Você provavelmente conhece alguém que é apaixonado por açaí, os jovens então são malucos e enxergam a fruta como um alimento, e é por isso que as franquias de açaí são um mercado muito forte no franchising.
A fruta, que veio a se tornar mais conhecida no final dos anos 90, é atualmente umas das preferidas do brasileiro, próxima de ser comparada nesse sentido à banana, maçã e mamão, por exemplo.
E com o consumo desse fruto em alta, oportunidades de geração de renda a partir do açaí é o que não faltam.
Apesar de ser consumido gelado, o açaí não sofre com problemas de sazonalidade.
Ou seja, ele possui boa demanda tanto no inverno quanto no verão.
Um dos motivos é o fato da fruta ser rica em nutrientes que auxiliam o organismo em atividades físicas, o que tornou o produto em uma verdadeira febre entre praticantes de esportes e frequentadores de academias.
As franquias de açaí não dependem de muitos funcionários e nem de espaço operacional muito extenso, o que diminui o custo de investimento inicial.
O mercado de açaí
O consumo de açaí se popularizou pelo País a partir do final da década de 1990.
No entanto, foi na década anterior que o produto começou a ser produzido da forma como conhecemos hoje.
Na maioria das regiões do Brasil, o consumo do fruto acontece através da polpa, que possui gosto bastante atraente ao paladar.
A alta procura também deve-se ao fato do açaí possuir poder antioxidante, que combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária dão conta de que as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas.
Segundo dados da Empresa Brasileira da Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas.
O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.
Em relação ao mercado de consumo do açaí, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são, respectivamente, os principais consumidores de açaí depois do Pará, é comum visualizar o consumo com grãos e frutas.
Ainda de acordo com o Ministério da Agricultura e Agropecuária, em 2023, o comércio de açaí em purê atingiu US$ 314.744, equivalente a 79 toneladas.
Esse volume representa um aumento de 41% em relação ao ano anterior, 2022, quando foram exportadas 48 toneladas do produto.
Para 2024, o mercado segue promissor.
Perfil
No franchising, costumamos perguntar ao futuro franqueado sobre os trabalhos que ele exerceu na fase anterior à aquisição da franquia. Em vários casos, o investidor não gostava do trabalho e o achava tedioso.
Em 100% desses casos, a pessoa não tinha identificação com o segmento que atuava.
Já para tocar uma franquia, é extremamente importante ter essa aptidão.
O franqueado deve ter um perfil organizacional e de gestão pessoas, pois liderará uma equipe que atenderá o público diretamente.
Uma das maiores atenções também deve ser dispensada com o estoque dos alimentos.
E vale lembrar que em uma franquia de açaí você terá de manusear outros tipos de produtos, como frutas, condimentos, grãos, refrigerantes, doces, entre outros.
“Como todo alimento fresco, o risco de contaminação é alto. Portanto, para manusear os produtos é relevante que o ambiente esteja sempre higienizado e as mãos limpas. Se você não tem por hábito lavar as mãos, talvez devesse pensar em outro negócio”.
Selecionamos algumas franquias de açaí associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) que podem ser um ótimo negócio para você: