Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franquias 2019: conheça redes que ditarão tendência e prepare-se para abrir a sua

05/07/2018

Franquias 2019

Sabemos que ainda restam alguns meses para 2018 acabar e muitas coisas podem acontecer, mas se você tem o sonho de ter começar o próximo ano tocando o seu próprio negócio, recomendamos que comece a planejar e preparar o terreno agora mesmo. Para te ajudar, o Portal do Franchising separou informações e tendências que devem ditar o mercado de franquias em 2019. Assim, você realiza o desejo de ter um negócio diminuindo ao máximo os riscos dele não dar certo.

Segundo especialistas em franchising, o tempo médio entre o início da negociação com a franqueadora até a inauguração efetiva da unidade franqueada é de 4 a 5 meses, podendo levar um pouco mais ou pouco menos. Durante esse período, o investidor passará pelo intervalo de maturação e entendimento do negócio como um todo. Ou seja, realizará treinamentos, conhecerá a sede da marca e seus diretores e, inclusive, poderá trabalhará em outras unidades para absorver as informações necessárias que darão sustentação à sua própria franquia.

Antes de chegar à esse ponto, entretanto, você pode conhecer redes de franquias que podem ser compatíveis com o seu perfil empreendedor. Por exemplo, se tem aptidão com alimentos ou sempre quis abrir um restaurante, indicamos as franquias de alimentação. Se você gosta de carros, pode escolher entre diversas franquias automotivas. E assim funciona com outros segmentos como educação, moda, serviços, tecnologia, saúde ou entretenimento.

Dentro de todos eles existem franquias que devem ditar tendência em 2019. Abaixo, você poderá conferir os detalhes e os motivos pelos quais esses negócios devem estar em evidência e ganhar destaque no mercado no ano que vem.

 

Alimentação

Como pudemos observar durante a ABF Franchising Expo 2018, maior feira do setor de franquias do País realizada no último mês de junho, em São Paulo, o segmento de alimentação tem demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes. Uma delas são as franquias em quiosque. Esse formato de negócio têm sido disseminado pelas redes franqueadoras como alternativa para quem não tem todo o capital necessário para abrir uma loja completa.

Os quiosques são fáceis de gerir, montar e costumam gerar bons retornos financeiros. Algumas franquias veem as unidades franqueadas em formato quiosque como “teste” para que o investidor possa ganhar experiência no negócio e posteriormente abrir uma unidade maior. O retorno do investimento em quiosques também costuma ser mais rápido que nos demais formatos, já que o aporte na operação foi menor. Em 2014, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias em quiosques movimentaram mais de R$ 2,6 bilhões. O número, agora, pode ultrapassar a faixa dos R$ 6 bilhões.

Outra tendência desse segmento são as redes de alimentação saudável e orgânicos. Uma grande demanda por esse tipo de alimento surgiu nos últimos anos acompanhando um movimento de busca por uma vida mais saudável por parte da população.

Segundo a agência de pesquisa Euromonitor, o mercado de alimentação saudável cresceu 98% entre os anos de 2009 a 2014 no Brasil. Veja outros dados desse setor:

  • R$ 93,6 bilhões movimentados em 2016 no Brasil;
  • 12,3% é a média de crescimento ao ano no Brasil na última década;
  • 8% é a média de crescimento em outros países;
  • 5º lugar no ranking mundial desse segmento;
  • Orgânicos é o nicho com maior crescimento nos últimos 5 anos (18,5%).

 

Além deles, negócios que facilitem a retirada dos produtos, a exemplo de drive-thrus e sistemas do tipo ‘compre pela internet e retire na loja’, estão em evidência e devem ganhar ainda mais apelo com o tempo. André Friedheim, vice-presidente da ABF e diretor da consultoria Francap, explica:

“Nos Estados Unidos, visitamos diversas redes de franquias que já praticam esse conceito de que o consumidor compra via internet ou aplicativo e apenas passa na loja para retirar o produto. Aqui no Brasil, vemos isso no varejo em geral, porém, agora está mais forte no segmento de alimentação. Você compra a comida e pode ir comer no escritório ou onde você escolher. Dá mais liberdade para o cliente”.

 

Abaixo, você confere uma galeria com 18 franquias associadas à ABF e ótimas para abrir em 2019. Clique sobre as imagens para obter mais informações da franquia de seu interesse.

  • franquias 2019 - Baked Potato
    Baked Potato pede investimento inicial de R$ 400 mil por loja e R$ 220 mil por quiosque

 

Educação e tecnologia

Como sabemos, a educação no Brasil poderia ser melhor do que é. E exatamente por isso algumas franquias do segmento foram lançadas. Com programas de ensino modernos, eles ajudam jovens, adultos e até idosos a melhorar seus índices nos estudos e até o desenvolvimento pessoal.

Na última década, as escolas têm investido em tecnologias que auxiliem em todo esse processo. Inteligência artificial, experiência virtual e outros métodos estão sendo amplamente difundidos por novas e antigas franquias, que obtêm bastante sucesso com a metodologia. E no que depender da avaliação da expert em franchising e sócia-diretora da consultoria ba|STOCKLER, Angelina Stockler, elas podem passar por um boom ainda maior nos próximos anos.

“A educação por meio da tecnologia é uma tendência bastante significativa. É um mercado que tem demanda e conta com grandes estruturas por trás. Grupos internacionais estiveram presentes no Brasil recentemente observando esse segmento, a qual consideram como ‘bola da vez’.”

 

Redes que atuam no mercado de marketing digital também têm adquirido relevância, já que há um potencial mercado formado por micro e pequenas empresas em busca de publicidade no ambiente online. Franquias de lazer com uso de aparelhos tecnológicos e futuristas formam outro segmento em crescimento no setor.

Abaixo, você confere uma galeria com 14 franquias de educação e tecnologia associadas à ABF e ótimas para abrir em 2019. Clique sobre as imagens e obtenha mais informações da franquia de seu interesse.

  • franquias 2019 - Beetools
    Beetools é uma franquia focada na educação através da tecnologia e parte de R$ 300 mil

 

Serviços inovadores

Nesse segmento, a tendência são os “diferentões”. Serviços que fogem do comum ganham destaque como, por exemplo, as franquias de portaria, telecomunicação e aluguel de bagagens.

Outros como o mercado pet, também incluído no segmento de serviços, continuam em ascensão com cada vez mais consumidores buscando oferecer uma vida confortável a seus animais de estimação.

Com a economia em recuperação, apesar do ritmo ser mais lento do que os analistas financeiros esperavam, a demanda por crédito deve subir. Isso porque com a situação econômica mais favorável, é de praxe que as pessoas tenham mais confiança para investir, impactando diretamente a tomada de crédito. Nesse caso, as franquias de crédito podem ser ótimas opções de negócios para ter em 2019, cujo Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Banco Central, pode crescer até 3% sobre 2018.

Abaixo, você confere 13 dessas franquias de serviços associadas à ABF que são tendências de ótimos negócios para o próximo ano. Clique sobre as imagens e acesse mais informações sobre as redes.

  • Franquias 2019 - Só Multas
    Só Multas oferece serviço para clientes recorrerem de multas de trânsito. Investimento é de R$ 60 mil

 

_______________________________________________________________________

 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo

NOTÍCIAS RELACIONADAS