O franchising é um setor que já atingiu um faturamento anual da ordem de R$ 180 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Por isso, muitos vêem nas franquias uma oportunidade de ganhar dinheiro e ter negócios rentáveis.
Na busca pela melhor franquia, os empreendedores (e acredito que este seja o seu caso também) passam horas e horas pesquisando sobre as características de cada segmento e quais os modelos mais trazem retorno.
Mas, nestas pesquisas, muitas vezes surgem termos que, embora sejam conhecidos, são confusos de entender.
Um deles é a rentabilidade de uma franquia.
Para entendermos melhor o que significa este índice, o Portal do Franchising conversou com Jacqueline Diogo Gomes, consultora de negócios, e Tarso Cruz, diretor de operações, ambos da consultoria Inova Franquias.
O que é rentabilidade?
De uma forma geral, rentabilidade é um índice que apresenta o retorno do capital investido.
O cálculo é feito da seguinte maneira:
Lucro Líquido do Período (geralmente é a média dos anos de um contrato) dividido pelo Investimento Total (que inclui taxa de franquia, investimento inicial e capital de giro).
Se multiplicarmos por 100, teremos este valor em porcentagem.
Por exemplo, se uma franquia tem investimento total de R$ 200 mil e o lucro líquido for, em média, de R$ 80 mil por ano, a rentabilidade será de 40%, pois:
80 ÷ 200 = 0,4 e
0,4 × 100 = 40%
Uma franquia é considerada rentável quando o valor obtido for maior em comparação ao mesmo índice de negócios com menor risco.
“Por exemplo, se o índice de rentabilidade de um título do tesouro nacional, considerado como baixíssimo risco, for 6% ao ano, um projeto que tem maior risco só será rentável se tiver um retorno acima deste valor”, explica os consultores.
Segmentos com negócios rentáveis
A rentabilidade de uma franquia varia muito entre as redes.
Algumas características contribuem para que uma franquia seja mais rentável em comparação às outras, como o menor investimento inicial.
Os especialistas explicam que, justamente por serem mais baratas, as redes de serviços e modelos de negócios predominantemente comerciais tendem a ser mais rentáveis.
Mas, é importante reforçar que o franqueado é o protagonista de sua unidade.
Ou seja, a franquia só será rentável se o empreendedor se dedicar ao negócio, seguir as orientações do franqueador e se esforçar para bons resultados.
“É fundamental entender que toda venda e todo o gasto que alterar na sua unidade, afetará diretamente a rentabilidade, aumentando ou diminuindo o retorno sobre o seu investimento”, comentam os consultores.
Outros índices importantes
Como vimos, a rentabilidade considera o lucro líquido e não representa o valor em dinheiro que a empresa terá no seu caixa.
Por isso, na hora de escolher uma franquia, você precisa olhar outras características além da rentabilidade.
“É importante reforçar que a rentabilidade é mais um índice dos inúmeros que existem na administração financeira. Ele não deve ser utilizado isoladamente para as tomadas de decisões”, alertam os consultores da Inova Franquias.
Tarso e Jacqueline recomendam verificar também outros tipos de índices, como o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR).
“Estes indicadores são considerados mais importantes por representarem o retorno de geração de caixa do negócio. A TIR mostra o retorno efetivo que o negócio gera. Já o VPL informa quanto vale o projeto”, explicam os especialistas.
Dicas para escolher uma franquia rentável
Investir em uma franquia é uma missão que exige bastante conhecimento, para que você tenha certeza da decisão que está tomando e possa começar o seu negócio com bastante segurança.
Para te ajudar nesta missão, os especialistas da Inova Franquias deixam algumas dicas para escolher a melhor franquia, confira:
- Alinhamento dos valores pessoais com os valores da rede: entender se vocês estão convergindo para o mesmo caminho;
- Rotina de trabalho na unidade: saber se você terá que trabalhar na operação e, se sim, quantas horas por semana;
- Perfil solicitado pela rede: analisar se você se encaixa no perfil solicitado ou no perfil que a própria operação necessita;
- Relacionamento da rede com seus franqueados e ex-franqueados: entender se é um relacionamento saudável e se a franqueadora cumpre com as suas obrigações.
- Indicadores financeiros: analisar os indicadores, inclusive entrando em contato com os franqueados para averiguar a veracidade dessas informações;
- Planejamento tributário: como o Brasil possui uma estrutura tributária complexa, é importante entender se isso foi considerado nas projeções da unidade. Pode ser interessante questionar se o modelo de negócios pode ser inviabilizado em caso de alteração tributária;
- Mercado: fazer a sua análise de mercado, verificando os preços dos concorrentes, o fluxo de clientes na região, entre outros.
Agora que você entende o conceito por trás dos negócios rentáveis e o que o franchising pode oferecer, separamos algumas franquias interessantes:
Franquia Tintas MC
Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento.
Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil. SAIBA MAIS
Negócios rentáveis – Franquia 5àSec
Líder no segmento de lavanderias, a franquia 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis por meio de um sistema de limpeza de qualidade reconhecida com equipamentos de alta tecnologia.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA 5ÀSEC
Negócios rentáveis – Acquazero
A Acquazero é uma empresa brasileira preocupada com o meio ambiente. Estabelecida na cidade de São Paulo, a rede presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACQUAZERO
Franquias Yázigi
O Yázigi é a primeira rede de franquia em território nacional.
A rede oferece cursos de inglês e espanhol em diferentes modalidades. SAIBA MAIS
Negócios rentáveis — BOB´S
Hoje a franquia Bob’s é nacionalmente reconhecida por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo de mais de 50 anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. Daí o nosso slogan: `Gostoso é no Bob`s.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BOB’S
Franquia Bono Pneus
A rede Bono Pneus iniciou suas atividades em 1992 na cidade de Campinas. Atualmente somos uma rede com mais de 50 e presente em 8 estados. Procurando junto aos seus fornecedores reciclar e aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Buscando assim, atender a cada dia mais as necessidades dos nossos clientes.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BONO PNEUS
Franquia Cebrac
O CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. Assim começou sua história de sucesso que, com prestígio e experiência à disposição de seus clientes, conquistou reconhecimento e respeito nacional.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CEBRAC
Negócios rentáveis – China in Box
A história da franquia China In Box começa em 1986 quando Robinson Shiba, o criador da marca, faz uma viagem aos Estados Unidos e percebe a alta demanda por comidas orientais por parte dos consumidores norte-americanos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHINA IN BOX
Franquia Clube Turismo
Fundada em 2003, conta com mais de 450 franqueados das modalidades loja, escritório e home office, espalhados por todas as regiões do país. A franquia Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE TURISMO
Franquia Flytour
A Flytour Franchising oferece todo o suporte aos franqueados, com uma equipe de profissionais dedicados e consultores altamente qualificados para assessoria em todos os assuntos que englobam uma agência de viagens.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLYTOUR FRANCHISING
Franquia Anjos Colchões
Nossas franquias são reconhecidas pela excelência única de compra e pelo modelo de loja inigualável no segmento de colchões e sofás. Saiba mais
Franquia Muniz
Se identifica com o ramo automotivo? Invista na franquia Muniz Autocenter, rede de serviços automotivos. Conheça as vantagens de ser franqueado! SAIBA MAIS
Franquia InFlux
A inFlux English School é uma rede de escolas de idiomas que trabalha desde 2004 unindo inovação e compromisso com o aprendizado que tem um formato de negócio feito pra você brilhar. SAIBA MAIS
Franquia Now! Nutrição Esportiva
A Now! é uma rede de lojas de suplementos e artigos para vida Saudável, focada em atletas profissionais e amadores que atua há mais de 10 anos no mercado. SAIBA MAIS
Franquia Odontoclinic
Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 unidades.
Conheça o diferencial da nossa rede e seja o(a) próximo(a) franqueado(a). SAIBA MAIS
Franquia Balonè
A Franquia Balonè Fashion Bijoux é a rede de acessórios femininos fast fashion do Grupo Ornatus, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e especialista em gestão de franquias. SAIBA MAIS
O que é franquia – ALPHAGRAPHICS
Serviços de impressão, soluções de marketing, design gráfico e produção de sinalização e banners para sua franquia SAIBA MAIS
Franquia Home Angels
Se você é qualificado e se identifica com o mundo da prestação serviços de Cuidadores de pessoas, você poderá ser um franqueado Home Angels em sua cidade, pois será treinado para lidar com todas as questões que envolvem o desenvolvimento de um negócio na área de atendimento e serviços de Cuidadores de pessoas.
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Negócios rentáveis – KNN Idiomas
A estrutura comercial da KNN idiomas é única e foi criada para quebrar a sazonalidade característica do mercado de ensino de idiomas, gerando matrículas o ano todo. O Modelo de negócios foi desenvolvido para gerar uma média de 40 a 60 matrículas por mês durante todos os meses do ano.
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Negócios rentáveis — Magrass
A rede de franquia Magrass há 6 anos, ocupa espaço de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar. Especializada nos tratamentos de emagrecimento saudável, gordura localizada, celulite e a exclusiva hidrolipoMagrass, a rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver protocolos focados no Emagrecimento Saudável e na Estética de Resultados.
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Negócios rentáveis — Orthodontic
A Orthodontic, uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, nasceu da vontade de seus sócios de tornar o tratamento ortodôntico acessível a todos e criar uma clínica norteada totalmente por conceitos empresariais. Fundada em 2002, em Londrina, é referência em gestão de clínicas e prospecção ativa e fidelização de clientes.
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Negócios rentáveis — Pello Menos
Anúncio O sistema de franquias PELLO MENOS tem por objetivo prestar serviços que se diferenciam, não só pela relação custo-benefício percebida pela clientela, mas, principalmente, pela qualidade do atendimento e aplicação de métodos diferenciados, característicos.
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Franquia Vinho & Ponto
Rede de franquia especializada em vinhos.
Oferecemos marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões, além da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor. SAIBA MAIS
Agora que você já viu como funciona um negócio rentável, conheça outras oportunidades interessantes, separamos outros artigos sobre bons negócios para você, veja abaixo: