Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Hábito alimentar do brasileiro impulsiona franquias de bolos; conheça as opções

03/04/2018

Franquias de bolos

Quem nunca saboreou um bolo quentinho acompanhado de um café em um final de tarde?

É bom, né?

Os bolos caseiros fazem parte de uma tradição secular no Brasil, que insiste em passar de geração para geração.

Provavelmente você, interessado em abrir uma franquia, já comeu um bolo de Fubá ou Pão de Ló preparado com muito carinho pela sua vó, mamãe ou titia.

E o que antes só era possível encontrar na cozinha de casa, de alguns anos para cá tem se tornado em alternativa de renda para muitas famílias.

É o caso das lojas e franquias de bolos, que se espalharam pelas cidades e têm mostrado que fazem parte de um mercado que chegou para ficar: o de bolos caseiros.

As franquias de bolos caseiros estão inseridas no segmento de alimentação fora do lar, cuja previsão é de crescimento de 5% nas vendas deste ano, em comparação com 2017, segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR).

Em média, o setor de foodservice movimenta cerca de R$ 180 bilhões por ano. Estimativas dão conta de que os brasileiros gastam até 25% da sua renda com alimentação fora de suas residências.

Entre as franquias, o segmento de Alimentação, do qual as franquias de bolos estão inseridas, avançou 6% em faturamento no ano passado, na comparação com 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No total, as redes que comercializam alimentos somaram R$ 42,8 bilhões em vendas. Já em número de unidades em operação, houve alta de 3,1% no mesmo período.

Com o cenário econômico favorável, as lojas de bolo podem representar uma ótima alternativa de investimento, já que também costumam demandar baixo investimento inicial, além do fato das despesas operacionais serem mais baixas se comparadas à outros tipos de franquias de alimentação, como fast foods e restaurantes tradicionais.

É pertinente ressaltar também que os bolos caseiros não saem de moda, mesmo em casos onde a economia do País não sopra a favor.

A sazonalidade também é uma questão pouco pertinente ao desempenho dessas lojas, já que o brasileiro consome o produto durante todas as estações do ano.

Recomendações

Para abrir uma franquia de bolos caseiros o candidato não precisa necessariamente ser um confeiteiro ou ter habilidade comprovada na produção de doces ou bolos.

Mas claro, caso você tenha conhecimento sobre o tema, uma vantagem competitiva pode ser considerada.

O importante mesmo é você ter consciência de que gerir um negócio dá muito trabalho e sua participação à frente da loja será primordial para o sucesso na empreitada, mesmo com a franqueadora oferecendo todas as dicas e receitas possíveis para o triunfo do estabelecimento.

Na avaliação da especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili, ao contrário das franquias de paletas, que têm saído de moda, as franquias de bolos não devem sofrer com esse movimento por conta da tradição brasileira sobre o produto.

De qualquer forma, o candidato deve se atentar a diversidade de opções oferecidas pela franquia ao consumidor, a fim de evitar depender apenas de um único produto, como ela explica:

“Para abrir uma loja neste segmento deve-se estudar muito bem o desempenho da franqueadora e de seus franqueados. Algumas destas lojas trabalham só com um produto, que é o bolo, outras além do bolo tem tortas que complementam as vendas. As franquias de bolos, se bem estudadas, são boas opções de franquia, com investimento relativamente baixo.”

 

Outra dica da especialista é abrir a sua franquia de bolos em locais com alto fluxo de pessoas, como aqueles próximos a conjuntos comerciais ou bairros populosos.

Já a instalação em pequenos conjuntos habitacionais ou regiões de pouca movimentação não são indicadas.

Para tomar a melhor decisão nesse caso, acerte com a franqueadora um estudo de geomarketing ou de viabilidade do negócio frente ao mercado local.

 

Experiência

Por se tratar de um negócio bastante específico, é relevante ao futuro franqueado conversar com outros franqueados da rede que ele deseja atuar para levantar informações sobre suporte da franqueadora, fornecedores, vendas, locais e demais dúvidas pertinentes à gestão de uma franquia de bolos.

“Ao escolher uma destas franquias, observe o resultado de vários franqueados. Os bolos são parte de nossos hábitos tradicionais e são atrativos em uma mesa de café ou num lanche do escritório, diferente das paletas, que saíram de moda. O franqueado pode escolher uma franquia que tenha maior diversidade de produtos, além dos bolos.”

 

A qualificação dos funcionários da franquia também deve ganhar espaço na agenda do franqueado.

Para Vergili, quanto mais pessoas estiverem preparadas para a operação, maior a qualidade dos produtos na ponta final.

Portanto, certifique-se de que a franqueadora possa oferecer treinamentos para a sua equipe.

Mesmo que ele não tenha experiência no ramo, com os treinamentos eles estarão preparados manter a loja em pleno funcionamento.

Abaixo, selecionamos algumas franquias de bolos associadas à ABF e que são excelentes oportunidades para ter o próprio negócio.

Franquias de bolos — Bella Gula

Invista na melhor Tortaria & Café do país
Entendemos que franchising significa parceria. A boa administração do negócio e o encantamento do cliente, só são possíveis se houver um proprietário totalmente comprometido e envolvido com a missão e valores da Bella Gula.

É considerada a maior rede de tortaria e café do sul do Brasil, além de ser a franquia mais premiada do Rio Grande do Sul, com 8 selos de Excelência em Franchising da ABF, está, há 13 anos consecutivos entre as 10 melhores franquias do país pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BELLA GULA
 

Franquias de bolos — Fábrica de Bolo

Uma marca é feita de momentos, histórias, sabores, desafios e alegrias! Nossa história de sucesso não é diferente.

Somos mais de 200 franqueados espalhados pelo Brasil, em vários momentos diferentes de vida e de negócio, mas todos focados no mesmo ideal: crescer o tamanho do bolo e levar mais alegria para nossos clientes. Temos vários modelos de negócio, venha conhecer!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO

 

Casa de Bolos

Casa de Bolos Franquia é uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade.A Casa de Bolos é uma empresa familiar que nasceu com o intuito de se ter um negócio próprio, com um investimento atrativo e de retorno rápido, que trouxesse bons resultados e que também fosse prazeroso.

Faça parte desta receita de sucesso!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DE BOLOS

 

Delícia de Bolos Caseiros

Franquias de bolos - Delícia de bolos caseiros

O negócio com melhor custo benefício do segmento!
Com uma taxa de franquia entre as menores praticadas no sistema de franquias empresariais e uma das mais rápidas taxas de retorno no mercado, Delícia de Bolos Caseiros é uma microfranquia que tem por objetivo proporcionar ao franqueado um negócio simples, rentável e que possa ser desenvolvido no âmbito familiar, oferecendo ao público consumidor um produto de elevada qualidade e preço competitivo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DELÍCIA DE BOLOS CASEIROS

 

Franquias de bolos — Sodiê Doces

De uma mulher simples mas com uma determinação gigante, nasceu a Sodiê Doces, fruto do seu amor e paixão pelo que faz. Cleusa Maria da Silva, idealizadora e criadora da Rede, hoje é uma grande empresária de sucesso.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SODIÊ DOCES

 

Franquias de bolos — Amor aos Pedaços

Referência quando o assunto é doce de qualidade !

Com mais de 30 anos no mercado e mais de 50 lojas no Brasil, nos orgulhamos em conquistar todos os dias os clientes mais exigentes quando o assunto é doce de qualidade.
O sistema de franquias é uma forma muito atraente para você iniciar ou mesmo diversificar seus negócios. Você adquire uma marca que já vem pronta e, no caso da Amor aos Pedaços, líder no segmento e que traz consigo um expertise, resultado de 24 anos de trabalho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AMOR AOS PEDAÇOS

 

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 


 

Por Sammy Eduardo