Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Conheça todas as taxas cobradas pelas franquias e entenda para que elas servem

11/06/2020

As franquias atraem empreendedores e investidores por terem modelos operacionais já testados e que deram certo em um ou mais locais das cidades.

Mas esse sucesso não é conquistado de forma tão simples.

Para chegar até aí, as redes franqueadoras tiveram de estudar estratégias de operação que, por muitas vezes, passam por mudanças e adaptações durante um determinado período para que alcancem o desempenho desejado no mercado.

E é exatamente por deter esse know-how (conhecimento) que elas cobram algumas taxas de seus franqueados, para que estes tenham acesso à toda informação estratégica da marca e possam chegar o mesmo sucesso das lojas próprias.

Abaixo, você entenderá para que servem todas essas taxas cobradas pelas franquias.

Antes de falarmos sobre elas, é preciso entender que algumas franquias cobram alguns tipos de taxas, enquanto outras não.

Os fatores que determinam essa cobrança ou a falta de alguma das taxas podem ser as mais diversas, desde o segmento do negócio até um acordo entre as partes.

Antes de fechar o negócio, portanto, certifique-se de que tudo aquilo que será cobrado, além das atribuições de cada um, deverá estar no contrato de franquia.

Já ao receber a Circular de Oferta de Franquia (COF) o investidor poderá ter acesso à todas as informações referentes a quais cobranças a franqueadora poderá fazer junto ao franqueado e por qual motivo.

Para a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, a fim de evitar desgastes futuros, é imprescindível que o investidor e a franquia tratem das taxas da forma mais transparente possível.

“Como costumamos dizer, o combinado não sai caro.

Antes de finalizar o processo de aquisição da franquia, o investidor tem de tirar todas as dúvidas possíveis com a franqueadora.

As taxas são uma das partes mais importantes a serem debatidas.

E quanto mais transparência entre os lados, menor a chance de haver problemas futuros.

Então, se você é franqueador, não esconda possíveis cobranças de taxas de seus franqueados.

E se você é franqueado, honre com os débitos cujos quais você aceitou, em contrato, com a cobrança”.

Vale lembrar também que, ao incluir um novo franqueado em sua base de negócios, as marcas assumem algumas despesas como a divulgação do negócio em diversos canais midiáticos (sites, revistas, jornais, blogs e redes sociais), eventos, anúncios, entre outros.

Até mesmo para buscar candidatos com perfil e capital necessários para ingressar na rede a franquia pode vir a gastar, em média, entre R$ 10 mil a R$ 15 mil para cada novo franqueado que efetiva a sua aquisição, segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Grupo Cherto.

Conheça um pouco sobre as taxas cobradas pelas franquias e entenda, de fato, para que elas servem:

Taxa de franquia

A Taxa de Franquia é a primeira taxa apresentada e cobrada ao franqueado.

Ela representa o seu ingresso à rede e serve também como um custo pela transferência de know-how da franqueadora para o franqueado.

Nela, estão inclusos também itens como: treinamento inicial, suporte de implantação e todas as ações do franqueador para viabilizar o início da operação da franquia.

Por vezes, a taxa de franquia também pode ser denominada como: taxa de licença, taxa inicial ou franchise fee.

Ela é cobrada uma única vez na validação do contrato entre a rede e o franqueado.

Ao final do acordo, a renovação pode constar uma nova cobrança da taxa de franquia. Os contratos costumam gerar em torno de 5 anos.

Em algumas ocasiões, as redes podem optar por não cobrar a taxa de franquia.

Nesse caso, ela pode estar inserida em outros itens e taxas, o que vale uma atenção especial do franqueado.

Quando as franquias abrem mão da taxa de franquia, o objetivo comum é expandir a rede de forma mais rápida e atrair candidatos pela não cobrança do item.

De qualquer forma, mesmo sem a cobrança da taxa, a rede segue obrigada (pela lei de franquias) a oferecer todo o suporte e transferência do conhecimento para o franqueado.

Na maioria dos casos, as redes alocam a taxa de franquia junto ao investimento inicial. Certifique-se de avaliar com cautela os termos do acordo.

Itens inclusos na taxa de franquia:

  • Programa inicial e treinamentos
  • Manuais de operação do negócio
  • Apoio e suporte da franquia nos primeiros passos do negócio
  • Direito de uso da marca
  • Assistência no projeto arquitetônico
  • Assistência na escolha do ponto comercial

 

Taxas de Royalties

Uma das mais conhecidas taxas cobradas pelas franquias são os famosos royalties.

Eles correspondem à cobrança pelo uso da marca e pelo know-how contínuo (ou enquanto durar o contrato) entre franquia e franqueado.

As redes costumam cobrar essa taxa mensalmente e ela geralmente é calculada com base em um determinada porcentagem do faturamento bruto da unidade.

As marcas utilizam esse valor arrecadado com seus parceiros para a criação de pesquisas para novos produtos e serviços, além da melhora constante da qualidade da empresa.

Os royalties também são utilizados para cobrir despesas do franqueador com ações voltadas aos franqueados, como treinamentos, atualização de manuais, convenções de venda, etc.

Em alguns segmentos, como o de serviços, por exemplo, por não exigirem a necessidade de fornecimento de produtos às unidades as taxas podem ser menores.

Em média, entre 4% e 10% do faturamento bruto mensal de cada franqueado.

A regra foi determinada dessa forma por conta da menor necessidade de investimentos em estoques por parte da empresa.

Em outros casos, como no segmento de alimentação e o franqueador é o fabricante do produto, a taxa de royalties é calculada a partir das compras realizadas no período de um mês.

Nesses casos, o franqueado pode chegar a pagar em torno de 20% a 40% de taxa sobre o valor total das suas compras.

Itens inclusos na taxa de royalties:

  • Tecnologia oferecida pela franqueadora
  • Uso da marca
  • Fornecimento de produtos
  • Pesquisas
  • Desenvolvimento de novos produtos
  • Ações e eventos voltados aos franqueados

 

Taxas de propaganda

Também conhecida como taxa de marketing, a taxa de propaganda é a contribuição do franqueado para o marketing institucional e outras ações que favoreçam e ajudem a divulgar toda a rede.

Ela pode se apresentar também por porcentagem de faturamento ou valor fixo, habitualmente mensais.

As franquias que atuam no Brasil cobram entre 2% a 5% do faturamento bruto das unidades como taxa de propaganda.

Vale ressaltar que o fundo para fomento de propaganda e marketing formado com a cobrança da taxa de propaganda é de propriedade integral dos franqueados.

Eles não só podem como devem ter acesso às informações relativas aos eventuais gastos pagos com valores do fundo.

Itens inclusos na taxa de propaganda ou marketing:

  • Estratégias publicitárias e marketing
  • Ações institucionais de promoção da marca
  • Divulgação de produtos
  • Campanhas

 

Taxas de sistema

As taxas de sistema não são cobradas por todas as redes de franquias.

Uma parte delas apenas incide este pagamento aos seus franqueados, geralmente pelo uso de tecnologias e sistemas que demandam altos custos de manutenção, como PCs e softwares específicos, além de aplicativos.

Os seus custos também poder ser fixos ou variáveis.

Ao analisar a COF, confira se este item está incluso ou não no contrato.

Itens inclusos nas taxas de sistemas:

  • Manutenção de equipamentos e assistência técnica
  • Atualização de softwares
  • Implementação de tecnologias
  • Aplicativos
  • Manutenção de site para franqueados (centrais)
  • Sistemas integrados

 

Taxa de serviço

Por vezes, é necessário que a franqueadora efetue um serviço na unidade franqueada que não estava planejado (extras).

Caso ele não esteja alocado em nenhuma das taxas mencionadas acima, a franquia pode efetuar a cobrança de uma taxa de serviço para cobertura desses gastos imprevistos.

Os valores também podem depender e variar de acordo com a necessidade na ocasião.

Evite ser pego de surpresa com taxas exorbitantes ao analisar se o item está incluso no contrato de franquia.

  • Assistências gerais
  • Atuação em situações imprevistas
  • Serviços extras não inclusos em outras taxas

 

Taxa de renovação

Como o próprio nome diz, a taxa de renovação diz respeito ao prolongamento do acordo entre franqueador e franqueado, que costuma durar cinco anos.

Ela pode ou não estar inserida na taxa de franquia, o que também deve estar demonstrado em contrato.

Os valores cobrados geralmente são os mesmos da primeira vigência, com adição de juros e inflação do período.

Vale negociar com franqueadores todos esses custos, já que é de interesse mútuo a continuação do acordo.

Itens inclusos na taxa de renovação:

  • Renovação do contrato de franquia

 

Recomendações finais

Agora que você já sabe quais são as taxas cobradas pelas franquias, lembre-se de que, como franqueado, é seu direito, garantido pela lei de franquias, ter acesso livre aos fundos derivados dessas cobranças, inclusive-se às informações de como os valores estão sendo utilizados e por quais motivos.

Todas elas devem constar na COF e no contrato final de franquia.

Por isso, faça uma análise minuciosa do documento a fim de evitar surpresas desagradáveis no futuro.

 

Taxas cobradas pelas franquias — Animal Place

A franquia Animal Place é uma empresa fundada em 1997 e oferece um amplo leque de produtos e serviços para animais de estimação. A rede busca por empreendedores apaixonados pelo mundo animal e com muita vontade de crescer conosco.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ANIMAL PLACE

 

Franquia Casa da Empada

A Casa da Empada tornou-se consagrada por sua receita de massa fina, diferenciada por sua qualidade insuperável e delicioso sabor. Tudo isso contribuiu para um crescimento forte e um laço afetivo e de confiança inabalável com os clientes. A rede está no mercado há mais de 30 anos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DA EMPADA

 

Taxas cobradas pelas franquias — Wizard by Pearson

A franquia Wizard é a rede de escolas de idiomas que mais cresce em seu segmento, ultrapassando a marca de 1200 franquias em todo país. Os franqueados Wizard têm toda assessoria quanto à montagem das escolas, que segue um padrão de sucesso utilizado em todo país.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA WIZARD BY PEARSON

 

Franquia Bio Mundo

Franquia Bio Mundo

Bio Mundo é a loja de produtos naturais que vem promovendo saúde e bem estar à vida das pessoas desde 2015, quando suas portas foram abertas pela primeira vez, em Brasília. Com estratégia agressiva, ousada e bem planejada, em pouco tempo expandiu o mercado, aumentando expressivamente o número de lojas e aderindo ao processo de franquias.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA BIO MUNDO

 

Taxas cobradas pelas franquias — CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio e Viagem foi criada em 1988, em São Paulo. Em 31 anos de história, possui mais de 130 unidades em todo Brasil e no exterior, na Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia. A CI também possui outras unidades de negócios, como: a Amaze, especializada em viagens para estudantes do Ensino Fundamental e Médio e a CI Seguros.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CI INTERCÂMBIO

 

Franquia Sorridents

Fundada em 1995, a Sorridents nasceu com o objetivo de trazer a todos o direito fundamental de sorrir, é uma das maiores e mais conceituadas redes de clínicas odontológicas com mais de 270 unidades. Faça parte desta rede de sucesso, seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SORRIDENTS

 

Taxas cobradas pelas franquias — Óticas Carol

A Óticas Carol foi fundada em 1997 e teve um crescimento agressivo e muito rápido nos últimos anos. Atualmente, somos a maior rede de varejo ótico do Brasil, com atuação Nacional e mais de 1300 lojas. Estamos presentes em todo o Brasil, saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ÓTICAS CAROL

 

Franquia Supera – Ginástica para o Cérebro

O SUPERA é a maior rede de franquias de ginástica para o cérebro do mundo. A franquia possui um método próprio e inovador para desenvolver capacidades cognitivas, sociemocionais e éticas, como atenção, concentração, memória, raciocínio lógico e criatividade. O modelo de negócio certo para pequenas e grandes cidades.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUPERA

Taxas cobradas pelas franquias — Mapple Bear

A Maple Bear é uma empresa global de educação que oferece aos alunos educação de alta qualidade com base na metodologia bilíngue canadense, uma das melhores do mundo. Estamos presentes em 16 países ao redor do mundo. Conheça as oportunidades de negocio na sua cidade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPLE BEAR

 

Franquia Casa do Construtor

A Casa do Construtor, rede de franquias para construção civil e pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 25 anos no mercado. A Franquia Casa do Construtor é a maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina. Atuamos nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DO CONSTRUTOR

 

Taxas cobradas pelas franquias — Maislaser Depilação

A Maislaser by Ana Hickmann é uma rede de clínicas com as melhores e mais acessíveis soluções de depilação a laser. Negócio altamente rentável e com gestão simplificada.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAISLASER DEPILAÇÃO

 

Franquia Grupo FR Vendas

A rede de franquias FRVendas nasceu para criar e entregar soluções para que micro, pequenas e médias empresas vendam mais, mesmo em períodos de recessão econômica. Formamos franqueados para serem consultores e treinadores de empresas. Tornam-se certificados pelo método FR Vendas e prestam consultoria e treinamentos para empresários de sua região..

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FR VENDAS

 

Taxas cobradas pelas franquias — Orthodontic

Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHODONTIC

 

Franquia Clube Melissa

Franquias de calçados - Clube Melissa

Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo. Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE MELISSA

 

Taxas cobradas pelas franquias — Le Biscuit

Franquias de decoração - Le Biscuit

A Le biscuit foi fundada em 1968, na cidade de Feira de Santana, na Bahia. A marca cresceu aos poucos e em 1992 seu processo de expansão começou com abertura da primeira loja em Salvador e Aracaju. É uma rede de lojas especializadas em artigos para o lar. Rede de sucesso com mais de 130 unidades.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LE BISCUIT

 

Franquia Grupo Mednet Medicina e Segurança do Trabalho

FRANQUIA GRUPO MEDNET MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

O Grupo MEDNET atua desde 1994 no segmento de medicina e segurança do trabalho, fornecendo serviços de qualidade para seus clientes e proporcionando mais segurança e saúde para os colaboradores destas empresas. A MEDNET também é pioneira em franchising neste segmento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRUPO MEDNET

 

Taxas cobradas pelas franquias — Dr. Shape

Rede de franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, pontos de venda avançados e serviços especializados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DR. SHAPE

 

Franquia FISK

Fundada em 1958, a Fisk é referência no segmento de educação, tanto pela qualidade de sua metodologia quanto por sua saudável rede de franqueados, que cresce horizontal e verticalmente. Somos uma rede ensino de idiomas, informática, bilingue e cursos profissionalizantes. Saiba mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FISK

 

Taxas cobradas pelas franquias – Lugano Chocolates

O sabor artesanal de Gramado ao seu alcance! Agora você pode fazer parte desta marca sendo um franqueado e juntos podemos espalhar o sabor do chocolate e a delícia de empreender!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LUGANO

 

Franquia MMartan

Franquias de Sucesso Franquia Mmartan

A MMartan é a maior rede especializada em produtos exclusivos de cama, mesa e banho do país e possui um mix de produtos que combinam cores e texturas, coordenabilidade e versatilidade, modernidade e tradição, conforto e elegância.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA MMARTAN

 

Taxas cobradas pelas franquias – Astral

Atuando há mais 30 anos no mercado de controle de pragas e vetores urbanos, a franquia ASTRAL é líder na América Latina nesse segmento. Atualmente, a rede é composta por mais de 60 unidades, distribuídas por 20 estados brasileiros. Além disso, a marca tem licenciamento para atuar na Europa e nos Estados Unidos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ASTRAL

 

Franquia Intimissimi

Franquias poderosas - Intimissimi

A Intimissimi faz parte do grupo Calzedonia, forte e difundido em rede de franquias com lojas em 48 países. Lançada em 1996, a Intimissimi é líder absoluta na Europa no setor de vestuário íntimo. Faça parte desta rede de sucesso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INTIMISSIMI

 

Taxas cobradas pelas franquias – Tip Top

Franquia de roupas - Tip Top

Fundada em 1952, em São Paulo, a Tip Top, referência nacional em vestuário infantil, com foco em roupa para bebês, está no mercado há mais de 60 anos. A entrada no mercado de franquias ocorreu em 2008, com o objetivo de instalar uma rede de lojas tradicionais com 150 lojas pelo país. O projeto de Mega Store começou a ser desenhado em 2013, com a primeira unidade, com 600m² de área de venda e mais de 3 mil itens. Seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TIP TOP

 

Franquia It’s Grill Express

Criada em 2011, a marca It’s Grill surgiu para revolucionar os restaurantes de grelhados em shoppings. A ideia em trazer para o fast food o mesmo corte e sabor servidos na alta gastronomia foi sucesso absoluto pela imediata aceitação do público. Conheça mais.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IT’S GRILL

 

Taxas cobradas pelas franquias — Casa Bauducco

Franquias para aposentados - Casa Bauducco

A Casa Bauducco nasceu em 2012,  um mix de cafeteria e empório com produtos exclusivos Casa Bauducco. A ideia é aproximar a histórica empresa familiar do seu público. Uma das irresistíveis atrações é a nossa fatia de Panettone ou Chocottone aquecida na chapa, polvilhada com açúcar e canela. Um sucesso!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA BAUDUCCO

 

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 

Por Sammy Eduardo

 


Entendendo Franchising

 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.