Quanto tempo para a franquia dar lucro? Entenda melhor como calcular
10/08/2021
A primeira dúvida que todo empreendedor busca sanar ao investir em um negócio no franchising é o tempo para a franquia dar lucro.
Podíamos dizer, inclusive, que essa é a pergunta de um milhão de reais (as vezes mais).
E se você esperava encontrar aqui uma resposta curta e simples, temos que te dizer que, nos negócios, essa resposta vai depender de inúmeras variáveis.
Porém, é possível traçar uma estimativa confiável baseada em alguns cálculos.
Vamos ensinar você a fazer essa conta de quanto tempo para franquia dar lucro, e saber em quanto tempo recuperará o investimento.
Aliás, é importante salientar que um bom franqueado também é aquele que desenvolve habilidades financeiras, já que uma das tarefas mais árduas na gestão de uma franquia é o controle sobre as finanças do negócio.
Por isso, sem exceções, é imprescindível que antes de qualquer investimento se faça um planejamento conservador sobre a viabilidade do acordo.
E caso você não tenha experiência em gestão de negócios, vale buscar capacitação.
No caso das franquias, as redes franqueadoras vão auxiliar o futuro franqueado a entender de que forma as variáveis impactarão no desempenho do negócio.
Assim, ele aprenderá também a calcular como cada entrada e saída de valores, além dos riscos previsíveis, podem alterar os resultados do negócio.
Sem esses planejamentos, as chances da franquia não ter sucesso aumentam consideravelmente.
Treinamentos e consultores também podem ser oferecidos pelas redes para preparar o franqueado da melhor forma possível.
Afinal, ele se será também um parceiro e representante da marca no mercado.
Como você deve saber, no franchising, as empresas prezam muito pelo planejamento estratégico e pelos métodos que fizeram com aquela marca alcançasse bons resultados.
E apesar do formato funcionar comprovadamente, podem existir ocasiões em que a rede faça alterações nos planos por conta de fatores externos, como um ponto comercial ou custos com locação e fornecedores, o que pode encarecer a operação e comprometer o plano original.
Segundo a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, a primeira dúvida de um interessado em abrir uma franquia é saber em quanto tempo ele terá o retorno do investimento e quando o negócio, de fato, começará a dar lucro para ele.
Na visão da consultora, essa questão deve ser solucionada com muita transparência pelas duas partes (franquia e franqueado) a fim de evitar desgastes entre eles.
“O investidor deve entender, antes de tudo, que como qualquer outro negócio, as franquias apresentam riscos, que podem ser diminuídos com um bom plano estratégico.
Ele deve ser feito com calma, transparência e deve levar em conta todos os fatores a serem considerados na hora da escolha, por exemplo, do ponto comercial, dos fornecedores, custos operacionais, e todas as variáveis do negócio”.
A franquia vai te auxiliar nesse sentido.
Vale também conversar com outros franqueados que já possuem lojas em operação.
Assim você aprende, na prática, como o negócio funciona e qual é a melhor maneira de prever os ganhos.
Esse documento mostrará o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu e consiste, basicamente, numa modalidade de cálculo inversa à da rentabilidade.
Se a franquia prevê o PRI em três anos (ou 36 meses), isso significa que este é o período previsto para que o investidor recupere o valor do investimento inicial sob a forma de lucro.
E como é possível mensurar esse cálculo?
Entram aí as variáveis mencionadas antes, o que inclui também o capital aplicado.
Veja o exemplo:
Franquia X
Investimento inicial (ponto, capital de giro, estoque inicial, taxa de franquia): R$ 250 mil. Faturamento mensal médio: R$ 50 mil. Custos operacionais (taxas, contas, fornecedores, funcionários): R$ 40 mil. Lucro líquido mensal médio: R$ 10 mil. Lucratividade média: 20%
Nesse exemplo, ao ter um faturamento médio mensal de R$ 50 mil e tendo R$ 40 mil em custos operacionais, ele obterá um lucro líquido médio de R$ 10 mil, que representam 20% do faturamento (essa é a conta da lucratividade).
Dessa forma, o investidor recuperaria a aplicação em 25 meses, pois 25 (número de meses) x 10 (lucro) = 250 (investimento). Isso, claro, levando em conta de que ele não utilize esse valor para outros débitos.
Essa quantia, de qualquer forma, é livre para ele guardar ou utilizar da forma como entender melhor.
Em média, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 61% redes de franquias que atuam no brasil estimam ter um prazo de retorno do investimento inicial entre 18 a 36 meses.
Já entre as microfranquias, o período é menor: 41% delas, a maioria, fica entre 12 a 18 meses (veja quadro abaixo).
As variáveis
Para mensurar de forma ainda mais coesa o prazo a sua franquia dar lucro, é preciso calcular minuciosamente as variáveis inclusas no custo operacional.
Nela, estarão inseridas uma infinidade de gastos que você terá apenas para operar o negócio.
E quanto mais você conseguir economizar nela, maior pode ser o seu resultado.
Incluso nos custos operacionais estão todos aqueles itens cujo o franqueado é o devedor:
Impostos
Contas (água, luz, gás, internet, telefone, etc)
Royalties
Capital de giro
Taxa de franquia
Publicidade
Estoque
Fornecedores
Funcionários
Lucratividade
O cálculo da lucratividade é uma das alternativas para mensurar o prazo de retorno do investimento inicial. Algumas redes de franquias costumam divulgar sua lucratividade média.
A partir desse cálculo, você pode estudar o tempo necessário para recuperar a aplicação feita no negócio.
Por exemplo, se um negócio possui faturamento mensal médio de R$ 50 mil e o lucro líquido previsto para o mesmo período é de R$ 10 mil, significa que essa operação possui em torno de 20% de lucratividade (20% de R$ 50 mil = R$ 10 mil).
Porém, a lucratividade pode sofrer variáveis, como fatores sazonais e outros problemas.
Portanto, antes de finalizar a aquisição da sua franquia, analise com cautela todas as estimativas apontadas pela franqueadora.
A consultora Angelina Stockler indica, ainda, uma atenção especial ao capital de giro.
“Faça um plano de negócio conservador, levando em conta as variáveis mais plausíveis de acontecer.
Certifique-se também de tomar informações com franqueados da rede e avaliar as perspectivas traçadas pela franquia com esses franqueados.
Por exemplo, a franquia cumpriu o que prometeu? Você recuperou seu investimento no prazo previsto?
Entre outras coisas”.
Separamos uma lista bem interessante, dos mais diversos segmentos, para que você veja o tempo para franquia dar lucro:
Tempo para franquia dar lucro — Atmo Mídia Digital Corporativa
Anúncio O modelo de franquia ATMO DIGITAL surgiu da ideia de favorecer e difundir serviços de alta qualidade, de forma regional, na área de Comunicação Corporativa com Soluções Áudio Visuais, TV Corporativa e Digital Signage.
A Loft é uma marca onde o conceito de design é uma paixão. Somos a maior e melhor rede do segmento de acessórios para celular e gadgets no Brasil. O sucesso das nossas lojas e quiosques está na alta rentabilidade do negócio ao franqueado, uma das maiores do mercado.
Todo bom negócio começa com um sorriso! Invista na franquia odontológica Goiás Odonto, estamos presentes em vários estados brasileiros. Conheça as vantagens de ser franqueado.
Loja especializada em vinhos.Trabalha c/ marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões ,alem da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor, venha ser nosso sócio.
A Rockfeller Language Center é uma franquia de ensino de idiomas que está presente em todas as regiões do Brasil e vem se destacando por sua metodologia e modelo de negócios inovador. Em 2004 estabeleceu a sua primeira escola na grande Florianópolis/SC e se tornou em pouco tempo referência na região por oferecer um método moderno, prático e objetivo.
A Orthopride trouxe um novo conceito de clínica dedicada exclusivamente à ortodontia e estética. Nossas unidades são projetadas para oferecer comodidade, conveniência e diversão para nossos pacientes através de um atendimento impecável, tecnologia de ponta e preço acessível.
Após 4 anos no mercado, nos tornamos uma das maiores franquias do Leste Mineiro e já espalhamos o nosso sabor para mais de setenta lojas pelo Brasil. Pertencer a Tribbu é mais do que fazer parte de um empreendimento lucrativo, é ainda viver um negócio moderno, acreditar na mudança para hábitos alimentares saudáveis.
Com mais de 30 de mercado, o Patroni Pizza é um mix de pizzaria, tratoria (carnes e massas) e choperia (chopp e petiscos). A rede chegou à marca de 140 unidades em operação em 19 estados brasileiros. É uma opção de segurança para quem deseja investir no segmento de franchising também por conta dos diversos prêmios recebidos.
A franquia Authentic Feet é uma rede de lojas de roupas, acessórios e calçados Esportivos. Marca do Grupo Afeet, especializada no mercado de lifestyle esportivo. Estamos presentes em diversos estados do Brasil. Faça parte desta rede de sucesso.
Tempo para franquia dar lucro — Delícia de Bolos Caseiros
A Delícia de Bolos Caseiros, a rede de lojas de bolos caseiros que nasceu com o intuito de levar às pessoas sabor e encanto. Uma franquia de baixo investimento, modelo simples de negócio, que inclui treinamentos, equipamentos, utensílios, mobiliário, vitrines e balcões. Temos a melhor relação custo x benefício para você.
A YES! Idiomas é uma empresa inovadora e de espírito jovem que cresce, a cada dia. A rede de idiomas está presente em 18 estados do Brasil e é uma ótima opção para novos investidores. Oferecemos aos franqueados um modelo de negócio estruturado e lucrativo, além de ter sido chancelada, por 14 anos consecutivos, com o selo de Excelência em Franchising pela ABF.
Com uma equipe de profissionais de marketing e design altamente qualificada, que reforça o conceito “imprimimos qualquer coisa, do simples ao complexo”, a franquia utiliza da mais avançada tecnologia para oferecer uma experiência diferenciada, com agilidade, propriedade e excelência no atendimento, fidelizando clientes por todo o Brasil.
Faça parte da maior rede de pizzaria delivery do mundo! A marca Domino`s está baseada em cinco pilares que norteiam o posicionamento da marca no Brasil e no mundo: sabor, preço, velocidade, delivery e promoção. Saiba mais sobre esta grande rede de sucesso.
Há quase 30 anos no mercado, a Anjos conta hoje com 3 fábricas no Brasil onde desenvolve e fabrica seus produtos buscando sempre a excelência e a satisfação do cliente. Para quem ama dormir bem. Uma franquia preparada para fazer você ganhar dinheiro proporcionando saúde e bem estar!
O Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. O segmento é forte, gera oportunidades de empregos e a realização do sonho do negócio próprio. Todavia, o crescimento dessa área também expõe seu ponto fraco: a carência de profissionais qualificados para suprir a grande demanda dos salões de beleza.
A marca ARTEX é uma das mais tradicionais marcas de cama, mesa e banho do Brasil, com 80 anos de atuação neste segmento. A partir de 2016 a rede deu continuidade a expansão como franchising, abrindo ao mercado a oportunidade de começar um novo negócio já consolidado, com um público consumidor estabelecido e produtos consagrados.
A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista. Deu tão certo que atualmente o GENDAI é maior rede de culinária japonesa do mercado brasileiro com mais de 60 lojas.
Líder na América do Sul em produção de arames, a Belgo Bekaert é uma associação da ArcelorMittal (líder mundial na produção de aço) e Bekaert (líder mundial em tecnologia de transformação e revestimento de arames). Um negócio de sucesso.
Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. A metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade são os fatores que mais contribuíram para a consolidação do sucesso da franquia CCAA.
Tempo para franquia dar lucro — Oral Sin Implantes
A ORAL SIN® Implantes é uma das maiores redes de Implantes Dentários do Brasil. Fundada em 2004, tem sua sede em Londrina/PR, e conta hoje com unidades estrategicamente instaladas na maioria dos estados do território nacional.
A Puket é muito mais que uma rede de lojas meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda, somos referência em produtos que unem famílias e conectam pais e filhos. Um mundo repleto de cores vivas, onde a diversão é o que não falta. Faça parte desta rede de sucesso.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
Somos uma das maiores redes de alimentação do país. Oferecemos um mix diferenciado de produtos e as mais variadas misturas de mate, além de diversas bebidas quentes e geladas, sanduíches, cappuccinos, açaí, salgados e sobremesas.
A Água de Cheiro, com mais de 40 anos de história, foi a percussora no segmento de franquias de beleza no Brasil, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. Abrir uma franquia Água de Cheiro é ter a certeza de qualidade com preços acessíveis.
A Ótima Farma Gestão de Negócios Ltda foi idealizada em 2015 por dois empresários com vasta experiência no mercado farmacêutico, com vivência em consultoria empresarial e know-how no sistema de franquias.
Tempo para franquia dar lucro — Montana Grill Express
A rede de grelhados Montana Express foi elaborada no mais moderno conceito de culinária rápida do mercado e, desde 1997, oferece ao seu público – refeições rápidas e saborosas, com preços competitivos e cardápio variado. A marca faz parte da rede Halipar.
A Pinta Mundi Tintas é uma rede de tintas com mais de 25 anos de atuação no mercado, parceira dos maiores fornecedores de tinta do Brasil, como a Sherwin-Williams, Suvinil e Coral.
Um negócio de baixa complexidade, rentável e que caiu no gosto dos brasileiros.