Engenheiro troca salário de R$ 6 mil para faturar R$ 130 mil com franquia de cafeteria

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Engenheiro troca salário de R$ 6 mil para faturar R$ 130 mil com franquia de cafeteria

12/11/2018 | Publieditorial

Você está formado, tem um bom emprego e ganha salário acima da média do mercado. Isso significa que a sua vida alcançou um ponto de conforto, certo? Errado! Pelo menos não era é o caso do engenheiro civil Alberto Rodrigues Santos (nome fictício*), de 28 anos. Mesmo alocado em um bom trabalho em sua área de formação — com rendimentos mensais em torno de R$ 6 mil —, ele decidiu estudar o mercado de franchising e investir em uma franquia de cafeteria. Quase três anos se passaram e hoje o empreendedor chega a faturar R$ 130 mil com suas unidades da rede California Coffee.

Escolher um caminho entre largar a profissão e abrir o negócio próprio através de uma franquia, na visão de Alberto, foi a escolha certa. Ao lado dos sócios, o empresário pensava em abrir um coffee shop em Salvador, capital baiana. Conheceram, então, a California Coffee, e sentiram confiança no negócio.

Juntos, os sócios investiram cerca de R$ 275 mil em uma unidade no Shopping Paralela, em Alphaville I. Os fundos necessários para abertura, segundo eles, vieram em parte de reservas pessoais e outra parte foi financiada através do Banco do Nordeste. A instituição financeira é conhecida por fomentar o franchising na região.

Ao inaugurar a primeira loja, no comecinho de 2016, o sucesso bateu à porta dos empresários para tomar um café. Os produtos comercializados pela rede California Coffee, além do modelo de negócio enxuto, de acordo com Alberto, logo caíram no gosto dos consumidores e as vendas aumentaram gradativamente.

Com pouco mais de um ano de operação, os empreendedores perceberam que já havia espaço para crescer. E, então, decidiram investir em uma segunda unidade, dessa vez no Shopping Barra, no icônico bairro que leva o mesmo nome.

A experiência de inaugurar uma outra unidade anteriormente garantiu mais agilidade aos empresários na hora de avalizar a nova loja. Um novo investimento de R$ 275 mil foi suficiente para colocar o negócio em operação e, em pouco tempo, atingir um nível de faturamento de R$ 55 mil, próximo à outra unidade, do Paralela, que atualmente fatura, em média, R$ 75 mil por mês.

 

QUERO FALAR COM A FRANQUIA CALIFORNIA COFFEE

 

Através das duas franquias, Alberto chega a faturar mais de R$ 130 mil por mês. O bom salário de R$ 6 mil, então, ficou para trás para dar lugar a um empreendedor que fatura alto e espera, no futuro próximo, abrir novas unidades da franquia de cafeteria e elevar suas receitas.

“Escolhemos a California Coffee por ser uma marca já consolidada no cenário nacional do seu setor e por ter um produto de excelência, como o melhor ice blend do Brasil.”

 

Responsável pela área comercial, administrativa e de expansão, Alberto vislumbra novas oportunidades na própria capital baiana. O faturamento de suas lojas na cidade, de acordo com o empresário, deve crescer até 15% este ano, na comparação com 2017.

“Temos observado oportunidades, por exemplo, no aeroporto de Salvador, que foi privatizado e deve passar por grandes melhorias e ampliações. Também avaliamos um espaço no Salvador Shopping, que é uma das principais praças da capital soteropolitana e pode representar uma boa oportunidade”.

 

  • California Coffee tem 40 lojas em operação e segue com plano de expansão no País

 

O mercado

O mercado de cafés no Brasil ajuda a explicar parte do sucesso da California Coffee e das unidades franqueadas de Alberto e seu sócio. Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), o varejo deve de cafés em grãos, torrado, moído e em cápsulas deve movimentar R$ 2,6 bilhões só neste ano. O resultado representa um avanço de 19% frente ao registrado no ano passado.

Estima-se que, até 2020, na avaliação da consultoria Euromonitor, o varejo de cafés especiais cheque a movimentar mais de R$ 6,4 bilhões por ano. Para as cafeterias e franquias de cafeterias o número é ainda mais relevante, já que, atualmente, esses estabelecimentos respondem por até 45% do volume de vendas.

No franchising, a franquia California Coffee está inserida no segmento de Alimentação. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), esse segmento cresceu 6% e faturou R$ 42,8 bilhões no ano passado.

Ainda segundo a BSCA, existem cerca de 13 mil cafeterias em operação pelo Brasil. Locais de alto fluxo de pessoas como aeroportos, shoppings, terminais de transporte, além de universidades, hospitais e supermercados estão entre os locais mais buscados para se abrir uma cafeteria nas cidades brasileiras.

Vale lembrar, porém, que o comércio de uma cafeteria não funciona exclusivamente com base no café. Há diversos outros produtos que podem e são explorados pelas redes como chás, doces, pratos quentes e frios, além de sopas de inverno e sorvetes especiais no verão.

 

A franquia

O California Coffee é uma empresa oriunda de uma visita feita ao Brasil em 1999, quando o CEO, Marcelo Gomes, questionou o motivo do Brasil, maior exportador de café do mundo, que produzia uma matéria-prima tão fina e de alta qualidade, não tinha a oportunidade de saborear o melhor do que realizava.

Com isso, observou que quase toda produção dos melhores e mais finos cafés era vendida para exportação. A descoberta desta fórmula de sucesso foi suficiente para que ele trouxesse a ideia do specialty coffee house para o Brasil.

Os anos passaram e, atualmente, o California Coffee está presente em diversos estados com mais de 40 unidades: Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pará.

Assim como seus cafés famosos — nas mais diversas categorias de bebidas quentes – ‘lattes’, e bebidas geladas – ‘ice blends’. Low fat, low cal com um sabor inigualável — o estilo de vida que a marca prega é produzir a mais saborosa experiência aos seus clientes.

Além de criar e produzir os ‘supremes sabores’, a partir dos mais finos aromas, exclusivamente produzidos e importados, é pioneira como negócio de coffee shop no Brasil.

 

Raio x

Investimento inicial —R$ 250 mil a R$ 350 mil
Faturamento Médio Mensal: R$ 75 mil a R$ 120 mil
Royalties — 6%
Retorno investimento — 18 meses a 24 meses
Lucratividade — em torno de 15 a 20% sobre o faturamento

 

QUERO FALAR COM A FRANQUIA CALIFORNIA COFFEE

 

*À pedido da fonte, preservamos o nome original do franqueado.

Por Publieditorial