Quer abrir o seu pequeno negócio? Veja 20 opções de microfranquias de até 10 mil reais
29/10/2018
Você sabia que é possível abrir o próprio negócio e passar a gerar uma renda mensal significativa investindo apenas R$ 10 mil?
Pois é, conhecidas informalmente como “nanofranquias”, as microfranquias de até 10 mil reais de investimento podem ser boas alternativas para aqueles que desejam largar a informalidade ou o emprego, a fim de ter o seu próprio negócio.
Opções não faltam!
Há franqueadoras baratas de todos os tipos e segmentos, desde corretoras de seguros e crédito a agências de viagens e lava rápidos.
Mas, afinal, o que difere as microfranquias de até 10 mil reais de uma franquia comum?
A resposta é simples: apenas o valor do investimento inicial.
Se para abrir uma unidade de uma determinada rede você precise de R$ 90 mil ou menos, o modelo de negócio será baseado em um formato de operação menor, considerado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela Lei do Franchising como uma microfranquia.
Se o aporte inicial ultrapassar esse valor, a denominação é de franquia normal.
Para entender melhor como é determinado o valor de investimento inicial da franquia, a ABF adotou um padrão que determina que o investimento total para abertura de uma unidade franqueada é a soma dos seguintes itens:
— Capital para instalação — Taxa de franquia — Capital de giro
Veja um exemplo do cálculo de investimento de uma franquia:
Valor Mínimo – R$
Valor Máximo – R$
Capital para instalação
2.000
4.000
Taxa de franquia
2.000
6.000
Capital de giro
1.000
3.000
Investimento Total
5.000
13.000
Fique atento
Apesar do investimento inicial ser considerado baixo, é importante ressaltar que as franquias de baixo custo requerem a mesma dedicação e cuidado que qualquer outra franquia de outro formato.
De acordo com a ABF, 589 redes brasileiras operam com modelos de microfranquias.
E nos próximos anos este número deve aumentar: 36% das redes que ainda não operam com modelos de baixo custo afirmam ter interesse em desenvolver opções no formato.
Mesmo após a crise, as franquias menores se mostraram rentáveis e viáveis, principalmente para empreendedores de primeira viagem.
O investimento inicial médio em uma franquia de baixo custo varia entre R$ 44 mil e R$ 54 mil reais.
Fruto de inovações de um setor que está sempre se redescobrindo, as microfranquias se proliferam pelo País a cada ano.
Um estudo da ABF mostra que este segmento do franchising ganhou força nos últimos três anos como resultado da crise econômica, que fez com que franqueadores buscassem novos nichos de negócios e meios de manter a expansão da rede em desenvolvimento.
Entre 2014 e 2016, 91,8% das franquias que atuam no Brasil introduziram algum novo produto ou serviço, seja na própria empresa, no mercado nacional ou mundial.
Dentre elas, ao menos 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios.
Além disso, 45% de todas as empresas respondentes afirmam ter implantado novas técnicas, softwares ou equipamentos durante o período de instabilidade econômica.
Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Jr, os processos de inovação, do qual nasceram ideias como as franquias de menor formato, resultaram em ganhos de eficiência que traduzem o fortalecimento do setor, que cresceu 8% em 2017, na comparação com o ano anterior.
“A inovação já faz parte da agenda do franchising brasileiro. Nos mais diversos segmentos, constatamos iniciativas que levaram à inovação, seja em novos modelos de negócios, no e-commerce, no uso de novas tecnologias, como no caso da realidade virtual e internet das coisas, por exemplo.
Tudo isso tem um papel positivo no setor, especialmente quando observamos ganhos de eficiência e resultados concretos que se refletiram nesta pesquisa e no desempenho do setor nos últimos trimestres”.
No ano passado, ainda segundo a ABF, o setor de franquias faturou R$ 174 bilhões.
Para 2019, a estimativa da entidade é de um resultado ainda mais positivo: avanço de 10%.
Atualmente o franchising nacional responde por 2,4% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e emprega aproximadamente 1,3 milhão de trabalhadores.
Em levantamento realizado no ano passado, a ABF revelou que 29% das unidades de microfranquias demandam em média de 12 a 18 meses para obter o retorno do investimento.
Recomendações
Administrar uma microfranquia requer foco e responsabilidade.
Estar sempre presente, por exemplo, será quase que uma obrigação do franqueado, já que, com o negócio mais enxuto, menos pessoas para trabalharem por você.
Na avaliação do especialista em franchising e sócio-diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida, a capacidade de gestão do franqueado será profundamente testada durante a operação de uma microfranquia.
“Gestão é gestão, não importa se o negócio é uma microfranquia ou uma franquia normal.
O franqueado deve estar presente, acompanhar os resultados.
Cuidar dos desperdícios e desvios faz toda diferença também.
Em tese, uma microfranquia pode até parecer que dá menos trabalho, mas isso somente em teoria, a realidade é muito diferente, a microfranquia precisa muito da capacidade do franqueado, que por sua vez tem uma equipe reduzida e precisa estar mais atuante.”
O consultor diz, ainda, que a microfranquia pode ser uma excelente porta de entrada desse investidor no mundo dos negócios, já que também é um investimento mais seguro se comparado à empresas comuns.
Microfranquias de até 10 mil — PremiaPão
Criada em 2015, a PremiaPão é uma rede de franquias que comercializa espaços publicitários em sacos de pão. Com mais de 260 unidades espalhadas entre cidades do interior e capitais, a rede se notabiliza pelos sorteios mensais de prêmios para quem adquire os sacos de pão. O franqueado da marca atua com a prospecção de novos anunciantes e as unidades operam exclusivamente em modelo home based. Para abrir uma operação, o investimento indicado pela franqueadora parte de R$8 mil com tempo médio de retorno previsto para até quatro meses (dependendo da atuação do franqueado).
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
Fundada em 1988, a franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país. Em 1992 a empresa passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a primeira do segmento a atuar dessa forma.
Ao longo desses 28 anos, construiu uma forte presença com mais de 90 lojas espalhadas por todo o Brasil.
A Barela é uma das maiores corretoras de seguros de saúde no segmento de pequenas e médias empresas, além de oferecer planos individuais, familiares e por adesão. Somos reconhecidos por uma plataforma campeã em vendas que nos permite encontrar o melhor plano para o seu negócio e para você.
A Acqio é uma empresa brasileira de tecnologia que atua no mercado de meios de pagamento eletrônico. Fundada em 2014, a Acqio conta com sedes em SP, PE, PB e RS e atende milhares de clientes em todo território nacional, com mais de 350 Franqueados espalhados em todo o Brasil.
Fundada em 1998 por dois colegas de faculdade apaixonados por intercâmbio, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo afora.
As opções são diversas: cursos de idiomas, intercâmbios de estudo e trabalho, work experience, especializações, high school, universidades e viagens culturais.
A empresa Em Conexão Sistemas nasceu em 2013 com o propósito de conectar empresários e empresas a novas tecnologias. A marca foi criada pelo sócio Geyvson Andrade, jovem de sangue empreendedor nato, fez de seu sonho um objetivo e, com apenas R$ 50 (cinquenta reais), gerou no primeiro ano faturamento de R$ 100.000,00 (cem mil reais)
A franquia SMS Digital é a primeira rede do segmento no Brasil, atendendo mais de 400 cidades em todo o país. Um portal de comunicação ágil e moderno, que oferece soluções inovadoras através de produtos e serviços que potencializam o relacionamento com o ativo mais valioso de sua empresa, os seus clientes. Especialistas em comunicação via SMS corporativo, ideal para empresas e instituições de todos os segmentos.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados.
Mídia do Pão é uma rede de franquias especializada na comercialização de embalagens ecológicas. Para grandes e pequenas empresas, a divulgação em embalagens ecológicas é um meio simples e sustentável para reforçar e colocar suas marca em evidência com um baixo custo, sem desperdício e retorno garantido.
Como franquia Trust, você se beneficia do uso de uma marca reconhecida no Brasil e tem à disposição todos os produtos e serviços da empresa para comercializar na sua cidade e região.
A franquia RHF Talentos, com matriz em Curitiba, Paraná, é uma empresa com um novo conceito de mercado de trabalho on-line, oferecendo um portal de Recursos Humanos como oportunidade de negócio próprio e com possibilidade de retorno financeiro imediato e diário.
A franquia TZ VIAGENS conta com inovadores recursos tecnológicos, aliados às melhores práticas de gestão do mercado, para oferecer sempre a melhor qualidade dos serviços e produtos comercializados.
A franquia Trust opera desde o início de 2009 como Agência de Intercâmbio e Turismo, com reconhecido sucesso e forte consolidação da marca nas regiões em que atua e busca expandir sua atuação por todo o país, tendo como portfólio de serviços na área de intercâmbios culturais, educacionais, profissionais e turismo.
A Amaze é um braço da CI Intercâmbio, maior empresa de turismo jovem do Brasil com mais de 90 lojas em todo o país, especializada em viagens de formatura e turismo esportivo para jovens do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Desde a sua fundação há 16 anos, o CEBRALOG foi a empresa de consultoria e treinamento em logística e Supply Chain, manufatura e comércio exterior que mais cresceu no Brasil. Com projetos em quase todos os Estados brasileiros, construindo uma sólida base de clientes, majoritariamente composta por empresas de médio e grande porte.
A Ceofood além de promover oportunidades de negócio, em um mercado crescente e inovador. A mesma dispõe de total suporte ao fraqueado Ceofood, com uma equipe altamente preparada, com amplo know-how, mais de 20 anos de experiência.
Adlux Cosméticos Profissionais atua no mercado da beleza há 14 anos, vem lançando constantemente novos produtos, uma mega estrutura fabril moderna com alta qualidade de produção, matéria prima orgânica com extratos naturais e nanotecnologia. Todos os produtos fabricados são inspecionados e aprovados pela ANVISA, testados e aprovados por profissionais renomados no Brasil.
A franquia BagNews tem como modelo de negócio a veiculação de publicidade regional em veículos que são, ao mesmo tempo, embalagens práticas, úteis e ecologicamente corretas. Fundada em 2009, a BagNews começou a franquear em meados de 2010, depois de ter realizado um piloto em São Paulo com apenas uma unidade própria, a fim testar o modelo de negócio.