Se você está pensando em abrir um negócio na área de alimentação, deveria conhecer as franquias de comida japonesa.
Sabe por que?
O brasileiro abraçou a cultura oriental em seu paladar e deu vazão a um mercado que hoje fatura bilhões de reais.
De Norte a Sul do Brasil, proliferam-se milhares de negócios voltados à comida asiática, mas principalmente restaurantes japoneses.
Mercado de comida japonesa
Segundo pesquisas realizadas pela Francal Feiras, junto a entidades do setor, estima-se que o mercado da gastronomia asiática movimente um quantia significativa de dinheiro no Brasil.
A nível nacional, só os restaurantes e fast foods voltados à culinária oriental faturam, em média, R$ 19 bilhões por ano no País.
Ainda de acordo com o estudo, o tíquete médio dos consumidores atendidos nestes estabelecimentos é de R$ 80 por pessoa.
Diariamente, estima-se que as casas de gastronomia asiática movimentem mais de R$ 36 milhões.
O levantamento apontou, ainda, que existem pelo menos 3 mil estabelecimentos de comida oriental na região da Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e espaços que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio (mix).
Além disso, a comida japonesa é baseada em alimentos leves e nutritivos como peixes, ricos em ômega 3, — que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL e pode favorecer o aumento do colesterol bom HDL —.
E como mostramos na nossa matéria sobre franquias de alimentação saudável, a população brasileira está cada vez mais ligada à sua condição de saúde, buscando a prática de exercícios físicos alinhada a uma alimentação mais benéfica para o organismo.
No franchising, as franquias de comida japonesa estão inseridas no segmento de Alimentação.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes que atuam neste setor faturaram R$ 40,9 bilhões em 2021.
Como comprar uma franquia de comida japonesa?
O potencial de mercado de franquias de comida japonesa ainda é bastante atraente.
Além dos dados que apresentamos acima, uma mudança no comportamento de consumo do brasileiro ajuda a entender as outras vantagens.
Na avaliação do especialista em franchising e diretor da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Jr, a comida oriental passou a fazer parte da alimentação local e logo se tornou umas das preferidas.
“Em muitas pesquisas, você vê resultados que apontam a comida japonesa como a primeira opção das pessoas quando vão se alimentar fora do lar.
Hoje ela é muito buscada e valorizada pelo brasileiro, extirpando aquela imagem que o consumidor tinha de que a refeição era apenas ‘peixe cru'”.
Uma das dicas que o consultor orienta é se dedicar bastante ao negócio.
A maior tarefa do investidor será fazer a gestão administrativa e financeira da franquia, e isso dá trabalho.
Além disso, apesar de não precisar ter trabalho na área, é interessante que o futuro franqueado tenha ou construa afinidade com o segmento.
“O segmento de Alimentação tem algumas particularidades.
Um exemplo é o pós abertura e pré abertura do estabelecimento, que muitas demandam um trabalho tão intenso quanto a operação de atendimento em si.
Comprar os insumos, recrutar e selecionar funcionários, buscar melhorias de desempenho, controlar as contas do negócio estão entre essas tarefas do gestor, o que mostra uma rotina desgastante que quem empreende nessa área já conhece bem”.
Seja diferenciado
Algumas cidades podem ter demanda suficiente para o seu negócio.
Porém, nas grandes cidades, o número de franquias e restaurantes de comida japonesa são enormes.
Por isso, ter um diferencial que atraia o cliente é fundamental.
Pode ser uma bandeira moderna, um espaço mais aconchegante ou inovações no cardápio.
A criatividade, nesse segmento, pode ser a alma do sucesso.
“Não abra uma franquia de comida japonesa por abrir.
Abra, se você quer ter, de fato um diferencial em comparação aos espaços que já existem.
O mercado está recheado de bons players e a concorrência é bastante acirrada”.
Abaixo várias franquias de comida japonesa para você conhecer:
Franquia HSH – Home Sushi Home
Apesar de se tornar um dos tipos de culinária mais apreciadas no Brasil, até pouco tempo atrás, a comida japonesa não era bem vista quando se tratava de entrega em domicílio.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA HOME SUSHI HOME
Franquia Capitano
Leve o mar para sua cidade com uma franquia Capitano, a melhor distribuidora de pescados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA CAPITANO
Franquia Jin Jin Wok
A Jin Jin nasceu em 1992 e hoje é a maior rede de culinária asiática do Brasil, com mais de 70 operações em 11 estados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA JIN JIN WOK
Franquias de comida japonesa – Koni Store
Criada por três jovens cariocas que compartilhavam o desejo de montar um novo conceito de comida japonesa, a franquia Koni Store chegou com a cara da galera jovem da Zona Sul da cidade e logo caiu no gosto de todos os cariocas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA KONI STORE
Franquias de sushi — Gendai
A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA GENDAI
Franquia Kiichi
Já imaginou ter um Kiichi para chamar de seu ? Agora você pode ter a sua franquia do Kiichi com todo suporte necessário para que você tenha sucesso.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA KIICHI
Franquias de comida japonesa – Sushichic
O Sushichic nasceu, há cinco anos em SP, com a proposta de levar embalagens criativas e apresentação impecável. “São como porta-joias de sushi”.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA SUSHICHIC
Franquia China in Box
O China in Box é a maior rede de comida chinesa da América Latina. São cerca de 150 lojas, em 22 estados e mais de 70 cidades do Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA CHINA IN BOX
Franquia Yan Ping
A Yan Ping é uma rede de restaurante de culinária oriental que atua no mercado nacional desde 1981.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YAN PING
Franquias de comida japonesa – Max Sushi Japanese Food
Os produtos e o modelo de venda da Max Sushi Japanese Food são padronizados e oferecem todo o suporte necessário para a operação e para o franqueado.
QUERO INFORMAÇÕES DA MAX SUSHI JAPANESE FOOD
Franquia S.A. Casa do Sushi
Já pensou em investir em um novo conceito em Rodízio de Sushi, um negócio que tem seu formato largamente testado e aprovado? Seja o próximo franqueado da S.A Casa do Sushi!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA S. A. CASA DO SUSHI
Franquia Sushirão
O Sushi Rão é uma rede de Delivery de Comida Japonesa com franquias no Brasil e Europa. Um negócio provado e aprovado, saiba mais e faça parte desta rede.
QUERO INFORMAÇÕES DO SUSHIRÃO
Franquia Yakitai
Esqueça a ideia de que comida oriental se baseia em sushis e peixes crus, a culinária oriental é muito mais rica, oferecendo diversas possibilidades e variedades de produtos. Se interessou?
QUERO INFORMAÇÕES DA FRANQUIA YAKITAI
Franquia Tantô Temakeria
Restaurante japonês contemporâneo de menu inventivo, com opções de temakis e iguarias em combinados diversos. Há mais de 10 anos no mercado, a rede tem um modelo de negócio enxuto.
QUERO INFORMAÇÕES DO TANTÔ TEMAKERIA
Franquia Hashi Express
Uma ideia SensaSHional! Criar uma rede de restaurantes de comida oriental harmonizada com o paladar brasileiro.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA HASHI EXPRESS
Franquia Donafresca Pescados
Pensou em investir em um negócio diferenciado? Franquia DonaFresca Pescados, a 1ª rede de peixaria do Brasil, especializada em pescados e frutos do mar.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA DONAFRESCA PESCADOS
Franquia Haro Sushi
Somos uma rede de restaurantes delivery com foco na culinária japonesa e chinesa. Conheça agora a franquia Haro Sushi, para parte desta rede!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA HARO SUSHI
Franquia Lig Lig Delivery
O Lig-Lig foi a primeira rede especializada no preparo e na entrega de comida chinesa em domicílio. Atendendo o incrível potencial do mercado de delivery nacional, abriu sua primeira loja em 1992.
QUERO INFORMAÇÕES DA LIG LIG DELIVERY
Franquia Peixe ao Cubo
Restaurante de culinária Japonesa. Primeiro One Stop Shop do Brasil com múltiplas possibilidades de renda: Peixaria, Sushi Bar, Restaurante, Delivery, Congelados, Pick & Go e aulas de sushi.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DO PEIXE AO CUBO
Franquia Sushiloko
Modelo de negócio inovador, um novo conceito para o consumo da culinária oriental. A missão da empresa é ofertar comida japonesa de qualidade em um ambiente divertido e sofisticado a um preço justo!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DO SUSHILOKO
Veja outras matérias de franquias de alimentação: