Um estudo da Amway Global Entrepreneurship Report, desenvolvido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 82% dos brasileiros desejam abrir um negócio ou se tornarem autônomos nos próximos 5 anos.
Entretanto, por não saberem exatamente que tipo de negócio abrir, muitas dessas pessoas acabam desistindo da ideia.
De qualquer forma, negócios em segmentos únicos ou que dominam boa parte da fatia do mercado em que atua certamente possuem mais chances de chegar ao sucesso.
Nesse caso, investir em franquias com pouca concorrência pode ser uma opção.
Mas, afinal, que tipo de negócio tem pouca concorrência?
Aqueles que focam em nichos específicos de mercado — muitas vezes micro nichos —, por exemplo, costumam navegar em mares menos concorridos, por vezes até únicos no segmento.
Outro exemplo são negócios que nasceram já focados em atender uma faixa de clientes (inclusive B2B) que antes ainda não era atendida ou que desenvolveram serviços também inéditos.
Dentre os segmentos que mais se destacaram estão Entretenimento e Lazer, Hotelaria e Turismo, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos, e Alimentação.
E você sabe por que o mercado de franchising vai bem?
Um dos fatores está relacionado à escolha de bons franqueados para operar suas unidades.
Boas franquias costumam desenvolver sofisticados e rigorosos sistemas de busca e seleção de parceiros com o objetivo de afunilar os candidatos que efetivamente estejam motivados pelo negócio e que dediquem-se integralmente à franquia.
Segundo a expert em franquias e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, uma dica para mostrar esse entusiasmo é chegar à entrevista mostrando que fez a lição de casa.
Ou seja, que é pro-ativo, interessado e está comprometido com o desejo de empreender através daquela franquia.
“Analise minuciosamente o histórico da empresa, a sua atuação no mercado, o número de unidades que ela possui, quem são e como atuam seus concorrentes, além de observar se rede está expandindo ou encolhendo.
Chegar à entrevista municiado de informações mercadológicas e do setor demonstra interesse, seriedade, análise crítica e responsabilidade.
Vale lembrar que, ao abrir uma franquia, você estará investindo em um conhecimento adquirido ao longo de anos a fio. As franquias são modelos de negócios que já foram testados junto ao público.
Ou seja, é possível prever, através de pesquisas mercadológicas, em que locais ela poder ter mais ou menos sucesso. Além disso, a franquia já conhece o perfil do seu cliente.
Assim, é mais fácil atraí-los e criar produtos que satisfaçam esse consumidor.
Abaixo, você confere 19 franquias associadas à ABF e que atuam em mercados/segmentos com pouca concorrência (ainda).
Franquias com pouca concorrência — Spa Express
Empresa especializada em realizar procedimentos estéticos no conforto do seu lar. O SPA Express pensa na maneira mais inovadora, conveniente e prática de proporcionar o máximo de bem-estar à você. Buscamos expansão em todo o Brasil com valor de investimento super atrativo.
Espaço criado para existir uma imersão relacionada a pratica de tiro envolvendo o airsoft. Estruturado como prestação de serviço e também como loja de produtos relacionados a marca e ao segmento.
A Padaria Pet é uma rede franqueadora que comercializa produtos de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. O negócio possui cinco unidades em operação e planeja alcançar 80 franqueados em 2018. Em seu modelo de microfranquia, chamado DOG Shop, o franqueado se torna um revendedor dos produtos da rede.
A Viva Eventos é apaixonada por produzir as formaturas mais incríveis que você já viu. Queremos proporcionar felicidade e impactar positivamente a vida das pessoas. E por que não fazer disso um grande negócio? Criamos eventos inesquecíveis para quem quer ter a comemoração dos seus sonhos.
A primeira franquia de papel de parede do Brasil, a Decoramax está revolucionado a tendência no ramo de decoração de interiores. Afinal todo ambiente precisa de uma ótima decoração. Saiba as vantagens de ser um franqueado.
A Le biscuit é uma rede varejista presente no mercado desde 1968, que possui um mix variado de mais de 60 mil itens de decoração, utilidades para o lar, papelaria, brinquedos, festa, armarinho e bomboniére. Atualmente, possui lojas espalhadas por todo o Brasil.
O BEBLUE é a primeira fintech brasileira de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio de recompensa em cashback, e possibilita aos estabelecimentos comerciais o aumento de vendas e fidelização de clientes.
Franquias com pouca concorrência — Portal da Cidade
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, de forma inovadora, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes.
Somos pioneiros no formato franquia de cosméticos orgânicos, veganos e sem gênero. Aliás, inovação é um dos pilares da marca, junto com a sustentabilidade. Com o maior mix de produtos orgânicos, veganos, os lançamentos são mensais e com a criação da maior variedade de cores de bases liquidas orgânicas.
Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros.
A SÓ Multas é uma franquia com grande potencial de crescimento. É uma empresa especializada em consultoria de direito de trânsito. Com o nosso suporte e orientação, você conseguirá prestar um serviço de alto nível para seus clientes. Veja as vantagens de ser um franqueado.
A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines: brinquedos, adesivos, balas e chicletes. Oferecemos excelente variedade de vending machines e produtos licenciados exclusivos que atraem consumidores de todas as idades.
A Nutrimais saúde animal nasceu da necessidade na pecuária brasileira de se produzir cada vez mais, em menor tempo possível. Comercializamos produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. Faça parte da primeira rede de franquias de agronegócio do Brasil.
Franquias com pouca concorrência – Mini Orbe Gelato
Sorvete em forma de mini bolinhas congeladas em nitrogênio liquido. o produto é considerado uma vanguarda para o setor, ao oferecer uma experiência sensorial completa e inusitada ao consumidor: visual moderno, consistência exclusiva (chega a fazer barulho no copo), além de cheiro e gosto de sorvete bem gelado.
Franquias com pouca concorrência – Zastras Brinquedos
Maior rede de franquias de seu segmento, a Zastras Brinquedos e Livros Educativos, apresenta uma nova proposta para entretenimento infantil através de seu conceito pedagógico, que estimula o ato de brincar com a evolução de cada criança.
A Spin’n Soul é uma academia boutique direcionada a Indoor Spinning e Bem-Estar. O método SPIN’N SOUL proporciona queima calórica intensiva acompanhada de trabalho muscular, com flexões e pesos livres, que também trabalha os membros superiores de seu corpo. Uma média de 800 calorias em 50 minutos de aula COMPROVADO!
Franquias com pouca concorrência — Flairs Coquetelaria
A Flairs Coquetelaria é maior e mais completa franquia de coquetelaria da América Latina. Somos a maior rede do setor, o que garante maior comodidade e melhor custo para seus clientes e parceiros. São anos de história e presença garantida nas mais luxuosas festas, dentro e fora do Brasil, levando qualidade, profissionalismo e as últimas tendências da coquetelaria mundial.
O Escape 60 é a marca pioneira de jogos de fuga no Brasil, um entretenimento inovador que já está em primeiro lugar no TripAdvisor. Adotamos o franchising como estratégia de expansão do Escape 60 para as principais cidades do Brasil. Nosso objetivo é replicar, em cidades com mais de 350 mil habitantes, o sucesso de nossas operações.
Um misto entre sorvete e algodão doce: esse é o produto oferecido pela Dona Novem, rede de franquias que nasceu com a ideia de proporcionar uma experiência divertida e gostosa, com sorvetes e produtos sem a mesmice de sempre, fora do lugar comum.
Lojas especializadas em comidas saudáveis, práticas, saborosas e ultracongeladas (prontas para consumo e sem conservantes), voltadas para toda família: crianças, adultos e pets.
A Artes Filmes é uma produtora que nasceu com a missão de ajudar pequenas e médias empresas a crescerem, potencializando sua comunicação através do vídeo.
Vigilância Solidária consiste em unir os moradores e conscientizá-los que a solidariedade entre os vizinhos, no quesito segurança, é uma ferramenta de policiamento preventivo.
Locação de Trailers padrão food truck para empreendedores que querem iniciar seus negócios com um baixo custo e agilidade. Trailers adaptáveis para comércio em geral.
A Blue Sol se especializa em soluções para energia solar, possibilitamos que nossos clientes gerem sua própria energia, dessa forma economizam muito dinheiro em energia elétrica. Um empresa sustentável, limpa e renovável.
A Longping High-Tech é uma companhia global que atua no mercado de sementes realizando pesquisa, produção e comercialização de um amplo portfólio de produtos para lavouras de milho, arroz, vegetais, trigo e algodão. No Brasil, a empresa atua no mercado de sementes de milho híbrido com duas marcas comerciais premium.