Novas marcas de franquias surgiram, cresceram e se reinventaram
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
novas marcas de franquias

Em um cenário de novas demandas e desafios, surgiram novas marcas de franquia em 2021

09/05/2022

As franquias se reinventaram durante o grave período de pandemia com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores e superar todos os desafios apresentados.

Dentro desse movimento de crescimento, outro fenômeno foi registrado: o surgimento de novas marcas de franquia em 2021.

Em 2021, o franchising brasileiro apresentou resultados importantes para a economia brasileira: um crescimento nominal de 10,7% no último ano, demonstrando que o setor de franquias tem um papel de peso nos resultados das finanças do País.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

O mercado de franchising consolidou a recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019.

Esses resultados fazem parte do Balanço Anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Segundo um novo levantamento interno da ABF – específico sobre novas marcas de franquias em 2021 -, somente entre associadas foram 71 marcas iniciando atividades em 2021 como potenciais franqueadoras.

É importante lembrar que as novas empresas atuam em segmentos econômicos variados:

  •  Alimentação
  •  Saúde, Beleza e Bem-Estar
  •  Moda
  •  Serviços e Outros Negócios
  •  Limpeza e Conservação
  •  Serviços Automotivos
  •  Serviços Educacionais

No período do auge da pandemia, o setor de Limpeza e Conservação ganhou relevância e registrou uma elevação de 14,7% no Balanço Anual da ABF, impulsionado por uma demanda maior por serviços sanitizantes e serviços de forma geral.

Nesse contexto, surgiram marcas para atender as necessidades dos consumidores, como é o caso da C´Clean Lavanderia Self Service.

Focada em soluções digitais para lavanderia, num conceito de “Laundry Tech” para agilizar a vida dos clientes com muita praticidade no dia a dia, a empresa atua principalmente por meio de aplicativo exclusivo em que o cliente localiza a unidade mais próxima para levar suas peças, localiza as máquinas disponíveis e conecta-se à máquina escolhida pelo celular com praticidade e segurança e está focada em expansão de franquias por todo o País.

Outros setores também geraram novas marcas de franquias em 2021.

Na avaliação de Wilson Gomes Carneira, representante da Especialista Vistorias, que atua no segmento de Serviços Automotivos, a marca vive um momento de boa evolução.

Oferecendo serviços como Vistoria Cautelar, Vistoria Estrutural, Vistoria de Transferência, Vistoria para Seguradoras e Recuperação de Chassi, a empresa possui 16 unidades de atendimento.

Os planos de expansão estão acontecendo e os resultados estão satisfatórios.

A economia brasileira é melhor que as ‘7 vidas dos gatos’, pois passa por muitos desafios e continuamos sobrevivendo”, afirma ele.

Com forte demanda de entregas e serviços ágeis no período de pandemia que demandou por isolamento social, o segmento de Alimentação foi outro de grande destaque.

Apresentou uma elevação de 12,5% no Balanço Anual da ABF e também se beneficiou por uma maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento é um dos mais tradicionais na área de franquias, sendo relevante também entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil.

No que diz respeito a novas marcas de franquia em 2021, também é um dos segmentos que mais aparece entre as novas marcas surgidas em 2021.

Surgida no Estado do Mato Grosso (MT), a marca Dona Fresca Pescados  pretende de expandir para outros Estados e tem entre seus produtos de destaque itens frescos e congelados, como camarão, salmão, tilápia, tambatinga, piau e jatuarana, além de mercadorias para receitas da cozinha oriental.

Também do segmento de Alimentação e com foco na produção de bolos e atendimento focado no cliente, a rede Vó Alzira Café tem planos de expansão contínuos: abrir 1 mil lojas por todo o Brasil entre as bandeiras Fábrica de Bolo Vó Alzira e Vó Alzira Café, pertencentes à marca.

Somente em 2021 foram 120 novas franquias dentro do projeto de expansão.

Além de estar presente nos principais aplicativos de entregas para agilizar a chegada dos produtos aos consumidores, a marca investe nos modelos de negócio: quiosques e lojas, para trazer conforto e atendimento personalizado aos clientes que preferem consumidor os bolos nos locais de vendas.

Após chegar ao mercado em 2014 com uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) para ajudar no aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural, a Reino Rural.

Foi lançada em 2021 no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, ao qual se enquadra a Reino Rural, apresentou resultados acima da média do setor no Balanço Anual da ABF: alta de 11,1%, sob influência do crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

 

Com retomada da confiança, mais negócios surgindo e crescendo

Se alguns segmentos tiveram oportunidades no auge da pandemia em meio aos desafios que aquele grave período trouxe para todos, outros setores viram na reabertura de lojas e shoppings e na retomada gradativa da confiança do consumidor, o seu momento de retomada e crescimento.

É o caso do segmento de Moda: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

O setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente”, afirma Evandro Madeira, diretor de Marketing da Le Briju.

A rede de produtos como anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas e acessórios de cabelo, é uma das representantes entre as novas marcas de franquia em 2021 e faturou R$ 6,7 milhões em 2021 e tem perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022 com inaugurações de novas lojas.

Outro segmento que representa as novas marcas de franquia em 2021 é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.

Várias marcas novas surgiram para atender um público que procura cada vez mais cuidados pessoais, procedimentos estéticos e acabou usando seus recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins (com viagens e eventos sociais) e ficaram restritos durante o tempo da pandemia.

Por esses fatores, o segmento teve  elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo no mais recente Balanço Anual da ABF.

Uma dessas novas marcas é a Cepil Laser. De acordo com Luis Carlos Maielli, representante da marca, a empresa lançou a franqueadora para levar o modelo de negócio para todo o território nacional e no futuro pretende uma expansão internacional também.

A empresa está atenta a esse mercado que movimenta, segundo ele, cerca de US$ 1 bilhão ao ano e acredita muito no seu potencial de crescimento, uma vez que vem crescendo o interesse masculino por esse tipo de serviço, correspondendo a 9% dos consumidores de depilação a laser.

“Nossa principal abordagem ao entrar no mercado de depilação a laser foi a de oferecermos uma boa estrutura física, passando pela excelência no atendimento, até as flexibilidades nos pacotes e planos financeiros.

Esses diferenciais têm se destacado muito onde estamos em operação e assim fortalecido nossa marca”, explica Maielli.

A Cepil Laser Franchising iniciou seu plano de expansão de 2022 que conta com 4 unidades comercializadas e a meta para 2022 é chegar ao final do ano com 10 vendidas.

Temos a intenção de crescer de forma estruturada e mais lenta no início, pois entendemos que é importante manter sempre a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora, para o franqueado.

Desta forma a Franqueadora poderá focar cada unidade franqueada individualmente, para que atinjam o sucesso desejado.

Entendemos também que a rede crescerá com os próprios franqueados, pois quando o franqueado alcança o sucesso, geralmente ele tem interesse em abrir novas unidades da marca, o que contribuirá não só para o crescimento da rede”, acredita ele.

 

Confira agora outras oportunidades de negócios:

Franquias de colchões — I Wanna Sleep

Faça parte da rede de apaixonados pelo bom sono, conforto e bem-estar. A tecnologia e o aconchego dos nossos produtos refletem na nossa expansão. SAIBA MAIS

 

Franquia de bisicoitos  — Biscoitê

Desde 2012 a Biscoitê é uma boutique de biscoitos finos, onde os produtos são inspiradas em diferentes culturas e preparados com ingredientes da melhor qualidade. SAIBA MAIS

 

Franquias de moda criativa – Piticas

Franquia em quiosque ou loja física de produtos para o universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. SAIBA MAIS

 

Novas marcas de franquias — Spider Kick

A Spider Kick é uma academia de treinamento funcional especializada em proporcionar o melhor custo-benefício aos alunos e a possibilidade de alta rentabilidade aos franqueados. SAIBA MAIS

 

Franquias de pizzaria temática — Ale Nek’s A Pizza da Capitã

Invista em um negócio temático e diferenciado. Conheça agora a franquia Ale Nek’s A Pizzaria da Capitã, rede que oferece ao consumidor produzir sua própria pizza: da massa até o recheio. SAIBA MAIS

 

Franquias de donuts — The Good Cop Donut Shop

Adoce sua cidade levando uma franquia The Good Cop Donuts, a rede de donuts criativos. Um doce negócio que caiu no gosto dos brasileiros.. SAIBA MAIS

 

Franquia de acessórios de aventura para cachorros — Cachorreiros

Primeira marca brasileira de acessórios de aventura para cachorros. Criada para quem curte a vida ao ar livre e não abre mão da melhor cãopanhia. SAIBA MAIS

 

Franquia de brechó — Peça Rara

Rede de brechós que comercializam de forma consignada seus produtos, primando pela modernidade, padronização e incentivo ao consumo sustentável. SAIBA MAIS

 

Franquia de educação infantil — Peixinho Feliz

Rede de escolas de educação infantil com metodologia única e diferenciada, planejada sob medida para educadores, empresários e novos empreendedores que queiram investir em um dos segmentos que mais crescem.  SAIBA MAIS

 

Franquia Biju da Chica

Você que sonha em ter seu próprio negócio, venha ser um franqueado Biju da Chica, rede de franquias de bijuterias e acessórios.

Há 10 anos no mercado, com muita credibilidade e franquias por todo Brasil, venha crescer conosco. SAIBA MAIS

 

Franquia Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! Saiba mais

 

Franquia Studio Velocity

Invista na primeira e maior rede de studios de bike indoor do Brasil. Um negócio de grande sucesso, seja você o próximo franqueado da rede. SAIBA MAIS

 

Novas marcas de franquia — VAAPTY

A franquia VAAPTY é uma intermediadora de vendas de veículos que foi desenvolvida para inovar o setor automotivo.

Oferecemos a solução completa às pessoas que desejam levantar capital ao negociar seus veículos com agilidade, segurança e sem burocracia.  SAIBA MAIS

 

Franquia Parça

Rede de franquias que oferece totens de auto atendimento que oferece parcelamento de contas em até 12x e outros.

A franquia Parça oferece 3 modelos de negócios: Full, Light e Single, um deles é perfeito para você. SAIBA MAIS

 

Franquia Beetools

Beetools apresenta um modelo inédito de escola de idiomas, que facilita a vida do franqueado, e utiliza a tecnologia como forma de oferecer uma solução eficiente e agradável para o aluno. Saiba mais

 

Franquias de entretenimento – Criamigos

Única marca do segmento no Brasil, a Criamigos é uma franquia que tem como objetivo levar ao cliente não só a compra de um produto, mas a experiência do amor. A marca cria ursos personalizados e conta com uma tecnologias exclusivas. SAIBA MAIS

 

Franquia de alimentação infantil — Papá Comida de Criança

Primeira empresa de alimentação inclusiva do Brasil, elaborada por uma nutricionista e preparada com afeto de mãe para bebês e crianças de 6 meses a 6 anos. Sem leite, trigo, soja, óleos refinados.  SAIBA MAIS

 

Novas marcas de franquia  — Crocoricó Franguinho

Delivery de fast food de frango frito crocante, focado na excelência operacional, promovendo a entrega ágil de um produto com alto padrão de qualidade ao consumidor final.  SAIBA MAIS


 

Agora que você conheceu novas marcas de franquia, confira outros artigos que irão te ajudar a empreender: