
- MENU
- Encontre Sua Franquia
- Advogados, Consultores e Fornecedores
- Guia de Franquias associadas ABF
- Falando de Franquias
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- Anuncie no portal
- Mapa do Site
- AGENDA
- SITES DA ABF
08/08/2018
Você pode ter todo o dinheiro do mundo e até muita vontade de empreender, porém, se a franqueadora entender, durante o processo seletivo de uma franquia, que você não tem o perfil buscado pela marca, tudo pode ir por água abaixo. É por essas e outras que, se você deseja abrir uma franquia, um dos passos mais importantes é se preparar bem para a entrevista com a franqueadora.
Para te ajudar nessa, o Portal do Franchising conversou com especialistas em franchising que revelaram o que deve ser questionado ao franqueador e também o que deve ser evitado na hora da entrevista com a franquia escolhida. Ainda antes desse fase, entretanto, você precisa se informar sobre os conceitos básicos do sistema de franchising, o segmento que pretende atuar e, claro, sobre a própria marca franqueadora.
Boas franquias costumam desenvolver sofisticados e rigorosos sistemas de busca e seleção de franqueados. O objetivo é afunilar os candidatos que efetivamente estejam apaixonados pelo negócioe que dediquem-se totalmente ou integralmente à unidade.
Segundo a expert em franquias e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, o candidato deve chegar à entrevista mostrando que fez a lição de casa. Ou seja, que é pro-ativo, interessado e está comprometido com o desejo de empreender através da franquia.
“Analise minuciosamente o histórico da empresa, a sua atuação no mercado, o número de unidades que ela possui, quem são e como atuam seus concorrentes, além de observar se rede está expandindo ou encolhendo. Chegar à entrevista municiado de informações mercadológicas e do setor demonstra interesse, seriedade, análise crítica e responsabilidade. Isso rende pontos junto ao franqueador.”
Já na entrevista, a consultora considera primordial que o candidato questione a rede franqueadora sobre tudo aquilo que ele possa ter dúvidas. Mas, também, evitar alguns questionamentos como, por exemplo:
Ainda na avaliação da consultora, o candidato pode (e deve) conhecer uma operação de unidade in loco. Ou seja, acompanhar ou realizar visitas a uma loja e também a própria estrutura da franqueadora. Assim, ele poderá validar as informações recebidas antes e durante a entrevista.
Não saia da reunião ou da entrevista com alguma dúvida. Tudo que você precisa saber para tocar o negócio, pergunte sem remorsos aos franqueadores. Abaixo, selecionamos 40 dessas perguntas indispensáveis para fazer durante o processo seletivo de uma franquia. Elas servem para qualquer tipo de negócio e você pode ficar à vontade para copiá-las e levá-las de “cola” na sua entrevista.
Após o processo seletivo, caso aprovado, o candidato a franqueado receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Se você não sabe do que se trata, os franqueadores poderão te explicar. Nesse link, você pode descobrir o que é a COF.
Entre as principais cláusulas especificadas na COF estão balanços financeiros, valores de taxas, investimento inicial, layout, suporte oferecido pela franqueadora, entre outros itens.
Com ela assinada, restará aguardar o início da operação e trabalhar muito pelo sucesso da franquia. É possível, ainda, se precaver de possíveis erros que podem levar o recente negócio à falência. Por isso, não deixe de conferir as 5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil.
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
Por Sammy Eduardo