Disciplina, indicadores estratégicos e foco nos resultados são os ingredientes essenciais para fazer uma boa gestão e acompanhar o resultado financeiro para sua franquia.
1. Saúde Econômica Vs. Saúde Financeira
São coisas distintas. Uma empresa pode estar economicamente saudável e financeiramente quebrada.
Resultado econômico se enxerga por competência e Financeiro por caixa. Uma empresa pode apresentar
resultado, com base num faturamento feito. Mas, devido à inadimplência, pode não ter recebido o esperado e isso fazer falta no Caixa.
Ou ainda, na competência mostrar um faturamento realizado no mês mas, no caixa, entrará em 5 X, já que a venda foi parcelada no cartão.
2. Use indicadores para controlar as finanças
Domine os números do negócio e use indicadores para tomar decisões assertivas.
Adote três ferramentas básicas:
- DRE [Demonstrativo do Resultado do Exercício]
- Projeção do fluxo de caixa
- Balanço patrimonial
O DRE, traz pra gente as receitas, despesas e resultado do período.
É possível obter a margem de contribuição, o gasto com equipe e ou aluguel e o lucro operacional.
Quem não faz o DRE pode não se dar conta do risco de operar com margem operacional negativa.
Já a projeção do fluxo de caixa exige olhar para a entrada e a saída de recursos, o estoque e os prazos médios de pagamento e recebimento.
Com o balanço patrimonial, por sua vez, é possível avaliar a solvência da empresa. Se ela terá condições de honrar seus compromissos com os bens que possui.
Ter transparência e disciplina é vital para a gestão de uma empresa.
Você deve ficar atento pois muitas franqueadoras controlam os indicadores de seus franqueados e poderão lhe passar uma ideia de como a rede está trabalhando.
3. Um olho na Receita, outro nas despesas
Importante o empresário e seus colaboradores ficarem preocupados com as vendas. Mas, tão importante é a administração dos gastos.
Quando a empresa consegue manter seus gastos sob controle e aumenta a receita, ela consegue um resultado muito maior do que conseguia antes.
Mas, caso as despesas continuem, qualquer perda na receita ocasiona uma perda imensa no resultado. É o que chamamos de alavancagem operacional.
4. Lupa no CMV (Custo da Mercadoria Vendida)
Quando o custo da mercadoria mais o imposto superam o preço de venda de um produto ou serviço, esse está com margem de contribuição negativa.
Caso o empresário estimule a sua venda, só estará aumentando ainda mais o “buraco”.
Vale programar melhor as compras e fugir de qualquer custo emergencial que impacte o CMV e diminua a margem do produto.
Vale somar todos os custos embutidos no produto como impostos, comissões, embalagens, etc.
E conhecer as despesas fixas da empresa, para que se possa precificar os produtos e serviços de forma correta, visando o lucro.
Esse é um item importantíssimo para garantir o resultado financeiro para sua franquia. Fique de olhos abertos aqui.
5. Planejamento Orçamentário Anual
Projete a expectativa de receitas, despesas e resultados para todo o exercício, mês a mês.
O orçamento é a bússola que permitirá ao empreendedor confrontar o planejado com o realizado.
É com o Planejamento Orçamentário que permitirá ao empresário saber se a empresa está caminhando encima dos trilhos, conforme seu desejo.
Esse acompanhamento deve ser feito mensalmente.
Se houver descompassos, o empresário não deverá esperar o final do ano para realizar os reajustes necessários.
Deverá fazer já para o próximo mês.
É função do franqueado e não da franqueadora o planejamento orçamentário.
Arregace as mangas e mãos à obra.
Por Marcio Iavelberg
Sócio-diretor da Blue Numbers
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