A pandemia de Covid-19 ainda causa impactos na vida e nos negócios de pessoas pelo mundo todo, mas apesar da crise, alguns setores tiveram crescimentos e oportunidades nesse período.
Surgiram oportunidades de negócios com a pandemia justamente para atender novas necessidades das pessoas diante da necessidade de diminuição de deslocamentos e do impedimento de aglomerações de pessoas.
Medidas criadas para preservar vidas e evitar aumento de casos da doença, mas que causaram prejuízos e estagnação em estabelecimentos comerciais em todo o Planeta.
Com a mudança repentina de comportamentos em função da pandemia, alguns setores cresceram para dar conta das demandas dos consumidores e significaram oportunidades de negócios.
São áreas como lojas virtuais, que trazem comodidade e agilidade na aquisição de bens e serviços com a praticidade de os clientes não precisarem sair de casa; serviços farmacêuticos para entregar remédios e até mesmo novos produtos e desenvolvimento de vacinas; e-learning, trazendo praticidade e agilidade para processos de aprendizagem e delivery e logística, áreas complementares às compras virtuais para fazer entregas rápidas e com segurança.
O segmento de entretenimento também apresentou bons resultados e gerou oportunidades de negócios que surgiram com a pandemia.
“O período da pandemia gerou muita incerteza, no entanto, vimos que o momento, mesmo desafiador, poderia ser um gerador de oportunidades”, afirma Gustavo Gramolelo, franqueado da Artes Filmes, em Jundiaí (SP).
De acordo com o empreendedor, o motivo é que praticamente todas as pessoas começaram a trabalhar online.
“Isso acabou gerando um efeito cascata que continua até hoje aumentando a demanda por vídeos, trabalhos em redes sociais, lives, entre outras coisas, que foram se adequando ao mercado.
Foi nesse momento que resolveu apostar na franquia e o retorno tem sido bem positivo já que estamos trabalhando como nunca e o segmento audiovisual que já vinha crescendo acabou se consolidando no isolamento”, completa o empresário.
Adaptações e empreendedorismo
As adaptações foram inevitáveis para dar conta de serviços demandados pelas pessoas e ao mesmo tempo protegê-las, mas, por outro lado, afetaram os negócios, que tiveram que se adaptar rapidamente com uso de novas tecnologias.
A forma de pagamento, por exemplo, recebeu um aliado que se mostrou prático: o PIX.
A tecnologia já vinha em desenvolvimento pelo Banco Central (BC) e, em meio à pandemia, foi colocada em funcionamento e se mostrou bastante conveniente e útil em um momento de gravidade mundial que necessitava de soluções para minimizar todos os problemas.
Em meio à toda dificuldade que a pandemia trouxe, as franquias foram um dos ramos mais importantes das atividades econômicas que funcionaram como uma espécie de alicerce para a Economia.
De acordo com dados de mercado levantados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor minimizou os impactos no período com setores que continuaram crescendo nessa fase, como Casa e Construção, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Limpeza e Conservação e Serviços, além de Unidades home based, que passaram a representar mais de 10% dos pontos comerciais.
Um exemplo disso é de Henricck Roffre, franqueado da Graviola Burguers e Pizzas (Casa Graviola).
Ele sempre teve o sonho de empreender e em 2018 conheceu a operação de franchising da Casa Graviola.
“Fiquei encantado com a proposta da marca e coloquei como meta na minha vida abrir uma operação algum dia. Passaram-se dois anos, veio a pandemia e com ela a nova operação do Graviola Burguers e Pizzas.
Mesmo diante do cenário negativo da pandemia, vi como uma grande oportunidade de cumprir aquela meta de 2018 e entrar para a família Graviola”, conta ele.
De acordo com o investidor, iniciar a operação durante esse período de pandemia foi uma escolha estratégica, visando o aumento da venda no sistema delivery e o fato da crise trazer oportunidades e condições para a instalação da operação em vista do desaquecimento do mercado.
“Além disso, quis que a operação aproveitasse esse período de instabilidade para ganhar conhecimento e amadurecimento, visando maior tranquilidade e segurança na futura retomada da economia.
A criação de uma operação ‘enxuta’ foi uma grande ideia da franquia, pois, além de possibilitar a entrada de jovens empreendedores que pretendem realizar um investimento menor, possibilita um melhor aprendizado por ser uma operação mais ‘simples’ servindo com um Test-Drive para um restaurante da rede”, conclui ele.
Entre os negócios que tiveram bom desempenho para atender os clientes em suas necessidades durante a pandemia, e que acabaram por gerar oportunidades de negócios, foram os serviços de limpeza, considerado um serviço essencial.
Lucas Lima, franqueado da Maria Brasileira, em Barra Mansa (RJ), conta que o modelo de negócio chamou sua atenção por se tratar de limpeza em uma crise sanitária.
“Nasci em uma família empreendedora, mas resolvi seguir meu próprio caminho e atuei numa grande empresa de logística. O que me fez ter vontade e coragem de empreender novamente foi o incentivo da minha esposa Thaila, que também sempre quis ter o próprio negócio e independência financeira.
Na pandemia, me desliguei da empresa e nos informamos sobre a franquia. Estamos há um ano e meio com a franquia, registramos um crescimento mensal em torno de 10%, bem estável”, conta ele.
Segundo ele, o que nos faz rodar bem o negócio nesse período complicado para o mundo todo, é a divisão de tarefas, onde cada um sabe o que fazer para trabalhar bem e gerar as oportunidades em meio à pandemia.
“A Thaila fica mais com a parte de gestão de pessoas, tanto com as prestadoras, como com os clientes e redes sociais, e eu fico mais com a parte financeira, planejamento estratégico e metas.
Também separamos bem a parte pessoal e profissional. Procuramos não levar os problemas de casa para a empresa e vice-versa. Com isso temos uma rotina saudável, que flui bem no dia a dia”, explica ele.
Embora o momento ainda seja intenso e de recuperação para vários setores econômicos, Patrícia Dantas, franqueada da Minds Idiomas, manteve o foco e desenvolveu oportunidades de negócios no período de pandemia.
Com inauguração esperada para as próximas semanas, a empreendedora terá mais um unidade da marca.
Segundo ela, o investimento foi fruto do sonho de ter uma franquia do lado do metrô, em um ponto estratégico do bairro Paraíso, na grande São Paulo.
Patrícia e o marido, Adriano Dantas, já possuem uma escola em Santos, no litoral do estado, e agora precisarão gerenciar o tempo para se dedicarem às duas escolas. Foi no contexto da pandemia que a nova unidade começou a ser idealizada.
Por já conhecer o modelo de franquia e todo seu tradicional suporte, a empresária se vê otimista e segura com o novo investimento:
“Entendi que era hora de darmos mais um passo dentro do franchising, e esse passo foi dado na selva de pedras”, comenta ela.
Dúvidas que se tornaram boas apostas
“‘Abrir uma franquia em plena pandemia? Você tem certeza?’. Quantas vezes eu ouvi essas perguntas!”, ri Karina Gonçalo Pereira, de 34 anos, nova franqueada da Le Briju de São Caetano do Sul.
Após trabalhar por quase 11 anos como supervisora de SAC de uma grande editora de revistas, em agosto de 2020, desligou-se do cargo e planejou ficar por um tempo em casa.
Mas, sem aguentar ficar parada, conheceu a franquia e se empolgou.
“Mesmo sendo uma loja de acessórios femininos em shopping, eu confiei na retomada e fui em frente. As outras lojas da marca estavam performando bem e senti confiança no franqueador.
O resultado está sendo positivo: o faturamento, após o primeiro mês de abertura, está acima de minhas expectativas”, explica ela, que inaugurou sua franquia em 13 de dezembro de 2021.
Franqueado da Touareg Seguros, Delmar Müller, que tem unidades em Blumenau e Indaial (Santa Catarina), iniciou a parceria com a Touareg, em 2021, no auge da pandemia e lockdown e na época estava com receio de investir, principalmente em franquia que era um modelo desconhecido para ele.
“Não sabíamos como ficaria o mercado e se esse modelo funcionaria para nós, porque não tínhamos nenhuma experiência no negócio.
Mas surgiu a oportunidade e decidimos apostar em um negócio de franquia que traz total segurança ao empreendedor”, afirma ele. Para a sua surpresa, no final de 2021, fechamos o ano com balanço positivo e investimento pago.
“Isso se deve ao fato da Franqueadora ter transferido todo conhecimento e know-how de mais de 30 anos dos seus sócios e ter prestado total assistência técnica e comercial, além da assessoria de mercado que disponibiliza treinamento diariamente. Essa é a vantagem de estar ligado a uma franqueadora de sucesso.
Estamos felizes e agradecemos a toda a equipe Touareg Seguros pelo comprometimento e seriedade que tratam seus franqueados”, relata Delmar.
Para o empreendedor Alex Piton, da CasaGroup, que começou muito jovem e tinha franquias de alimentação instaladas em shoppings e viu tudo ter que ser fechado de forma repentina, foi necessário tomar importantes decisões: manter o negócio fechado por tempo indeterminado ou partir para novos desafios.
Ele decidiu investir em outro negócio e virou gestor da CasaGroup no Brasil, franquia de Vending Machines.
O negócio deu tão certo que eles fecharam o ano de 2021 com 69 unidades próprias e 58 franquias, com destaque para as parcerias e projetos especiais com marcas como Panini, Disney, Nutty Bavarian entre outras.
Agora que você conheceu relatos de franqueados que aproveitaram as oportunidades de negócios durante a pandemia, confira algumas franquias que estão em expansão:
Franquias de reforço escolar — Monitorias
Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil.
Confira as vantagens de ser um franqueado. Saiba mais
Oportunidades de negócios – CNA
Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país, com mais de 500 unidades e cerca de 500 mil alunos em todo o território nacional. Saiba Mais
Oportunidade para empreender– Nutrimais
A Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes. Saiba mais
Oportunidades de negócios — Acqio
A Acqio é uma fintech 100% brasileira e a primeira empresa de meios de pagamento a criar um canal de microfranquias para a distribuição de produtos, fomentando o empreendedorismo. Saiba mais
Ideias para empreender – Portal da Cidade
O Portal da Cidade é um veículo de comunicação online cuja missão é gerar informação local com qualidade e agilidade, garantindo assim a satisfação os internautas e anunciantes. Saiba mais
Franquias perícia automotiva — Evydhence Perícia
O ramo de vistoria automotiva está em plena expansão no Brasil e ainda temos um horizonte para novos serviços e outros tipos de clientes que certamente virão. Saiba mais
Oportunidades de negócios — Spa Express
Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio. Saiba mais
Franquia de produtos naturais – Bioflora
Franquia de loja online que oferece venda de suplementos naturais encapsulados. Saiba mais
Oportunidade de empreendedorismo — DryWash
A DryWash é uma rede de franquias de limpeza, conservação e reparação rápida de veículos em geral. Saiba mais
Franquias de moda criativa – Piticas
Franquia em quiosque ou loja física de produtos para o universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. Saiba mais
Franquias de sorvetes – Oggi
Franquia referência no mercado de sorvetes com mais de 4 mil pontos de venda nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Saiba mais
Franquia Trust Intercâmbio Cultural
Franquia de intercâmbio e turismo em ampla expansão. Confira motivos para investir. Saiba mais.
Franquia de publicidade — Achei no Pão
Franquia especializada em publicidade em sacos de pão, com conceito sustentável e mídia de grande abrangência com baixo custo e grande impacto. Saiba mais
Franquia de controle ambiental — Astral
Franquia especializada em controle de pragas: desinsetização, desratização, descupinização, dontrole de mosquitos, antimofo, limpeza e desinfecção de caixas d’água. Saiba mais
Franquias de limpeza de estofados — Doutor Sofá
Microfranquia especializada em limpeza e impermeabilização de estofados. Um ótimo negócio. Saiba mais
Franquia de produtos de limpeza — Franquia Ecoville
A Ecoville é a maior rede de franquias de vendas produtos de limpeza do Brasil. Oferecemos um mix de produtos direto da fábrica. Saiba mais
Franquia de colchões — Ortobom
A Ortobom é uma rede de lojas que comercializa colchões e produtos para o sono, é a maior produtora de colchões da América Latina e a 2ª maior produtora de espuma do mundo. Saiba mais
Franquia de frango frito — Jack Chicken
Somos uma franquia de delivery de frango frito e batata/polenta frita super crocantes! Confira agra esta oportunidade. Saiba mais
Oportunidade de negócio — Clube Turismo
Franquia de agências de viagens nos modelos loja e home office a partir de R$ 5.900,00. Saiba mais
Franquia de brechó — Peça Rara
Rede de brechós que comercializam de forma consignada seus produtos, primando pela modernidade, padronização e incentivo ao consumo sustentável. Saiba mais
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