Um dos segmentos mais afetados pela pandemia, mas que também vem mostrando recuperação, de acordo com a Associação Brasileira do Franchising (ABF), é o de Turismo e Hotelaria, especialmente, no terceiro trimestre do ano.
O estudo da ABF mostra a liderança entre os segmentos que mais cresceram, chegando a um percentual positivo de 53,1%.
Já segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao longo da próxima alta temporada – que se iniciou, há pouco –, as atividades ligadas ao turismo devem alcançar faturamento em torno de R$ 171 bilhões.
Sondagens de outras entidades do setor também têm apresentado números positivos e melhores perspectivas.
Com isso, observa-se também uma melhora na confiança de empresários do setor.
É o caso de Paulo Manuel, fundador e CEO da TZ Viagens, empresa atua no regime do franchising e que já conta com 96 operações no Brasil e 25 no exterior.
“A retomada do turismo, para nós, já está acontecendo desde o início do segundo semestre de 2021, tendo atingido a sua expressão máxima em novembro, no qual crescemos 54,2% em vendas comparado com o mês de novembro de 2019”.
O executivo acredita que esta retomada do turismo se deva a um aspecto principal.
“Os resultados têm sido muito consistentes e mostram a grande necessidade de as pessoas em viajar. A demanda reprimida continua muito grande, especialmente no internacional, com fechamento de grande parte das fronteiras durante muito tempo”.
Mas, observa-se um recuo graças ao avanço da vacinação.
No Mercosul, Argentina e Uruguai – que haviam fechado inclusive as fronteiras terrestres – revogaram esta medida no último dia 11 de dezembro.
Mais uma prova da retomada do turismo é que, no Brasil, a Polícia Federal informou que, apenas no terceiro trimestre de 2021, foram emitidos 372.581 passaportes, o que corresponde a um percentual de 96,35% maior que o mesmo período de 2020.
Melhora da confiança dos empresários do Turismo
Quem também demonstra confiança na retomada do turismo é o CEO da CVC Corp, Leonel Andrade.
Ainda em fevereiro deste ano, o executivo, em entrevista ao Jornal Valor Econômico, disse que esperava uma retomada forte do turismo apenas em dezembro.
Em agosto, segundo o Portal Panrotas, em conferência com investidores, o executivo falou sobre os resultados não tão bons do segundo trimestre, mas ressaltou que isso se refere mais a uma conjuntura da pandemia, do que da própria empresa, mas que este cenário não tardaria a mudar.
Já em dezembro, em entrevista exclusiva ao Portal Suno, o CFO da Companhia, Marcelo Kopel, fez coro ao dito pelo CEO e informa que espera-se uma melhora no quadro para os próximos quatro meses.
Com mais passageiros viajando era de se esperar que também houvesse um aumento na oferta de voos e assentos, outro fator que mede a temperatura da retomada do turismo.
Esta foi a principal conclusão da Reunião de Avaliação Estratégica (RAE) Setorial de Aviação Civil e Transporte Aéreo, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) em 16 de novembro último.
No encontro em que foram avaliados os principais indicadores do setor, verificou-se que o percentual de assentos domésticos por quilômetro oferecido cresceu 34,78% de janeiro a julho de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado.
Este percentual corresponde a 50,608 bilhões de assentos no período.
Além disso, foram transportados 36,278 milhões de passageiros, o que representa uma alta de 28,13% na comparação com 2020.
A TZ Viagens, por sua vez, neste novembro, registrou um crescimento superior a 100% em comparação a novembro de 2020 e projeta um crescimento acima dos 50% em termos de faturamento.
Entidades também se mostram otimistas
A esperança da retomada do turismo também está presente no discurso de entidades ligadas ao segmento.
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), por exemplo, realizou um estudo para checar como anda a expectativa do empresariado do setor.
Os dados obtidos apontam que, em relação ao movimento deste fim de ano, 61% dos entrevistados se mostram confiantes que haverá um incremento do faturamento em relação ao ano anterior.
Já com relação aos empregos gerados, 52% afirmaram que deverão fazer contratações para atender às demandas do período de fim de ano e férias.
Além disso, 42% disseram que pretendem efetivar estes funcionários ao fim da alta temporada.
Em números absolutos, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta a contratação de 478,1 mil trabalhadores formais entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022.
Assim como a vida vai se adaptando ao um “novo normal”, o turismo também aponta uma retomada gradual, acompanhando as tendências que se apresentaram com a pandemia e um esperado fim dela.
Confira abaixo algumas redes de turismos para empreender e aproveitar este momento de retomada.
Franquia TZ Viagens
Rede de franquia TZ Viagens oferece modelo de negócio home based a partir de R$ 5.500,00 de investimento inicial para atuar com consultoria turística.
Entre os serviços oferecidos pela marca estão suporte para emissão de passaportes, vistos e todos os itens necessários para uma viagem de negócios e intercâmbios culturais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TZ VIAGENS
Franquias de agência de viagens — Clube Turismo
Fundada em 2003, e com mais de 500 franqueados distribuídos em todas as regiões do país, a Clube Turismo possui vasto conhecimento no agenciamento de viagens, que reflete na capacitação oferecida aos consultores e franqueados. Estas qualidades construíram uma marca campeã, sendo a mais premiada rede de franquias de agências de viagem do Brasil.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE TURISMO
Trust Intercâmbio Cultural
A Trust Intercâmbio Cultural e Turismo iniciou suas atividades em 2009 e é especializada em levar pessoas a diversos destinos do mundo, seja para estudar, trabalhar ou se divertir. A rede oferece programas que atendem aos mais altos padrões de qualidade. Para isso, trabalha em parceria com as melhores instituições do mundo, reconhecidas pelos órgãos de educação e ensino de seus países.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TRUST INTERCÂMBIO CULTURAL
Franquias de turismo – CI Intercâmbio
A CI é a melhor empresa de intercâmbio e educação internacional do Brasil. Possui mais de 100 unidades no Brasil e exterior.
Em seus mais de 32 anos de atividade, já embarcou mais de meio milhão de pessoas para conhecer o mundo em viagens que unem estudo, trabalho e lazer.
A CI oferece diversas opções de intercâmbio para vivência internacional, como curso de idiomas em diversos países, intercâmbio de férias, high school, programa de au pair, cursos profissionalizantes, graduação, pós, MBA, seguro e assistência de viagem, emissão de passagens aéreas e tarifas especiais para estudantes, reserva de acomodações e mochilão exclusivo pela Europa e muito mais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CI INTERCÂMBIO
Information Planet
A franquia Information Planet é uma empresa global, com 20 anos no mercado, presente em 13 países, fundada em Sydney- Australia, por um brasileiro, que viveu e vive até hoje a experiência de um intercâmbista. Assim como ele, todos os nossos especialistas são ex-intercambistas e conhecem bem as dores e dúvidas de quem planeja estudar ou trabalhar no exterior. Saiba mais e seja franqueado.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA INFORMATION PLANET
Franquias de turismo – Experimento
Somos a Experimento Intercâmbio Cultural, a pioneira no segmento de intercâmbio no Brasil.
Há mais de 55 anos promovemos experiências internacionais diferenciadas de aprendizado, formação e crescimento pessoal e profissional. Contamos com mais de 56 lojas pelo país e programas de intercâmbio que atendem todas as idades e momentos de vida. Confira as vantagens de se tornar franqueado.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA EXPERIMENTO
Franquia Flytour
Tornar-se um franqueado Flytour é ter completa assessoria na gestão de seu negócio. Ofereça para seu cliente toda a experiência no atendimento corporativo e a lazer, com inovação e metodologias que ajudam a manter sua agência competitiva no mercado de turismo.
Mais que oferecer suporte, a Flytour Franchising é uma empresa que reconhece a força dos franqueados, por isso está sempre próxima, cuidando para que os sucessos individuais e do Grupo sejam compartilhados.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLYTOUR FRANCHISING
Franquia de hotelaria – Accor Hotels
As marcas do Grupo AccorHotels recebem turistas e viajantes de negócios em mais de 92 países pelo mundo desde 1971. São estabelecimentos com estadias inesquecíveis. Do luxo ao econômico, do aparthotel à talassoterapia, o hóspede desfruta de uma grande variedade de opções para aproveitar suas férias, viver seus sonhos e redescobrir o significado da palavra viagem.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ACCOR HOTELS
Franquia CVC Brasil
O Grupo CVC Corp é o maior player de turismo das Américas: atua nos segmentos de viagens de lazer, viagens corporativas e intercâmbio, com programas de educação, de estudo e trabalho no exterior.
Iniciou suas atividades em 1972, no segmento de viagens de férias, tendo se especializado em oferecer opções com assistência e, desde então, vem ampliando sua atuação em diferentes frentes do turismo, por meio de aquisições e ampliação de seus portfolios de produtos e serviços turísticos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CVC BRASIL
Franquia Agaxtur
Pioneirismo e tradição são marcas registradas da Agaxtur ao longo de seus 68 anos de experiência no turismo nacional e internacional. Alinhado a isso, foi desenvolvido um modelo de negócios pensado no empreendedor. Empreender com a Agaxtur é a melhor forma de explorar todo seu potencial e assim chegar a grandes resultados e conquistas.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA AGAXTUR
Franquias de turismo para trabalhar em casa – FlyWorld
As franquias online FLYWORLD são uma rede de microfranquias de agências de viagens e turismo, que oferece aos seus franqueados capital intelectual e condições especiais em produtos e serviços, para que possam obter sucesso empresarial, tudo isso subsidiado a quem está presente no mercado a cerca de 30 anos.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FLY WORLD
Microfranquias de turismo – IE Intercâmbio no Exterior
Fundada em 1998, por dois amigos de faculdade, apaixonados por intercâmbio, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo. As opções são diversas: cursos de idiomas, intercâmbios de estudo e trabalho, work experience, especializações, high school, universidades e viagens culturais.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IE INTERCÂMBIO
Franquia Voe Viagens e Câmbio
A Voe Viagens é líder no segmento de viagens no Mato Grosso do Sul. Com atendimento personalizado, disponibilizamos aos nossos clientes o melhor e mais completo portfólio, oferecendo opções distintas de viagens para lazer e negócios, além do serviço de soluções em câmbio.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA VOE VIAGENS E CÂMBIO
Franquias de turismo – Stella Barros
AA Stella Barros nasceu sob a visão e a paixão de uma empreendedora que imprimiu sua marca no Turismo. Com viagens personalizadas e inovação, Stella Barros levou mais de três gerações de brasileiros ao exterior, esteve à frente de alguns dos grandes desfiles da Disney World, abriu as portas para grandes nomes do Turismo, tornou sua agência oficial dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo. Há mais de 50 anos, um grande negócio.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA STELLA BARROS
Confira outros artigos que irão ajudá-lo(a) a investir: