Sociedade em franchising tem vantagens? Vem saber mais

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
sociedade em franchising é vantajoso?

É bom ter um sócio em franquia?

24/02/2022

Abrir um negócio com ou sem experiência é sempre um desafio para qualquer empreendedor, pois é necessário muito preparo, planejamento e horas de dedicação para iniciar um projeto bem fundamentado para crescer com sucesso e sustentabilidade.

Para algumas pessoas, dividir as obrigações com um parceiro no empreendimento, ou seja, com uma sociedade em franchising, pode ser uma forma mais tranquila e adequada de iniciar essa jornada.

Adriana Macedo, franqueada da Cuidare Brasil em Rio Branco (AC) tem como sócio no seu negócio o filho Pablo, formado em Medicina, que hoje é responsável pela administração da franquia.

Mesmo com 27 anos de atuação como servidora pública e com experiência em empreendedorismo, vendendo roupas e acessórios e até abrindo uma tapiocaria, Adriana tem no sócio o apoio para manter o estabelecimento em bom funcionamento.

Criei meu filho sozinha desde os 12 anos dele, após falecimento do meu marido.

A minha veia empreendedora vem do meu pai, que tinha um comércio, quando eu era criança, fui acompanhando ele e pegando gosto pela área comercial.

Acho que Pablo, meu filho e meu sócio, também herdou habilidades empreendedoras”, acredita ela.

A união e determinação de ambos, segundo ela, é importante para a sua franquia funcionar adequadamente.

Fomos os primeiros a abrir uma franquia de cuidadores de pessoas em Rio Branco.

Não temos medo de arriscar, abrimos nossa unidade há um ano, em plena pandemia.

Apesar dos desafios, estamos conquistando o mercado local e obtendo sucesso, resultado do nosso empenho, investimento e dedicação”, afirma.

Um negócio de sucesso exige dedicação, estruturação e formatação muito bem-feitas do modelo de negócio, por isso para ter um sócio em franquias é importante que ambos estejam empenhados no trabalho.

É importante alinhar seus processos e tecnologias que são aplicadas na gestão e colocar na mão do parceiro correto, que tenha perfil e capacidade para operar bem o negócio e gerar resultado olhando para o negócio em si.

Afinal, o tempo mínimo de contrato para uma franquia é de cinco anos, então é preciso embarcar em um projeto de forma racional e não apenas na emoção”, aconselha Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios.

Foi o que fizeram Ademilson Ribeiro Arruda e Márcio Toshimi Fujita, franqueados da Maria Brasileira, rede de limpeza e serviços residenciais e corporativos.

Após atuar juntos em um departamento de compras de uma prefeitura no Interior de São Paulo por mais de 6 anos e de abrirem juntos uma empresa de licitações por mais um período de 4 anos, a parceria se mostrou acertada nos negócios.

Com a confiança adquirida decidiram mudar o ramo de atuação: pensaram em abrir uma franquia e escolheram a rede de lavanderias Lave e Leva.

Na sequência, partiram para o ramo de limpeza para complementar os serviços, adquirindo uma unidade da Maria Brasileira em Artur Nogueira.

Logo abriram a segunda unidade em Cosmópolis, depois a terceira em Holambra e ainda em Mogi Mirim e Jaguariúna.

No total, já são quase 17 anos de parceria e seus perfis empreendedores complementares ajudam com que, onde quer que invistam, tenham sucesso nos negócios.

Ter sociedade em franchising é vantajoso na medida que o empreendedor tem uma segurança maior para dar seus passos e tomar decisões de negócio.

Mas a principal vantagem de trabalhar com um sócio, é antes de tudo conhecer o perfil da pessoa, independente de ser da família ou não, e ter uma visão de que essa pessoa correria atrás de um empreendimento assim como você, o empenho pelo empreendimento é algo que modifica não só a sua vida profissional, mas a pessoal também”, acredita André Ortega, franqueado da Minds Idiomas, em Bacabal (MA).

É saber que esse sócio lutaria tanto pelo seu sonho quanto você, que na sua ausência ele tomaria atitude, arriscaria, correria um quilômetro a mais como você, é muito importante saber que você poderá ficar tranquilo com um parceiro que tem os mesmos objetivos que os seus, em que essa pessoa estará contigo faça chuva ou faça sol, e irá valorizar o negócio tanto quanto você”, completa ele.

De acordo com Marcos Guimarães, CEO da CNX Line Gestão de Negócios e Franquias, constituir sociedade na operação do negócio franqueado não deve levar em consideração somente o aspecto financeiro, tendo em vista que, segundo ele, serão necessários outros fatores primordiais para maturação e continuidade da unidade franqueada.

O envolvimento do franqueado no franchising vai além do aporte financeiro, sendo necessária a sua participação efetiva no dia a dia da unidade franqueada.

Por isso, alguns franqueados optam pela constituição de uma sociedade com dois ou mais sócios, sendo a operação dividida entre o sócio investidor e o sócio operador”, destaca ele.

Guimarães explica que o sistema de franquia proporciona a expansão de um negócio já testado e validado, iniciando-se geralmente de uma única operação para várias unidades de maneira estruturada e atrativa, sendo necessário o cumprimento de todas as obrigações do sistema de franquia não só junto à franqueadora, mas também perante terceiros.

A participação efetiva e sinérgica entre os sócios no andamento da sociedade é primordial para o sucesso da unidade franqueada, devendo todos ter proatividade e ciência do seu papel no negócio, visando sempre o crescimento contínuo”, alerta o executivo.

A gestão dos sócios na operação franqueada irá definir o sucesso ou insucesso do empreendimento, desse modo o perfil das partes do quadro societário da empresa deve sempre visar os aspectos que a empresa almeja atingir no mercado”, conclui Marcos Guimarães, da CNX Line.

Ao optar por sociedade em franchising, é fundamental adotar as seguintes medidas:

 

  • Avaliar o mercado em que ambos desejam investir e se os sócios estão cientes das dificuldades e desafios que a área escolhida oferece: tempo de retorno do investimento, valores a serem empenhados, treinamentos necessários e divisão de tarefas;
  • Além de escolher a franquia, é essencial saber optar pelo produto ideal e a melhor localização para instalação da marca, em que todos os sócios possam opinar e conhecer o local;
  • O ponto fundamental do processo de investir em uma franquia é pesquisar.Existem muitas oportunidades de franquias no mercado, mas é importante escolher um produto ou serviço que tenha a ver com os empreendedores e quanto mais ambos souberem do negócio e do mercado, mais poderão trocar ideias e trazer soluções para os eventuais problemas que se apresentarem;
  • Importante analisar todas as condições contratuais existentes na Circular de Oferta de Franquias e no Contrato e o ideal aqui é contar com a ajuda de um advogado que seja especializado em franquias e que possa esclarecer todas as obrigações e direitos de cada sócio.

 

Parceria pode transformar sonho em realidade 

Ter um sócio em franquia também pode significar abrir uma rede a partir de uma ideia e de um sonho.

Foi o caso da Doutor Sofá, que nasceu em 2013 a partir de uma lacuna de mercado que tinha potencial de crescimento e era atendida por profissionais pouco qualificados.

Os sócios já eram amigos e, a partir da ideia do Willian Tamara de abrir um negócio nesse setor, partilhavam sobre franqueabilidade, sucesso e caminho para o crescimento.

Raphael Quadros tinha experiência em franchising e o Diogo Amato já era empresário no segmento de marketing digital.

Cada sócio tinha know-how em uma área diferente e isso foi determinante para potencializar os negócios com características específicas que se completam em tudo.

Entre as principais vantagens de trabalhar entre amigos, de acordo com eles, está a parceria, confiança e vontade de fazer o negócio crescer unindo forças.

Cayo Alburgetti e Vanessa Hirata tinham objetivos diferentes, mas, unindo forças, transformaram suas metas em um sonho em comum e se tornaram sócios em franquia e abriram uma loja Dr Shape, rede de suplementos alimentares e artigos esportivos Campinas (SP) no bairro Castelo.

Ele, apaixonado por esportes, viu na franquia uma oportunidade de trabalhar com o que gosta, enquanto ela – que era bancária – queria mudar de profissão.

Assim, quando soube que Vanessa, esposa de seu pai, estava buscando por uma franquia, viu a chance de ter um negócio próprio.

Há muitas vantagens numa sociedade, porque dividimos as responsabilidades.

Cada um desempenha as atividades nas áreas que mais tem aptidão e, juntos, trocamos ideias que podem alavancar o negócio.

A confiança é a base do relacionamento e, se existe algum ponto divergente, basta conversarmos, para encontrar um meio termo. É muito bom termos um apoio”, diz Vanessa.

O maior cuidado, segundo a empreendedora, é tentar não falar o tempo todo sobre trabalho, pois pode ser enfadonho para pessoas ao redor dos sócios.

Nossa empolgação nem sempre é interessante para quem nos rodeia e precisamos nos conter, nas reuniões familiares, para não trabalharmos nos momentos de lazer”, comenta ela.

 

Divisão de tarefas

Para os irmãos André e Bruno Mortágua, franqueados da Multifilmes, em São Bernardo do Campo (SP), a principal vantagem de terem sociedade em franchising é a afinidade em tudo.

Sempre tivemos respeito um pelo outro e uma parceria muito grande, então a gente sempre se deu muito bem em tudo que a gente faz.

Foi a partir dessa união que pensamos que seria uma boa ideia embarcar nessa sociedade”, afirma André.

A principal vantagem é o complemento de conhecimento que temos.

O Bruno tem um lado mais técnico, mais detalhista e tem essa ligação com o carro.

Eu já sou mais comercial, mais de negócios.

Então conseguimos somar nossas qualidades e é isso que nos faz acreditar que vamos ter sucesso no negócio. As desvantagens são poucas.

Acho que a principal é a divergência de pensamentos que pode acontecer, mas nada que prejudique a sociedade e a parceria”, afirma o empreendedor.

Na opinião de Fellipe de Castro Iglésias, franqueado da Touareg Seguros em sociedade com o seu primo Gabriel de Castro Machado, ter um sócio em franquias mesmo sem experiência prévia no ramo, como era o caso deles, é uma forma segura de investir por conta de todo apoio de uma rede franqueadora nas etapas de planejamento e montagem do negócio.

Há um ano e quatro meses atrás compramos a franquia e antes disso não tínhamos nenhuma experiência no ramo. Unimos a nossa parceria de primos com a vontade de termos o nosso próprio negócio”, afirma Fellipe.

Segundo ele, a vantagem de ter um sócio em franquia é poder contar com a força de um amigo que está trilhando os mesmos passos que o seu e lutando pelos mesmos objetivos.

É uma união de forças para conquistar o mesmo sonho e, ao atuarmos no segmento de franchising, mesmo um sócio tendo o apoio do outro, soubemos também que teríamos todo auxílio da franqueadora, ficamos mais aliviados em investir em um negócio que compartilha a experiência de seus franqueadores aos franqueados”, salienta ele, cuja unidade fica localizada na cidade de Lagoa da Prata (MG).

“Isso é uma grande vantagem para quem está começando e quer ter um apoio na hora de empreender e durante todo o processo, onde eu e meu sócio, além de podermos contar um ao outro, também podemos contar com pessoas experientes, como os diretores da rede”, explica Fellipe.

Para o empreendedor, uma possível desvantagem em uma sociedade é deixar claro ao outro que negócios são sempre conflitantes quando se tem que tomar decisões que colocam em xeque magoar o próximo.

Mas acho que todo negócio deve ser tratado com maturidade, tentar sempre ter bom senso com as decisões e acredito que a postura ajuda muito nesse discernimento.

É importante deixar sempre bem claro os limites de cada um para que os negócios não interfiram de modo negativo na amizade ou vice-versa”, pontua o empreendedor Fellipe.

Viu como é interessante ter uma sociedade em franchising? Agora confira algumas oportunidades de negócios:

 

Franquias de logística — Mail Boxes

Fornecemos soluções para transporte, logística, impressão e marketing para pequenas e médias empresas e particulares, através de uma rede de centros de serviço franqueados e de propriedade direta. Saiba mais

 

Franquia — Supera – Ginástica para o Cérebro

O SUPERA é a maior rede de franquias de ginástica para o cérebro do mundo.

A rede possui um método próprio e inovador para desenvolver capacidades cognitivas, sociemocionais, éticas como atenção, concentração, memória e etc. Saiba mais

 

Franquias de idiomas – CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. Saiba Mais

 

Franquia Rei do Mate

Somos uma das maiores redes de alimentação do país.

Oferecemos um mix diferenciado de produtos e as mais variadas misturas de mate. Saiba mais

 

Franquia School of Rock

Escola de música focada em performance no palco, com uma abordagem totalmente diferente para aulas de música, voltada para todas as idades. Saiba mais

 

Franquia de calçados femininos — UZA

Rede de franquias de calçados femininos com design sofisticado que está em sintonia com o lifestyle da mulher contemporânea. Saiba mais

 

Franquias de corretoras  — Drs. protect

Drs. protect é uma corretora de seguros que atua no mercado com foco nos micro e pequenos empresários, continuamente buscando as melhores soluções para este público alvo. Saiba mais

 

Franquias automotivas — Zaplus

A Zaplus é especializada na comercialização de produtos para estética automotiva, tais como shampoo, ceras, acessórios e equipamentos. Saiba mais

 

Franquias de Óculos – Instituto dos Óculos

Rede de óticas criada com o objetivo de oferecer para a população de menor poder aquisitivo, óculos com qualidade à custos acessíveis, adequados a sua realidade financeira. Saiba mais

 

Franquias de comida japonesa – Koni Store

Koni Store é um japa fora da caixa especializado em temakis, mais conhecidos como Konis.

Saborosos, leves e práticos, os produtos do Koni Store agradam a jovens de todas as idades e combinam com qualquer hora. Saiba mais

 

Franquia VAAPTY

A franquia VAAPTY é uma intermediadora de vendas de veículos que foi desenvolvida para inovar o setor automotivo.

Oferecemos a solução completa às pessoas que desejam levantar capital ao negociar seus veículos com agilidade, segurança e sem burocracia. Saiba mais

 

Franquias odontológicas — Maxsorriso

Clínicas odontológicas com atendimento especializado em implantes dentários, oferecemos estrutura moderna e equipamentos de última geração. Saiba mais

 

Franquia Amazon Spa

Revenda banheiras, piscinas, spas e ofurôs. Não perca mais tempo, entre em contato conosco e receba nossa apresentação de negócio.  Saiba mais.

 

Franquias de limpeza — Limpeza com Zelo

Franquia líder no segmento de limpeza comercial e residencial no Brasil e exterior.

A rede oferece modelos de negócio como loja física, home based e unidades móveis. Saiba mais

 

Franquias de estética — Virtuosa Clínica Estética

A Virtuosa é uma clínica estética nascida na cidade de Joinville.

Com os ótimos resultados atingidos, a Virtuosa decidiu iniciar seu programa de franchising. Saiba mais

 

Franquias de marketing digital — Echosis

A Echosis é uma Franquia de Marketing Digital Home Based que atua com serviços digitais como redes sociais, google adwords, geração de leads, marketing de automação, geração de conteúdo e outros. Saiba mais

 

Franquias de moda masculina — Casa Prado

Ser um franqueado Casa Prado significa pertencer a uma rede forte, e poder contar com pleno suporte no planejamento, implantação, operação e administração de lojas. Saiba mais

 

Franquias imobiliárias — Leardi

A Paulo Roberto Leardi, com quase um século de tradição na área imobiliária oferece diversas oportunidades de negócio. Saiba mais

 

Franquias de pizza — Pizza Crek

A Pizza Crek reinventou a Pizza, com pizzas Individuais enroladas.

Maior lucratividade por m2, com três tipos diferentes de negócio. Saiba mais

 

Franquias de calçados — Dumond

Marca do grupo Paquetá, a Dumond é feita para mulheres contemporâneas, que têm estilo e são apaixonadas por moda, sapatos, bolsas e acessórios. Saiba mais

 

Franquias de serviços de limpeza — Mary Help

A Mary Help é uma franquia de serviços para residências e empresas, baseada no recrutamento, seleção e treinamento de profissionais e seu posterior agenciamento para realização de diárias ou de contratos entre as partes. Saiba mais

 

Franquias de turismo – CI Intercâmbio

A franquia CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país.

Em 1992 passou a trabalhar com o formato de franquia, sendo a 1ª do segmento. Saiba mais

 

Franquia Loft

Somos a maior e melhor rede do segmento de acessórios para celular e gadgets no Brasil.

O sucesso das nossas lojas, físicas, online  e quiosques está na rentabilidade do negócio ao franqueado. Saiba mais

 

Franquia Casa do Construtor

Maior rede de aluguel de equipamentos de pequeno porte da América Latina.

Atuamos nos mercados de construção civil, limpeza e jardinagem. Saiba mais

 

Franquia L’Entrecontê de Paris

Franquia de restaurante leva a uma experiência sensorial numa autêntica brasserie parisiense.

Prato principal é famoso entrecôte, servido com molho secreto e batatas fritas à vontade. Saiba mais


Gostou deste conteúdo? Confira mais alguns: