35 franquias no Nordeste que são negócios “arretados” de bom
10/08/2019
É só falar na região Nordeste do Brasil que lembramos das lindas praias, do povo hospitaleiro e das comidas saborosas. E as franquias no Nordeste podem ser o melhor caminho para ter um negócio próprio.
Realmente quem vive e trabalha nessa região do País pode-se considerar privilegiado.
Até porque, além de viver no paraíso, essas pessoas agora têm oportunidades de sobra para escolherem como desejam se desenvolver profissionalmente e, por consequência, economicamente.
Nordeste forte
Isso porque, apesar da crise financeira que assolou o País nos últimos três anos, a região que abrange desde o estado da Bahia até o Maranhão se manteve firme.
O Nordeste foi a parte territorial brasileira que mais se desenvolveu nas últimas décadas.
Segundo um estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre 2002 e 2015, o Nordeste viu o Produto Interno Bruto (PIB) dos seus estados crescer, em média, 3,5% ao ano.
Alguns em específico, como o Piauí, foram além e avançaram 4,8% ao ano (veja quadro abaixo).
Para o BNB, o principal responsável pelo desenvolvimento do Nordeste foi o investimento em massa nos setores industriais, principalmente nas áreas de subsetores como o de produção de eletricidade e gás, água e esgoto, atividades de gestão de resíduos e contaminação; e, serviços, explicado, em maior intensidade, pelas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.
Também houve avanço nos setores de informação e comunicação, comércio e reparação de veículos e motocicletas, além de maior infraestrutura em estradas e sistemas de habitação.
Franchising no Nordeste
O Nordeste é tão relevante para o franchising, que até pouco tempo possuía uma feira de franquias exclusiva para atender investidores locais.
Ainda de acordo com a ABF, o número de unidades franqueadas no Nordeste cresceu 9% no terceiro trimestre de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Em número de redes, o ganho foi ainda maior: 23% na mesma base de comparação.
Os segmentos que mais se destacam são os de alimentação, saúde, beleza e bem-estar, serviços educacionais e moda.
E este ano a ABF levantou números que reforçam o crescimento da região, veja abaixo:
Perfil
Antes de iniciar seus negócios em terras nordestinas, porém, é preciso avaliar se você possui o perfil de um franqueado daquela região.
Por ter características próprias, o Nordeste exige que o gestor possua profundo conhecimento da cultura e costumes da população local.
Assim, será mais fácil atingir o público consumidor.
Franquias que já possuem operação em outras regiões e que buscam expansão no Nordeste também devem buscar preparo e informações que possam auxiliar na entrada deste mercado.
Para a especialista em franquias e sócia-diretora da consultoria Vecchi Ancona, Ana Vecchi, o clima tropical daquela região por si só faz com características pessoais e comportamentais dos habitantes sejam diferentes das encontradas em outras áreas do País.
“Uma franquia no Nordeste requer um franqueado da região, por este conhecer profundamente as características locais, o que o clima faz com o comportamento das pessoas, os consumidores e seus hábitos. Portanto, um franqueado no nordeste não pode, jamais, ser um sulista recém mudado, por exemplo.
Isso nunca vai dar certo! Independente do setor ou do modelo de negócio, as regiões do Brasil tem características típicas e muito próprias que negócios que nascem no Sul ou Sudeste tendem a ter dificuldade de adaptação”.
A consultora indica, ainda, que estratégias de ampliação da rede ou a abertura de novas unidades pelo Nordeste seja sempre bastante criteriosa.
Como, aliás, deve ser feito em todas as outras regiões do País, já que o Brasil, por ter proporções continentais, possui características locais bem distintas uma das outras.
Franqueado de sucesso no Nordeste
Para se tornar um franqueado de sucesso no Nordeste, independente da área ou segmento escolhido, o investidor/gestor terá de conhecer a região, saber quem é o cliente e como ele se comporta, o que espera e o que quer da marca.
Se for de outra região, que tenha vivenciado ou, ao menos, estudado a área.
Levantamentos e estudos, como por exemplo de geomarketing e análise de mercado, focus group, entre outros, são muito bem vindos. Assim, o empresário saberá onde está entrando e o que deve levar prioridade na visão dos clientes.
“Se não for assim, o franqueado deverá aceitar as demandas e sugestões dos franqueados com maior vivência na região e a gestão passa a ser muito mais compartilhada.
Já um franqueado do Nordeste comprando uma franquia de fora (Sul, Sudeste, Norte ou Centro-Oeste) deve estar a par das possíveis dificuldades de gestão”.
É preciso também se atentar a detalhes do negócio ou segmento escolhido, pois se há interferências sazonais, por exemplo, como as provocadas pelo clima e datas importantes, o franqueado terá de definir estratégias específicas para a operação da franquia.
Nesses casos, a rede auxilia o investidor.
Para Ana Vecchi, a construção da marca é um dos maiores desafios em se abrir um negócio fora da região de costume.
Entretanto, é importantíssima para o sucesso do negócio.
“Isso deve ser muito conversado com o franqueador antes de assinar o contrato. Quais são as ações para construção e posicionamento da marca, na cidade e estado; marketing, comunicação, quanto será investido, quem pagará o que, se haverá necessidade de adaptação de mix de produtos ou não.”
Abaixo, separamos 35 sugestões de franquias associadas à ABF que podem ser um tremendo negócio para você gerar renda em uma das regiões mais promissoras do País.
Confira:
Franquia de Educação – Wizard by Pearson
Anúncio Com mais de 35 anos, a Wizard é a maior rede de ensino de idiomas do Brasil e marca Top Of Mind no seu segmento. Desde 2014, faz parte da maior empresa de aprendizagem do mundo, e se tornou “Wizard by Pearson”.
Fundada em 2011 a Amávia é uma empresa de cosméticos capilar comprometida em oferecer produtos de alta qualidade destinados aos mais variados tipos de cabelo. Por meio de uma diversificada linha de produtos, elaborados com ativos especiais, promove excelentes resultados, proporcionando beleza, saúde e vigor aos fios.
A Açaí Concept é uma empresa jovem, dinâmica e arrojada fundada em 2014. Com foco total em trazer ao mercado um produto saudável, de altíssima qualidade e adaptado ao estilo de vida moderno, a marca surgiu em meio a carência de produtos de fast-food saudável para o consumidor exigente de hoje.
Co.wok é mais que um fast food- fast casual ou quem sabe, um fresh food, sendo a primeira cadeia de restaurantes do Brasil a oferecer produtos genuinamente asiático com praticidade para seu dia a dia.
Uma proposta de ensino única para um mercado em plena expansão. O Grau Técnico surgiu em 2010 com uma proposta pedagógica inovadora, logo se tornando a primeira franquia de cursos técnicos no Brasil associada à ABF.
A Le biscuit foi criada em 1968, em Feira de Santana, sendo a primeira rede de variedades da Bahia. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação.
Marca forte e referência para o mercado, o Grupo Sobrancelhas Design despertou o mundo para a importância das sobrancelhas dentro do nicho de beleza e bem-estar. Consolidado como líder absoluto do segmento com mais de 400 lojas distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e América Central, é a primeira rede de lojas dedicada exclusivamente ao design de sobrancelhas no mundo e realiza, em média, mais de 3 milhões de atendimentos por ano.
O Loucos por Coxinha iniciou suas atividades voltadas ao segmento fast-food em 2014. Fruto do sonho de um jovem empreendedor chamado Pablo Farias e da disposição de trabalho de seu amigo Vitor Azevedo. No início era apenas um “carrinho” de vendas ambulante. Depois chegaram outros 10 carrinhos até abrir a primeira unidade fixa da marca: Quiosque do Loucos por Coxinha no Shopping Via Direta – Natal/RN.
Pizza Studio é uma franquia de pizzas de Los Angeles fundada em 2013 pelo empresário e ex-capitalista de risco Samit Varma. O conceito fast-casual permite que os clientes criem suas próprias pizzas.
A PremiaPão é uma Empresa especializada na comercialização de Publicidade em Sacos de Pão, divulgando marcas e produtos diretamente ao público-alvo; sem desperdícios, de forma inovadora e impactante, porém, com diferenciais que revolucionaram o mercado e tem levado os franqueados PremiaPão ao sucesso.
Após anos contínuos de uso por parte de um dos sócios, a empresa New Pilates surgiu com a ideia de inovação e evolução na fabricação de equipamentos de Pilates, evolução essa, determinada pela própria adaptação que a técnica vem vivenciando nos últimos anos. Havia um sentimento de limitação em vários aspectos.
O Grupo Bonaparte é uma das marcas do setor de alimentação fora do lar que mais crescem no Brasil. E suas expectativas de desenvolvimento são bastante promissoras. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, a alimentação fora do lar é uma das áreas do franchising que mais vem crescendo no País, com expansão de 14,5% só em 2011. Dentre as regiões, o Nordeste se destaca com expectativa de 20,3% a mais de redes instaladas até 2013.
Objetivando a ampliação dos negócios e a propagação do seu comprovado sistema de ensino, o Instituto Brasileiro de Línguas, em Janeiro de 2006, formatou a empresa para o sistema de franchising, estruturando-se então para proporcionar aos franqueados um excelente atendimento e assessoramento.
Voltada para um público altamente exigente, a Tutto Bianco busca sempre superar as expectativas a facilitar ao máximo a rotina de quem usufrui dos seus serviços. Isso é possivel devido ao atendimento personalizado, máxima qualidade nos produtos e processos utilizados que também não agridam ao meio ambiente, um serviço exclusivo de delivery e a preocupação constante em zelar pela tradição da empresa, retribuindo aos clientes o reconhecimento e a confiança conquistada ao longo dos anos.
A marca procura criar uma identidade para o público-alvo: o homem com espírito livre e jovem sem faixa etária dominante. A “Estrela” associa-se à posição, objetivos, traz alusão à liberdade de escolha, à aventura, traduz-se em bússola, horizonte. A palavra “STALKER” do inglês to stalk, que significa caçar, dá um caráter universal ao homem perseverante e atual, que “persegue” seus objetivos, caçador, homem moderno e livre.
A opção pelo franchising vem ocupando cada vez mais a lista de alternativas dos novos empreendedores brasileiros, vislumbrando um negócio de menor risco já consolidado no mercado, com ótimas gerações de receitas e lucratividade.
Sob o signo de marca cosmopolita, a rede Deltaexpresso vem propagando desde 2004 um novo conceito de negócio para o mundo do café no Brasil. Com mais de 60 unidades em todo Brasil, a rede Deltaexpresso tem como principal diferencial o seu modelo de Coffee Convenience Store, que agrega diversos negócios dentro de um só. Além de ser coffee shop e loja de conveniência, o ponto de venda também oferece máquinas e acessórios destinados ao preparo e consumo de café.
O conceito do negócio que estamos franqueando pressupõe a adoção de determinados padrões que assegurem à rede uma imagem forte e uniforme, que consiste em um fast food. Buscando ampliar seu mercado de atuação e aumentar a abrangência de sua marca, o PLANETÁRIO optou pela expansão de sua rede e identificou através do Sistema de Franquias a melhor estratégia para atingir esse objetivo.
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de cerca de 300 parceiros no restante do país. Com um modelo de comercialização inovador, que mistura o varejo à venda direta, está presente em todo o Brasil.
A Broomer Men´s Wear é uma marca de vestuário masculino que iniciou suas atividades em 1989, no Shopping Iguatemi São Paulo, e consolida seu sucesso em vários estados do nordeste com uma linha variada de vestuário e acessórios. A Broomer é formatada dentro dos padrões da ABF (Associação Brasileira de Franchising), desde 2006 e oferece oportunidade de negócios a candidatos que se identifiquem com a atividade e perfil da loja, e que necessitem do suporte de uma franqueadora.
Fundada em 2003, a Planeta Bombom tornou-se referência quando se fala em bomboniere moderna. Priorizando sempre a excelência em atendimento e preocupando-se em oferecer produtos e serviços de qualidade incontestável.
Sinônimo de sofisticação e qualidade, a rede Quanto Prima vem, desde 2001, agradando aos paladares mais exigentes. Com um cardápio exclusivo elaborado por chefs renomados e ingredientes premium selecionados por gourmets.
A franquia Acqua Aroma é uma marca especializada no desenvolvimento de soluções olfativas para perfumar e decorar ambientes. Sempre inovando, desenvolve produtos de perfumaria fina para agradar diferentes gostos e perfis, proporcionando bem-estar ao despertar memórias e sensações através do olfato, criando experiências positivas para cada pessoa.
A Rede OrtoEstética é uma franquia de clínicas odontológicas com mais de 40 unidades em todo o Nordeste e possui um mix completo de especialidades na área Clínica.
Há mais de 15 anos no mercado de alimentação, o Grupo AR desenvolveu uma marca forte, com excelência, visando atender ao paladar do público brasileiro, cada vez mais exigente. Nasce assim o Companhia do Churrasco.
Há mais de dez anos surgiu a ideia de empreender a Tutti, uma forma prática de comercializar bijuterias, bolsas, cintos e acessórios femininos. Lojas de varejo com os mais modernos conceitos e eficácia para atingir um público ávido por novidades de alta qualidade. Desde 2003 a fórmula foi testada e aperfeiçoada em 4 lojas piloto que fazem da Tutti um sucesso.
A NUNES é uma empresa comercial varejista de calçados, vendendo mercadorias que atingem um universo de clientes bem abrangente – masculino e feminino, adultos e crianças – ocupando hoje uma posição bastante competitiva e possuindo uma significativa fatia de mercado.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades Loja, Escritório e Home Office, espalhados por todas as regiões do país. A Franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados.
Quando quatro empreendedoras baianas decidiram virar sócias e apostar no ainda incipiente mercado de estética e depilação a laser, talvez não imaginassem que estivessem à frente de um dos negócios mais bem-sucedidos do Norte e Nordeste. Hoje, 11 anos após o início da empreitada e iniciado um processo de expansão, a Fiolaser já conta com 15 unidades em operação.
Desde 2001, o Camarão & Cia é a franquia brasileira de frutos do mar especializada em camarão. Garante a máxima qualidade até o consumidor final. Proporciona suporte total para franqueados, da avaliação do ponto até a inauguração e manutenção dos restaurantes. Há vários anos consecutivos, o Camarão & Cia conquista o Selo de Excelência em Franchising, conferido pela Associação Brasileira de Franquias(ABF), um certificado de reconhecimento e satisfação dos franqueados da sua rede.
O Sal e Brasa Grill Express trouxe para os shoppings a já conhecida qualidade da Churrascarias Sal e Brasa. Com conceito de fast food, nosso objetivo é aliar boa gastronomia a refeições rápidas e saborosas. Com custo mais acessível, os pratos são preparados com a melhor tecnologia do mercado. Além da padronização, a higiene e segurança são fundamentais na preparação de nossas refeições.
A Yan Ping é uma rede de restaurante de culinária oriental que atua no mercado nacional desde 1981. Nasceu do árduo trabalho de uma família de imigrantes chineses que se estabeleceu em Salvador na década de 60. O primeiro estabelecimento foi fundado em 1981, no bairro da Barra na capital baiana.
O Donatário faz questão de derrubar o mito de que fast-food é sinônimo de alimentação sem personalidade.Seu cardápio contempla deliciosas receitas de filé, peixe, salmão e principalmente de camarão, carro-chefe da rede.
Empadinhas Barnabé é uma empresa com perfil focado em famílias, crianças e adolescentes em geral. Seu público a percebe como uma empresa em constante processo de crescimento, sempre preocupada com tudo que envolva seus produtos e sua clientela.
Atualmente são mais de 40 lojas distribuídas por todo o Brasil, prontas para oferecer o melhor atendimento. Em função do sucesso do restaurante durante o horário de almoço, o Big X Picanha também é badaladíssimo na madrugada, procurado pelos consumidores que estão prontos a fazer uma ótima refeição antes ou depois de uma noite agitada.
Desde 1986, assumimos o compromisso de conquistar a confiança e o paladar de cada cliente com criatividade, qualidade e, claro, muito sabor. Cada produto é preparado na hora seguindo um padrão de excelência que garante que nossa matéria prima esteja sempre fresca.
Comida boa é comida bem feita. Boa gastronomia, inspirada no dia a dia do brasileiro. Esta a proposta do Capilé Pizza & Grill, uma empresa do Grupo Bonaparte.