Por Claudio Luiz Miccieli
A cada ano, entidades e veículos relacionados ao franchising divulgam novas pesquisas indicando os melhores segmentos para investir. Lembro-me que há pouco tempo circulou a informação de que o número de unidades do setor de alimentação cresceu 48% de um ano para o outro.
Os indicadores estão exibidos todos os dias nos jornais. São novas marcas que nascem devido à inventividade dos brasileiros ou que desembarcam no país depois de uma experiência bem sucedida no exterior. Há espaço para todas. Mas, para resistir em um mercado tão competitivo, é preciso muito mais do que vocação. Dedicação, em todos os sentidos, é premissa básica para o franqueado do setor alimentício.
A chamada vocação – que inclui espírito empreendedor e de liderança, senso de organização, capacidade de relacionar bem com o público e disciplina – é característica intrínseca do empreendedor e emerge com a idéia de abrir um negócio. Mas a dedicação começa na escolha da marca para investir e deve durar enquanto as portas da franquia estiverem abertas.
Algumas das características mais comuns desta dedicação são:
1. Jamais descapitalizar a loja em detrimento de outras operações
2. Evitar atrasos de pagamento das obrigações para não pagar juros
3. Permanecer o maior tempo possível na loja, orientando e fiscalizando os funcionários
4. Controlar diariamente o estoque de matérias-primas
5. Acompanhar a prestação de cada serviço realizado pela loja
6. Permanecer atento às reais necessidades de pessoal
7. Realizar mensalmente relatórios de receitas e despesas, adotando providências em caso de falhas operacionais
8. Motivar funcionários
9. Observar o cliente e o não-cliente
10. Aproximar-se ao máximo da rede franqueadora, conhecendo cada decisão da mesma.
A tarefa não é fácil, mas é possível, sobretudo se você seguir essas orientações. Como disse antes, há espaço para todos que respeitem o cliente.
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