Ponto comercial é uma das coisas mais importante para abrir um negócio, então veja que você pode ter franquias em locais alternativos, e quais as vantagens.
Pois é, esse tipo de negócio tem crescido rapidamente no Brasil em paralelo à tendência do mercado imobiliário de misturar empreendimentos comerciais aos residenciais.
Olha quantos espaços diferentes podem ter uma franquia:
- Hospitais,
- Condomínios,
- Faculdades,
- Arenas esportivas,
- Escolas,
- Terminais rodoviários
- Estações de trem
- Estações de metrô.
É muito importante que estes lugares possuam bom fluxo de pessoas, ai eles se tornam vantajosos e tem atraído vários investidores.
Os custos operacionais costumam ser mais baixos se comparados à pontos comerciais em shoppings, aeroportos ou até mesmo nas ruas da cidade.
Aonde estão as franquias?
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), cerca de 90% das unidades de franquias estão estabelecidas dentro de shopping centers e nas ruas.
Galerias comerciais de supermercados, cuja indústria também se movimenta para explorar essa receita adicional, respondem por 3,6% do total.
Terminais rodoviários e aeroportos são o destino de 0,8% das lojas franqueadas.
Já condomínios residenciais, comerciais, clubes e outras localizações respondem apenas por 1,4% das unidades, mostrando, assim, que existe uma demanda a ser suprida.
A principal vantagem em se abrir uma franquia em um espaço alternativo é em relação ao custo operacional, que se torna mais baixo.
Ao contrário de shoppings centers e das vias circulatórias das grandes cidades, os locais alternativos não realizam a famosa cobrança de “luvas”, além do custo de locação ou implementação ser mais baixo em relação aos demais.
Outros fatores favoráveis aos pontos alternativos é a menor concorrência e a diversificação dos canais de relação com o consumidor.
Uma recente pesquisa da ABF revelou que 92% das franquias que atuam no País desenvolveram inovações operacionais entre 2014 e 2016.
Grande parte delas serviu exatamente para a criação de modelos de negócio voltados à locais alternativos.
Faturamento e lucro maiores
Pelo fato dos custos operacionais desses pontos serem mais baratos que os cobrados em shoppings, aeroportos e ruas, as despesas para manter o negócio também diminuem, o que pode gerar maior lucratividade.
Vale lembrar que lucro e lucratividade são palavras distintas.
Enquanto a lucratividade é o valor percentual dos seus ganhos em relação ao faturamento já com os custos gerais subtraídos, o lucro é aquilo que você bota no bolso ao final do mês.
Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o presidente do Grupo Cherto e um dos fundadores da ABF, Marcelo Cherto, especificou que franquias em locais alternativos como as mencionadas acima podem faturar entre 25% a 40% mais que cantinas comuns nos mesmos espaços.
Para o especialista em franchising e diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida, o franqueado de um ponto alternativo também pode elevar o seu faturamento através de serviços como o delivery, se isso for permitido.
“A grande vantagem é mesmo o custo ocupacional, e por isso é importante que o franqueado negocie bem antes de entrar, para não ter surpresas desagradáveis depois.
Uma outra estratégia que também é interessante avaliar é se o local permite fazer entregas delivery, assim o negócio não fica preso apenas no ponto comercial.”
Recomendações na hora de comprar sua franquia
Antes de fechar um negócio do tipo, é relevante que o franqueado atente-se à questões que podem inviabilizar a franquia.
Um exemplo claro é abrir um negócio com preços mais altos em espaços onde o fluxo de pessoas é formado por classes sociais mais baixas, como acontece em terminais rodoviários, estações de metrô, entre outros.
Na visão de Almeida, da Franchise Solutions, o ponto comercial, mesmo que alternativo, precisa ter sinergia com o público que frequenta o local. Do contrário, o risco de insucesso é iminente.
Entre os segmentos mais viáveis para instalação de franquias nesses tipos de locais estão os de alimentação (cafeterias, lanchonetes, fast foods), serviços (conserto de celulares e lavanderias, no caso de condomínios) e outros negócios (pet shops, lojas de conveniência).
Nesse sentido, avalie cautelosamente caso a caso, pois seria inviável, por exemplo, abrir uma pet shop dentro de um hospital.
Porém, em condomínios residenciais o negócio poderá decolar.
O contrário acontece com cafeterias, que podem funcionar muito bem em centros médicos e faculdades, mas podem representar um mau negócio em outros locais.
“Vale ressaltar que antes de ir para um local como esse é necessário avaliar se a demanda será suficiente, a fim de que as contas realmente fechem e sobre um lucro interessante para o franqueado.
Visto isso, é negociar bem o contrato de aluguel (custo ocupacional) e montar a operação.”
Abaixo, selecionamos várias franquias associadas à ABF que podem funcionar muito bem em locais alternativos.
Não se esqueça de avaliar caso a caso, pois alguns pontos podem ser ótimos para um segmento específico e não tão bom para outros. Confira:
Franquias em locais alternativos — Sterna Café
Sterna é um gênero de ave que mais viaja no mundo. Em seus 34 anos de vida, essa pequena espécie de apenas 100g viaja o equivalente a 3 viagens, ida e volta, entre a Terra e a Lua, ou simplesmente dá 60 voltas ao mundo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA STERNA CAFÉ
Franquias em locais alternativos — Megamatte
A franquia Megamatte surgiu com uma proposta diferente e inovadora: superar as expectativas dos nossos clientes com uma alimentação saudável e saborosa, de qualidade diferenciada e preço justo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MEGAMATTE
Franquias em locais alternativos — Grão Espresso
O sistema de franquias Grão Espresso é chancelado pela ABF com o Selo de Excelência de Franchising 2012.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GRÃO ESPRESSO CAFETERIA
Franquias em locais alternativos — Boali
A Boali veio preencher uma lacuna no mercado gastronômico brasileiro com franquias de alimentação saudável no modelo fast casual — em franca expansão em todo o mundo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOALI
Franquia Nutty Bavarian
Os produtos da franquia Nutty Bavarian têm conquistado milhares de consumidores no mundo todo, com mais de 800 pontos de venda espalhados por shoppings centers, aeroportos, feiras, centros de convenções, estádios e parques de diversões como os da Disney e Universal Studios, ambos nos Estados Unidos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NUTTY BAVARIAN
Franquia Flow
Após uma década difundindo um estilo de vida saudável e proporcionando um espaço pioneiro de bem estar, a República da Saúde se propôs a criar uma rede de alimentação que simplifica a rotina através de uma experiência única TO GO a Flow Fresh To GO.
Quer mais informações? Clique aqui!
Franquias em locais alternativos – Fábrica de Bolo
O negócio Fábrica de Bolo Vó Alzira se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO VÓ ALZIRA
Franquias em locais alternativos — Rei do Mate
A história de sucesso do REI DO MATE, começou na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA REI DO MATE
Franquias em locais alternativos — Animal Place
A franquia Animal Place é uma empresa fundada em 1997 e oferece um amplo leque de produtos e serviços para animais de estimação.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ANIMAL PLACE
Franquia Açaí Concept
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno.
Quer mais informações? Clique aqui!
Franquias em locais alternativos — Casa Bauducco
A Casa Bauducco nasceu em 2012 com a ideia de aproximar a histórica empresa familiar do seu público. O sucesso fez com que a rede decidisse franquear a loja e espalhar seus produtos de qualidade por todo o País.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA BAUDUCCO
Franquias em locais alternativos — Pão & Companhia
A Pão & Companhia é a maior franquia de padaria do Brasil e oferece apoio operacional ao negócio, em todas as etapas do processo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PÃO & COMPANHIA
Franquias em locais alternativos — La Coxinha
A La Coxinha foi idealizada para encantar seus clientes através de seus produtos de qualidade diferenciada e de um atendimento de primeira linha.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LA COXINHA
Franquias em locais alternativos — Café do Ponto
Um grupo de cafeicultores paulistas costumava se reunir para tomar café e conversar sempre no mesmo ponto de encontro. Esse local foi carinhosamente chamado de “o ponto do café”.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAFÉ DO PONTO
Franquias em locais alternativos — Salomé Café Bar
Nossos franqueados reconheceram o suporte e apoio dado pelos nossos diretores no dia a dia da operação do seu negócio. Ou seja: quem investiu na marca Salomé Bar teve apoio e colheu bons resultados!
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SALOMÉ CAFÉ BAR
Franquia Açaí Beat
Ter uma loja Açaí Beat significa conseguir todo o know-how para estruturar uma loja divertida e aconchegante, e ao mesmo tempo, operacionalmente simples e eficiente.
Quer mais informações? Clique aqui!
Franquias em locais alternativos — Casa Pilão
Marca líder no mercado de cafés no Brasil, a Casa Pilão foca em qualidade com cafés 100% arábica e toda linha como cappuccinos, drinks.
Franquias em locais alternativos — Cor & Unha
Desde 2012, vivemos um processo de expansão e consolidação da marca Cor & Unha. Diferente de outros salões de beleza, nossa marca possui um método inovador representado pela qualidade dos produtos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA COR & UNHA
Franquias em locais alternativos — Café Donuts
Este modelo permite ao franqueado Café Donuts iniciar-se no negócio com ganhos inestimáveis de tempo e investimento, impulsionados pelos mais de 15 anos de experiência da Café Donuts no segmento.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAFÉ DONUTS
Franquias em locais alternativos — Café do Feirante
O franqueado Café do Feirante tem todo o suporte necessário para alcançar seus objetivos e o retorno de seu investimento.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAFÉ DO FEIRANTE
Franquias em locais alternativos — Saboreatéycafé
Saboreatéycafé é uma rede de franquias espanhola criada por Mario Rubio há mais de 10 anos, que cresce pelo mundo e já se espalha por mais de 10 países.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SABOREATÉYCAFÉ
Franquia Chilli Beans
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHILLI BEANS
Franquias em locais alternativos — Minha Lavanderia
A Minha Lavanderia está perto de você para trazer a solução que você precisa, de forma prática e rápida.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MINHA LAVANDERIA
Franquias em locais alternativos — Petland
A franquia Petland está a 50 anos no mercado, fornecendo as melhores experiências de compra que um cliente pode ter. Rede líder na indústria de varejo animal em operações de franquia no mundo.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PETLAND
Franquia Havaianas
As lojas Havaianas foram idealizadas para oferecer aos consumidores uma experiência completa com a marca.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA HAVAIANAS
Franquias em locais alternativos — Sucão
O Sucão Lanches faz parte da história de Campinas (SP). A lanchonete é um ícone da região central desde sua inauguração, em 1975, quando misturas ousadas encantavam os clientes que passavam pela movimentada avenida Benjamin Constant.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SUCÃO
Franquia Ragazzo
O Ragazzo oferece o seu almoço italiano de segunda a segunda, desde 1991, com a abertura da primeira loja, em São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Fundado por Alberto Saraiva, o Ragazzo traz em seu conceito, algumas idéias e experiências de sucesso.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RAGAZZO
Franquias em locais alternativos — Sodiê Doces
De uma mulher simples mas com uma determinação gigante, nasceu a Sodiê Doces, fruto do seu amor e paixão pelo que faz.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SODIÊ DOCES
Franquias em locais alternativos — Fran’s Café
O Fran’s Café conquistou o mercado, criando uma bem sucedida rede de 120 lojas que vem crescendo de forma consistente e profissionalizada, o que confere ao Fran’s Café o mérito de ser uma das melhores empresas de franchising e a mais expressiva rede de cafeterias do Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FRAN’S CAFÉ
Franquias em locais alternativos — Flamy
A Delícias Flamy já se iniciou com pontos positivos, pois com a qualidade de seus produtos, conseguiu adquirir clientes fiéis e os resultados, estavam estampados no rosto de cada cliente ao provar uma delícia Flamy. QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLAMY
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: