Franqueadas de sucesso contam como conciliam maternidade e negócios

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Franquias de sucesso - Liderança feminina

Mães empreendedoras: franqueadas de sucesso contam como conciliam a maternidade e os negócios

11/05/2018

Para a alegria de todos que lutam por um ambiente de negócios mais equilibrado, forte e justo, as mulheres estão cada vez mais ativas no empreendedorismo.

Ao menos é o que mostra um segundo estudo desenvolvido pela Rede Mulher Empreendedora (RME), entidade de apoio ao empreendedorismo feminino.

De acordo com o levantamento, a cada 100 empresas abertas no Brasil, 52 são lideradas por mulheres.

A pesquisa, elaborada em setembro do ano passado, indica ainda que 79% delas possuem nível superior ou mais, 61% são casadas, 44% são chefes de família e 55% têm filhos.

Ou seja, são verdadeiras guerreiras dessa árdua missão de se dividir entre os negócios e a criação/educação das crianças.

No setor de franquias, as mamães empreendedoras também têm ganhado destaque. Quase metade (49%) de todas as unidades franqueadas em operação no País são comandadas por mulheres.

Para a ex-presidente e atual membro do Conselho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco, a participação delas no comando de redes de franquias ou como franqueadas ainda tem espaço para crescer.

E é o que devemos observar nos próximos anos, ao menos no que depender da ex-mandatária, hoje atual conselheira da associação.

“Eu sou a primeira mulher a representar o segmento do franchising no Brasil e não poderia terminar o meu mandato sem deixar um legado promissor.

O comitê deixou de ser um projeto e virou uma realidade de sucesso dentro da organização”.

 

Durante a sua gestão à frente da ABF (2013-2016), Cris Franco ajudou a criar um comitê dedicado a mulheres empreendedoras no franchising.

A missão do grupo é contribuir para o desenvolvimento de lideranças femininas nas esferas social, política e empresarial.

Atualmente, o trabalho do comitê vai desde a discussão sobre a equidade de gêneros no âmbito empresarial e social até a representatividade de mulheres na política.

Para a conselheira, a participação feminina no franchising, principalmente no que diz respeito à ocupação de cargos de liderança, é comprovadamente uma forma de tornar o ambiente desse setor em um meio de negócios mais colaborativo e compartilhado.

E muitas franquias já perceberam isso.

Algumas delas, como a rede de educação Tutores, por exemplo, são compostas por 85% de franqueadas mulheres, sendo que 65% são mães e escolheram a franquia também para conseguir conciliar o cuidado dos filhos e o trabalho.

Já a Sigbol Fashion, que atua na área de cursos profissionalizantes voltados à moda, tem 83% do seu quadro de franqueados ocupado por mulheres.

Grande parte dessas franqueadas se dizem felizes com os resultados obtidos à frente de suas franquias. Na visão delas, o impacto do sucesso nos negócios também atinge a vida pessoal, gerando uma qualidade de vida melhor para a família e, principalmente, para os filhos.

 

Os filhos e os negócios

Crescer, casar, ter filhos e constituir uma família. Essa era a imagem da sociedade em relação aos sonhos da mulher.

E como você deve saber (a não ser que esteja vivendo dentro de uma caixa), essa ideia ficou no século passado.

As mulheres de hoje querem sucesso profissional e financeiro, independência para buscar a realização dos próprios sonhos e conhecimento, muito conhecimento.

Ainda assim, oito a cada 10 mulheres brasileiras também sonham em ser mãe.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que esse ainda é um dos maiores desejos de vida para 86% das mulheres do País.

Ou seja, o anseio pelas duas aspirações, profissional e familiar, está levando um número cada vez maior de mamães para o mundo dos negócios.

Por outro lado, para metade das mulheres brasileiras que estão empregadas no mercado de trabalho, se tornar mãe significa perder o posto em até 12 meses após o início da licença maternidade, como revela a pesquisa “Licença maternidade e suas consequências no mercado de trabalho do Brasil”, elaborada pela pela Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EPGE).

Já para quem se torna mãe e é dona de um negócio, como as franqueadas de sucesso, o cenário é diferente.

Com um pouco de organização e muita dedicação, elas conseguem conciliar com certa tranquilidade o tempo que passam com os filhos/família e a liderança exigida à frente das franquias que administram.

Para mostrar essa realidade, o Portal do Franchising elencou 13 franquias administradas por mamães empreendedoras que servem de exemplo e inspiração para interessados em ter um negócio próprio.

Veja cada um dos depoimentos e descubra como elas se desdobram entre o sucesso na vida empresarial e a criação dos pequenos (e grandes também).

Clique no link “QUERO MAIS INFORMAÇÕES“, ao final da descrição de cada franqueada, para acessar fotos e mais dados relevantes das redes franqueadoras.

 

Franqueadas de Sucesso — Ginástica do Cérebro

— Nádia Benitez, CEO da franquia Ginástica do Cérebro e mãe de duas meninas:

“Eu diria que as mamães possuem ‘super poderes’. Nós temos, sim, que buscar a nossa realização e uma franquia é, de fato, uma grande sugestão para quem gosta de desafios, mas busca um negócio diferenciado. E por quê não uma unidade da Ginástica do Cérebro? 

Nós não podemos parar a nossa vida porque nos tornamos mães. Ser mãe não é um fardo, não é estar presente 100% dos momentos, mas ter momentos de qualidade, amizade, ternura, compreensão junto dos filhos e familiares para que eles não se sintam anulados. Em casa, por exemplo, tenho a Tatá (Rosana) que ajuda e me apoia nos cuidados de casa.

Além disso, uma mulher empoderada e dona de si corre muito menos risco de ter um problema de saúde ou doenças psicossomáticas. É preciso estar em movimento, ninguém é feliz só servindo aos outros, temos que buscar a nossa realização pessoal. Minhas filhas amam o que eu faço e gostam de participar das atividades da empresa. Claro, principalmente quando tem ‘diversão’, já que para elas estamos sempre nos ‘divertindo’. É muito gratificante poder incluí-las no meu mundo. Isso acaba fazendo elas terem uma ideia do que é estar a frente de um negócio, e quem sabe já vamos preparando emocionalmente alguma delas para a sucessão.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA GINÁSTICA DO CÉREBRO

 

Franqueadas de sucesso — Quinta Valentina

— Aline Weiler, franqueada da rede Quinta Valentina em Curitiba e mãe de duas meninas:

“Com oito meses de gravidez fui demitida do emprego. A empresa passou por uma reestruturação e saiu do Paraná para São Paulo. Sair do meu Estado implicaria em uma mudança enorme de rotina, algo que definitivamente não combinava com o final de uma gestação. Comecei, então, a estudar esse mercado de franquias e achei a Quinta Valentina. Conversei com meu marido e decidimos testar o negócio. Já no primeiro mês, oferecendo para minhas amigas e indicando para minhas vizinhas, tive um faturamento de R$ 15 mil. Não tinha como não me animar.

Esse ano, as duas meninas vão para escola, terei mais tempo para os sapatos apesar de não abrir mão de buscá-las no final da tarde. Hoje deixo de atender algumas clientes por conta da agenda. Elas serão atendidas sem que eu prejudique o relacionamento com a minha família”.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA QUINTA VALENTINA

 

Franqueadas de sucesso — Emagrecentro

— Sanauá Morais Peixoto é mãe de uma menina de três anos e está à espera da sua segunda filha. Ela é franqueada da rede Emagrecentro em dois pontos de Maceió (AL):

“Ela tinha um aninho quando abri a primeira unidade da Emagrecentro. No início, foi muito corrido. Mas os resultados valeram muito a pena. Agora estou com sete meses de gestação da minha segunda filha e o desafio é esse: conciliar as duas unidades da Emagrecentro e as duas pequenas. Não é fácil, mas como tinha o pensamento de ser mãe novamente, sempre pensei em estruturar uma equipe para que a clínica funcionasse por completo, mesmo na minha ausência.

Uma mãe feliz com toda certeza fará um filho muito feliz. Chego em casa satisfeita e realizada e conseguimos aproveitar muitos momentos juntas. Consigo mostrar para ela que a mulher atual pode ser mãe e empresária ao mesmo tempo, sem sentir culpa ou criar traumas, vivendo e aproveitando cada momento, seja na empesa ou em casa com a família.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EMAGRECENTRO

 

Franqueadas de sucesso — OdontoCompany

— Adrienne Espinar Viviani é franqueada da OdontoCompany e mãe da Alice, de três aninhos:

“Tento fazer com que a Alice entenda que tenho compromisso e ela tem o dela, que hoje é ir à escola. Acho que a pergunta que ela mais faz em relação ao meu trabalho é: ‘mamãe, hoje é fim de semana?’

Sempre é possível conciliar família e a empresa. Ás vezes parece difícil, porém, a estrutura deve ser efetiva e planejada. Dividir bem o tempo e aproveitá-lo é o equilíbrio que sempre busco. Contar com ajuda de profissionais competentes e do esposo ajuda muito na divisão das tarefas”.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ODONTOCOMPANY

 

Franqueadas de sucesso — Orthodontic

— Tassiana Duarte é mãe de um casal e franqueada OrthoDontic em duas unidades da rede em Minas Gerais: Uberaba e Patrocínio.

“Quando abri a primeira unidade, tinha um filho de 3 anos e, quando inaugurei a segunda unidade, estava prestes a ganhar a segunda filha. Trabalhei até uma semana antes dela nascer na clínica, e ainda trabalhei de casa até um dia antes do nascimento dela. Quando ela tinha apenas dois dias de vida, eu já estava trabalhando novamente. Assim que ela completou dois meses, comecei a levá-la para o trabalho, pois a clínica precisava da minha gestão.

Meu filho mais velho, que tem 8 anos, fala que é muito legal ver as pessoas indo na clínica para cuidar do sorriso e que, quando crescer, quer ser diretor da OrthoDontic. O trabalho é puxado, cansativo, mas ao mesmo tempo é gratificante e nos faz querer crescer sempre mais.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ORTHODONTIC

 

Franqueadas de sucesso — Bibi Calçados

— Walesca Pinheiro Soares é mãe de dois meninos e franqueada em quatro unidades da Bibi Calçados no Rio de Janeiro:

“A vontade de empreender veio justamente após a maternidade. Paulo Henrique, hoje com oito anos, tinha só dois quando abrimos a primeira loja no Rio. E o Antônio Pedro nasceu quase dois meses antes da inauguração da segunda loja. Trabalhei por 12 anos em uma empresa de comércio corporativo no centro da cidade, um trajeto além de distante, extremamente cansativo para mim. Muitas vezes chegava em casa e ele já estava dormindo. O desejo de estar mais perto dele e, principalmente, disposta a dar toda a atenção que ele esperava, me fez começar a procurar uma outra opção. E é claro que a ideia de ter meu próprio negócio me atraía muito.

A franquia, sem dúvida nenhuma, me possibilitou a exercer o papel de mãe de maneira muito mais participativa, na medida em que estou presente nos principais momentos de conquista deles, eventos escolares, quando estão doentes, enfim. Além do que, o escritório das empresas fica na rua do nosso condomínio. Então, mesmo sem estar em casa, estou perto.

Algumas pessoas acham que, por se tratar de franquia, o negócio anda sozinho, o que é um equívoco. Você terá sim um negócio com um risco menor, já testado, suporte e um treinamento operacional, mas o desempenho será resultado do seu esforço e dedicação.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BIBI CALÇADOS

 

Franqueadas de sucesso — Patroni

— Márcia Augusto Costa é mãe de dois filhos adultos e tem duas franquias da rede Patroni.

“Pudemos proporcionar mais qualidade de vida aos nossos filhos já formados. Nessa época, deram continuidade aos estudos como pós-graduação em ótimas faculdades e, então, seguiram com seus projetos profissionais. O da minha filha, por exemplo, foi se preparar para tocar a nossa segunda unidade Patroni. Meus filhos acreditam bastante nesse trabalho e me incentivam a continuar. E a pergunta que mais fazem é ‘quando podemos ter a terceira loja?’

A minha dica para quem busca ter uma relação de harmonia tanto no trabalho quanto em casa é dividir as relações com respeito. Respeito, planejamento, foco nos papéis e processos. Apenas isso, não tem segredo, dá certo.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PATRONI PIZZA

 

Franqueadas de sucesso — Sigbol Fashion

— Lucila Mara Palomares é mãe de dois filhos e avó de quatro netos. Também é franqueada da unidade Sigbol Fashion de Osasco:

“Hoje eu moro sozinha, mas tenho dois filhos casados e quatro netos, Ainda assim continuo ajudando e orientando os meus familiares. Concilio tudo com amor e dedicação. Há um tempo, tive câncer e fui obrigada a retirar a mama, além de passar por todo tratamento de quimioterapia. Nesse momento, me senti muito triste e debilitada, e fui encontrar no trabalho uma saída saudável para ocupar a minha mente. Hoje eu me sento viva e útil trabalhando. Me realizo ajudando outras mulheres.

Meus filhos acham o máximo eu ter 67 anos e levar essa vida. Me enxergam como um exemplo de superação. Eles sentem orgulho de mim. Minha filha mesmo está buscando abrir uma franquia da Sigbol justamente por acompanhar o meu sucesso.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SIGBOL FASHION

 

Franqueadas de sucesso — Piticas

 — Viviane Felix tem dois filhos e é franqueada da rede Piticas:

“Já era mãe quando abri a franquia e, inclusive, muitas vezes os meus filhos foram me ajudar em finais de semana e até na época de Natal. Eles falam que sentem orgulho da mãe que tem. Sempre querem saber qual estampa será lançada para o próximo filme que entrará em cartaz.

Faço o possível para organizar meus horários e estar presente na vida dos meus filhos. Uma dessas rotinas é buscar todas as noites a minha filha na Faculdade.

Posso dizer que fui picada pelo bichinho da Piticas Não sei mais viver sem a franquia. Me faz feliz e indico para outras mães sim. É totalmente possível ser mãe, esposa e cuidar dos negócios.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PITICAS

 

Franqueadas de sucesso — DrogaVET

— Mariana Pessoa Mauger é mãe do Theo, de dez meses, além de veterinária e franqueada da rede DrogaVET em Florianópolis e Balneário Camboriú.

“Abri as lojas em 2014 e sou mãe há dez meses. Sem dúvida, é um grande desafio conciliar as atividades. Muitas vezes é preciso trabalhar em horários alternativos, como nos momentos em que ele está dormindo ou quando está na escola. Meu filho já frequenta a escola desde os sete meses e a adaptação dele tem sido ótima. Desse modo, procuro dividir meu tempo de maneira estratégica, inclusive, estudei bastante sobre gestão de tempo e produtividade, pois eu sabia que um dia seria necessário e esse dia chegou.

De todo modo, acredito que conseguir delegar o máximo possível a funcionários competentes é o ponto fundamental para o sucesso do negócio e da organização da gestão dessa rotina de mãe e profissional. Inclusive, durante a minha gestação, que foi bem tranquila, tentei preparar, ao máximo, toda a equipe para não sentirem tanto minha ausência durante o período que ficaria afastada.

Desde o primeiro mês de vida o Theo me acompanha em alguns dias da semana no meu trabalho. Claro, sempre respeitando seus horários de dormir e de amamentação. Preparei um ambiente mais tranquilo para ele na minha sala. Esse é outro ponto favorável quando se tem o próprio negócio, ter essa flexibilidade para ajustar alguns pontos de modo a compatibilizar determinada demanda. Também faço parte da Rede Mulher Empreendedora e sou embaixadora em Florianópolis.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA DROGAVET

 

Franqueadas de sucesso — Jan-Pro

— Eliane Sanches é franqueada da rede JanPro e mãe de dois filhos.

“O modelo de franquia da JanPro é home office e permite um horário flexível ao franqueado. Eu investi em uma empresa que tem o meu tamanho, conforme eu for crescendo, ela cresce junto. É realmente o melhor dos mundos.

Quando me tornei franqueada, já era mãe e viúva há 3 anos. Foi um processo muito difícil conciliar a vida familiar. Investir no próprio negócio foi um grande divisor de águas na minha vida, foi onde encontrei forças para continuar. O mais importante é ser organizada, ter foco e resiliência.

Meus filhos falam que sentem orgulho do meu trabalho. No meu primeiro ano de operação fui premiada como a franqueada que mais cresceu no País inteiro e a pergunta que eles me fazem desde sempre é ‘quando você será premiada novamente?’ Confesso que esse é o meu grande estímulo”.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JAN-PRO

 

Franqueadas de sucesso — Casa do Construtor

— Wilce Maciel tem um casal de filhos e é franqueada da rede Casa do Construtor.

“Sempre trabalhei fora. Equilibrar as responsabilidades ao longo da minha vida como mãe, esposa e profissional sempre foi uma tarefa prazerosa. Ter organização e foco é o segredo do sucesso.

Eu e meu marido nos programamos a vida inteira para investir no próprio negócio e hoje os nossos filhos trabalham conosco. Ganhamos na qualidade de vida e também na familiar. Os meus filhos sentem orgulho da mãe empreendedora que eles têm. Hoje as perguntas deles estão relacionadas ao dia a dia da nossa operação já que eles tocam o negócio junto com os pais.

Organização, alinhamento e o dia a dia pré estabelecido são as diretrizes do sucesso.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CASA DO CONSTRUTOR

 

Franqueadas de sucesso — Tutores do Brasil

— Vera Lúcia de Oliveira Ferreira Martins é franqueada da rede Tutores e tem dois filhos.

“Tenho dois filhos adultos que me ajudam muito. Temos uma rotina familiar intensa e aproveitamos as redes sociais para colocarmos nossas conversas em dia e resolvermos nossos problemas pessoais. Meu marido me ajuda também nas rotinas do dia a dia, sem esta ajuda dele seria impossível. Porém, a minha sócia Fernanda e eu, quando resolvemos montar a franquia, deixamos claro que nossa família não ficaria de fora.

Estamos no começo e ainda precisamos cuidar muito de perto dessa nossa nova casa. Mas estamos crescendo e isto nos dá forças para persistirmos. Atualmente trabalhamos muito, estamos sempre juntas nos ajudando e complementando o nosso trabalho. Meu filho mais novo é nosso tutor de anatomia, começou no primeiro mês com muita satisfação por fazer parte deste projeto.

Meus filhos admiram nosso trabalho, porém no começo sentem a nossa falta, mas deixam claro que é necessário e acreditam no nosso sucesso.”

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TUTORES

 

Franqueadas de sucesso — Authentic Feet

— Andrea Bortoli é franqueada do Grupo Afeet em Blumenau (SC) e mãe do Luigi e da Marina, com três e um ano, respectivamente.

“A Authentic Feet foi a primeira franquia que eu investi. Já era mãe dos dois nesse período, então foi tranquilo adaptar, até porque eu já possuía uma rotina profissional bem ativa. Eles conhecem e costumam ir à loja aos finais de semana. Como é um ambiente familiar, já que a loja fica no Shopping Neumarket, em Blumenau, é mais tranquilo deixá-los fazer uma visita de vez em quando. Até porque, o ambiente da loja é conceitual e eles se encantam quando estão lá dentro, dada a exposição dos produtos. É uma forma divertida e diferente deles conhecerem o meu trabalho, acabam brincando e percebendo de perto meu dia a dia.

Para eles o meu trabalho é algo legal. Inclusive, na escola do Luigi teve uma atividade em que as crianças tinham de responder qual a profissão da mãe e do pai, e meu filho disse que eu sou “vendedora de tênis” (risos). Na cabecinha dele é isso, e o engraçado é que ele já consegue até decorar quais são as marcas, apesar de ter apenas 3 anos. Quando ele está com algum tênis da loja e alguém elogia, dizendo que o sapato é bonito, ele logo diz ‘é da loja da minha mãe, você vai lá comprar?’

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AUTHENTIC FEET

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

Boa localização garante até 50% do sucesso de uma franquia; saiba como escolher

Conheça franquias que custam a metade de um carro popular

Melhor negócio: 22 franquias baratas de alimentação para ter em 2018

Essas são as 5 principais causas de fechamento de franquias no Brasil

40 franquias poderosas que todo mundo conhece e você pode ter

Sonho de negócio: 27 franquias com retorno rápido do investimento

35 franquias para aposentados que buscam seu próprio negócio

25 franquias estrangeiras que você pode abrir no Brasil

Ranking: as 50 maiores franquias do Brasil em 2018

Sebrae: como é ser um franqueado?