
- MENU
- Encontre Sua Franquia
- Advogados, Consultores e Fornecedores
- Guia de Franquias associadas ABF
- Falando de Franquias
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- Anuncie no portal
- Mapa do Site
- AGENDA
- SITES DA ABF
22/10/2018
Com negócios padronizados, organizados e enxutos, as franquias crescem no Brasil a um ritmo de quase 10% ao ano, de acordo com números da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mesmo na crise, o setor cresceu e criou inovações que chegaram aos consumidores das marcas e também à investidores que estão sempre buscando aplicar seus recursos em negócios lucrativos. Por terem planos estratégicos sólidos e seguros, algumas franquias não exigem experiência anterior do franqueado no segmento, pois conseguem, através de treinamentos e suporte, deixar o investidor pronto para operar sua unidade da melhor forma.
Alguns dos aspectos necessários para abrir uma franquia que não exige experiência é ter todo o investimento para iniciar o negócio, além de muita vontade de trabalhar. Conhecer bem o segmento pode até ser um diferencial positivo, mas está longe de ser obrigatório.
E por quê, afinal, a rede franqueadora insere franqueados sem experiência alguma com o segmento na sua rede? A resposta é simples: expertise na formação de profissionais. Com treinamentos bem elaborados e com resultados práticos, a franquia é capaz de deixar qualquer tipo de profissional pronto para trabalhar no mercado em que ela atua.
O mercado de franquias avançou 8,4% no segundo trimestre deste ano, de acordo com a ABF, ao faturar R$ 40,7 bilhões no período. No ano passado, no mesmo intervalo, o faturamento das redes havia somado R$ 37,5 bilhões.
Ter uma franquia que não exige experiência na área e apenas administrá-la, no entanto, não basta para que ela atinja o sucesso esperado. Para isso, será necessário muito esforço e dedicação do franqueado. Portanto, siga corretamente as instruções que a rede franqueadora irá lhe passar, além de conferir se o suporte prometido pela rede funciona, de fato, como ela promete.
Na avaliação da expert em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, é extremamente importante que franqueados sem experiência participem de todos os treinamentos e visitas à rede franqueadora, além de conhecer pontos de venda já instalados e observar se o suporte prometido, como mencionado, é aquele que lhe foi garantido durante o processo seletivo.
“Uma prática muito segura é conversar com o maior numero de franqueados possível da rede. Tente buscar aqueles mais antigos e também os mais novos, e questione-os sobre o suporte na implantação, os treinamentos iniciais e o suporte operacional. Veja também qual é a periodicidade das atividades e tipos de treinos, além de avaliar a qualidade dos mesmos.”
Ainda na visão da consultora, conhecer a sede da franquia, sua estrutura e equipe de suporte, também podem ajudar a estreitar os laços com a marca e avaliar se é aquilo é o que lhe foi garantido.
Para Stockler, ainda, franquias que não exigem experiência anterior têm as mesmas chances de dar certo quanto uma que exige.
“Pode dar muito certo sim, desde que o futuro franqueado esteja focado em aprender e se dedique ao negócio.”
Abaixo, selecionamos 17 franquias associadas à ABF e que não exigem experiência anterior em seus respectivos segmentos. Confira e clique em QUERO SABER MAIS para obter dados das redes e entrar em contato com elas.
Maior franquia de limpeza comercial do mundo, a franquia Jani-King, há quase meio século, ajuda empreendedores a se tornarem empresários de sucesso, através da oferta dos melhores serviços de limpeza profissional para os mais exigentes setores corporativos.
Tipo de Negócio – serviços de limpeza e conservação
Investimento – a partir de R$ 80.750,00 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 18 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 175.000,00
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JANI KING
É a primeira rede de idiomas do Brasil a utilizar a tecnologia das TVs interativas em todas as unidades. O material didático da Rockfeller foi desenvolvido para explorar ao máximo esta ferramenta inovadora que incrementa a dinâmica das aulas, mantém a atenção e aumenta a interatividade entre os alunos.
Tipo de Negócio – escola de inglês moderna, rápida e com certificação internacional
Investimento – a partir de R$ 161.000 (ESTADO SEDE SANTA CATARINA)
Retorno do Investimento – de 24 a 48 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 120.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ROCKFELLER LANGUAGE
O WikiMaki® é uma marca jovem e consolidada, que conquistou o mercado e a fidelidade de cada um de seus consumidores. Quem experimenta o WikiMaki® prova um novo conceito em comida japonesa, que se projeta além da tradição e se sustenta na inovação, tornando-se uma excelente oportunidade para quem quer abrir o seu próprio negócio.
Nossos clientes são pessoas atuais, que se preocupam em ter uma vida saudável, que valorizam um ambiente moderno e agradável, além de serem apaixonados pelos nossos produtos e apreciarem o ótimo serviço que o WikiMaki® oferece.
Tipo de Negócio – comida Japonesa
Investimento – a partir de R$ 175.000 (Estado Sede Paraná)
Retorno do Investimento – 14 a 36 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 270.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA WIKIMAKI
O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
A franquia é formatada, tem métodos próprios, padrão de atendimento específico e fornecedores homologados pela franqueadora, especialmente, para atender os franqueados.
Tipo de Negócio – depilação à cera e fotodepilação
Investimento – a partir de R$ 290.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento – de 36 a 48 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 78.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PELLO MENOS
A franquia Evolute Profissionalizantes e Idiomas possui hoje mais de 74 unidades, número que aumenta constantemente. Temos um método de ensino considerado o melhor do Brasil com material didático exclusivo para acompanhamento dos alunos. A única rede de franquias com mais de 70 opções de cursos.
Tipo de Negócio – Escola de Cursos Profissionalizantes e Idiomas
Investimento – a partir de R$ 59.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 50.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EVOLUTE
A rede de franquias Dona Nuvem nasce com a ideia de proporcionar uma experiência divertida e gostosa, com sorvetes e produtos sem a mesmice de sempre, fora do lugar comum.
Tipo de Negócio – doceria e sorveterias
Investimento – a partir de R$ 190.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 a 24 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DONA NUVEM
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
Tipo de Negócio – Cursos
Investimento – a partir de R$ 305.000 (ESTADO SEDE PARANÁ)
Retorno do Investimento – de 18 a 24 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 170.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CEBRAC
A Louyt é uma empresa global constituída por investidores brasileiros, catalães, espanhóis e italianos, com operação instalada em 24 países de diferentes continentes. Ela disponibiliza tecnologia de soluções em mobile marketing com o objetivo de turbinar as vendas de uma determinada loja virtual, além de ter a possibilidade de oferecer um sistema de atendimento eletrônico à página monitorada, inclusive com a utilização de chatbots especializados em refinar o processo de compras.
Tipo de Negócio – software para criação de campanhas de marketing mobile
Investimento – a partir de R$ 19.500,00 (Estado Sede São Paulo)
Retorno do Investimento – de 6 a 12 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOUYT
A Jan-Pro é uma rede de franquias que atua no segmento de limpeza e conservação. Foi fundada em 1991 e é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde 2012. Com 266 unidades em operação, foi contemplada com o selo de excelência em franchising pela ABF em 2014 e 2015.
Tipo de Negócio – franquia de serviços de limpeza e manutenção de imóveis
Investimento – a partir de R$ 20 mil
Retorno do Investimento – de 12 a 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JAN-PRO
Unindo qualidade e sabor, a Chocolateria Brasileira traz ao mercado nacional produtos finos e desenvolvidos com matéria prima de primeira linha. No cardápio, barras, trufas e bombons, embalados individualmente ou em kits, se unem ao aroma do delicioso café, capaz de arrancar suspiro do mais distraído consumidor.
No mercado desde 2015, a rede é hoje comandada por Christian Neugebauer, herdeiro de uma família que há mais de 100 anos atua no segmento de confeitaria e chocolates. Recentemente formatado no modelo de franquias, possui 14 unidades distribuídas no Brasil, em formatos de loja, quiosque e home-based (porta a porta).
Tipo de Negócio – fabricação de produtos derivados do cacau e chocolates
Investimento – a partir de R$ 38.000 (modelo quiosque/ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – a partir de 3 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHOCOLATERIA BRASILEIRA
O Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos.
Para o Instituto Embelleze, a elevação do nível de consciência através da educação e do conhecimento é preocupação constante, considerando a Beleza como algo mais profundo do que um conceito estético: Beleza é a própria força da vida, fonte de bem-estar, auto-estima e felicidade.
Presente em 99% dos Estados brasileiros com 330 franquias, já tendo formado mais de 600.000 profissionais para o mercado de trabalho e atualmente com mais de 150.000 alunos estudando, o Instituto Embelleze tem como objetivo chegar a 500 franquias no Brasil.
Tipo de Negócio – formação profissional na área de beleza
Investimento – a partir de R$ 90.115 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 a 24 meses
Faturamento médio mensal – R$ 70.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSTITUTO EMBELLEZE
A United Institute foi fundada em 2008 e desde então é referência de ensino para adultos.
Considerada uma das melhores escolas de inglês, a United tem como objetivo principal aperfeiçoar a qualificação dos profissionais que desejam ingressar ou já se encontram no mais exigente mercado de trabalho.
Nossas escolas estão espalhadas por diversas cidades e estados do Brasil e, pelo sistema de franchising, você também poderá se tornar um franqueado e realizar o sonho de ter seu próprio negócio.
Tipo de Negócio – franquia de escola de inglês para adultos
Investimento – a partir de R$ 150.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UNITED INSTITUTE
A rede Brasileirinho Delivery oferece um forte programa de treinamento não só para os franqueados, mas também, para o gerente e para quem comandará a cozinha. Inicialmente, eles têm de passar cinco dias na sede da franqueadora, em São José do Rio Preto, onde absorvem o dia a dia da operação, inclusive preparando os alimentos e as caixinhas para entrega.
Embora inicialmente a rede planejasse atuar com uma cozinha central e distribuir os pratos semi-prontos para a rede, o que vingou, na realidade, foi uma logística muito mais simples.
Tipo de Negócio – confecção e venda de refeições típicas no box por sistema delivery
Investimento – a partir de R$ 95.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 12 a 18 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRASILEIRINHO DELIVERY
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Tipo de Negócio – rede de clínicas Odontológicas especializadas em Ortodontia
Investimento – R$ 360.000 (ESTADO SEDE PARANÁ)
Retorno do Investimento – 25 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 200.000
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHODONTIC
A ideia de negócio surgiu em 1979, quando Juan Carlos Lopez foi transferido para trabalhar nos Estados Unidos. Durante este período, conheceu o sistema de lavanderias automáticas (Self-Service). Após utilizar este sistema que é mais econômico e prático, decidiu abrir com mais 2 amigos uma lavanderia Self-Service na Argentina.
Atualmente, opera com 87 unidades espalhadas por grande parte dos estados brasileiros. Reconhecida no segmento, a Laundromat oferece modelos customizados de franquias. Sendo elas: Integral e Express. Entre eles, a Laundromat Integral, que conta com atendimento self service, passadoria profissional, lavagem a água, wet cleaning e a Laundromat Express, um modelo de negócio de rápida instalação que é preparado para ser integrado a locais de grande circulação de pessoas, como postos de gasollina e supermercados. Atua, ainda, com a instalação de lavanderias em condomínios residenciais e hotéis.
Tipo de Negócio – lavanderias
Investimento – a partir de R$ 85.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do investimento – 24 a 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LAUNDROMAT
Líder no segmento de podologia, com lojas instaladas em 14 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Doctor Feet oferece excelentes oportunidades de negócios aos empreendedores interessados, atuando diretamente na prestação de serviços de podologia e venda de produtos médicos e ortopédicos.
Tipo de Negócio – serviços de podologia e venda de produtos médicos, ortopédicos, esporte e fisioterapia
Investimento – a partir de R$ 299.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DOCTOR FEET
A Escola do Mecânico foi fundada em 2011 pela iniciativa da empresária Sandra Nalli. A ex-gerente de uma loja de serviços automotivos, não encontrava profissionais qualificados no segmento de reparação automotiva, na hora de formar as equipes de trabalho.
Diante deste quadro, Sandra começou a passar seu conhecimento, formando voluntariamente menores infratores da Fundação Casa, na cidade de Campinas.
A demanda cresceu e a partir de um projeto social, nasceu a Escola do Mecânico. Hoje a empresa é uma referência do setor e forma profissionais disputados no mercado de reposição automotiva, nas áreas de Linha Leve, Pesada e Motocicletas.
Tipo de Negócio – treinamento de formação e especialização em mecânica automotiva
Investimento – a partir de R$ 290.500,00 (Estado Sede São Paulo)
Retorno do investimento – 16 a 18 meses
Lucratividade média – entre 18% a 35% do faturamento
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ESCOLA DO MECÂNICO
Por Sammy Eduardo