Estudo aponta as 25 melhores franquias 2019; veja quais são e abra a sua
02/10/2019
Está na hora de conhecermos as franquias que mais se destacaram na 6ª edição do Prêmio Top 25 do Franchising Brasileiro!
A premiação é considerada uma das mais importantes do setor e é elaborada, anualmente, pelo Grupo BITTENCOURT.
Este ano, o tema da premiação foi “Cultura Organizacional e Liderança nas Redes de Franquias” e contou com a participação de 300 franqueadoras de grande, médio e pequeno porte de todo o país, de todos os segmentos do franchising.
Dentro das 300 participantes, foram selecionadas 25 que mais representam o tema e são bons exemplos para outras redes do franchising.
Além do ranking com as empresas que mais se destacaram, o estudo se apoiou em pesquisas, incluindo uma publicada na Harvard Business Review, para identificar o perfil da cultura e da liderança nas redes de franquias.
Segundo o estudo divulgado pelo Grupo BITTENCOURT, a cultura tem características que a diferenciam do clima organizacionalou dos valores da companhia, por exemplo.
Ele é compartilhada por todos, difundida, duradoura e implícita.
“A cultura de uma empresa é modelada pela experiência acumulada por seus elos ao longo dos anos, forma de conduzir as decisões e até mesmo a forma com que as pessoas se relacionam”, explica Lyana Bittencourt, sócia-diretora do Grupo BITTENCOURT.
De acordo com o estudo, 61% das empresas já implantaram mudanças em sua cultura organizacional – sendo que 50% do total já tiveram alterações em razão das mudanças do ambiente (cenário econômico, político) e 11% possuem uma organização completamente diferente.
O estudo contou com a participação de franquias dos segmentos de:
alimentação,
moda,
saúde, beleza e bem estar,
serviços educacionais,
casa e construção,
serviços e outros negócios,
limpeza e conservação,
serviços automotivos,
comunicação, informática e eletrônicos,
entretenimento e lazer,
hoteleira e turismo.
O estudo trabalhou a cultura sobre três aspectos:
ambiente;
relacionamento;
liderança.
Sobre o mercado de franquias
Abaixo o faturamento total* do setor de franquias no Brasil:
*(em milhões de R$)
Abaixo o número total de redes de franquias:
O número de unidades em operação:
E os empregos diretos gerados pelo franchising ano passado:
E abaixo as projeções da ABF para o setor de franquias em 2019:
Abaixo, as 25 melhores franquias do Brasil no que diz respeito às boas práticas apontadas acima:
Melhores franquias 2019 — Arezzo
Fundada em 1972, pelos irmãos empreendedores Anderson e Jefferson Birman, a Arezzo é hoje a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina, reunindo conceito, alta qualidade e design contemporâneo.
Pioneira na fabricação de calçados infantis no Brasil, desde 1949 e exportando seus produtos e design para mais de 60 países. A franquia Bibi em 2007 realizou um estudo para novamente trazer a primeira franquia de loja exclusiva de calçado infantil para o Brasil. Hoje são mais de 25 estados que possuem lojas exclusivas Bibi.
A Casa Bauducco nasceu em 2012 com a ideia de aproximar a histórica empresa familiar do seu público. O sucesso fez com que a rede decidisse franquear a loja e espalhar seus produtos de qualidade por todo o País.
Com a responsabilidade de ser referência no mercado, a Rede Casa do Construtor se permite ter ao seu lado parceiros que também advogam os mesmos princípios. É este o perfil dos nossos franqueados, dos nossos fornecedores, todos consagrados em seus segmentos, dos nossos colaboradores, dos nossos amigos e clientes.
Anúncio A Estrela Franquias é a gestora da rede Caverna do Dino, que oferece a solução completa para o enxoval do bebê e moda infantil com mais de 40 lojas espalhadas pelo país.
Garantimos o que há de melhor em qualidade no mercado Brasileiro de roupas infantis. Nosso objetivo é encantar nossos clientes e proporcionar a eles uma experiência única em nossas lojas. Os produtos são distribuídos de uma forma que facilitem a visualização nas lojas. Nosso apoio é incondicional: da locação ao projeto arquitetônico do ponto de venda.
A Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Quase 17 anos depois, e hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 740 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi, México, Chile e Tailândia.
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu. China in Box cresceu e se consolidou no mercado brasileiro, com cerca de 153 restaurantes, além de compartilhar gestão com outras redes criadas por Shiba, como a Gendai.
Trata-se de um Centro de Ensino, que tem como finalidade formar mão de obra qualificada em áreas como a de negócios, saúde, indústria e contrução civil, todos com base nas diretrizes do MEC.
A marca Griletto surgiu em 2004 para dar nome a uma nova operação de fast-food em Itu, interior do Estado de São Paulo e em seu primeiro ano como franquia, a marca cresceu mais de 200%.
A Hering, considerada uma das marcas mais amadas do Brasil, está presente na vida dos brasileiros desde 1880 e é reconhecida por mais de 90% da população nacional. Direcionada para os públicos masculino e feminino, carrega em seu DNA os atributos básico, original, espírito jovem, democrático e contemporâneo, tornando-se referência nacional em estilo de vida e de moda.
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
As empresas iGUi iniciaram suas atividades na cidade de Gravataí (RS), a partir da Indústria da Piscina, fundada em Junho de 1995. A marca iGUi foi criada em 2002, tornando-se uma das mais importantes franquias do país. Atualmente possui mais de 800 franquias, sendo 600 delas no Brasil. Tem mais de 40 fábricas e está presente em mais de 50 países nos cinco continentes.
Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes.
A franquia Intimissimi busca parceiros de negócio de espírito jovem, empreendedores organizados e dinâmicos que desejam investir em uma franquia de sucesso internacional.
Experiência no varejo não é obrigatória mas desejada, preferencialmente no segmento de vestuário.
Em quase duas décadas de história, a grife JORGE BISCHOFF construiu uma imagem sólida, reconhecida pelo design, pela elegância e pela qualidade, vantagens competitivas que se destacam no mercado nacional e já despontam também no exterior.
A Maple Bear, rede canadense de escolas de ensino infantil, fundamental e médio, presente há 12 anos no Brasil e com atuação em todas as regiões do país tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão na metodologia canadense de ensino, reconhecida como uma das melhores do mundo.
Líder absoluto no segmento de restaurantes fast food, com produtos de qualidade reconhecida, o Mcdonald’s é hoje uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores franquias para administrar. De fato, foi o sistema de franquias que permitiu o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países.
A franquia Morana é uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil com presença em todas as capitais brasileiras, além de Estados Unidos. Criada pelo Grupo Ornatus, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e especialista em gestão de franquias, a Morana está no mercado há 15 anos e já soma cerca de 300 operações.
O Boticário está há mais de 35 anos no sistema de franchising. Hoje somos a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos. Para conseguir este marco, a parceria com nossos franqueados é fundamental. Esse é um dos motivos pelos quais eles têm a preferência na abertura de novas lojas.
A Portobello Shop é a rede de lojas da Portobello, que desde 1998 oferece produtos exclusivos e serviços especializados, hoje com cerca de 150 lojas, localizadas em todas as regiões do Brasil.
A história de sucesso do REI DO MATE, começou na década de 70, durante esses anos a marca foi se reposicionando no mercado e hoje somos uma das maiores redes de alimentação do Brasil.
*A rede de franquias de vestuário Reserva não é associada à ABF.
Melhores Franquias 2019 – Ri Happy
A Ri Happy, rede varejista de brinquedos, conta com mais de 160 lojas espalhadas por todo o Brasil, nas principias capitais e no interior de vários estados. Nelas, o cliente tem à sua disposição mais de 2.000 colaboradores especializados e bem treinados, sempre prontos para realizar sonhos.
Essas são as melhores franquias 2019, mas quer conhecer as maiores franquias, que fecharam 2018 com o maior número de unidades, então veja essa lista abaixo com as top 10:
10 – BR Mania
Presente no segmento de alimentação, a BR Mania é a 10ª maior franquia em número de unidades do Brasil, com 1.231 lojas espalhas pelo território nacional.