O mercado de serviços automotivos é sempre uma alternativa quando pensamos em abrir um negócio.
Afinal, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos em circulação no Brasil chegou a aproximadamente 100 milhões de unidades em 2019.
Ou seja, há uma enorme demanda a ser suprida pelas oficinas mecânicas e franquias de serviços automotivos, reparos e vistorias, fazendo com que esse tipo de negócio seja bastante rentável.
Para se ter ideia, o volume de recursos movimentados por esse mercado também é bem expressivo.
O Anuário da Indústria da Reparação de Veículos do Brasil é editado anualmente pelo Sindirepa, entidade que reúne as empresas do setor, especialmente as oficinas, que em 2019 somaram faturamento de R$ 67,6 bilhões, entre peças de reposição (70%) e mão-de-obra de manutenção e reparação (30%).
Se levarmos em conta apenas as redes de franquias que atuam nesse segmento, o resultado é convidativo.
Para que você possa entender o tamanho do ramo, aqui vão alguns números:
- Há 44,8 milhões de automóveis no País, de acordo com dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças);
- Uma pesquisa divulgada no Summit Mobilidade Urbana 2019 mostrou que os brasileiros declaram gastar, em média, R$ 357 com o carro, mas o gasto real pode chegar a R$ 2.090,58 por mês;
- Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de serviços automotivos faturaram R$ 5,894 bilhões em 2018;
- Ainda segundo a ABF, no primeiro trimestre de 2019, o segmento de serviços automotivos foi o que mais cresceu no setor, um aumento de 12,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Entre os principais serviços oferecidos pelas franquias de serviços automotivos estão:
- Troca de Óleo e Lubrificantes;
- Alinhamento e Balanceamento;
- Regulagem de Motores;
- Sistemas de direção;
- Ar-condicionado;
- Escapamento;
- Direção Hidráulica;
- Sistemas eletrônicos;
- Vistorias;
- Lavagem;
- Borracharia;
Percebeu o potencial do segmento?
Bom, a melhor parte é que há diferentes franquias de serviços automotivos, que atuam em diversas frentes, e você pode sempre escolher aquela com a qual mais se identifica.
Leonardo Tarcísio, consultor de negócios da Wall Street Franquias e Reino Unido Vistorias, explica que as franquias de serviços automotivos estão sempre em alta, principalmente porque a frota nacional é cada vez maior.
“É um segmento muito prazeroso de atuar, principalmente quando o franqueado se identifica com o trabalho que faz.
Ter a expertise necessária e uma paixão pelo negócio sempre fará a diferença”, comenta o especialista.
Assim como em qualquer outro negócio, as chances de obter um bom retorno são bem maiores quando o franqueado se empenha e segue as orientações da franqueadora.
Além disso, é importante ficar sempre atento às tendências do segmento, que vão desde a compreensão das novas tecnologias até entender o comportamento do consumidor.
Tendências do consumidor
As franquias de serviços automotivos lidam diretamente com o consumidor.
Por isso, é muito importante ficar de olho no que o cliente busca, pois conquistá-lo e engajá-lo é fundamental para garantir o sucesso da sua rede.
De acordo com um estudo da WGSN, uma das tendências do novo consumidor é a preocupação cada vez maior com o meio ambiente, que o faz buscar soluções que limitem os danos causados ao ecossistema.
Dessa forma, muitas franquias automotivas apostam em soluções ecológicas para atender aos desejos do consumidor, fazendo com que os lucros aumentem ainda mais.
“O segmento de estética está cada vez melhor, tendo em vista que o apelo ecológico e a crise hídrica contribuem para o crescimento do setor no que tange à estética automotiva e lavagem ecológica”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Acquazero.
“O segmento automotivo, por ser algo tão importante para a sociedade, por se tratar da mobilidade de pessoas e produtos, não pode ficar de fora desta tendência global tão importante”, completa o diretor.
Foco em tecnologia
Novas tecnologias são aplicadas nos veículos todos os dias, tornando-os mais seguros, práticos, eficientes e menos poluentes.
“Carros híbridos e elétricos, tecnologias de condução autônoma, caminhões com motores bicombustíveis e novas tecnologias e sistemas eletrônicos nas motos já são uma realidade em outros mercados e estão chegando no Brasil nos próximos anos”, comenta Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico.
Dessa forma, um franqueado que pretende trabalhar com o setor automotivo precisa se atualizar constantemente, principalmente se for em um modelo de franquia que lida diretamente com a mecânica do veículo.
Conhecer a fundo o segmento em que atua vai te ajudar a tomar as melhores decisões para o seu negócio e, também, conquistar mais clientes.
Recomendações
Para se tornar um franqueado de sucesso na área de serviços automotivos você precisa se adaptar à realidade do segmento.
Ter afinidade por carros, por exemplo, é primordial.
Em segundo, visão de longo prazo, pois esses tipos de negócios costumam exigir uma grande parcela de dedicação para alcançar o sucesso.
Além disso, seja o desenvolvimento comercial do franqueado será muito importante.
Segundo o especialista em franquias e sócio-diretor da consultoria Francap, André Friedheim, esse tipo de característica é fundamental no sucesso ou não de um negócio voltado a automóveis.
“Como qualquer empreendedor na área de serviços, o franqueado deve ter uma visão generalista com habilidades nas áreas comercial, financeira, recursos humanos, gestão de estoques, entre outros.
Mas o mais importante é a veia comercial, já que esse franqueado terá de captar clientes.
Além disso ter afinidade com o segmento é muito importante, além de visão de longo prazo, pois são franquias que exigem dedicação para construção da clientela”.
Se você já conhece o setor, busque aprimorar seus conhecimentos e se informar sobre possíveis novidades desse mercado.
No segmento de serviços, o benchmarking — análise da concorrência e do mercado como um todo — é extremamente importante.
Como será o trabalho
Empreender um negócio voltado ao segmento automotivo não é tão diferente dos demais.
Isso porque, em grande parte do tempo, o empreendedor terá de controlar o fluxo de caixa.
Quanto foi gasto em um determinado dia, quanto a companhia gastará no próximo.
E, claro, quanto dinheiro está entrando no negócio.
“Para gerir uma franquia desse segmento é muito importante se preocupar com fluxo de caixa e pessoas, principalmente por se tratar de serviço ao consumidor”.
Na avaliação do especialista, é de suma relevância o bom controle do caixa, pois por dispensarem a necessidade de estoque, o único produto de venda é o serviço oferecido.
Ou seja, não há a possibilidade de uma avaliação venal da empresa.
Como lucrar nesse segmento
O primeiro passo é seguir todas as orientações da franqueadora.
Por anos, ela testou o negócio e viu que deu certo. Por que, então, fazer diferente? De acordo com Friedheim, da Francap, é indispensável seguir as normas da franquia do início ao fim do contrato.
“Para ter um negócio lucrativo no segmento, deve-se criar ações de relacionamento com o consumidor.
Além de gerir o negócio de maneira profissional, aceitando as orientações da franqueadora”.
Negocie com seus clientes diversas maneiras e modalidades de pagamentos, além de promoções e campanhas para atrair o público.
Algumas das redes disponíveis, inclusive, fazem uso ativo das redes sociais para incrementar o negócio.
Se você procura um empreendimento para investir, gosta de carros e se interessa pelo mercado automotivo, talvez seja a hora de conhecer algumas franquias de serviços automotivos e mecânica associadas à ABF que podem ser uma excelente opção de negócio.
Conheça essas redes:
Franquia VAAPTY
A franquia VAAPTY é uma intermediadora de vendas de veículos que foi desenvolvida para inovar o setor automotivo.
Oferecemos a solução completa às pessoas que desejam levantar capital ao negociar seus veículos com agilidade, segurança e sem burocracia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VAAPTY
Franquias de serviços automotivos — Bono Pneus
A rede Bono Pneus possui mais de 25 anos de experiência em serviços automotivos, oferecendo aos seus clientes um suporte técnico qualificado e a facilidade de um centro automotivo completo e multimarcas de pneus no qual o cliente pode encontrar tudo que o carro necessita em produtos e serviços undercar em um único local.
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Franquias de serviços automotivos — Acquazero
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
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Franquia Drywash
A DryWash dispõe de vários modelos de franquias para diferentes perfis de investidores. Desde o modelo Delivery (em domicílio) até os modelos de loja instalados em diferentes estabelecimentos comerciais, fazer parte da DryWash é uma oportunidade para quem quer investir em um negócio lucrativo, com boa taxa de retorno e com ótimas possibilidades de expansão.
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Franquias de serviços automotivos — Muniz Autocenter
Muniz Autocenter é uma rede de serviços automotivos que oferece troca de pneus, cambagem, alinhamento e balanceamento, conserto de todas, manutenção de freios, suspensão, sistema de arrefecimento e ar condicionado, troca de óleo. Não desista do seu sonho! Converse com a gente e seja franqueado.
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Franquia High Torque Car Service
Um negócio que se destina aos apaixonados por mecânica e carros, tem crescido de forma sólida e bem estruturada por todo o país. Ótima opção no segmento de serviços automotivos de alto padrão.
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Franquias de serviços automotivos — Dekra
O sistema DEKRA de franquia consiste na parceria de negócio, prevalecendo sobretudo o relacionamento estreito e o respeito mútuo entre os franqueados e a franqueadora, pois entende que somente através da cooperação e da confiança mútua, alcançará o sucesso e o crescimento da rede DEKRA.
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Franquia Jet Oil
“O cuidado que o seu carro merece”. Este posicionamento traduz o que os postos Ipiranga com franquia Jet Oil oferecem ao consumidor. Muito mais do que uma troca de óleo, o Jet Oil é um verdadeiro centro de serviços automotivos.
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Franquias de serviços automotivos — Freewet
A Freewet é uma rede de franquias de lavagem automotiva a seco. A rede, que franqueia desde 2011, possui 188 unidades em operação. Segundo a franqueadora, além do baixo investimento inicial, o empreendedor tem a viabilidade de poder fazer sua própria agenda e tocar o negócio apenas nos horários de folga.
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Franquia Link Monitoramento
O grupo Link Monitoramento ousou implantar um novo modelo de negócios na área de rastreamento e monitoramento no Brasil e vem provando que a aposta tem sido certa desde então.
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Franquias de serviços automotivos — Localiza Hertz
A Localiza é uma empresa especializada em aluguel de carros no Brasil e na América Latina. Com nossa experiência de 44 anos, gostaríamos de convidar você a repensar e a construir um novo significado para a mobilidade.
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Franquias de serviços automotivos — Olho Vivo Vistorias
A Olho Vivo Vistorias tem excelentes oportunidades para você que deseja investir em um negócio de sucesso. Agora aprovado para todo Estado de São Paulo, com ótimas oportunidades em cidades da região.
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Franquias de serviços automotivos — Plena Visão
Pioneiros no mercado desde 1999, passamos a franqueadora em 2008 e hoje contamos com mais de 70 unidades em vários estados brasileiros e estamos sempre em plena expansão! Nossa estrutura possui centro de treinamento, suporte de procedimentos, suporte técnico, comunicação, marketing, comercial e assessoria jurídica e assessoria contábil.
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Franquias de serviços automotivos — Super Visão
A Super Visão, marca líder e pioneira no segmento de vistorias automotivas na cidade de São Paulo, foi desenvolvida para suprir uma necessidade de mercado no momento da compra e venda de veículos, o de trazer transparência nas negociações, minimizar furtos e roubos de veículos.
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Franquias de serviços automotivos — Evydhence Perícia
O ramo de vistoria automotiva está em plena expansão no Brasil e ainda temos um horizonte para novos serviços e outros tipos de clientes que certamente virão.
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Franquias de serviços automotivos — Dryjet
Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia é a ativação e o posicionamento maduro da marca, entre a fidelização de clientes através de franqueados existentes e outros atraentes aspectos empresariais.
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Franquias de serviços automotivos — Della Via Pneus
A Della Via Pneus iniciou suas atividades em 1967 no bairro do Ipiranga em São Paulo. Na época, registrada como Pneus Auto Lins, a pequena loja tinha como atividade a recauchutagem de pneus. Atualmente a Della Via conta com mais de 60 centros automotivos distribuídos em 04 Estados, galpões de distribuição com localização estratégica e atuação nos segmentos varejo (Car e Truck center) e atacado.
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Franquia Heliar
Heliar é uma marca Global Clarios, antiga Johnson Controls Power Solutions e líder mundial em soluções inteligentes de armazenamento de energia. Somos uma rede que fornece baterias, peças e acessórios automotivos. Uma ótima opção de investimento.
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Franquia Alugue Trailer Brasil
Locação de Trailers padrão food truck para empreendedores que querem iniciar seus negócios com um baixo custo e agilidade. Trailers adaptáveis para comércio em geral.
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Franquias de serviços automotivos — Lubrax +
O Lubrax+ é um centro avançado de lubrificação, que vai fazer seu posto se diferenciar do mercado, atrair novos consumidores, fidelizar os atuais e aumentar a lucratividade do seu negócio. Dos clientes que usaram os serviços do Lubrax+, 95% declararam sua intenção de retorno.
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Franquia BMZ Auto Brokers
A BMZ Auto Brokers, é uma rede de concessionárias digitais, prestação de serviço de intermediações em negociações automotivas e venda de agregados, financiamentos automotivos, consórcios, seguros, blindagens e garantias veicular.
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Franquia Impacto Prime
A Impacto Prime é uma rede de lojas do ramo automotivo. Dentre os serviços oferecidos, destaca-se: alinhamento 3D, balanceamento e limpeza de bico. Os produtos, em sua pluralidade, variam-se desde pneus à amortecedores, tudo com preços imbatíveis. Saiba mais.
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Franquias de serviços automotivos — Multysat
A Multysat é uma empresa de monitoramento e rastreamento veicular por assinatura. Estamos presente em todo território nacional e com expansão para mais quatro países até 2022. Atendemos veículos de passeio, motos e frotas em todo o Brasil. O tempo todo #comVC.
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Franquia Escola do Mecânico
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