Nós separamos 21 dessas microfranquias de sucesso para você conhecer.
Mas, afinal, o que difere as franquias de baixo custo ou microfranquias de uma franquia comum?
A resposta é simples: apenas o valor do investimento inicial. Se para abrir uma unidade de uma determinada rede você necessite aportar R$ 90 mil ou menos, o modelo de negócio será baseado em um formato de operação menor, considerado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Lei do Franchising como uma microfranquia. Se o aporte inicial ultrapassar esse valor, o formato de operação será normal.
Para entender melhor como é determinado o valor de investimento inicial da franquia, a ABF adotou um padrão que determina que o investimento total para abertura de uma unidade franqueada é a soma dos seguintes itens:
— Capital para instalação
— Taxa de franquia
— Capital de giro
Veja um exemplo do cálculo de investimento de uma franquia:
Valor Mínimo – R$
Valor Máximo – R$
Capital para instalação
2.000
4.000
Taxa de franquia
2.000
6.000
Capital de giro
1.000
3.000
Investimento Total
5.000
13.000
Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, é importante ressaltar que as franquias de baixo custo requerem a mesma dedicação e cuidado que qualquer outra franquia de outro formato.
De acordo com a ABF, 557 redes brasileiras operam com modelos de microfranquias.
E nos próximos anos este número deve aumentar: 36% das redes que ainda não operam com modelos de baixo custo afirmam ter interesse em desenvolver opções no formato.
Mesmo após a crise, as franquias menores se mostraram rentáveis e viáveis, principalmente para empreendedores de primeira viagem.
O investimento inicial médio em uma franquia de baixo custo varia entre R$ 44 mil e R$ 54 mil reais.
Fruto de inovações de um setor que está sempre se redescobrindo, as franquias baratas se proliferam pelo País a cada ano.
Um estudo da ABF mostra que este segmento do franchising ganhou força nos últimos três anos como resultado da crise econômica, que fez com que franqueadores buscassem novos nichos de negócios e meios de manter a expansão da rede em desenvolvimento.
Entre 2014 e 2016, 91,8% das franquias que atuam no Brasil introduziram algum novo produto ou serviço, seja na própria empresa, no mercado nacional ou mundial. Dentre elas, ao menos 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios.
Além disso, 45% de todas as empresas respondentes afirmam ter implantado novas técnicas, softwares ou equipamentos durante o período de instabilidade econômica.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr, os processos de inovação, do qual nasceram ideias como as franquias de menor formato, resultaram em ganhos de eficiência que traduzem o fortalecimento do setor, que cresceu 8% em 2017, na comparação com o ano anterior.
“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual e internet das coisas, por exemplo.
Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”.
No ano passado, ainda segundo a ABF, o setor de franquias faturou R$ 163 bilhões.
Para 2018, a estimativa da entidade é de um resultado ainda mais positivo: avanço de 10%.
Atualmente o franchising nacional responde por 2,4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e emprega aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores.
Em levantamento realizado no ano passado, a ABF revelou que 29% das unidades de microfranquias demandam em média de 12 a 18 meses para obter o retorno do investimento.
Perfil
Como mencionado acima, investir na abertura de uma microfranquia não quer dizer que você terá menos trabalho.
Pelo contrário, a dedicação ao negócio e a organização para seguir as normas da franqueadora serão fundamentais para o sucesso da empreitada.
Geralmente, quem pretende adquirir uma franquia barata utiliza-se de recursos que podem ser advindos de: seguro-desemprego, fundo de garantia, rescisão de contrato, venda de automóveis ou imóveis.
Independente da fonte, é recomendável que você tenha todo o capital necessário para abertura da franquia. Se possível, guarde uma parte para usar como capital de giro.
Além disso, certifique-se de escolher um segmento de atuação do qual você possua afinidade.
Como o negócio tomará boa parte do seu tempo, é aconselhável que você tenha interesse pela área e busque o máximo de informações disponíveis sobre o mercado em questão.
Neste caso, faça uma lista com as franquias de baixo custo do seu interesse, converse com franqueados da marca e colete o máximo de informações possíveis para que não haja arrependimentos ou desacordos após a assinatura da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Vale lembrar também que as microfranquias possuem formatos distintos disponíveis para operação.
Algumas são baseadas no sistema home-office (trabalho em casa), outras em venda direta (porta a porta), além de quiosques, pequenas lojas e até operações móveis, como foodtrucks e bikes.
Recomendações
A maior dica para que um empreendedor alcance o sucesso com uma franquia de baixo custo é: esforce-se ao máximo.
Por ter modelo de operação menor, o que significa menos funcionários e equipe mais enxuta, o franqueado será o provável responsável por toda a performance do negócio.
Segundo a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Vergili, é esperado que o empreendedor trabalhe até mais do que antes, quando era funcionário.
“Todo franqueado para ter sucesso tem que ter dedicação ao negócio, estar disposto a correr riscos, não ter salário fixo e trabalhar muito mais do que sendo CLT.
Em uma franquia de baixo custo, mais ainda, já que muitas vezes a operação não exige funcionários, dependendo exclusivamente do trabalho desse empreendedor, e a remuneração também depende do esforço com o negócio.”
Por isso, o ideal é que o investir escolha um segmento que torne o trabalho com a franquia prazeroso.
Para isso, é necessário que ele realize uma completa pesquisa de campo com as franquias escolhidas e feche o negócio com aquela cujo modelo de negócio se encaixe com seu perfil.
“O envolvimento será condição essencial e primordial para o sucesso do negócio.
Participar de uma rede de franquia significa trabalhar dentro de padrões estabelecidos pela marca, acatar sugestões, normas e orientações com um só propósito: o sucesso do negócio.”
Abaixo, você confere 21 opções de microfranquias de sucesso associadas à ABF que podem encaixar com o seu perfil empreendedor.
Microfranquias de sucesso — Clube Turismo
Anúncio Somos uma franquia de agências de turismo e hoje já somos mais de 500 franqueados espalhados por todo país. Investir e trabalhar no segmento de viagens e turismo é objeto de desejo de muitos empreendedores. Então faça do seu sonho o seu negócio! Assim como a indústria do turismo tem se desenvolvido ao longo dos anos, a Franquia Clube Turismo vem se tornando referência neste mercado. O investimento, cabe no seu bolso, confira já.
Anúncio Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (dependendo da atuação do franqueado).
Microfranquias de sucesso — Delícia de Bolos Caseiros
Em 2015, Osmar Afonso e Salvatore Privitera, sócios na BN Franquias, proprietária de franquias no setor da comunicação, decidiram expandir suas atividades para o setor de alimentos, o mais representativo no universo do franchising brasileiro, através da parceria com uma empresa cujo negócio pudesse ser transformado numa microfranquia que tivesse como características: baixo investimento inicial; retorno rápido; capital de giro reduzido; operação simples; produto com ampla aceitação e custo competitivo.
A microfranquia iGUi Trata Bem foi criada em 2012 com o objetivo de formar profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, através de cursos específicos realizados na própria iGUi e com todo suporte da marca. O franqueado iGUi Trata Bem deve ser ousado em buscar parcerias em sua região, flexibilidade para aprimorar sempre o desenvolvimento de novas técnicas e gostar de lidar com pessoas.
Muito mais do que uma franquia de produtos naturais. Criamos soluções para melhorar a vida das pessoas. Fazemos isso através da criação de produtos mais naturais que substituem produtos artificiais ou prejudiciais à saúde. Queremos é uma “terceira casa” do cliente. Não vendedores de disco. Temos mensageiros! Os mensageiros têm uma responsabilidade de sempre ensinar algo aos clientes.
Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira surgiu para permitir que pessoas pudessem abrir as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade.
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.
O principal fator de sucesso da franquia Mr. Kids é o foco da companhia em aumentar o mix de produtos e serviços oferecidos ao cliente final. Isto, aliado a um baixo custo de implantação e manutenção, aumenta a lucratividade dos pontos de venda e viabiliza uma operação mais rentável.
A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.
A franquia Dr. Jardim foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção de jardins e piscinas com novos conceitos de qualidade, segurança, zelo e garantia. Nos países mais ricos, a prestação de serviços de cuidados de jardins e piscinas é vista como um assunto de saúde e patrimônio.
A franquia Ginástica do Cérebro nasceu de sonhos, anseios, estudos e pesquisas na área de neurociência e neuroaprendizagem e foi criada pensando em desenvolver um trabalho voltado para a potencialização das capacidades cognitivas e emocionais de todas as pessoas, de qualquer faixa etária, com ou sem problemas de aprendizagem.
As Escolas de Apoio Meu Dever de Casa têm como proposta incentivar a autonomia de estudo através da utilização de técnicas eficazes, dentro de um ambiente adequado, sempre seguindo as indicações das mais atuais descobertas da Neuroeducação.
A franquia Limpidus é uma marca com mais de 35 anos de existência, maior rede nacional em serviços de limpeza, oferece a seus clientes o que existe de mais moderno em gestão de serviços e inovações tecnológicas. Sua atuação cobre todo o território nacional. O serviço de limpeza é uma das atividades com maior potencial de crescimento mundial.
A franquia Information Planet é uma empresa global, com 20 anos no mercado, presente em 13 países, fundada em Sydney- Australia, por um brasileiro, que viveu e vive até hoje a experiência de um intercâmbista. A Information planet já embarcou mais de 250.000 estudantes nos destinos que atua.
A franquia JAN-PRO foi criada em 1991, nos Estados Unidos. Hoje, atua em 15 países do mundo, com mais de 8.000 franqueados atendendo mais de 60.000 clientes.
A franquia Limpeza com Zelo ao ser comandada pelo Master Franqueador da Jan-Pro no Brasil, desenvolve trabalhos, treinamentos que são frutos da experiência e dos aprendizados acumulados nos últimos anos pela equipe que comanda a Jan-Pro.
A história da franquia Limppo Multiserviços começa em agosto de 2001, então como franqueadora da marca HPS Master Service, empresa de prestação de serviços de limpeza oriunda das Ceras Johnson.
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos. A única rede de franquias com mais de 70 opções de cursos.
O pioneirismo da Rede PBF está na proposta pedagógica e também na utilização do sistema de franquia.
A Rede também conta com uma equipe especializada de consultores do Departamento de Franquias que visitam as unidades em todo o País para prestar o suporte adequado aos franqueados.
A franquia RHF Talentos, com matriz em Curitiba, Paraná, é uma empresa com um novo conceito de mercado de trabalho on-line, oferecendo um portal de Recursos Humanos como oportunidade de negócio próprio e com possibilidade de retorno financeiro imediato e diário.
A franquia Seguralta Corretora de Seguros está no mercado há mais de 45 anos com mais de 150 mil clientes atendidos, assessorando-os para proporcionar tranquilidade e segurança.
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos.
Com matriz na cidade de São Marcos e franquias em todo o Brasil, a franquia Vida de Ouro Corretora de Seguros e Previdência, se destaca pela bagagem prática e teórica de seus colaboradores, com mais de 20 anos de experiência neste segmento. Especializada em Previdência Privada e Seguros de Vida, a corretora atua com praticamente todos os ramos de seguros, sempre com profissionalismo e seriedade.
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em Recife (PE), São Paulo (SP) e João Pessoa (PB), e mais de 1.900 franqueados espalhados por todo o Brasil.
Franquia de meios de pagamentos com recompensa em cashback. Plataforma de fidelização de clientes e aumento de vendas. Aplicativo que devolve parte do dinheiro das compras aos usuários.
A Achei no Pão é uma uma franquia especializada em publicidade em sacos de pão, com conceito sustentável e mídia de grande abrangência com baixo custo e grande impacto.
A franquia PremiaPão nasceu com o intuito de criar um produto de mídia inovador que gerasse desejo no consumidor impactado. O objeto de premiação torna-se o atrativo para um maior engajamento do consumidor com as marcas divulgadas, gerando um resultado bastante significativo para o anunciante, comparado a outras mídias convencionais.
A franquia Sigbol Fashion é uma empresa que oferece cursos profissionalizantes relacionados à moda, preparando pessoas em várias etapas do processo, desde a criação e produção, até a administração e venda.
A franquia SMS Digital é um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes.
O compromisso da franquia The Kids Club é prestar a você, franqueado, todo o suporte necessário para o sucesso do seu negócio, desde o início de sua operação, até o dia-a-dia de sua unidade franqueada, auxiliando-o na prospecção de clientes e na conquista de alunos, e orientando-o para que você tenha uma operação rentável e de sucesso.