Franquias em condomínios, um negócio em ampla expansão
Franquias em condomínios, um negócio em ampla expansão

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquias em condomínios, um negócio em expansão

Franquias em condomínios: conveniência que o cliente precisa

18/11/2022

Tendência que vem crescendo, as franquias em condomínios são promissoras para os segmentos de serviços e máquinas de autoatendimento.

Ter serviços e produtos à disposição de forma ágil e eficiente é uma tendência cada vez mais buscada por pessoas e empresas.

Nesse contexto, as franquias em condomínios têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de franchising para atender o que o público precisa e ainda gerar um novo segmento promissor para a economia.

Esse processo já vinha se encaminhando de forma importante, mas foi ganhando mais espaço durante a pandemia em que muitas pessoas optaram ou tiveram que se realizar seu trabalho em home office e também pelo movimento dos consumidores em busca de cada vez mais conveniência para produtos e serviços.

Outro componente desse segmento é o crescimento dos mercado autônomos, em que o próprio cliente faz as suas compras em máquinas dotadas de alta tecnologia sem precisar de contato humano.

A vida dentro dos bairros tem virado uma tendência e se intensificou na pandemia com o Home Office.

Com isso as lojas dentro dos condomínios ganharam escala por conta da restrição do deslocamento que, durante a pandemia, trouxe conforto e uma certa tranquilidade pelo fato de evitar sair do seu habitat.

A transformação digital facilitou bastante a dinâmica dessas operações”, explica Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho Fiscal na ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Por outro lado, completa ele, o crescimento de condomínios com características de clube, onde as pessoas têm lazer total, faz com que pequenos mercados agreguem ainda mais esse conforto sem a necessidade de deslocamento e enfrentamento de trânsito.

“Pela ótica das empresas, esse mercado ainda é pouco explorado, com cerca de 7% dos condomínios adensados com esse tipo de serviço.

Essa é uma modalidade que cria uma cultura diferenciada do Honest Market, onde a confiança é a base do negócio, visto que os produtos ficam expostos nas prateleiras sem nenhum tipo de vidro ou cadeado, tampouco com funcionários ou seguranças.

O cliente escolhe os itens que vai comprar, paga e vai embora”, define o consultor.

Para quem pensa em investir em franquias em condomínios, é importante saber como funcionam e quais as regras e oportunidades nesse segmento.

É importante seguir algumas dicas:

– O condomínio residencial, por definição, pressupõe um local de descanso para as pessoas.

Embora exista a convivência e a tendência cada vez maior de equipamentos de lazer e de serviços disponíveis para quem ali vive, é preciso dosar a conveniência com o sossego dos moradores.

– Por isso, o dono da franquia, em conjunto com o administrador ou síndico, deve fazer um estudo preliminar para entender de forma clara quais as demandas e necessidades dos condôminos.

Isso evita fazer um investimento que pode não dar retorno no futuro ou aborrecimentos e descumprimento a leis, como a do silêncio, por exemplo.

– Assim, é impreterível saber quais os espaços mais adequados para instalação e funcionamento; quais os eventuais custos para o início das atividades como, por exemplo, adaptação e obras nos espaços; quais os serviços realmente mais necessários para aquele local e que vão realmente gerar frequência e receita para o franqueado.

Uma outra característica importante das franquias em condomínios, de acordo com o consultor Sylvio Korytowski, é que os serviços acabam se tornando uma via de mão dupla onde todos ganham.

“Para o condomínio acaba existindo uma valorização dos apartamentos. Como investimento esse modelo de microfranquia torna-se bem interessante pelo investimento inicial ser baixo”, destaca ele.

Para o investidor que deseja apostar em franquias em condomínios, é importante, no entanto, segundo Korytowski, pensar em larga escala, tendo várias lojas para que a lucratividade seja interessante para o investimento em franquias em condomínios.

“Isso faz diluir o ganho logístico com rotas inteligentes para reposição dos produtos.

O segredo desse sucesso está em analisar os hábitos de consumo dos condôminos e fazer um abastecimento com qualidade para que não falte nada e não tenha produto vencido”, finaliza ele.

Uma vez tomados esses cuidados, as franquias em condomínios podem ser uma excelente opção de investimento.

De acordo com Marcel Magalhães, executivo de expansão de franquias da Casa Group, a pandemia fez explodir a busca por instalar conveniência dentro de condomínios.

“A gente tem condomínio que chega a vender R$ 25 mil por mês com a instalação de vending machines e honest markets”, revela ele.

O conceito vem se expandindo cada vez mais no mundo do franchising que tem muita força no formatos loja de rua, loja de shopping e e-commerce.

“Com as vending machines, as marcas conseguem chegar onde realmente o seu consumidor precisa do produto ou serviço”, destaca Magalhães.

Alguns exemplos mais comuns em condomínios são: Honest Market, mercado aberto com itens de baixo valor para que o morador escolha e pague no checkout instalado no local; Açougue Machine – um projeto desenvolvido junto com o frigorífico Frigol, que leva o açougue para dentro do condomínio com cortes para aquele churrasco de domingo e Bar Machine, máquina própria de bebidas com diversidade de itens como cerveja, refrigerantes, sucos e água.

Também ganham destaque em condomínios serviços para o dia a dia como lavanderias.

Na Omo Lavanderia, o ecossistema de serviços atende todas as necessidades de cuidados com as roupas, oferecendo modelos de negócios como Omo Lavanderia Especializada; OMO lavanderia express; OMO lavanderia self-service e OMO Lavanderia Compartilhada.

Os serviços demandados na rotina de moradores também fazem parte do nicho de franquias em condomínios, como o caso da Mary Help, que faz intermediação do serviço de contratação de diaristas.

De acordo com a empresa, possibilita para os profissionais da área uma oportunidade de renda e para seus clientes facilidade, confiança e segurança na contratação de um profissional diarista.

Em 2021 a rede registrou 503 mil diárias (um aumento de 47% em relação a 2020) e 5,5 mil diaristas ativas.

Com modelos de negócios que possuem investimento baixo (a partir de R$ 50 mil), a Mary Help oferece ao franqueado uma rentabilidade de até 25%, valor acima da média brasileira, que é de no máximo de 18%.

Veja agora algumas oportunidades de negócios para condomínios:

Franquias em condomínios - MARKET4U

Um negócio em expansão: Market4U, a maior rede de mercados autônomos da América Latina, oferecendo mini mercados em condomínios residenciais. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - PADARIA PET

Abra uma Franquia Padaria Pet, a rede oferece cervejas, sorvetes e bolos de festa para o seu animal de estimação. Venha conhecer esse novo conceito SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - MARIA GASOLINA EXPRESS

A rede de lojas de conveniência gourmet virou franquia e você pode fazer parte deste negócio: Maria Gasolina Express, receba agora uma proposta detalhada. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - MINHA LAVANDERIA

A mais de 12 anos no mercado, a Minha Lavanderia é a mais completa franquia lavanderia do Brasil, com 4 fontes de renda no mesmo modelo de negócio. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - PREMYER

Faça parte da Empresa que é referência Nacional no seguimento de blindagem e higienização de estofados e tapetes. Conheça e invista com segurança! SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - DOUTOR SOFÁ

Acesse já o Portal do Franchising e conheça a Franquia Doutor Sofá. Uma rede de limpeza em estofados. Aproveite essa excelente oportunidade de negócio! SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - MR. KIDS

Diversão é o nosso negócio! Somos uma rede de franquias de vending machines com produtos infantis. Com baixo investimento, você terá um grande negócio. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - DRYWASH

Essa é a oportunidade para quem quer atuar no ramo da estética automotiva. Conheça já a franquia Drywash e faça parte desta rede de sucesso. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - 60 MINUTOS LAVANDERIA SELF-SERVICE

Faça parte da maior rede de lavanderias self-service da América Latina. Totalmente automatizada. Franquia 60 Minutos Lavanderia. Saiba mais agora! SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - CAMERITE

Invista com segurança na franquia Camerite: monitoramento inteligente por Inteligência Artificial para o sucesso do seu negócio! SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - FAST4YOU HOME MARKET

Nosso negócio é oferecer supermercado em condomínios, tudo com auto atendimento: Franquia Fast4You. Seja franqueado e conheça esta oportunidade. SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - 5ÀSEC

Invista em uma Franquia 5 À SEC e faça parte da rede líder em franquias de lavanderias no mundo. Confira tudo aqui SAIBA MAIS

Franquias em condomínios - DOUTOR RESOLVE

Abra uma Franquia Doutor Resolve. A rede oferece serviços que atende tanto residências com pequenos reparos, quanto empresas com soluções corporativas. SAIBA MAIS

 


Veja também: