Como é uma franquia no segmento de Alimentação

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Como é uma franquia no segmento de Alimentação

09/05/2013

Por Claudio Luiz Miccieli

A cada ano, entidades e veículos relacionados ao franchising divulgam novas pesquisas indicando os melhores segmentos para investir. Lembro-me que há pouco tempo circulou a informação de que o número de unidades do setor de alimentação cresceu 48% de um ano para o outro.

Os indicadores estão exibidos todos os dias nos jornais. São novas marcas que nascem devido à inventividade dos brasileiros ou que desembarcam no país depois de uma experiência bem sucedida no exterior. Há espaço para todas. Mas, para resistir em um mercado tão competitivo, é preciso muito mais do que vocação. Dedicação, em todos os sentidos, é premissa básica para o franqueado do setor alimentício.

A chamada vocação – que inclui espírito empreendedor e de liderança, senso de organização, capacidade de relacionar bem com o público e disciplina – é característica intrínseca do empreendedor e emerge com a idéia de abrir um negócio. Mas a dedicação começa na escolha da marca para investir e deve durar enquanto as portas da franquia estiverem abertas.

Algumas das características mais comuns desta dedicação são:

1. Jamais descapitalizar a loja em detrimento de outras operações

2. Evitar atrasos de pagamento das obrigações para não pagar juros

3. Permanecer o maior tempo possível na loja, orientando e fiscalizando os funcionários

4. Controlar diariamente o estoque de matérias-primas

5. Acompanhar a prestação de cada serviço realizado pela loja

6. Permanecer atento às reais necessidades de pessoal

7. Realizar mensalmente relatórios de receitas e despesas, adotando providências em caso de falhas operacionais

8. Motivar funcionários

9. Observar o cliente e o não-cliente

10. Aproximar-se ao máximo da rede franqueadora, conhecendo cada decisão da mesma.

A tarefa não é fácil, mas é possível, sobretudo se você seguir essas orientações. Como disse antes, há espaço para todos que respeitem o cliente.

[email protected]

 

Confira outros materiais que preparamos para ajudar você a escolher a sua franquia: