E-commerce, vendas online ajuda franquias e consumidores
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
E-commerce ajuda franquias e consumidores

E-commerce ajuda franqueados a alavancar vendas

17/06/2022

Presença online atende necessidades do consumidor, aumenta vendas e já é uma rotina positiva para os mais variados segmentos de franquias

Com tantos desafios na jornada de empreendedorismo no Brasil, que se tornaram ainda mais intensos na pandemia, os futuros empreendedores e até mesmo quem já atua no mercado de franquias perceberam que é fundamental ter uma boa estrutura de e-commerce para alavancar suas vendas.

Devido à transformação tecnológica dos últimos anos proporcionada pelos dispositivos móveis, restrições da pandemia e mudanças de comportamentos dos consumidores, cada vez mais se torna necessário ao franqueado disponibilizar a seus clientes a modalidade de venda pela internet, pois hoje o público exige cada vez mais conveniência e agilidade.

“O e-commerce já há alguns anos vinha numa crescente maior que o mercado físico, porém ainda tinha uma proporção pequena em relação ao resultado total.

De qualquer forma mostrava que seria uma tendência futura muito forte.

Tudo isso alinhado ao mundo digital, que aproxima os consumidores aos produtos existentes, podendo comparar preços e condições, até antes de irem a algum ponto comercial”, explica Sylvio Korytowski, Managing Partner da Kick Off Consultores Associados e membro do Conselho Fiscal na ABF.

Pesquisas recentes da consultoria Mundi Map e E-commerce Brasil mostram que em 2021 o comércio online representou 58% das vendas dos lojistas no Brasil e que esse mercado deve crescer mais 56% até o ano de 2024.

Com o fato de a pandemia restringir a circulação das pessoas durante o longo período, alinhado à necessidade do home office fez com que o e-commerce em 2021 tivesse um boom fora da curva.

Houve também o advento do comércio ficar fechado por 120 dias, tendo essa modalidade como única alternativa.

As empresas perceberam que dentro das suas páginas virtuais, possuem uma vitrine infinita e com isso privilegiaram o market place, permitindo que empresas de menor porte utilizem plataformas digitais de grandes empresas como vitrine.

Algumas empresas já possuem market place físico onde você pode ter uma experiência no mundo físico, mas recebendo no seu domicílio”, explica Korytowski.

Com essa mudança de cenário, as empresas notaram que é fundamental acompanhar as tendências de comportamento do consumidor para ganhar dinheiro com o e-commerce.

Entre as estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para ganhar mais dinheiro com e-commerce e melhorar a sua performance geral, estão:

  • Benefícios exclusivos para os clientes que compram com frequência nas suas lojas online
  • Implementar canais com agilidade para atender os consumidores em suas dúvidas e reclamações, de preferência na mesma plataforma em que faz as compras.Se o consumidor compra com agilidade de forma online, ele espera resolver seus problemas na plataforma com a mesma rapidez, o que melhora sua experiência de compra
  • Uso de aplicativos exclusivos de acordo com os produtos e serviços oferecidos pela franquia, estratégia que aproxima e cria vínculos de confiança com o cliente
  • No atual cenário de alta de preços e grandes desafios da economia nacional, os consumidores fazem pesquisas e comparações de preços, por isso é importante manter as páginas e aplicativos atualizados e oferecer cupons de desconto para ou vantagens como frete grátis para alavancar as vendas

 
Atento às mudanças do mercado, Renato Garcia, franqueado da Minds Idiomas de Maringá, conta que antes mesmo da pandemia os alunos eram matriculados por televendas, mas que nesse ínterim houve ainda mais investimento na funcionalidade dos canais digitais da empresa.

Iniciamos o nosso canal 100% online de venda direta, onde o aluno pode se tornar aluno em qualquer dia e horário, e pouco segundos depois já marcar sua aula inicial.

E mesmo com os alunos indo até a unidade e conhecendo a estrutura, nosso e-commerce representa, hoje, 12% das matrículas da nossa rede”, conta ele.

O franqueado destaca que em 2020, com a pandemia e a necessidade do isolamento social, o e-commerce se consolidou como uma das principais alternativas para se matricular na escola.

“No ano passado, a franqueadora implantou um e-commerce para todos nós, franqueados, onde passamos a adquirir todos os produtos da rede através dele.

Hoje, 100% dessas vendas são feitas por essa ferramenta. Sinto que o processo ficou mais simples, eficaz e organizado”, acredita Garcia.

Outra grande vantagem percebida pelos franqueados com o e-commerce é a possibilidade de vender e atender os clientes a qualquer momento, o que gera retorno para o negócio.

Maycon Furtado Longhi, 32 anos, franqueado há cinco anos da Maria Brasileira, rede de limpeza e cuidados residenciais e corporativos, atua na cidade de Sertãozinho (SP) e conta que o e-commerce é um grande aliado no seu dia a dia de trabalho porque facilita para os clientes a contratação dos serviços, independentemente de onde estejam e o horário que eles quiserem.

“Mesmo quando a empresa não está disponível em outros meios de comunicação como e-mail, telefone e Whatsapp, otimizando também o tempo da operação no escritório, já que o próprio cliente faz o seu cadastro”, afirma Longhi.

Essa agilidade faz com que os atendentes da unidade tenham mais tempo para dar suporte aos clientes, fazer pós-venda e se dedicarem a tarefas que vão agregar valor, visando sempre o cliente.

A unidade começou a vender digitalmente em fevereiro de 2022.

Naquele mês, o e-commerce representou 10% das vendas em relação às outras formas de contratação dos serviços.

Mais que dobrou em março, chegando a 25%, e em abril foi de 60%, mostrando que o digital é o caminho do sucesso, inclusive para fidelizar os clientes por ser um canal de venda fluído, de fácil acesso e que permite fazer assinaturas”, destaca o empreendedor.

A agilidade no atendimento aos clientes e impulso para aumento das vendas foi um dos motivos para o investimento em e-commerce, explica Rafael Mol, diretor executivo da Zaplus Car.

Nós investimos forte no e-commerce da Zaplus Car, pois entendemos que esse recurso ajuda não só a franqueadora, mas também os franqueados. Dentro disso, desenvolvemos um e-commerce onde todas as lojas são interligadas via sistema com o único site”, explica ele.

“O cliente identifica de forma automática de qual região é aquele franqueado, direcionando a venda para a loja mais próxima. Com isso, a representação somente por vendas online da rede é de 30%, com um faturamento médio de R$ 300 mil”, completa Mol.

O empresário afirma que uma das principais vantagens do e-commerce é o fato de ser uma venda que envolve poucos profissionais no processo.

Além disso, nos permite ter uma abrangência em todo país, fazendo com que envolva todos os franqueados.

Temos desafio de manter a competitividade nos preços e buscar sempre novas opções para reduzir o custo de frete ao cliente final”, ressalta Mol.

No caso da Bebidas Online, rede de franquias no segmento de delivery de bebidas, que nasceu em 2019 em São José do Rio Preto (SP) como e-commerce, já é um exemplo de como a compra à distância de produtos já se tornou parte do cotidiano dos clientes, que querem muita comodidade e agilidade.

A empresa é um super APP e um marketplace na palma da mão dos consumidores que evoluiu cada vez mais o aplicativo para trazer uma melhor experiência, como o pagamento online, o pagamento via pix, oferecimento de cupons para os clientes e a plataforma homologada que é o Bon Entregador, algo que muitos pontos de vendas necessitam, que é a parte de logística e que a rede também oferece aos franqueados”, explica a companhia em nota.

Seja qual for o modelo de negócio, é fundamental que o futuro franqueado fique atento aos modelos de negócios oferecidos pela marca de sua preferência e conheça bem a estrutura de e-commerce, aplicativos e demais recursos de atendimento online.

De acordo com o consultor Sylvio Korytowski, da Kick Off Consultores Associados, não é mais possível ficar fora desse mundo digital.

“Hoje com o advento dos APPss que produzem conteúdo responsivo, a navegação ficou mais palatável.

Além disso, com o big data, o inbound marketing passa a ser quase uma customização, dando informações aos consumidores dentro do seu perfil de consumo”, explica.

Agora que você conferiu como o e-commerce está ajudando as franquias, veja algumas oportunidades de negócios:

 

Franquias de Óculos — Mercadão dos Óculos

Rede de franquias de óticas consolidada no mercado com mais de 500 unidades e 5 selos de excelência consecutivos.

Veja motivos para investir. SAIBA MAIS

 

Franquias de cursos – Franquia Via Certa

O sucesso do método Via Certa gerou um avanço vertiginoso, ampliando a escola para uma rede de franquias presente em diversas cidades do Brasil. SAIBA MAIS

 

Franquia Bioflora

Franquia de loja online que oferece venda de suplementos naturais encapsulados. SAIBA MAIS

 

Franquia Bibi

Desde 1949 a Bibi é pioneira na produção de calçados infantis no Brasil.

Temos presença em cerca de 80 municípios e no exterior, seja nosso franqueado. SAIBA MAIS

 

Franquia Cebrac

CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. SAIBA MAIS

 

Franquia DSOP

Rede de escolas dedicada à disseminação da educação financeira no Brasil e no mundo, por meio da Metodologia DSOP. Ensinamos pessoas a conquistarem autonomia financeira para a realização de seus sonhos. SAIBA MAIS

 

E-commerce franquia Morana

Uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil com presença em todas as capitais brasileiras.

Criada pelo Grupo Ornatus, a Morana está no mercado há 15 anos e já soma cerca de 300 operações. SAIBA MAIS

 

Microfranquias de sucesso — Omie

Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para pequenas e médias empresas que possui em um único lugar Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. SAIBA MAIS

 

Franquias de cosméticos — Yes! Cosmetics

A Yes! é uma empresa de cosméticos pernambucana em atuação desde 2000 que começou com o modelo de Venda Direta, ou seja, através de catálogos e consultores. SAIBA MAIS

 

Franquia Nação Verde

Muito mais do que uma franquia de produtos naturais.

Criamos soluções para melhorar a vida das pessoas. SAIBA MAIS

 

Franquia Conta4U

Somos uma agência de contabilidade digital, um negócio com simples gestão e baixo custo.

Nossa proposta é facilitar os processos contábeis para que empresas recebam tudo com agilidade. SAIBA MAIS

 

E-commerce franquia Cacau Show

Rede de chocolates finos que oferece um mix de produtos e vários modelos de negócios. Um deles com certeza é para você. SAIBA MAIS 

 

Franquia Elevor

Somos especialistas no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial atendendo empresas de todo o porte. SAIBA MAIS

 

Franquia Puket

A Puket é muito mais que uma rede de lojas meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda, somos referência em produtos que unem famílias e conectam pais e filhos. SAIBA MAIS

 

Microfranquias até 25 mil — Mazze Semi Joias

A Mazze oferece uma franquia online de Semijoias para pessoas que querem complementar a renda ou até ter seu negócio próprio! SAIBA MAIS

 

Franquia HSH – Home Sushi Home

A Home Sushi Home é uma empresa especializada em delivery de comida japonesa.

Oferecemos um negócio com baixo investimento, com produtos de qualidade e saudáveis. SAIBA MAIS

 

Franquia Guia-se

Agência de marketing digital home based.

Nossos franqueados comercializam serviços de marketing digital para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a Internet. SAIBA MAIS

 

Franquias de suplementos — Dr. Shape

Franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. SAIBA MAIS

 

E-commerce franquia Dermage

Dermage é uma rede de lojas de dermocosméticos que desenvolve, produz e comercializa cosméticos voltados à saúde da pele.

Com baixo valor para investimento é ótima opção para empreender. SAIBA MAIS


Veja outros artigos que irão te ajudar a empreender: