Confira os custos de implantação de negócios como McDonald’s, Bob’s e Giraffas
O mercado de alimentação é um dos preferidos de quem deseja empreender. O raciocínio é simples: todo mundo precisa comer. Portanto, vender uma necessidade é um bom caminho para o sucesso.
O mercado de franquias traz opções bem famosas de negócios de alimentação. Listamos alguns deles abaixo. O investimento é bastante alto, mas a força dessas marcas dificulta a possibilidade de fracasso. Confira:
-
Bob’s
Há 66 anos, o norte-americano Robert Falkenburg trouxe dos Estados Unidos o conceito do fast-food, ao qual integrou o tempero brasileiro.
Em 1952, ele inaugurou a primeira loja do Bob’s em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Em 1984, a marca aderiu ao sistema de franquia. O público da lanchonete é formado majoritariamente por pessoas com entre 16 e 32 anos.
O Bob’s é famoso principalmente por seu milk shake, comercializado em quiosques e lojas de shopping e de rua, junto com sanduíches e batatas-fritas.
Após marcar presença nas principais cidades brasileiras e até em Luanda, Angola, o foco do Bob’s está na interiorização da marca, com a possibilidade de abertura de lojas em cidades a partir de 60 mil habitantes.
-
Spoleto
Após oito anos atuando juntos no ramo de varejo alimentício, os amigos e sócios Eduardo Ourivio e Mário Chady perceberam a carência por uma refeição rápida e de qualidade, que permitisse ao cliente escolher os ingredientes de seu próprio prato.
Em 1999, a partir dessa constatação, eles abriram no Rio de Janeiro o primeiro Spoleto.
O restaurante permite aos fregueses definir a massa, o molho e mais oito ingredientes diferentes, gerando combinações.
O formato “fast casual” do Spoleto atrai clientes de diferentes faixas etárias, das classes A, B e C.
-
Domino’s Pizza
Em dezembro de 1960, dois irmãos decidiram aproveitar o fluxo de pessoas na Universidade de Eastern Michigan, nos Estados Unidos, e apostaram em uma pizzaria delivery.
Entregues em um Fusca, as pizzas fizeram sucesso entre os estudantes.
Nas décadas seguintes, a Domino’s Pizza se expandiu dentro dos Estados Unidos, com lojas próximas a campi e bases militares.
Com o passar dos anos, chegou a outros mercados, incluindo o Brasil.
-
Giraffas
De pequena lanchonete de bairro a rede internacional.
Fundada em 1981 em Brasília pelo empreendedor Carlos Guerra, o Giraffas surgiu da necessidade de seu criador, então estudante, se casar, sustentar a família e unir tudo isso ao amor pela cozinha.
Dez anos depois, o Giraffas adotou o sistema de franquias, tornando possível a expansão e a instalação de restaurantes no Brasil e em países como Estados Unidos e Paraguai.
O Giraffas tem mais de 30 opções de refeições e oito sanduíches diferentes, que incluem desde lanches até refeições completas, atraindo especialmente o público das classes B e C.
O investimento em uma unidade do Giraffas começa em R$ 550 mil.
-
McDonald’s
O americano Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshakes, enxergou um potencial de negócio ao conhecer a lanchonete dos irmãos Dick e Mac McDonald.
Em 1955, na cidade de Des Plaines, em Illinois, ele abriu o primeiro restaurante McDonald’s, que transformaria o mercado da alimentação.
Em 1979, já famosa, a rede abriu sua primeira unidade no Brasil, no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Único item que está presente no cardápio de todos os restaurantes da rede no mundo e com o preço utilizado para comparar índices inflacionários e o poder de compra da população, o Big Mac foi criado por um franqueado da rede, Jim Degliatti, em 1967.
O famoso jingle do sanduíche foi ao ar em 1974.
No Brasil, a versão em português foi lançada em 1983.
O investimento em uma unidade da marca no Brasil é a partir de R$ 2 milhões.
Fonte: PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios) – Redação – 15/05/18
Confira outros materiais que preparamos para ajudar você a escolher a sua franquia: