Dicas de como abrir uma franquia por top consultores

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dicas de como abrir uma franquia

Top consultores revelam as melhores dicas de como abrir uma franquia

23/05/2022

Para te deixar ainda mais confiante, falamos com vários top consultores para eles revelarem dicas de como abrir uma franquia, e falarem sobre os cuidados que o investidor deve tomar ao investir seu dinheiro em uma unidade franqueada.

Vale lembrar que possuir o capital para investimento não é sinal de garantia para a sua compra.

Além do dinheiro, o empreendedor precisará está preparado e se identificar com o segmento, eter bom relacionamento interpessoal.

Como é de praxe, possuir espírito empreendedor é uma característica fundamental de quem planeja ou pensa em como abrir uma franquia, bem como em qualquer outra atividade pertinente à rotina de patrão.

Afinal, apesar do formato de negócio já ser testado no mercado, toda a operação vai depender da gestão do franqueado, que será também responsável por ao menos 50% dos resultados da unidade adquirida.

À rede, cabe a disponibilização do suporte, treinamento e comunicação da marca com o público.

Antes de tudo, porém, o empreendedor deve pesquisar marcas e ramos de seu interesse, contabilizar corretamente o montante que poderá investir, raciocinar sobre os prós e contras de se tornar um empresário e, por fim, procurar a franquia escolhida.

Abaixo, inserimos algumas das dúvidas mais pertinentes que candidatos a franqueados têm e as repassamos para que os consultores respondessem.

Confira e descubra como abrir uma franquia de sucesso:

Quero investir em uma franquia, mas ainda não escolhi uma rede. Por onde começo?

Angelina Stockler é sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER

O ideal é que você tenha afinidade com o negócio e que ele seja lucrativo.

Não adianta ter um sem o outro.

Eu iria atrás de um segmento que é lucrativo, mas você tem que avaliar se tem afinidade ele.

Do contrário, você vai acabar não se dedicando o suficiente, o que significa que o negócio correrá grande risco de fracassar.

Mais do que isso, entre optar pela franquia A ou B, analise a franqueadora.

Pode ter mais de uma para uma determinada marca.

Avalie se ela é de sucesso, o nível de suporte que ela oferece e, mais uma vez, a satisfação dos franqueados.

É importante também identificar se a franqueadora possui um bom programa de capacitação para iniciantes.

Para investir com mais segurança, procure avaliar também o número de unidades daquela rede, e se esse número está crescendo ou diminuindo.

A marca está em expansão ou está estagnada?

Se ela vive um momento de retração, qual o motivo disso?

Ela está se restruturando?

Outro ponto chave é analisar o número de unidades que fecharam nos últimos meses e o motivo delas terem fechado.

Em relação ao suporte, qual o tipo de apoio que a rede oferece?

O apoio é constante?

Quantos consultores de campo para cada franquia?

Existe uma consultoria diferente para franqueados novos ou antigos?

Todos esses fatores determinarão um caminho para você seguir.

 

Como sei se possuo o perfil de franqueado certo para uma rede específica? E qual é o perfil de franqueado que toda franquia deseja?

Leonardo Marchi é sócio-diretor da Praxis Business

O perfil de candidato que possui todo o investimento necessário e que, além deste ponto que é mandatório, tem um perfil comportamental de execução de processos.

Que está disposto a seguir as regras da franqueadora, que tem iniciativa para gerar negócios.

Que é protagonista e assume as responsabilidades de um franqueado, que possui um bom relacionamento de negócios na comunidade onde estará a unidade

E, por fim, que está disposto a construir uma história de sucesso com a marca que escolheu.

Um tipo de perfil que pode não ser interessante para uma parte das franqueadoras é o perfil de investidor puro, ou seja, aquele empresário que apenas vai “prover o capital”, mas que não vai se envolver no negócio.

Nestes casos, é preciso que este candidato tenha um sócio que será o “operador” do negócio, sendo que a franqueadora vai focar neste sócio operador para fazer todo o processo de seleção, bem como todo o processo de relacionamento após o fechamento do negócio.

 

Recebi uma resposta negativa sobre a abertura de uma unidade de uma determinada franquia. Posso (ou devo) procurar outras redes?

André Friedheim é sócio-diretor da FRANCAP

Definitivamente sim!

No franchising, não existe esta troca de dados entre as redes de franquias, até porque o que é bom para uma rede pode não ser para outra.

Não é porque você não possuía o perfil para trabalhar com uma marca, que não tenha o perfil para trabalhar com outra, mesmo que sejam de segmentos em comum.

Estes tipos de negativas podem ter os mais diversos fatores: falta de capital é o mais comum.

Outro bastante observado é a escolha do ponto comercial.

Muitas vezes o franqueado quer escolher um ponto e ele já está ocupado.

A escolha do perfil por parte das franqueadoras pode variar, mas geralmente elas traçam um perfil único com base em franqueados de sucesso da rede.

Com esse perfil em mãos, elas analisam os possíveis candidatos a franqueado, que mesmo tendo seu perfil aceito nesta primeira fase, terá de ser aprovado pelo comitê de aprovação da marca.

 

Qual é o tempo médio entre o início de uma negociação e a abertura efetiva do negócio?

Caroline Bittencourt é diretora de Inteligência de Mercado do Grupo BITTENCOURT

Tudo depende de cada franqueadora e o processo de cada uma.

Alguns fatores que podem influenciar e muito no tempo desde a negociação e abertura efetiva do negócio:

  • Processo de análise do candidato – pode ser mais criterioso e demorado ou mais ágil – depende do objetivo de cada franqueadora.
  • Assinatura do contrato – avaliação do contrato pelo franqueado e que sempre orientamos que tenha um advogado para ajuda-lo a sanar todas as dúvidas.
  • Questões burocráticas de abertura de empresa e retirada de certidões;
  • Busca do ponto comercial – geralmente esse é o ponto que mais demanda tempo uma vez que é fundamental para o sucesso do negócio.
    Algumas franqueadoras ajudam os franqueados nesse processo e devem necessariamente aprovar o ponto;
  • Obras e reformas do ponto do ponto;
  • Fase de contratação e treinamento dos funcionários.

Com tantos fatores, é importante que haja um planejamento claro e acompanhamento de cada etapa.

Algumas franqueadoras possuem esse processo muito bem estruturado.

Inclusive, fazem uso da tecnologia como aliada nesse processo de acompanhamento e ajustes no cronograma de abertura de uma unidade.

 

Quais são os principais erros cometidos por quem entra de cabeça no franchising? E por quê é importante evitá-los?

Ana Vecchi é diretora da consultoria Vecchi Ancona – Inteligência Estratégica

Vejo muitos candidatos que acreditam que o modelo de franchising não possui riscos e que é sinônimo de sucesso.

De fato, o sistema é mais confiável, pois são negócios já testados. Porém, não é tão simples quanto parece.

Um dos exemplos de erros mais cometidos por quem entra de cabeça no mundo das franquias é aquele cara que adquire uma franquia para solucionar um problema de vida pessoal.

As vezes ele vem de um luto inesperado ou os filhos que cresceram e já tem suas vidas, então a pessoa quer algo para se ocupar.

Tem aqueles também que, mesmo em pleno 2017, possuem um velho pensamento de comprar uma franquia para a mulher (esposa, amante, crush, etc) tocar e ter o que fazer ou se ocupar de alguma forma.

Outro erro bastante comum é a falta de informação e de clareza na hora de fechar o negócio.

As vezes o candidato tem o perfil de consumidor daquela loja e acha que possui todas as informações da rede, mas não conhece os bastidores e como funciona, de fato, a operação da franquia.

Esse também é o tipo de perfil que não conhece o lado empreendedor e o trabalho que dá ser um (micro ou pequeno) empresário.

Resumindo, não compre uma franquia se você estiver pensando em como solucionar um problema pessoal com ela.

Para isso, é importante realizar uma análise emocional antes de fechar negócio.

 

Existe alguma dica infalível para se obter sucesso com franquias? Quais as principais recomendações para quem está começando no franchising?

Américo José é sócio diretor da consultoria Cherto Atco

Sempre oriento o candidato a seguir dez regrinhas básicas:

  1. Conheça a si mesmo – fazer uma autoavaliação cuidadosa e honesta. Quais os pontos fortes e fracos? Em que ramo deseja atuar? Tem habilidades mínimas necessárias para ser dono de um negócio nesse ramo? O que falta? Está preparado para atuar de acordo com as normas e padrões estipulados pelo franqueador?
  2. Avalie seu mercado – verifique os tipos de negócios que poderão ser bem-sucedidos na região que pretende instalar a sua franquia.
  3. Defina suas possibilidades – de quanto dinheiro você dispõe para investir? Você tem recursos financeiros suficientes para continuar vivendo e pagando as despesas da família até o negócio passar a gerar resultados? Você está consciente de que isso pode levar alguns meses?
  4. Estude alternativas – mesmo que esteja interessado em alguma marca, procure compará-la com outras e verifique com cautela todos os dados do negócio.
  5. Conheça o histórico da franquia – grandes investidores avaliam as pessoas que estão por trás do negócio antes de colocar dinheiro num projeto. Busque informação sobre a história da franqueadora, dos sócios e das pessoas que trabalham ali.
  6. Muito importante:
    Converse com um franqueado – com um não, com cinco, pelo menos! Verifique as opiniões positivas e negativas e não se deixe contaminar por uma única opinião. Procure visitar alguns franqueados que já se desligaram da rede. Os dados estão disponíveis na COF.
  7. Estude a COF – a Circular de Oferta de Franquia é um documento que, por lei, o franqueador deve entregá-lo, no mínimo, 10 dias antes de assinar contrato ou realizar qualquer pagamento.
  8. Analise o contrato – de verdade! Nunca assine um contrato sem antes analisá-lo a fundo, preferencialmente com ajuda de um advogado de sua confiança.
  9. Entenda o papel de cada parte – o franqueado que quiser ser bem-sucedido procurará seguir as normas e padrões definidos pelo franqueador.
  10. Prepare-se para trabalhar muito! – pense muito, analise muito, investigue muito, antes de investir seu dinheiro, seu tempo, seu esforço e seus sonhos, numa franquia. Se estiver certo de sua decisão, prepare-se para se dedicar bastante para fazer bons negócios!

 

Agora que muitas das suas dúvidas foram esclarecidas com as melhores dicas de como abrir uma franquia.

Veja uma seleção de opções de franquias que separamos para você conhecer:

Dicas de como abrir uma Franquia: Omie

 Anúncio  Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresa de todos os portes, que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.

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Franquia Maria Brasileira

Fundada em 2012, a franquia Maria Brasileira surgiu para permitir que pessoas pudessem abrir as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MARIA BRASILEIRA

 

Dicas de como abrir uma Franquia: Pink Lash

O método Pink Lash é direcionado a todas as mulheres que buscam embelezar o olhar, ter maior praticidade sem abrir mão da saúde dos fios naturais. Conhecido pela qualidade diferenciada em extensão de cílios, o método Pink Lash oferece uma experiência sem traumas, fios sintéticos colados individualmente em cada cílio natural. Preservando, alinhando e hidratando os fios naturais.

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Franquia Hostnet

Somos um provedor de hospedagem de sites e soluções para a internet, atuamos desde 2001 no mercado brasileiro de hospedagem de sites, prezando pelo respeito ao cliente e buscando oferecer soluções inovadoras.

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Franquia Bom Cupom

Baixo investimento, alto retorno, alta aceitação, pioneirismo, home based e tem muito mais.
A Bom Cupom oferece cupons de descontos no verso da nota fiscal de supermercados, padarias e outros estabelecimentos. Os descontos são de estabelecimentos próximos, o que movimenta a economia local e potencializa o retorno. Atualmente são mais de 70 franquias espalhadas por mais de 20 estados no Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOM CUPOM

 

Franquia Açaí Concept

Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AÇAÍ CONCEPT

 

Dicas de como abrir uma Franquia: Emagrecentro

Fundado em 1987 por um médico, a franquia Emagrecentro tem como objetivo proporcionar tratamentos de Emagrecimento e Estética com preços acessíveis para a maioria da população brasileira – já que hoje a obesidade e seus malefícios são considerados uma epidemia mundial – proporcionando aos nossos pacientes mais saúde e melhora de sua auto-estima.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMAGRECENTRO

 

Franquia Unhas Cariocas

Franquia de esmalteria que contempla em seu mix: tratamento das unhas com técnica exclusiva, depilação com cera única e serviços de estética corporal.

Quer mais informações? Clique aqui!

 

Franquia IceMellow

Há mais de 20 anos no mercado, a  franquia IceMellow atende a todos os perfis de clientes, de todos os grupos econômicos e faixas etárias. Somos especialistas em sorvetes com grande variedade de opções de produtos e interatividade com os clientes. Temos o formato de negócio certo para você!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ICEMELLOW

 

Franquia Doutor Faz Tudo

A Franquia Dr Faz Tudo foi criada para abrir as portas dos serviços de manutenção rápida de imóveis residenciais e comerciais com novos conceitos de qualidade, segurança e garantia.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DR. FAZ TUDO 

 

Franquia Jan-Pro

A franquia JAN-PRO foi criada em 1991, nos Estados Unidos. Hoje, atua em 15 países do mundo, com mais de 8.000 franqueados atendendo mais de 60.000 clientes. No Brasil desde 2011, tem franquias MASTER abertas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Manaus, Porto Velho, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Campinas e Florianópolis que atendem a 230 franqueados locais, que por sua vez atendem a 984 clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA JAN-PRO

 

Franquia Barela

Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BARELA

 

Dicas de como abrir uma Franquia: Tintas MC

Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento. Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Farmatotal

Franquia de Farmácia que nasceu com a função de agregar valor ao PVD (ponto de venda), levando competitividade e melhoria na negociação junto aos fornecedores parceiros.

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Franquia The Vitamin Point

A franquia consiste em unidades de comercialização presencial, através de quiosques de vendas de vitaminas, minerais e suplementos alimentares, importados, exclusivamente dos E.U.A.

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Dicas de como abrir uma Franquia: Sniper

Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.

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Franquia Goiás Odonto Clínicas

Em 2019 com apenas dois anos e meio de existência alcançamos 50 franquias e já estamos presente em 5 estados.

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Franquia Terra do Fogo

Operação Fast Casual no conceito de Parrilla Argentina. A carne de sua preferência é preparada na autêntica “Parrilla” em frente ao cliente, sempre no momento do pedido, dando charme e propiciando ao cliente acompanhar o preparo do seu pedido.

Clique aqui para mais informações

 

Franquia CEOPAG

Somos uma Rede de Franquias de Meios de Pagamentos (Fintech). Aplicativo, maquininha, delivery e outros.

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Dicas de como abrir uma Franquia: Clube da Criança

Estamos presentes nas maiores redes de shopping centers do país. Nossa rede comercializa entretenimento infantil por conveniência, oferecidos por períodos de tempo ou venda antecipada.

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Franquia Jah do Açaí/Penguins

Uma ideia inovadora e pioneira batizada de “açaí turbinado” permitia os clientes a liberdade de se servir à vontade e acrescentar quantos toppings quisessem.

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Dicas de como abrir uma Franquia: Spa Express

Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio.

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Dicas de como abrir uma Franquia: Beblue

Franquia de meios de pagamentos com recompensa em cashback. Plataforma de fidelização de clientes e aumento de vendas. Aplicativo que devolve parte do dinheiro das compras aos usuários.

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Dicas de como abrir uma Franquia: Doctor Med

A Docctor Med está em 1º lugar no segmento de saúde, segundo o ranking da ABF. A única a conquistar o Selo ABF de Excelência em 2017, 2018 e 2019. SEJA UM FRANQUEADO NA SUA REGIÃO

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Dicas de como abrir uma Franquia: Castseg

Produtos: Atacado / Varejo de equipamentos de segurança eletrônica Serviços: Monitoramento, Portaria Inteligente e Câmera em Nuvem e Rastreamento

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Dicas de como abrir uma Franquia: V Beauty

VBEAUTY A MARCA DA BELEZA surgiu da necessidade do mercado em tecnologias para facilitar o cotidiano, identificamos os melhores produtos eletroportateis e cosméticos destinados para cuidados pessoais

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Dicas de como abrir uma Franquia: Yacamim

Venda de artigos de vestuário e acessórios focados em moda feminina estilo hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e semelhantes com identidade própria.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YACAMIM

 

Dicas de como abrir uma Franquia: Oral Sin Implantes

ORAL SIN® Implantes é uma das maiores redes de Implantes Dentários do Brasil. Fundada em 2004, tem sua sede em Londrina/PR, e conta hoje com unidades estrategicamente instaladas na maioria dos estados do território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORAL SIN IMPLANTES

 


 

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