Procurando negócios rentáveis? Então vem ver as vantagens que o franchising oferece
20/08/2019
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O franchising é um setor que já atingiu um faturamento anual da ordem de R$ 180 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Por isso, muitos vêem nas franquias uma oportunidade de ganhar dinheiro e ter negócios rentáveis.
Na busca pela melhor franquia, os empreendedores (e acredito que este seja o seu caso também) passam horas e horas pesquisando sobre as características de cada segmento e quais os modelos mais trazem retorno.
Mas, nestas pesquisas, muitas vezes surgem termos que, embora sejam conhecidos, são confusos de entender.
Um deles é a rentabilidade de uma franquia.
Para entendermos melhor o que significa este índice, o Portal do Franchising conversou com Jacqueline Diogo Gomes, consultora de negócios, e Tarso Cruz, diretor de operações, ambos da consultoria Inova Franquias.
O que é rentabilidade?
De uma forma geral, rentabilidade é um índice que apresenta o retorno do capital investido.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Lucro Líquido do Período (geralmente é a média dos anos de um contrato) dividido pelo Investimento Total (que inclui taxa de franquia, investimento inicial e capital de giro).
Se multiplicarmos por 100, teremos este valor em porcentagem.
Por exemplo, se uma franquia tem investimento total de R$ 200 mil e o lucro líquido for, em média, de R$ 80 mil por ano, a rentabilidade será de 40%, pois:
80 ÷ 200 = 0,4 e
0,4 × 100 = 40%
Uma franquia é considerada rentável quando o valor obtido for maior em comparação ao mesmo índice de negócios com menor risco.
“Por exemplo, se o índice de rentabilidade de um título do tesouro nacional, considerado como baixíssimo risco, for 6% ao ano, um projeto que tem maior risco só será rentável se tiver um retorno acima deste valor”, explica os consultores.
Segmentos com negócios rentáveis
A rentabilidade de uma franquia varia muito entre as redes.
Algumas características contribuem para que uma franquia seja mais rentável em comparação às outras, como o menor investimento inicial.
Os especialistas explicam que, justamente por serem mais baratas, as redes de serviços e modelos de negócios predominantemente comerciais tendem a ser mais rentáveis.
Mas, é importante reforçar que o franqueado é o protagonista de sua unidade.
Ou seja, a franquia só será rentável se o empreendedor se dedicar ao negócio, seguir as orientações do franqueador e se esforçar para bons resultados.
“É fundamental entender que toda venda e todo o gasto que alterar na sua unidade, afetará diretamente a rentabilidade, aumentando ou diminuindo o retorno sobre o seu investimento”, comentam os consultores.
Outros índices importantes
Como vimos, a rentabilidade considera o lucro líquido e não representa o valor em dinheiro que a empresa terá no seu caixa.
Por isso, na hora de escolher uma franquia, você precisa olhar outras características além da rentabilidade.
“É importante reforçar que a rentabilidade é mais um índice dos inúmeros que existem na administração financeira. Ele não deve ser utilizado isoladamente para as tomadas de decisões”, alertam os consultores da Inova Franquias.
Tarso e Jacqueline recomendam verificar também outros tipos de índices, como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
“Estes indicadores são considerados mais importantes por representarem o retorno de geração de caixa do negócio. A TIR mostra o retorno efetivo que o negócio gera. Já o VPL informa quanto vale o projeto”, explicam os especialistas.
Dicas para escolher uma franquia rentável
Investir em uma franquia é uma missão que exige bastante conhecimento, para que você tenha certeza da decisão que está tomando e possa começar o seu negócio com bastante segurança.
Para te ajudar nesta missão, os especialistas da Inova Franquias deixam algumas dicas para escolher a melhor franquia, confira:
Alinhamento dos valores pessoais com os valores da rede: entender se vocês estão convergindo para o mesmo caminho;
Rotina de trabalho na unidade: saber se você terá que trabalhar na operação e, se sim, quantas horas por semana;
Perfil solicitado pela rede: analisar se você se encaixa no perfil solicitado ou no perfil que a própria operação necessita;
Relacionamento da rede com seus franqueados e ex-franqueados: entender se é um relacionamento saudável e se a franqueadora cumpre com as suas obrigações.
Indicadores financeiros: analisar os indicadores, inclusive entrando em contato com os franqueados para averiguar a veracidade dessas informações;
Planejamento tributário: como o Brasil possui uma estrutura tributária complexa, é importante entender se isso foi considerado nas projeções da unidade. Pode ser interessante questionar se o modelo de negócios pode ser inviabilizado em caso de alteração tributária;
Mercado: fazer a sua análise de mercado, verificando os preços dos concorrentes, o fluxo de clientes na região, entre outros.
Agora que você entende o conceito por trás dos negócios rentáveis e o que o franchising pode oferecer, separamos algumas franquias interessantes:
Negócios rentáveis – Franquia S7 Intercâmbio
O mercado de intercâmbio no Brasil é um dos maiores do mundo, movimentando R$ 2,2 bilhões por ano.
As Franquias de Agências de Intercâmbio tem sido um dos melhores investimentos no mercado de viagens e turismo, obtendo um retorno do investimento em pouco tempo.
Com 8 agências de alto padrão e uma crescente demanda por consultoria especializada, buscamos parceiros que aliem-se a este posicionamento de mercado.
Líder no segmento de lavanderias, afranquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
A Franquia Amávia proporciona ao franqueado a segurança de trabalhar com uma marca reconhecida no mercado, o que garante a sua visibilidade e credibilidade. O sistema de know-how reduz o tempo de implantação e otimiza os recursos pois oferece o conjunto de conhecimentos práticos necessários que traz inúmeras vantagens, devido as informações serem comprovadas pela experiência do negócio já implantado, o que apresenta menores riscos para o franqueado.
Hoje a franquia Bob’s é nacionalmente reconhecida por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo de mais de 50 anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. Daí o nosso slogan: `Gostoso é no Bob`s.
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos. Quando voltou para o Brasil, veio decidido a abrir um tele-entrega de comida chinesa, inspirado nos restaurantes que conheceu. China in Box cresceu e se consolidou no mercado brasileiro, com cerca de 153 restaurantes, além de compartilhar gestão com outras redes criadas por Shiba, como a Gendai.
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados. Estas qualidades construíram uma marca campeã, eleita em 2017 a Melhor Franquia de Cultura e Lazer do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A Flytour Franchising oferece todo o suporte aos franqueados, com uma equipe de profissionais dedicados e consultores altamente qualificados para assessoria em todos os assuntos que englobam uma agência de viagens.
Uma das mais conhecidas marcas do vestuário nacional, a Hering é associada à ABF desde 1992. No ano seguinte, iniciou o processo de expansão através do modelo de franquias e hoje possui mais de 600 lojas espalhadas pelo País. A Hering Store comercializa peças de roupas voltadas ao público adulto e infanto-juvenil.
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
Anúncio O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
E para ficar claro como é calculado esse valor, veja o quadro abaixo:
Valor Mínimo – R$
Valor Máximo – R$
Capital para instalação
4.000
30.000
Taxa de franquia
6.000
15.000
Capital de giro
1.000
5.000
Investimento Total
11.000
48.000
Se você não conhece direito os Termos do Franchising, clique aqui!
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