Mercado de franquias cresce no RJ e fatura mais de R$ 16 bi em 2018; conheça marcas da região
12/03/2019
Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de franquias no Rio de Janeiro mostrou força e resiliência.
Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fluminense faturou mais de R$ 16 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 6,2% na receita frente ao ano anterior.
O Rio de Janeiro é o 2º maior estado em número de redes e unidades de franquias do Brasil.
O mercado fluminense cresceu 19% em número de marcas, atingindo o patamar de 766 redes em operação.
Além disso, em unidades expandiu 12%, com 10.649 pontos de venda.
“Mesmo com toda a instabilidade ainda percebida em 2018, estes números refletem a força do mercado fluminense.
O Estado possui grandes marcas, com atuação em todo o País e está enfrentando com profissionalismo e dedicação o desafiador cenário econômico.
Além dos números que já são animadores, se comparados aos anos anteriores, vemos com otimismo a retomada dos índices de confiança dos consumidores e dos empresários nesses primeiros dois meses de 2019, o que está gerando reaquecimento nas vendas e também na demanda de candidatos a franquias”, afirma a presidente da Seccional Rio de Janeiro da ABF, Eliane Bernardino.
A maioria das redes fluminenses atua nos mercados de Alimentação (33,2%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,5%), e Moda (13,6%), o que mostra que o Estado está alinhado com o mercado nacional.
Os números da ABF balizam o mercado e são utilizados pelo próprio setor, além de instituições financeiras e órgãos governamentais.
“A apuração de dados do setor é fundamental para o esclarecimento e a análise do mercado e para a melhoria do sistema de franchising. Com essa pesquisa, podemos traçar estratégias para proporcionar aos nossos parceiros e associados um aprofundamento da análise sobre as diversas áreas que envolvem o franchising”, destaca a executiva.
Recomendações
Especialistas em franchising são quase unânimes em dizer que abrir uma franquia no estado do Rio de Janeiro pode ser um excelente negócio.
No entanto, o investidor precisa se atentar a alguns detalhes e escolher aquela marca que reúna características fundamentais para que ele atinja bons resultados.
Entre eles está:
Escolha a franquia cujo modelo de negócio se assemelha ao seu perfil de empreendedor;
Marcas consolidadas na região têm maior domínio estratégico dos resultados;
Converse com franqueados da rede e obtenha feedbacks antes de finalizar o acordo;
Para o consultor e sócio-diretor da consultoria Franchise Solutions, Pedro Almeida, o Rio oferece oportunidades de bons negócios em diversas áreas, das quais ele destaca entre elas:
“Negócios voltados a atividade física, como bem-estar, alimentação saudável e tudo que tiver relação à saudabilidade tem a cara do Rio de Janeiro. É uma cidade em que o verão predomina o ano todo, o que traz uma garantia maior para produtos ou serviços que atendam essa demanda”.
Além disso, o expert destaca os segmentos de turismo e tecnologia.
No caso do primeiro, é de conhecimento mundial que o estado do Rio de Janeiro possui inúmeras atrações, ou seja, a região leva vocação turística e isso pode ser ainda melhor explorado pelos empreendedores.
No segundo, a tecnologia pode disponibilizar serviços de segurança, os quais possuem alta demanda principalmente na capital fluminense.
Abaixo, o Portal do Franchising selecionou 15 franquias com atuação consolidada no Rio de Janeiro e que estão em busca de parceiros para ampliar sua presença no Estado.
Todas elas são associadas à ABF e representam excelentes oportunidades de investimento.
Acesse o link para obter maiores informações e entrar em contato com as marcas.
Franquias no RJ — Domino’s Pizza
Fundada nos Estados Unidos em 1960, a franquia Domino`s Pizza tornou-se a maior rede de entrega de pizzas no mundo. Atualmente conta com mais de 9.500 lojas espalhadas por mais de 72 países. O crescimento da rede está baseado na qualidade de seus produtos, na experiência da operação e na constante busca pela excelência dos seus serviços.
Só em 2016, a Domino’s Pizza viu seu faturamento anual crescer 32,4%, para um total de R$ 273,5 milhões. Neste ano, a empresa prevê que suas receitas totais subam em até 25% frente ao ano passado. O Brasil está entre os mercados que mais crescem. Nos Estados Unidos, por exemplo, as vendas da rede subiram 9,5% em 2016 e, globalmente, 11,85%.
Tipo de Negócio – pizzas e sanduíches Investimento – a partir de R$ 730.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 36 a 42 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 155.000,00
Em dezembro de 2006 nascia, no Baixo Leblon, um dos maiores cases de gastronomia do Rio. Criada por três jovens cariocas que compartilhavam o desejo de montar um novo conceito de comida japonesa, a franquia Koni Store chegou com a cara da galera jovem da Zona Sul da cidade e logo caiu no gosto de todos os cariocas.
Protagonistas da primeira loja do Rio especializada em temakis, osKonis alcançaram o estrelato e despertaram o interesse do Grupo Trigo — proprietário das redes Spoleto e Domino´s Pizza — que adquiriu 80% da marca em 2008.
Tipo de Negócio – culinária japonesa express Investimento – a partir de R$ 476.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 35 a 40 meses
Faturamento Médio Mensal – R$ 115.000,00
A franquia Orthopride foi concebida já com foco no tratamento ortodôntico, passando a desenvolver um processo de produção e atendimento personalizado, elaborando na área técnica excelência e na área comercial mecanismos de alta aceitação de seus pacientes e que fizeram a mesma a atingir a marca de 2.000 (dois mil) pacientes já no primeiro ano de funcionamento na unidade de Duque de Caxias/RJ, tudo isso em razão do grande diferencial na qualidade técnica de atendimento e no tratamento diferenciado aos seus pacientes.
Tipo de Negócio – saúde bucal Investimento – a partir de R$ 470.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 250.000
Além de serviços de apoio escolar de todas as disciplinas do ensino fundamental I e II, Ensino Médio e Superior, os alunos e clientes do curso Explica dispõem ainda de um vasto conjunto de serviços e soluções educativas, dirigidas não só à crianças e jovens, mas também a adultos, que no seu conjunto constituem o conceito de multisserviços de educação: explicações em aulas VIP, plano de estudos, psicologia e psicopedagogia, atividades de tempos livres, orientação vocacional e profissional,aprofundamento específico , línguas, etc.
Tipo de Negócio – apoio educacional Investimento – a partir de R$ 14.000,00 (Estado Sede Rio de Janeiro) Retorno do investimento – não informado
Para a YES! Idiomas, o sucesso não se resume em uma questão de sorte. Ele é fruto de mais de 40 anos de experiência, com muito trabalho e dedicação, mostrando ao mercado que é possível transformar sonhos em realidade. Nos últimos anos, a YES! figurou na lista das principais redes de idiomas do país, e foi premiada nos principais eventos do franchising nacional.
A rede é bastante procurada por demandar trabalho apenas durante os dias úteis, o que reduz a jornada necessária para tocar o negócio.
Tipo de Negócio – escola de idiomas Investimento – a partir de R$ 97.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 18 a 36 meses Faturamento médio mensal – R$ 60.000
A franquia Super Estágios é a primeira e maior rede de franquias de estágios associada à ABF. Segundo a marca, a empresa oferece um serviço de recrutamento e seleção de estudantes para integra-los a programas de estágio, além de cuidar dos trâmites com documentação e administração de todo o processo de contratação.
Tipo de Negócio – serviços educacionais Investimento – a partir de R$ 120.000,00 (Estado Sede Rio de Janeiro) Retono do Investimento – de 17 a 20 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 108.000,00
A franquia Megamatte surgiu com uma proposta diferente e inovadora: superar as expectativas dos nossos clientes com uma alimentação saudável e saborosa, de qualidade diferenciada e preço justo, atuando com responsabilidade social e ambiental por meio de uma gestão baseada em processos sustentáveis e criação de valor para colaboradores, franqueados e fornecedores.
A Megamatte tem um posicionamento voltado para a qualidade de seus produtos e bem-estar de seus clientes. Com 133 lojas espalhadas pelo País, a franquia recebeu o selo de Excelência em franchising pela ABF nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.
Tipo de Negócio – restaurante de serviço rápido Investimento – a partir de R$ 149.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 24 a 36 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 75.000,00
O Alô Madruga surgiu com a ideia de ampliar o significado da palavra “conveniência”, aliando praticidade e eficiência para tornar as situações simples do dia a dia em momentos especiais e prazerosos.
Hoje contamos com três lojas e um mix com mais de 450 produtos que vão desde cervejas, vinhos, destilados, sorvetes, snacks, itens de tabacaria, entre outros.
Tipo de Negócio – loja de conveniência delivery Investimento – a partir de R$ 170.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do investimento – 24 a 36 meses Faturamento médio mensal – R$ 150.000
A Dermage é uma loja que desenvolve, produz e comercializa cosméticos voltados à saúde da pele. Fundada em 1990, entrou para o franchising em 1995 e hoje possui 57 unidades espalhadas pelo País. O investimento inicial para adquirir uma loja ou quiosque da marca gira em torno dos R$ 112 mil. O prazo de retorno fica entre 24 e 36 meses.
Tipo de Negócio – dermocosméticos Investimento – a partir de R$ 112 mil Prazo de Retorno Médio (meses) — 24 e 36 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 65 mil
Euro é uma marca de acessórios que possibilita, através da moda, que as mulheres tenham total autonomia sobre seus looks e sintam-se confiantes e poderosas em todas as ocasiões.
Nossas peças trazem as tendências em pequenos detalhes, que são a chave para imprimir a personalidade de cada um. Sem se prender a estereótipos ou padrões, pensando sempre na beleza de ser espontâneo.
Tipo de Negócio – comercialização de relógios, óculos de sol, bijuterias e acessórios. Investimento – a partir de R$ 156.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 56.000
A marca Touch busca se diferenciar pela versatilidade ao oferecer produtos novos com certa periodicidade. Focada no conceito fast fashion, os produtos imprimem em seu DNA a inovação.
Ao abrir uma franquia Touch você conta com o já reconhecido sucesso da marca. Inclusive, com acesso aos seus diferenciais: líder no segmento, operação simples de ser administrada, fácil controle de estoque, baixo investimento, rápido retorno e excelente lucratividade. Atualmente são 53 lojas que contemplam a ampla rede da marca.
Tipo de Negócio – comercialização de relógios, óculos de sol e acessórios Investimento – R$ 137.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do Investimento – de 12 a 24 meses Faturamento Médio Mensal – R$ 52.000,00
A franquia California Coffee oferece todo o serviço de Coffee Shop aliado ao melhor tipo de café arábica. Cultivado em grandes altitudes, os grãos deste café possuem um crescimento mais lento em comparação aos demais, o que o deixa com um sabor mais refinado. A torrefação é feita no próprio Coffee Shop, seguindo os mais restritos padrões europeus de qualidade.
A rede possui 35 unidades espalhadas principalmente pela região Sudeste do Brasil.
Tipo de Negócio – coffee shop Investimento – a partir de R$ 150.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento – de 30 a 60 meses
Somos um provedor de hospedagem de sites e soluções para a internet, atuamos desde 2001 no mercado brasileiro de hospedagem de sites, prezando pelo respeito ao cliente e buscando oferecer soluções inovadoras.
Nosso objetivo é levar a todos os usuários de internet o que existe de mais moderno no mercado de tecnologia, simplificando a utilização de aplicativos para criação de sites e popularizando recursos de segurança sem custo adicional em nossos planos de hospedagem de sites.
Nos orgulhamos por proporcionar a usuários iniciantes e avançados a possibilidade de criar e publicar o seu próprio site, através das ferramentas que desenvolvemos e dos cursos gratuitos que disponibilizamos.
Tipo de Negócio — hospedagem de sites e registro de domínio no Brasil Investimento — a partir de R$ 22.000 Retorno do investimento — a partir de 8 meses
O negócio Fábrica de Bolo Vó Alzira se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Devido a qualidade do produto, rapidamente a produção de bolos na loja passou de 30 para 300, e hoje são mais de 300 mil bolos preparados mensalmente.
A rede conta hoje com uma operação baseada em mais de 200 lojas em todo o País.
Tipo de Negócio – lojas de venda de bolos Investimento – a partir de R$ 99.000,00 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO)
Retorno do Investimento – de 18 a 24 meses Faturamento Médio Mensal – 60.000 Lucratividade média – 16% a 22% do faturamento
Empresa reconhecida e premiada nacional e internacionalmente, eleita entre as melhores franquias do Brasil em 2015 e 2016. Presente em diversas concessionárias do Brasil, com experiência e know-how, além do domínio de processos e sistemáticas das montadoras.
Com tecnologia única e patenteada, operando sobre o formato de uma BI (Business intelligence), A TOP SPA CAR é reconhecida por suas inovações técnológicas e os objetivos são voltados a: redução de custos e equipamentos que facilitem e reduzam o tempo nas lavagens com menor esforço físico humano possível. Padronização e vendas de serviços de forma intuitiva e menos invasiva.
Tipo de Negócio – serviços Automotivos Investimento – a partir de R$ 40.000 (ESTADO SEDE RIO DE JANEIRO) Retorno do investimento – 6 a 36 meses