Investir em um negócio próprio é um exercício de empreendedorismo aprimorado, e por isso muita gente que saber como abrir uma franquia, afinal já é um modelo testado e com risco menor.
Mesmo assim, exige cuidados específicos como em qualquer outra empreitada financeira.
O franchising brasileiro
Um dos setores da economia nacional que, inclusive durante a crise, foi muito bem, obrigado.
E ele segue em curva ascendente.
No ano passado, as franquias que atuam no mercado interno somaram mais R$ 211 bilhões em receitas totais, o que representou um avanço de 14,3% sobre o resultado obtido no ano anterior, mesmo o Brasil atravessando momentos de instabilidade econômica.
Diante dos números, é compreensível a atração dos empreendedores brasileiros para montar uma franquia.
E para entrar nesse mundo, não basta apenas ter o valor do investimento na conta.
Uma preparação adequada, respeitando o tempo de aprendizado e as regras de mercado, é extremamente necessária para tocar seu negócio franqueado.
Qual o perfil para montar uma franquia?
A primeira coisa que o investidor deve nutrir é o espírito empreendedor.
Sem ele, não há como o negócio sobreviver por muito tempo, e ai esquece querer abrir uma franquia, porque vai ser um pesadelo.
Outra característica relevante é ter o perfil semelhante ao que a franquia escolhida busca nos seus parceiros.
Habitualmente as marcas procuram investidores que sigam as regras impostas pela franqueadora de forma estratégica, além de já terem traçado planejamentos de venda, marketing, operação e de atendimento, entre outros.
Espírito empreendedor, dinamismo, capacidade de gestão de crises, desejo de aprender e disposição para trabalhar inclusive aos finais de semana também são características relevantes que as franqueadoras procuram.
Os fornecedores do negócio serão sempre aqueles indicados pela rede em contrato, excluindo o franqueado do poder de decisão.
E por falar em contrato, apesar das redes não determinarem ou incluírem uma cláusula específica sobre isso, elas esperam do franqueado um perfil colaborativo, que aponte possíveis soluções para problemas que possam surgir durante a operação.
Ter o perfil pessoal encaixado com o segmento escolhido também é uma vantagem.
Para as franqueadoras, se o candidato possui conhecimento sobre a área a qual irá atuar, trata-se de um diferencial positivo.
Consultores especialistas em franquias recomendam, ainda, que o candidato interessado conheça de perto os processos de gestão da rede escolhida, os sistemas que ela utiliza, o suporte, pontos de vista e opiniões de franqueados da marca a fim de ter obter um cenário concreto e transparente do negócio desejado.
Qual segmento mais me atrai para abrir a franquia?
No Brasil, existem na atualidade quase três mil marcas de franquias em operação.
A ABF distingue as áreas de atuação dessas redes em 11 diferentes segmentos:
Conheça os modelos de operação, produtos e serviços, além das atividades de rotina do segmento escolhido antes de fechar o negócio.
Um estudo aprofundado sobre o setor de interesse é sempre recomendado por consultores.
Avalie tendências de mercado e identifique players que se encaixem na região onde o negócio será aberto.
Pesquisas de geomarketing podem ser úteis na escolha do ponto.
Uma das formas mais comuns de conhecer as marcas é visitando feiras de franquias, como a anual ABF Expo, além das regionais ABF Expo Rio e ABF Expo Nordeste.
Como abrir uma franquia, se nem sei quanto tenho para investir?
O franchising brasileiro oferece oportunidades para todo tipo de investidor, desde aqueles com menor poder aquisitivo àqueles que possuem maior poder de barganha.
Atente-se a todas as taxas que a franquia impõe, já que algumas redes cobram royalties e outras não.
Os custos para colocar a franquia em funcionamento também podem variar de acordo com o formato do negócio.
Hoje, existem redes que trabalham no sistema home-based (trabalho em casa), quiosques, lojas grandes ou menores, franquias móveis ou e-franquias, entre outros formatos.
O valor pode variar entre R$ 5 mil a R$ 36 milhões.
O prazo de retorno do investimento inicial costuma oscilar entre 24 e 36 meses. Em alguns casos, o período pode ser maior ou menor, a depender do modelo do negócio.
Mapeie com a franqueadora todos os custos da operação, como aquelas com marketing, funcionários, aluguel e treinamentos, a fim de evitar gastos inesperados.
Se após a apresentação dos valores, você ainda não possuir o investimento necessário, existem linhas de crédito especialmente para compra de franquias que poderão te ajudar.
Banco do Nordeste, Santander e Banco do Brasil são três instituições financeiras que oferecem condições especiais para quem deseja investir em uma franquia.
Como abrir uma franquia, se eu não sei o que é franchising?
Ajuda muito na hora da compra, entender como funciona o modelo e os termos do franchising, veja alguns importantes:
Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela;
Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.
Conheça os detalhes de um contrato de franquias e o que deve ser analisado antes da assinatura.
Temos vários artigos para você consultar, acesse agora mesmo. Saiba tudo sobre o contrato de franquias
Entenda como é o passo a passo para comprar uma franquia.
O que você deve perguntar para o franqueador e saber sobre a rede e ter mais confiança no negócio. Como funciona o processo seletivo de uma franquia
E veja a definição do Wikipedia para o que é franquia, clique aqui.
E o que diz o Dicionário Online de Português, definindo o que é franqueado, clicando aqui!
Como montar uma franquia, se não entendo nada sobre franquias?
No nosso País, o franchising está amparado pela Lei de Franquias.
Criada em 1994, a lei 8.955 é a única fonte de dados oficial para que o franqueado conheça e se oriente sobre os seus direitos, além de entender as suas obrigações, exigências da rede e como seu negócio deverá funcionar.
Nela, há a obrigatoriedade de apresentação da Circular de Oferta de Franquia — COF —, cujo documento é emitido pela franqueadora ao novo franqueado.
Ele possui as informações pertinentes ao negócio (valores, taxas, prazos, obrigações, exclusividades, fornecedores) e deve ser analisado pelo interessado no prazo determinado pelas partes.
Caso você desista da compra, a empresa deve devolver todos os valores pagos até aquele momento, conforme a lei exige.
Ademais, a COF é um dos instrumentos mais utilizados judicialmente em decisões contra ou a favor do franqueador em casos onde há litígio entre os dois lados.
Outra dica dos especialistas é abusar dos contatos de franqueados que a COF possui.
Consulte-os sobre benefícios, vantagens e desvantagens, possíveis dificuldades com a marca e rotinas pertinentes ao negócio.
A COF também pode ser analisada junto a um advogado ou contador, para melhor entendimento da circular. Garanta que ela seja uma ferramenta para proteção do seu patrimônio.
Para saber como comprar uma franquia, é importante saber como é feito o cálculo de investimento, veja o quadro abaixo:
Valor Mínimo – R$
Valor Máximo – R$
Capital para instalação
2.000
4.000
Taxa de franquia
2.000
6.000
Capital de giro
1.000
3.000
Investimento Total
5.000
13.000
Agora, você já sabe como abrir uma franquia!
Como você viram, para comprar uma franquia precisa estudar primeiro o que é franquia, depois entender seu perfil e ai sim começar a pesquisar as centenas de redes que atuam no mercado brasileiro.
Sim, dá trabalho, e depois que comprar vai dar mais trabalho ainda, não tenha a ilusão de que o franqueador vai fazer tudo por você, o responsável pelo sucesso da sua unidade é você mesmo.
Recomendamos os cursos oferecidos pela ABF Educação para facilitar as coisas, e os diversos artigos disponíveis aqui no portal para reforçar seu conhecimento sobre o assunto.
Selecionamos várias opções franquias de diversos segmentos para você:
Como abrir uma franquia – Omie
Anúncio Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.
A 1ª franquia de papel de parede do Brasil, a Decoramax está no mercado desde 2015 vem revolucionado a tendência no ramo de decoração de interiores. Mais do que atender o mercado, buscamos a excelência constante na qualidade dos produtos oferecidos.
A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce. Isso porque a Mr. Kids oferece uma excelente variedade de vending machines e produtos licenciados exclusivos que atraem consumidores de todas as idades. Com um pequeno investimento, você terá em mãos a oportunidade de começar seu próprio negócio de forma simples e segura.
A Trust é a melhor opção para quem quer estudar, trabalhar, aprender outros idiomas e viajar pelos lugares mais incríveis do mundo! Com a consolidação de sucesso da marca nos mercados em que atua, a Trust Intercâmbio está expandindo suas operações por meio de franquias. Faça parte dessa marca de sucesso.
A franquia BonaSecco é uma marca de lavanderias criada no Brasil especializada em lavagem a seco ou a água, uma ótima opção se você busca praticidade e qualidade, visando atender as necessidades e peculiaridades dos usuários brasileiros, obedecendo aos rigorosos padrões europeus do mercado. Uma rede em expansão.
Menina Biju uma franquia exclusiva, inovadora e sofisticada, iniciou suas atividades no ano de 2015 com uma loja na cidade de Rondonópolis – MT. Visando um mercado competitivo, foi em busca de uma ideia inovadora e interessante no ramo de varejo de bijuterias e acessórios femininos, masculinos e infantis! Oferece produtos de qualidade e a preço único de R$ 10,00. Retorno rápido de seu investimento.
Invista no setor que mais cresce no mundo! Conheça a MENU POKE, a franquia maior de Fresh Food do Brasil. Sinônimo de qualidade, sabor e vida saudável.
Uma plataforma de educação financeira e planejamento financeiro e desenvolvemos mecanismos que torna disponível à sociedade de tal forma que todo cidadão possa ter acesso e se sinta motivado a utilizá-la para atingir um bom nível de bem-estar financeiro.
A Ceofood é uma Fintech Brasileira que atua no segmento de aplicativos e delivery gastronômico. Sendo franqueado Ceofood, você investe em um mercado crescente e inovador, além de ganhar de forma recorrente sobre todas as vendas com o aplicativo. Invista no mercado de tecnologia e tenha uma alta projeção de lucratividade!
O Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Fundado por Alberto Saraiva, o Ragazzo traz em seu conceito, algumas idéias e experiências de sucesso.
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo — por oferecer uma gastronomia requintada em um ambiente casual, acolhedor e conectado, de forma rápida e com preços acessíveis.
Um único restaurante, inaugurado em 1988, foi o primeiro passo para, em 1992, ser inaugurada a primeira franquia Habib’s. E o melhor, a ideia surgiu justamente de uma consumidora impressionada com o baixo valor da conta.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão.
Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo. Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.
Serviços de assessoria para diversos tipos de processos, assessoria cartorária, documental e imobiliária para brasileiros no Brasil e em qualquer lugar do mundo.
Franquia de Farmácia que nasceu com a função de agregar valor ao PVD (ponto de venda), levando competitividade e melhoria na negociação junto aos fornecedores parceiros.
A franquia consiste em unidades de comercialização presencial, através de quiosques de vendas de vitaminas, minerais e suplementos alimentares, importados, exclusivamente dos E.U.A.
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