Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

Escolha pelo menos um opção para sua busca

Hábito alimentar do brasileiro impulsiona franquias de bolos; conheça 8 opções

03/04/2018

Franquias de bolos

Quem nunca saboreou um bolo quentinho acompanhado de um café em um final de tarde? É bom, né? Os bolos caseiros fazem parte de uma tradição secular no Brasil, que insiste em passar de geração para geração. Provavelmente você, interessado em abrir uma franquia, já comeu um bolo de Fubá ou Pão de Ló preparado com muito carinho pela sua vó, mamãe ou titia. E o que antes só era possível encontrar na cozinha de casa, de alguns anos para cá tem se tornado em alternativa de renda para muitas famílias. É o caso das lojas e franquias de bolos, que se espalharam pelas cidades e têm mostrado que fazem parte de um mercado que chegou para ficar: o de bolos caseiros.

As franquias de bolos caseiros estão inseridas no segmento de alimentação fora do lar, cuja previsão é de crescimento de 5% nas vendas deste ano, em comparação com 2017, segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR). Em média, o setor de foodservice movimenta cerca de R$ 180 bilhões por ano. Estimativas dão conta de que os brasileiros gastam até 25% da sua renda com alimentação fora de suas residências.

Entre as franquias, o segmento de Alimentação, do qual as franquias de bolos estão inseridas, avançou 6% em faturamento no ano passado, na comparação com 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). No total, as redes que comercializam alimentos somaram R$ 42,8 bilhões em vendas. Já em número de unidades em operação, houve alta de 3,1% no mesmo período.

Com o cenário econômico favorável, as lojas de bolo podem representar uma ótima alternativa de investimento, já que também costumam demandar baixo investimento inicial, além do fato das despesas operacionais serem mais baixas se comparadas à outros tipos de franquias de alimentação, como fast foods e restaurantes tradicionais. É pertinente ressaltar também que os bolos caseiros não saem de moda, mesmo em casos onde a economia do País não sopra a favor. A sazonalidade também é uma questão pouco pertinente ao desempenho dessas lojas, já que o brasileiro consome o produto durante todas as estações do ano.

Recomendações

Para abrir uma franquia de bolos caseiros o candidato não precisa necessariamente ser um confeiteiro ou ter habilidade comprovada na produção de doces ou bolos. Mas claro, caso você tenha conhecimento sobre o tema, uma vantagem competitiva pode ser considerada. O importante mesmo é você ter consciência de que gerir um negócio dá muito trabalho e sua participação à frente da loja será primordial para o sucesso na empreitada, mesmo com a franqueadora oferecendo todas as dicas e receitas possíveis para o triunfo do estabelecimento.

Na avaliação da especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili, ao contrário das franquias de paletas, que têm saído de moda, as franquias de bolos não devem sofrer com esse movimento por conta da tradição brasileira sobre o produto. De qualquer forma, o candidato deve se atentar a diversidade de opções oferecidas pela franquia ao consumidor, a fim de evitar depender apenas de um único produto, como ela explica:

“Para abrir uma loja neste segmento deve-se estudar muito bem o desempenho da franqueadora e de seus franqueados. Algumas destas lojas trabalham só com um produto, que é o bolo, outras além do bolo tem tortas que complementam as vendas. As franquias de bolos, se bem estudadas, são boas opções de franquia, com investimento relativamente baixo.”

 

Outra dica da especialista é abrir a sua franquia de bolos em locais com alto fluxo de pessoas, como aqueles próximos a conjuntos comerciais ou bairros populosos. Já a instalação em pequenos conjuntos habitacionais ou regiões de pouca movimentação não são indicadas. Para tomar a melhor decisão nesse caso, acerte com a franqueadora um estudo de geomarketing ou de viabilidade do negócio frente ao mercado local.

 

Experiência

Por se tratar de um negócio bastante específico, é relevante ao futuro franqueado conversar com outros franqueados da rede que ele deseja atuar para levantar informações sobre suporte da franqueadora, fornecedores, vendas, locais e demais dúvidas pertinentes à gestão de uma franquia de bolos.

“Ao escolher uma destas franquias, observe o resultado de vários franqueados. Os bolos são parte de nossos hábitos tradicionais e são atrativos em uma mesa de café ou num lanche do escritório, diferente das paletas, que saíram de moda. O franqueado pode escolher uma franquia que tenha maior diversidade de produtos, além dos bolos.”

 

A qualificação dos funcionários da franquia também deve ganhar espaço na agenda do franqueado. Para Vergili, quanto mais pessoas estiverem preparadas para a operação, maior a qualidade dos produtos na ponta final. Portanto, certifique-se de que a franqueadora possa oferecer treinamentos para a sua equipe. Mesmo que ele não tenha experiência no ramo, com os treinamentos eles estarão preparados manter a loja em pleno funcionamento.
Abaixo, selecionamos 8 franquias de bolos associadas à ABF e que são excelentes oportunidades para ter o próprio negócio. Confira:

Franquias de bolos — Fábrica de Bolo

O negócio FÁBRICA DE BOLO se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Devido a qualidade do produto, rapidamente a produção de bolos na loja passou de 30 para 300, e hoje são mais de 300 mil bolos preparados mensalmente. 

A rede conta hoje com uma operação baseada em mais de 200 lojas em todo o País.

Tipo de Negócio – lojas de venda de bolos
Investimento – a partir de R$ 99.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento
 – de 18 a 24 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FÁBRICA DE BOLO

 

Franquias de bolos — Casa de Bolos

Franquias de Bolos - Casa de Bolos

Casa de Bolos Franquia é uma empresa familiar, que busca famílias para serem parceiras neste conceito de negócio, onde o objetivo é produção e venda de bolos caseiros de qualidade.

Tipo de Negócio – Docerias e Sorveterias
Investimento – 
a partir de R$ 180.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 12 a 24 meses
Número de unidades em 2018 – 305

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DE BOLOS

 

Franquias de bolos — Delícia de Bolos Caseiros

Franquias de bolos - Delícia de bolos caseiros

Em 2015, Osmar Afonso e Salvatore Privitera, sócios na BN Franquias, proprietária de franquias no setor da comunicação, decidiram expandir suas atividades para o setor de alimentos, o mais representativo no universo do franchising brasileiro, através da parceria com uma empresa cujo negócio pudesse ser transformado numa microfranquia que tivesse como características: baixo investimento inicial; retorno rápido; capital de giro reduzido; operação simples; produto com ampla aceitação e custo competitivo.

Estas características foram encontradas na Delícia de bolos Caseiros de Jucimara Cintra, que em 2012 abriu sua loja de bolos, na Zona Sul de São Paulo, para explorar comercialmente as habilidades na confecção de bolos caseiros desenvolvida no âmbito familiar, sonhando em poder, um dia, transformar seu negócio numa rede de franquias.

Desta parceria surgiu, em julho de 2016, a Delícia de Bolos Caseiros Franquias, que reúne a expertise na confecção e comercialização de bolos caseiros artesanais de Jucimara, com a experiência no desenvolvimento e na administração de franquias de Osmar e Salvatore.

Com uma taxa de franquia entre as menores praticadas no sistema de franquias empresariais e uma das mais rápidas taxas de retorno no mercado, Delícia de Bolos Caseiros é uma microfranquia que tem por objetivo proporcionar ao franqueado um negócio simples, rentável e que possa ser desenvolvido no âmbito familiar, oferecendo ao público consumidor um produto de elevada qualidade e preço competitivo.

Tipo de Negócio – Produção e comercialização de bolos caseiros
Investimento – a partir de R$ 65.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 12 a 18 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DELÍCIA DE BOLOS CASEIROS

 

Franquias de bolos — Sodiê Doces

Franquias de bolos - Sodiê Doces

De uma mulher simples mas com uma determinação gigante, nasceu a Sodiê Doces, fruto do seu amor e paixão pelo que faz. Cleusa Maria da Silva, idealizadora e criadora da Rede, hoje é uma grande empresária de sucesso.

Criada em Salto, no interior de São Paulo, a rede especializada em bolos artesanais chega aos seus 20 anos de existência com mais de 265 lojas espalhadas em 13 estados do Brasil.

Composto por um mix de mais de 90 variedades de sabores, seus bolos são elaborados a base de pão de ló, matéria prima de primeira qualidade e frutas frescas, capaz de conquistar todos os paladares e com um preço acessível.

Entre seus produtos, ainda estão as versões zero açúcar, sem lactose e bolos caseiros.

Tipo de Negócio – Docerias e Sorveterias
Investimento – a partir de R$ 260.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 27 meses
Número de unidades em 2018 – 294

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SODIÊ DOCES

 

Franquias de bolos — Tradicional Bolos Caseiros

Franquias de bolos - Tradicional Bolos Caseiros

A Tradicional Bolos Caseiros é a mais premiada casa de bolos do Brasil! Ser um franqueado te torna parte desta grande marca e certeza de sucesso e retorno. São diversas linhas de produtos que fazem com que a Tradicional atenda os mais variados gostos. Os produtos da Tradicional foram pensados para manter a loja vendendo o ano inteiro. A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas, também consagrada como a maior autoridade do mundo em Nutrição, Saúde e Bem-Estar, por isso a temos como parceira, para garantir qualidade e sabor em nossos produtos. A Tradicional segue tendências de mercado e segue inovando constantemente em seus produtos e na comunicação da marca e de franquias.

Tipo de Negócio – Docerias e Sorveterias
Investimento – a partir de R$ 130.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 30 a 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TRADICIONAL BOLOS CASEIROS

 

Franquias de bolos — Bolo da Madre

Franquias de bolos - Bolo da Madre

Bolo da Madre nasceu da vontade das sócias Daniela Pelipas e Fernanda Castanheda de resgatar essa memória afetiva que marcou a suas infâncias. Elas acreditam que o conforto de uma xícara de café e de um bolo de “vó” promovem encontros gostosos, pausas vagarosas, histórias, alegrias e fortalecem as relações humanas.

São mais de 30 sabores que resgataram do caderno de receitas de suas tias, mães e avós que com o principal ingrediente afeto fizeram de suas tardes as melhores lembranças que tiveram na vida.

Tipo de Negócio – Bolos Caseiros
Investimento – a partir de R$ 205.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 36 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOLO DA MADRE

 

Franquias de bolos — Brigaderia

Franquias de bolos - Brigaderia

Brigaderia nasceu em 2011 com a primeira loja no Shopping Market Place. Logo no seu primeiro ano de funcionamento, a Brigaderia foi um sucesso absoluto. Isso permitiu o crescimento e a expansão da marca através da abertura de outras lojas no Estado de São Paulo.

Tipo de Negócio – Docerias e Sorveterias
Investimento – a partir de R$ 95.000 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do investimento – 18 a 24 meses

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BRIGADERIA

 

Franquias de bolos — Flamy Doces e Delícias

Franquias de bolos - Flamy Doces e Delícias

A Delícias Flamy já se iniciou com pontos positivos, pois com a qualidade de seus produtos, conseguiu adquirir clientes fiéis e os resultados, estavam estampados no rosto de cada cliente ao provar uma delícia Flamy. Com o sucesso da empresa, tiveram que se especializar ainda mais em seus recheios e busca por novas receitas, assim teriam mais novidades incríveis a cada sabor.

Com o crescimento do negócio, a Flamy teve que mudar sua localidade, pois diante de tantas encomendas o espaço ficou pequeno junto com a mão de obra, pois não era possível atender tantos pedidos. Hoje, com três lojas na cidade de Hortolândia e diversas franquias espalhadas pela região e capital a Flamy vem trazendo a cada dia mais qualidade em seu trabalho, com um diferencial de atendimento e comprometimento com o cliente.

Tipo de Negócio – Comércio de Bolos, Doces e Salgados
Investimento
 – a partir de R$ 150.000,00 (ESTADO SEDE SÃO PAULO)
Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal – R$ 70.000,00

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLAMY DOCES E DELÍCIAS

 

_______________________________________________________________________

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

Tendência: franquias em locais alternativos atraem investidores por baixo custo operacional

Brasil já é o 2º país mais fitness do mundo; que tal investir em franquias de academia?

Conheça 35 franquias ideais para abrir em cidades pequenas

21 franquias de sanduíches para explorar o forte mercado de fast food

Sua casa, seu escritório: 45 franquias home-based para investir e lucrar

Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018

Sebrae: qual é a franquia certa para o meu perfil profissional?

_______________________________________________________________________

Por Sammy Eduardo

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS