10 maiores franquias: veja como obtiveram bons resultados de negócios  
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
As 10 maiores franquias de destaque para investir

Destaques entre as 10 maiores franquias: dedicação e muito trabalho

10/04/2022

Marcas superaram dificuldades da pandemia e mudança de cenário econômico, entre outros desafios, e obtiveram bons resultados de negócios  

As dificuldades trazidas pela pandemia criaram demandas por produtos e serviços para facilitar a vida das pessoas.

Em busca de soluções para atender ao que os consumidores precisavam, muitas franquias viram nesse cenário a oportunidade para manterem negócios e criarem soluções, o que as levou a serem destaque no cenário econômico brasileiro.

Uma delas é a rede AM/PM , franquia da categoria de serviços, que figura entre as 10 maiores franquias do Brasil, de acordo com o Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil por Número de Unidades.

De acordo com a empresa, um dos fatores para o bom desempenho no levantamento durante o período de pandemia foi o fato de que, no momento em que o consumidor buscou ainda mais conveniência, ela se adaptou rapidamente à preferência pela jornada de compra digital.

Além das principais plataformas de e-commerce, como Ifood, Rappi, e Cornershop, a AmPm possui um robusto pacote de soluções proprietárias que envolvem room e table service, além de retirada em loja.

O pacote digital, quando bem aplicado, na maturidade, chega a representar entre 5 a 10% em média do faturamento total das lojas, trazendo receita adicional para os nossos franqueados”, explica a companhia.

Para os próximos meses e até o final de 2022, a AM/PM destaca que possui uma perspectiva clara de crescimento para esse ano, seguindo com a expansão da rede nos Postos Ipiranga e completando a oferta com as lojas de rua.

Seguiremos investindo em diferenciais que agreguem valor ao nosso franqueado e consumidor, trabalhando para transformar o negócio de conveniência no Brasil, com diferenciais únicos”, acredita a empresa.

Há seis anos a Associação Brasileira de Franchising realiza um estudo completo sobre as maiores franquias do Brasil: o Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil por Número de Unidades.

Outro destaque entre no Top 10 do Ranking é a Cacau Show, que segue em uma trajetória de crescimento.

A empresa do setor Alimentação, que havia subido para o terceiro lugar no ranking de 2021, assumiu a vice-liderança no grupo das Top 50, saltando de 2.371 para 2.827 operações, com 19,2% de variação positiva, a segunda maior entre as Top 10 do ranking da ABF.

Criada em 1988, a empresa hoje é a maior rede de chocolates finos do mundo.

“Batemos nosso recorde histórico de crescimento: foram 500 novas operações.

Mas, independentemente do número, esse fato representa a realização de sonhos, geração de empregos e movimentação da economia através do franchising, um sistema já tão maduro no Brasil, mas que tem sempre a crescer e a melhorar”, destaca Arlan Roque, gerente de expansão da Cacau Show.

A rede Gazin Semijóias (Segmento de Moda) aparece em 4º lugar no Ranking, com 2.083 unidades.

De acordo com André Marches,  gestor de operações comerciais da Gazin Semijóias, o ano de 2021 trouxe grande aprendizado e abriu os horizontes para novas oportunidades.

Mesmo com todos os incidentes enfrentados, o setor se fortaleceu, se sobressaindo na importância da auto estima e do empoderamento feminino.

Nosso foco sempre foi o sucesso de nossas clientes, e como sempre olhamos para isso, mapeamos as maiores dores, as maiores dificuldades, e pontos que impediam nossas revendedoras de crescer, já que, nunca nos conformamos com a revenda de semijoias ser tratada como uma ‘renda extra’, pois muitas mulheres sustentam suas casas, criam seus filhos, realizam seus sonhos através da venda de semijoias.

Foi assim que nasceu a Gazin Franquia.

Um negócio inovador, pensado para solucionar todas essas dores”, conta ele.

De acordo com o executivo, a Gazin franquia foi estruturada para levar ainda mais liberdade e independência financeira para as nossas franqueadas.

A Franquia é no estilo Home Based, ou seja, sem ponto físico para não aumentar o custo fixo do negócio.

São benefícios como: suporte de marketing, universidade de treinamento com aulas de vendas, gestão financeira, fortalecimento de marca, mídia sociais, além de um programa de pontos para que cada franqueada  possa se presentear pelo seu próprio sucesso”, enumera ele.

Segundo Marches, o modelo de negócio foi pensado única e exclusivamente para o sucesso da franqueada.

Agora com 2.525 franqueadas até março de 22 e seguindo nosso comprometimento com o sucesso dessas mulheres, lançamos recentemente a Franquia Digital, um site pronto com o nosso estoque e nossa estrutura para que as revendedoras possam vender no online com todo suporte e segurança.

Em 15 dias de lançamento já somos 420 franquias”, conta ele.

O levantamento mais recente da ABF mostra a maturidade das franquias, maior consolidação e variedade de formatos de negócios mesmo durante a pandemia de Covid-19, um dos períodos mais desafiadores da história humana recente.

As 10 maiores franquias do Brasil dentro ranking das 50 são de variados setores, mas têm muita coisa em comum: são detentoras de qualidades em comum: mantiveram em alta a força do franchising como um motor importante da economia brasileira, pois é um dos maiores geradores de negócios, oportunidades e empregos.

O ranking tem predomínio das marcas de Alimentação entre as Top 10, com quatro redes, seguida de Serviços e Outros Negócios, com duas; e uma representante de Saúde, Beleza e Bem-Estar, Moda, Casa e Construção, e Serviços Automotivos.

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, o estudo identificou importantes movimentos que ajudam a compreender melhor a força e a importância do setor.

As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo”, explica ele.

A maior rede de franquias do Brasil nos últimos anos, O Boticário,  manteve-se em primeiro lugar, com um total de 3.652 unidades em 2021, aumento de 0,9% versus 2020 no Ranking da ABF.

Criada há mais de 40 anos no Paraná, a marca começou de forma simples com produtos voltados para as mulheres e homenageando em seu nome os antigos farmacêuticos que manipulavam medicamentos artesanalmente.

O McDonald’s, do segmento de Alimentação, figura em 3º lugar no Ranking da ABF, passando de 2.567 para 2.585 unidades, 0,7% de variação positiva.

A rede, que é a maior e mais conhecida empresa de serviço rápido de alimentação do mundo todo, no Brasil é operada desde 2007 pela Arcos Dourados, franqueada da marca em toda América Latina.

A Ortobom (Casa e Construção) alcançou a 5ª posição, retornando ao Ranking, com um total de 2.078 unidades em diferentes formatos de lojas oferecidos pela franqueadora.

Após iniciar sua história em 1969 voltada à metalurgia, fabricando camas e outros produtos, a empresa Ortobom direcionou sua atenção para o rama de colchões, passando a fabricá-los exclusivamente a partir de 1975. Daí em diante a especialização foi contínua.

Em 6º lugar aparece a Pit Stop Skol (Alimentação), que passou de 1.866 para 1880 operações (0,8% de variação positiva) no período pesquisado. Também enquadrada no segmento de empórios, mercados e lojas de conveniência, foi fundada em 2011 e oferece estrutura e suporte para a venda de bebidas ao varejo.

A 7ª posição ficou com a Subway (segmento de Alimentação)  que passou de 1.863 para 1.862 unidades e variação negativa de 0,1%.

Em 9º lugar, a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios) teve o maior avanço no número de unidades entre as Top 10, com índice de 26,9%, saltando de 1.325 para 1.682 franquias.

Com faturamento de até R$ 500 mil por ano, a empresa tem um portfólio com mais de 44 seguradoras e foi fundada em 2014.

Em 10º lugar, fechando a lista das dez maiores redes por unidades, está a Lubrax  (Serviços Automotivos), que passou de 1.665 para 1.668 operações (0,2% de variação).

De acordo com a empresa, que está presente em todo o País há 47 anos, a sua fábrica, localizada em Duque de Caxias (RJ), é considerada a maior planta industrial do gênero na América Latina.

De acordo com o Ranking da ABF, o tempo de atuação no mercado de cada marca varia, mas as marcas com 10 anos ou mais se mantiveram em 71% no ano passado, como em 2020.

As marcas atuantes no setor entre 5 e 6 anos tiveram a maior alta, saltando de 2% para 12%.

 

Agora que você viu como as 10 maiores franquias se destacaram, veja também outras oportunidades de negócios:

 

Franquia Café Cultura

A Franquia Café Cultura é a cafeteria mais premiada de Santa Catarina e oferece para você, investidor, um negócio que pode ser adaptado a diferentes formatos e valor de investimento. Saiba mais

 

Franquia Bar do Urso

O Bar do Urso é um bar de cervejas artesanais, da Cervejaria Colorado.

Seja loja de rua, container ou quiosque, temos o modelo certo para você. Saiba mais

 

Franquia Casa do Celular

Rede de franquias especializada em venda de aparelhos celulares.

Uma rede de sucesso com mais de 170 unidades. Saiba mais

 

Franquia Casa Bauducco

A Casa Bauducco nasceu em 2012, um mix de cafeteria e empório com produtos exclusivos Casa Bauducco. Saiba mais

 

Franquia Omo Lavanderia

Lavanderia oferece as soluções completas em segmentos que vão desde lavanderias compartilhadas em prédios à lojas especializadas e de autosserviço. Saiba mais

 

Franquias de calçados — Mr. Cat

Elegância, sofisticação aliado ao conforto e design diferenciado é o que oferece a franquia Mr. Cat, rede de calçados masculinos e femininos que caiu no gosto brasileiro. Saiba mais

 

 

Franquia de moda feminina — Lez a Lez

Uma combinação entre sofisticação e exclusividade, a franquia Lez a Lez é uma das melhores franquias de moda feminina do Brasil.

A rede possui fabricação própria e pontos de venda por todo o Brasil. Saiba mais

 

Franquia Buddha Spa

O Buddha Spa é a maior rede de Spas Urbanos do país, com foco em serviços de bem-estar, relaxamento e estética.

Oferecemos modelos de negócios como lojas e quiosques. Saiba mais

 

Franquia CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. Saiba Mais

 

Franquias de Óculos — Mercadão dos Óculos

Rede de franquias de óticas consolidada no mercado com mais de 500 unidades e 5 selos de excelência consecutivos.

Veja motivos para investir. Saiba mais

 

Franquia Hering Store

Maior rede de franquias de vestuário do país, presente em todos os Estados com mais de 600 unidades, além da atuação internacional com franquias na América Latina. Saiba mais

 

Franquia Emporium da Beleza

Um novo conceito em tratamento de beleza e estética, a franquia Emporium da Beleza se destaca por oferecer um modelo de negócio 6 em 1. Saiba mais

 

Franquia VAAPTY

A franquia VAAPTY é uma intermediadora de vendas de veículos que foi desenvolvida para inovar o setor automotivo.

Oferecemos a solução completa às pessoas que desejam levantar capital ao negociar seus veículos com agilidade, segurança e sem burocracia. Saiba mais

 

Franquias de corretoras — Brazil Health

A Brazil Health é uma corretora especializada em planos de saúde, odontológicos e seguros de vida.

Possui modelo de negócios em franquia home office ou sala comercial. Saiba mais

 

Franquias de marketing digital — WSI Brasil

Com mais de 25 anos de experiência no mercado digital, a WSI praticamente nasceu junto com a internet e, por isso, entende esse segmento como ninguém. Saiba mais

 

Franquia de cafeteria — Sterna Café

A rede de cafés especiais Sterna Café criou duas opções de franquia onde o custo da operação é bem mais baixo e o espaço é pequeno. Saiba mais

 

Franquia ActionCoach Brasil

Rede de coaching empresarial de nível mundial, a franquia ActionCoach auxilia pequenas e médias empresas a melhorar seus resultados, otimizar seus negócios. Saiba mais

 

Franquia Mapple Bear

A Maple Bear é uma empresa global de educação que oferece aos alunos educação de alta qualidade com base na metodologia bilíngue canadense, uma das melhores do mundo. Saiba mais

 

Franquias de idiomas Rockfeller Language Center

A Rockfeller Language Center é uma franquia de ensino de idiomas que está presente em todas as regiões do Brasil e vem se destacando por sua metodologia além de oferecer certificação internacional no final do curso. Saiba mais

 

Franquias de calçados e acessórios — Clube Melissa

Clube Melissa é uma franquia de calçados e acessórios que oferece moda, arte e design para quem — como a gente — ama o plástico. Saiba mais

 

Franquias de fast food — Bob`s

A franquia BOB´s tem modelos de negócio que se adaptam ao consumo de cada região.

O investimento vai depender da localização do ponto de venda, da área e do tipo de loja. Saiba mais

 

 


 

Confira outros artigos que irão ajudá-lo(a) a empreender: