Abrir um negócio lucrativo em um segmento que está bombando é o sonho de todo empreendedor. Afinal, isso significa que o retorno do seu trabalho será melhor compensado. No entanto, criar ou encontrar um empreendimento assim não é nada fácil. Mas, com um pouco de pesquisa, é possível encontrar negócios como a franquia de alimentação saudável Nação Verde. Em plena ascensão no mercado, você pode abrir uma unidade da marca investindo a partir de R$ 30 mil.
Criada em 2012 pelo empresário Ricardo Cruz, a Nação Verde é uma loja de alimentos e produtos orgânicos como suplementos naturais, itens sem glúten, sem lactose, diet, light, cosméticos sem petroquímicos, maquiagem orgânica, suplementos esportivos e nutricionais, produtos de limpeza, lanchonete e até um espaço focado em co-work.
Atualmente com 25 unidades em funcionamento, a franquia possui 4 modelos distintos de operação, cujos investimentos para abertura variam entre R$ 30 mil (microfranquia) a R$ 520 mil (loja completa com restaurante).
Outros modelos como o recém-lançado “Light” tem investimento inicial pedido pela franqueadora de R$ 99 mil. Entre outras vantagens, a operação menor é mais simples de gerir e custa menos para montar, o que facilita a vida do empreendedor.
Só no ano passado, a Nação Verde faturou R$ 15 milhões. Para este ano, a previsão da rede é elevar esse montante em 10%. A estimativa para 2019 é ainda melhor, de um crescimento na ordem de 40% e, ao menos, 60 unidades funcionando pelo País.
Para o criador e CEO da marca, Ricardo Cruz, o objetivo da Nação Verde não é só desenvolver um negócio lucrativo, mas colaborar para a criação de um capitalismo consciente em que os recursos naturais são mais valorizados.
“Nosso negócio vai muito além de espalhar os benefícios de uma alimentação saudável. É uma questão de futuro mesmo. Os produtos naturais e orgânicos são uma realidade, não mais uma tendência. Esse tipo de consumo só vai aumentar em todo o mundo e nós já atendemos essa demanda crescente”.
ENTRE EM CONTATO COM A FRANQUIA NAÇÃO VERDE
O mercado
É fato. A busca por uma alimentação orgânica e de maior saudabilidade é um diagnóstico comum em todos os cantos do planeta. As pessoas estão buscando viver mais e de forma mais harmônica à sua saúde, praticando exercícios físicos e consumindo produtos que alinham esse pensamento. Por isso, esse é um dos mercados que mais cresce a nível global.
Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil. E mais:
- R$ 93,6 bilhões foi o quanto o mercado de comida saudável movimentou em 2016, no Brasil;
- 12,3% ao ano é a média de crescimento desse mercado na última década;
- 8% é a mesma média de crescimento em outros países;
- 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
- Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).
Outro dado, dessa vez do Ministério da Saúde, sugere que mais da metade da população brasileira está acima de seu peso ideal, sendo que pelo menos um a cada cinco brasileiros sofre de obesidade.
Isso significa que muitas pessoas possuem problemas relacionados à forma de se alimentar e que, em sua maioria, na visão do próprio ministério, podem ser facilmente combatidos através de reeducação alimentar, favorecendo os negócios ligados à refeição natural.
No franchising, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes que atuam no sub-segmento de alimentação saudável estão inseridas no segmento de Alimentação. No ano passado, as franqueadoras que atuam nesse mercado movimentaram R$ 42,8 bilhões em vendas de produtos e serviços. O resultado representa um crescimento de 6% sobre o ano anterior.
Lucratividade
Em modelos operacionais como o “Light”, por exemplo, a franquia Nação Verde prevê um índice de lucratividade médio mensal de 17%. Isso significa que, caso o franqueado siga todas as orientações da franqueadora, além de participar dos treinamentos e trabalhar bastante, ele poderá atingir um nível de lucratividade acima da média do mercado de franquias.
Especialistas em franchising consultados pelo Portal do Franchising dizem que a média de lucratividade das franquias que atuam no País gira entre 10% a 18% sobre o faturamento bruto.
Para o criador da rede, o fator da marca atuar em um segmento com demanda crescente e desenvolver produtos de marca própria fortalece o negócio e ajuda a atingir resultados consistentes.
“Somos a primeira e única rede do Brasil que opera com e-commerce integrado às lojas. Também temos um clube de compras chamado Nação Com Você. Tudo isso integrado nas unidades, de forma que construímos cada franquia para ser um mini e canal de distribuição multi plataformas.”
A franquia
Fundada pelo empresário Ricardo Cruz em 2012, a franquia Nação Verde tem como missão ser a terceira casa do cliente. Aqui ele encontra num só lugar:alimentos a granel, suplementos naturais, produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, cosméticos sem petroquímicos, maquiagem orgânica, suplementos esportivos, produtos naturais para limpeza, lanchonete e um espaço super aconchegante para fazer reuniões, encontros com familiares ou amigos e até mesmo trabalhar (wifi disponível).
Com essa premissa, queremos tornar possível substituir produtos que fazem mal para a saúde por produtos mais saudáveis e com menos química possível.
Veja mais informações da rede e clique abaixo para entrar em contato com a marca.
- Acima de 70% é o índice de retorno dos clientes nas lojas Nação Verde;
- O índice de satisfação do atendimento da rede está acima de 96%;
- Única rede de lojas do setor que atua com e-commerce direcionado para as unidades;
Raio x
Investimento: a partir de R$ 30.000,00
Taxa de Franquia: entre R$ 10 mil a R$ 60 mil (conforme modelo operacional)
Royalties: entre R$ 500 a R$ 1,5 mil fixos (conforme modelo operacional)
Propaganda: entre R$ 500 a R$ 1,5 mil fixos (conforme modelo operacional)
Retorno investimento: 24 meses (média)
Lucratividade: 17% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: entre R$ 30 mil a R$ 120 mil (conforme modelo e desempenho)
ENTRE EM CONTATO COM A FRANQUIA NAÇÃO VERDE
Por Publieditorial