17 franquias mais baratas do que um iPhone ultimo tipo
22/06/2019
Link Copiado
Durante a crise, as redes de franquias que atuam no Brasil desenvolveram modelos de negócios para se adaptar à nova realidade do mercado local.
E como parte desse processo, surgiram as microfranquias, cujo investimento inicial não passa de R$ 90 mil.
O que atraiu e atrai investidores e franqueados, mantendo o ritmo de expansão da marca mesmo com a economia em marcha ré.
Mas dá para acreditar que existem franquias mais baratas que um iPhone, da Apple?
Pois é, o mais recente modelo produzido pela marca de Steve Jobs custa quase R$ 8 mil por aqui, segundo o site da própria empresa.
Com esse valor, é possível investir em franquias de diversos segmentos e ainda lucrar com elas em pouco tempo já que, por via de regra, as franquias mais baratas tem a vantagem da possibilidade de se recuperar o aporte dentro de alguns meses.
Para você entender melhor, as franquias cujo investimento inicial são baixos fazem parte do modelo de negócio denominado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) como microfranquias, cujo aporte não ultrapassa o valor de R$ 90 mil.
Elas cresceram muito nos últimos anos em um movimento de inovação criado pelas redes franqueadoras para facilitar o ingresso de novos investidores no franchising.
Em entrevista ao portal da ABF no ano passado, o presidente da entidade, Altino Cristofoletti Junior, lembrou que é preciso ressaltar que, apesar de serem menores se comparadas à franquias comuns, as microfranquias exigem a mesma dedicação e atenção de uma franquia maior.
“Embora mais recentes, entendemos que as microfranquias vêm amadurecendo e aprofundando sua presença e atuação no Brasil. Muitos players atuam ou pretendem atuar neste formato.
De qualquer forma, é importante ressaltar que a essência do franchising, da relação franqueador-franqueado, é a mesma dos demais formatos, assim como as obrigações e os deveres, regulamentados pela Lei do Franchising”.
Segundo um estudo da ABF, 589 marcas operam no Brasil com unidades de microfranquia, seja de forma exclusiva ou de forma paralela ao modelo tradicional.
Deste universo, 72% atuam exclusivamente com microfranquias e 28% operam com ambos os formatos: tradicional e microfranquia.
Payback menor
Uma das grandes vantagens das franquias mais baratas é que o payback — retorno do investimento — pode acontecer em prazos menores se comparados à franquias maiores.
Em média, de acordo com um estudo da ABF, 61% redes de franquias que atuam no brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses.
Já entre as microfranquias ou franquias de baixo custo, o período é menor: 41% delas, a maioria, fica entre 12 a 18 meses (veja quadro abaixo).
Como mencionado acima, investir na abertura de uma microfranquia não quer dizer que você terá menos trabalho.
Pelo contrário, a dedicação ao negócio e a organização para seguir as normas da franqueadora serão fundamentais para o sucesso da empreitada.
Geralmente, quem pretende adquirir uma franquia barata utiliza-se de recursos que podem ser advindos de: seguro-desemprego, fundo de garantia, rescisão de contrato, venda de automóveis ou imóveis.
Independente da fonte, é recomendável que você tenha todo o capital necessário para abertura da franquia.
Se possível, guarde uma parte para usar como capital de giro.
Além disso, certifique-se de escolher um segmento de atuação do qual você possua afinidade.
Como o negócio tomará boa parte do seu tempo, é aconselhável que você tenha interesse pela área e busque o máximo de informações disponíveis sobre o mercado em questão.
Neste caso, faça uma lista com as franquias de baixo custo do seu interesse, converse com franqueados da marca e colete o máximo de informações possíveis para que não haja arrependimentos ou desacordos após a assinatura da Circular de Oferta de Franquia (COF).
Vale lembrar também que as microfranquias possuem formatos distintos disponíveis para operação.
Algumas são baseadas no sistema home-office (trabalho em casa), outras em venda direta (porta a porta), além de quiosques, pequenas lojas e até operações móveis, como foodtrucks e bikes.
Recomendações
A maior dica para que um empreendedor alcance o sucesso com uma franquia de baixo custo é: esforce-se ao máximo.
Por ter modelo de operação menor, o que significa menos funcionários e equipe mais enxuta, o franqueado será o provável responsável por toda a performance do negócio.
Segundo a especialista em franchising e consultora da GSPP, Mércia Vergili, é esperado que o empreendedor trabalhe até mais do que antes, quando era funcionário.
“Todo franqueado para ter sucesso tem que ter dedicação ao negócio, estar disposto a correr riscos, não ter salário fixo e trabalhar muito mais do que sendo CLT.
Em uma franquia mais barata, mais ainda, já que muitas vezes a operação não exige funcionários, dependendo exclusivamente do trabalho desse empreendedor, e a remuneração também depende do esforço com o negócio.”
Por isso, o ideal é que o investir escolha um segmento que torne o trabalho com a franquia prazeroso.
Para isso, é necessário que ele realize uma completa pesquisa de campo com as franquias escolhidas e feche o negócio com aquela cujo modelo de negócio se encaixe com seu perfil.
“O envolvimento será condição essencial e primordial para o sucesso do negócio. Participar de uma rede de franquia significa trabalhar dentro de padrões estabelecidos pela marca, acatar sugestões, normas e orientações com um só propósito: o sucesso do negócio.”
Abaixo, você confere 17 franquias associadas à ABF que custam menos do que um Iphone X, da Apple.
Franquias mais baratas — CI Intercâmbio
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
Adlux Cosméticos Profissionais atua no mercado da beleza há 14 anos, vem lançando constantemente novos produtos, uma mega estrutura fabril moderna com alta qualidade de produção, matéria prima orgânica com extratos naturais e nanotecnologia. Todos os produtos fabricados são inspecionados e aprovados pela ANVISA, testados e aprovados por profissionais renomados no Brasil.
Afranquia RHF Talentos, com matriz em Curitiba, Paraná, é uma empresa com um novo conceito de mercado de trabalho on-line, oferecendo um portal de Recursos Humanos como oportunidade de negócio próprio e com possibilidade de retorno financeiro imediato e diário. Os inúmeros serviços oferecidos, com total infra-estrutura de apoio do franqueador, possibilitam ao franqueado trabalhar em sua própria casa. Esta tendência de Home Office é cada vez mais utilizada em função da redução significativa de custos
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.
Como franqueado Trust, você se beneficia do uso de uma marca reconhecida no Brasil e tem à disposição todos os produtos e serviços da empresa para comercializar na sua cidade e região.
Sabe aquela velha imagem da diarista indicada por uma amiga, ou do tio da limpeza que fica 24h disponível dentro da empresa (gerando encargos)? Pode apagar. As empresas modernas precisam de relações formalizadas de trabalho, pessoas compromissadas e claro, reduzir custos ao máximo possível.
A Freewet é uma rede de franquias de lavagem automotiva a seco. A rede, que franqueia desde 2011, possui 188 unidades em operação. Segundo a franqueadora, além do baixo investimento inicial, o empreendedor tem a viabilidade de poder fazer sua própria agenda e tocar o negócio apenas nos horários de folga.
Empresa do grupo de representantes da marca JAN-PRO no Brasil e líder mundial no setor de limpeza corporativa e industrial há mais de 12 anos, a Limpeza Com Zelo recebeu em 2014 e 2015 o Selo de Excelência em Franchising da ABF, também concedido pela Revista Pequena Empresas Grandes Negócios como a Melhor Franquia de Limpeza e Conservação de 2014 e a Melhor Micro Franquia do Brasil.
A OdontoVida é uma clinica especializada em ortodontia, que trabalha no mercado há 20 anos atendendo adultos e crianças. Atua nas áreas de ortodontia, implantes, próteses, cirurgia, endodontia, clínica geral.
A franquia SMS Digital é a primeira rede do segmento no Brasil, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes. Especialistas em comunicação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.
A franquia TZ VIAGENS conta com inovadores recursos tecnológicos, aliados às melhores práticas de gestão do mercado, para oferecer sempre a melhor qualidade dos serviços e produtos comercializados.
Oferece serviços de excelente padrão de qualidade no atendimento, e no aconselhamento de seus clientes, sempre aliado a ótimos preços, e ao melhor custo x benefício do mercado.
Desde a sua fundação há 16 anos, o CEBRALOG foi a empresa de consultoria e treinamento em logística e Supply Chain, manufatura e comércio exterior que mais cresceu no Brasil. Com projetos em quase todos os Estados brasileiros, construindo uma sólida base de clientes, majoritariamente composta por empresas de médio e grande porte.
Fundada em Belo Horizonte no ano de 2004, a Tributarie desde o seu nascimento trabalha com inteligência, eficácia e comprometimento em suas soluções fiscais inovadoras. Em 2015 a marca começou a expandir através do sistema de franquias e atualmente temos mais de 53 pontos no Brasil.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados. Estas qualidades construíram uma marca campeã, eleita em 2017 a Melhor Franquia de Cultura e Lazer do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A franquia BagNews tem como modelo de negócio a veiculação de publicidade regional em veículos que são, ao mesmo tempo, embalagens práticas, úteis e ecologicamente corretas.
Fundada em 1998 por dois colegas de faculdade apaixonados por intercâmbio, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo afora. As opções são diversas: cursos de idiomas, intercâmbios de estudo e trabalho, work experience, especializações, high school, universidades e viagens culturais. Com 3 modelos de negócios: Agency, Office e Business, a IE tem um formato ideal para cada tipo de mercado.