Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Consultores e advogados falam o que perguntar na hora de comprar uma franquia

15/11/2019

o que perguntar na hora de comprar uma franquia - nós te ajudamos com isso

Só existe uma certeza nessa vida: você não quer errar na hora de começar o seu novo negócio!

Por isso, é importante sanar todas as dúvidas antes de investir em uma franquia.

Até porque ninguém quer ter surpresas desagradáveis após ter feito um grande investimento, não é mesmo?

Por isso, antes de começar seu próprio negócio, faça uma pesquisa profunda sobre o ramo que quer investir e a franquia que mais te interessou.

Tatiana Almeida Pedote, advogada especializada em franchising, ressalta que é importante conversar com franqueados e ex-franqueados da rede que mais te interessou.

Além disso, é importante refletir sobre a afinidade com a área de atuação da rede, as atribuições assumidas e as peculiaridades do negócio que te interessou, além das expectativas depositadas.

“Uma vez assinado o (pré) contrato de franquia, a operação da unidade deverá, necessariamente, seguir de acordo com os padrões da franqueadora e, também, com as demais normas da legislação”, explica.

Para ter tudo bem claro na hora de fechar o negócio, você deve ter uma conversa sincera com o franqueador.

 

Mas o que perguntar nesses momentos?

Além das dúvidas que surgirão com o seu processo de pesquisa, há outras coisas que são indispensáveis para o seu novo negócio.

Fabiana Pincelli Santos, analista de negócios sênior do SEBRAE, destaca algumas informações que o franqueado precisa ficar atento, como a taxa de franquia ou investimento inicial.

“Essa é a primeira taxa a ser cobrada pela empresa franqueadora para que o empreendedor ingresse ao modelo de negócio e envolve uma série de pontos fundamentais para o funcionamento da franquia”, explica a especialista.

Dessa forma, você deve questionar e deixar bem claro o que está incluso no investimento inicial.

Em casos de franquias de produtos, por exemplo, é importante saber se o estoque inicial também está contido neste primeiro valor ou, em caso negativo, como deve ser pago.

Também é importante saber como serão pagos os royalties.

“Eles serão cobrados em relação ao uso da marca e pelo know-how enquanto perdurar a relação de contrato entre o franqueado e a franqueadora.

Geralmente são pagos mensalmente e são indicados por meio de percentuais sobre o faturamento bruto da franquia, mas há franqueadoras que cobram um valor fixo”, explica Fabiana.

André  Luis Soares Pereira, sócio-fundador do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP) e membro da Comissão de Fornecedores da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ressalta a importância de avaliar as informações financeiras, verificando principalmente o CMV (Custo da mercadoria vendida), para entender o resultado líquido do negócio.

Já Kaka Souza, diretor geral da GoAkira, destaca que o franqueado deve saber qual será o seu papel dentro do negócio.

“É importante questionar se a pessoa que está adquirindo a franquia vai ser a que opera o negócio, se será a pessoa que vai estar na frente do caixa”, comenta.

Muitos negócios exigem que o franqueador tenha dedicação exclusiva e atue diretamente no dia a dia, algumas vezes colaborando com os times de vendas.

Por isso, pergunte como será o seu dia a dia na franquia, se você precisará estar presente ou se pode contratar outra pessoa para tocar a operação.

Fabiana Hamada, sócia da GoAkira Consultoria, também lembra outras questões importantes que o investidor precisa esclarecer junto ao franqueador.

“Ao conhecer e adquirir uma franquia, o empreendedor precisa ter em mente o retorno do investimento, metodologia criada, público-alvo e o suporte oferecido pela rede”, ressalva Fabiana.

 

Infraestrutura

Você pode aproveitar a conversa com o franqueador para entender todos os detalhes referentes à infraestrutura da franquia para o pleno funcionamento do negócio.

Esta é a dica de Paulo Alexandre, especialista da Arranjos Express, que também destaca outras informações importantes, como o suporte de implantação, se há fornecedores cadastrados, como funciona o programa contínuo de treinamento e se os produtos demoram a chegar, entre outros.

Você também deve entender como a franqueadora presta atendimento aos franqueados.

Quantos consultores tem, qual é a formação acadêmica deles e quantas vezes eles visitam os empreendedores no primeiro ano da franquia.

“Esses questionamentos trarão mais noções sobre a estrutura do negócio. Verifique cuidadosamente a estrutura oferecida pela franquia e como o franqueador se dispõe a contribuir com o sucesso dos seus planos também é fundamental.

Afinal, o grande benefício da franchising é a rede de ajuda mútua!”, completa o especialista.

 

Território de atuação

A advogada especializada em franquias Melitha Novoa Prado, que atua no segmento há mais de 30 anos, ressalta que um dos pontos importantes de um contrato de franquia é a definição da exclusividade territorial.

Ou seja, uma cláusula que impede que outros franqueados da mesma marca instalem novas lojas dentro de determinado perímetro fixado em contrato por determinado tempo

Por isso, aproveite o momento para questionar se existe ou não essa exclusividade e, se for do seu interesse, se há ou não o direito de preferência com relação a operar e instalar novas franquias em territórios vizinhos.

 

Segmentos de franquias

A ABF divide o franchising em 11 segmentos de atuação:

 

Termos do franchising

Além de saber o que perguntar na hora de comprar uma franquia, é super importante conhecer os principais termos do franchising. Pode fazer muita diferença na hora de negociar a compra da sua franquia.

Veja alguns abaixo:

  • Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
  • Franqueadora: proprietária de uma marca e de um formato de negócio que utiliza o franchising como estratégia de expansão;
  • Unidade Franqueada: é o local físico onde o franqueado deverá exercer as atividades que lhe foram conferidas pelo Contrato de Franquia;
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
  • Pré-Contrato de Franquia: é o documento legal e facultativo que regula os direitos e obrigações pré-operacionais das partes, na fase inicial da relação de franquia;
  • Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;

Para conhecer todos os termos, CLIQUE AQUI!

Bom, agora que você já sabe o que perguntar na hora de comprar uma franquia, então pode começar a pesquisar.

Selecionamos algumas redes, veja abaixo:

Franquia Tintas MC

Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento. Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Farmatotal

Franquia de Farmácia que nasceu com a função de agregar valor ao PVD (ponto de venda), levando competitividade e melhoria na negociação junto aos fornecedores parceiros.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia The Vitamin Point

A franquia consiste em unidades de comercialização presencial, através de quiosques de vendas de vitaminas, minerais e suplementos alimentares, importados, exclusivamente dos E.U.A.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Sniper

Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Goiás Odonto Clínicas

Em 2019 com apenas dois anos e meio de existência alcançamos 50 franquias e já estamos presente em 5 estados.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Terra do Fogo

Operação Fast Casual no conceito de Parrilla Argentina. A carne de sua preferência é preparada na autêntica “Parrilla” em frente ao cliente, sempre no momento do pedido, dando charme e propiciando ao cliente acompanhar o preparo do seu pedido.

Clique aqui para mais informações

 

Franquia CEOPAG

Somos uma Rede de Franquias de Meios de Pagamentos (Fintech). Aplicativo, maquininha, delivery e outros.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Clube da Criança

Estamos presentes nas maiores redes de shopping centers do país. Nossa rede comercializa entretenimento infantil por conveniência, oferecidos por períodos de tempo ou venda antecipada.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Jah do Açaí/Penguins

Uma ideia inovadora e pioneira batizada de “açaí turbinado” permitia os clientes a liberdade de se servir à vontade e acrescentar quantos toppings quisessem.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Spa Express

Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Beblue

Franquia de meios de pagamentos com recompensa em cashback. Plataforma de fidelização de clientes e aumento de vendas. Aplicativo que devolve parte do dinheiro das compras aos usuários.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Docctor Med

A Docctor Med está em 1º lugar no segmento de saúde, segundo o ranking da ABF. A única a conquistar o Selo ABF de Excelência em 2017, 2018 e 2019. SEJA UM FRANQUEADO NA SUA REGIÃO

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Castseg

Produtos: Atacado / Varejo de equipamentos de segurança eletrônica Serviços: Monitoramento, Portaria Inteligente e Câmera em Nuvem e Rastreamento

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Omie

Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA OMIE

 

Franquia V Beauty

VBEAUTY A MARCA DA BELEZA surgiu da necessidade do mercado em tecnologias para facilitar o cotidiano, identificamos os melhores produtos eletroportateis e cosméticos destinados para cuidados pessoais

CLIQUE AQUI para saber mais sobre esta franquia.

 

Franquia Yacamim

Venda de artigos de vestuário e acessórios focados em moda feminina estilo hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e semelhantes com identidade própria.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YACAMIM

 

Franquia Oral Sin Implantes

Franquias de serviços para idosos - Oral Sin Implantes

ORAL SIN® Implantes é uma das maiores redes de Implantes Dentários do Brasil. Fundada em 2004, tem sua sede em Londrina/PR, e conta hoje com unidades estrategicamente instaladas na maioria dos estados do território nacional.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORAL SIN IMPLANTES

 


 

Para esclarecer sobre o valor de investimento na hora de comprar uma franquia, temos os seguintes itens:

–  Capital para instalação
–  Taxa de franquia
–  Capital de giro

Esses 3 itens geralmente tem um valor mínimo e máximo.

Veja um exemplo do cálculo de investimento de uma franquia:

Valor Mínimo – R$ Valor Máximo – R$
Capital para instalação 20.000 40.000
Taxa de franquia 20.000 60.000
Capital de giro 10.000 35.000
Investimento Total 50.000 135.000

 


 

Temos também alguns artigos relacionados, veja abaixo:

 


 

O que é franchising?

Ajuda muito na hora da compra, entender como funciona o modelo de franchising.

Abaixo temos alguns materiais para você conhecer:

 

E veja a definição do Wikipedia para o que é franquia, clique aqui.

E o que diz o Dicionário Online de Português, definindo o que é franqueado, clicando aqui!

 


 

Cursos ABF Educação

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Se quiser fazer o curso online, clique aqui!

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.

 

Entendendo Franchising