Empreender com inflação, saiba tudo sobre o assunto

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
empreender com inflação

Como empreender com inflação?

01/12/2021

Se você tem vontade de abrir uma franquia, mas está preocupado(a) com o momento de inflação em alta que o Brasil está enfrentando, não se preocupe.

Estar atento(a) ao momento certo de empreender indica prudência.

Na verdade, a inflação está aumentando em todo o mundo, não só em nosso país.

Segundo o professor Ivan Rizzo, coordenador do MBA Gestão de Franquias – parceria da Associação Brasileira de Franchising (ABF) com o Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA) – esse aumento dos preços é um fenômeno causado pelo ciclo de juros negativos praticados nos últimos três, quatro anos.

Rizzo orienta o potencial empreendedor a ficar de olho nos indicadores de inflação do setor que deseja atuar.

Não adianta o virtual investidor pegar um indicador genérico, diz o professor, que não refletirá corretamente o índice inflacionário do setor dele.

Outra orientação do especialista para quem está buscando empreender é que seja conservador quanto ao prazo do retorno do investimento feito para abrir seu negócio.

“É importante que a pessoa seja muito conservadora quanto ao payback do investimento dela. Se ela está achando que será um ciclo de um ano, que ela projete cerca de um ano e meio que ela não precise daquele dinheiro”, defende.

 

Mas, em meio às incertezas, quais são os desafios para empreender com inflação?

De acordo com Nadia Nogueira, sócia-diretora da Acasa Gestão e Franquias, “o crescimento da inflação pode inviabilizar negócios novos ou existentes que não considerem essa variável externa como extremamente sensível para a definição dos preços dos produtos e serviços que eles [os empreendedores] oferecem e na decisão dos investimentos que serão feitos”.

“Não podemos definir preços sem controle de custos, apenas com base no que o concorrente mais próximo cobra. Sabemos, também, que o consumidor não suporta aumentos que acompanham, em tempo real, o índice inflacionário”, observa a especialista.

Ainda segundo Nadia, em tempos de inflação alta, com aumento constante de insumos, alugueis, combustíveis, energia e volatilidade do câmbio, represar o reajuste por longo prazo pode gerar o mesmo efeito negativo nas vendas quando a compensação for feita de uma única vez.

E a executiva completa:

“Isso nos leva a outro desafio: a decisão sobre estoque. Nem tanto que gere perdas, nem tão pouco que gere risco de desabastecimento”.

Para Deborah Machado, especialista em formatação de franquias da Goakira, “quando falamos sobre abertura de negócios, o maior índice costuma ser relacionado a alimentação e varejo.

Os profissionais normalmente tendem a abrir algo na área de alimentação, porque é mais útil, excluindo alguns outros tipos de negócios, como serviços especializados.

Negócios na área do varejo e alimentação sofrem mais com a inflação, por um simples motivo: a inflação afeta diretamente o custo dos negócios.

Quando temos negócios que demandam frete, logística – como o preço da gasolina – temos um aumento do custo logístico e, consequentemente, um aumento no preço do produto. Um aumento em cadeia.

Quando temos uma inflação subindo constantemente, fica difícil para o empresário conseguir previsibilidade”, afirma.

Segundo Deborah, as hamburguerias, por exemplo, sofreram muito com os últimos aumentos do preço da carne desde o ano passado.

Assim sendo, modelos de negócio que possuem um CMV (custo da mercadoria) de 35% ou 38%, acabaram se prejudicando porque o maior preço de custo já era o da carne.

“Com o aumento dos valores, o CMV passa de 35% a 40% ou 44% de custo, apenas no preço do hamburguer.

Então, a inflação impacta diretamente no CMV das operações e, claro, todos os outros custos atrelados a isso também”, explica.

“O impacto é um pouco menor quando falamos de serviço, pela falta de insumos e CMV.

Mas, temos com a inflação, uma perda de poder aquisitivo das pessoas.

O desafio do empresário é refletir sobre como fazer para que os produtos se enquadrem ao momento.

Um exemplo é a releitura dos produtos, muito comum no setor de alimentação, com a diminuição dos alimentos, por exemplo, para não ter que repassar o aumento para o cliente final, partindo do pressuposto de que esse cliente também já perdeu o poder de compra.

No caso dos serviços, maiores parcelamentos, promoções. É ser um pouco mais personalizado para caber no bolso do cliente”, completa.

Nadia afirma:

“O momento requer atenção redobrada de todos os segmentos, e  não digo isso somente pela inflação crescente, mas também pela retomada mais lenta da economia e pelo novo comportamento do consumidor, hoje ainda mais exigente e digital.

As pessoas desejam consumir, principalmente agora que a pandemia está mais controlada e o índice de pessoas vacinadas chega a um percentual que as deixa mais seguras para sair de casa”.

 

Como empreender com inflação?

Independentemente da inflação, os especialistas apontam que uma coisa é certa: há oportunidades de empreender para todos, a qualquer tempo.

Para a sócia-diretora da Acasa Gestão e Franquias, “há oportunidade para negócios que consigam entender e atender a essa demanda reprimida por experiências presenciais, mas que não descuidem da diversificação de canais de vendas, da construção de relações e que realmente saibam o que seus clientes valorizam. Eles tendem a ser mais resilientes. Não haverá retrocesso, o ‘figital’ veio pra ficar”, ressalta Nadia.

“Pensando em quem vai empreender pela primeira vez, eu não acho que existem negócios mais adequados para o momento, mas sim negócios com menos risco”, afirma a especialista da Goakira.

Segundo Deborah, quanto maior o investimento do negócio, obviamente que mais arriscado ele é, porque mais faturamento você precisa para obter o retorno do valor investido.

“Negócios que tenham o investimento menor, como o home based, são boas alternativas, principalmente porque você pode usar a estrutura de casa, sem precisar de ocupação, trabalhando sozinho ou com alguém da família, seja em qualquer nicho.

O que eu recomendo não é um modelo específico, mas sim que os investimentos sejam mais comedidos, que o empresário estude as oportunidades.

Porque momentos de crise também proporcionam oportunidades.

Analisar o mercado, as vontades e necessidades das pessoas.

Acho que inovações cabem nesse momento, tudo que otimiza, que torna a produção melhor, tem um grande espaço nesse momento.

Mas, os negócios usuais talvez precisem de investimentos mais restritos.

Não dá para investir muito em algo que precise de muitos clientes ou um ticket muito alto para a venda. E, principalmente, estudar. As pessoas empreendem muito sem conhecimento, principalmente de gestão. Mais do que o negócio que você vai abrir, é ter a noção do que é a empresa, uma pessoa jurídica. Não caia em economias não inteligentes e assertivas porque isso pode sair mais caro a longo prazo. Outra boa opção também é o mercado de franquias, porque esse modelo traz algo que já foi testado, com um know-how maior, mais segurança, correndo menos riscos”, conclui Deborah.

Ivan Rizzo observa que “está tendo muita oportunidade de pessoas que fecharam seu estabelecimento comercial, diminuíram sua atividade ou saíram do ramo por causa da pandemia e outras coisas, então, se o potencial investidor tiver oportunidade de aquisição de máquinas e equipamentos mobiliários de segunda mão, pode ser uma boa para não fazer um desembolso tão grande no momento de abertura do seu negócio”.

Agora que você viu que é possível investir mesmo com inflação, confira algumas oportunidades de negócios:
 

Saiba onde investir em tempos de inflação  —  Cream Berry

Se você quer independência financeira, diversificar os seus negócios ou se reinserir no mercado, ter melhores resultados financeiros, em um negócio próprio seguro de fácil gestão e rentável… pronto, você acabou de encontrar!  A sua melhor opção é fazer parte de uma Franquia de Açaí consolidada no Brasil. A Cream Berry faz parte da top 3 holding de franquias do país.

 

Inflação e investimento —  Calzoon

A rede fast-food de alimento saudável Calzoon é especializada em calzones e sucos. As franquias têm layout moderno, diferenciado e dispõe de 3 modelos de negócio: express, loja e shopping. Oferecer um produto que atende vários públicos, sem manipulação de alimentos ou desperdícios, são alguns dos pontos vantajosos desta franquia de sucesso.

 

Onde investir e lucrar com a inflação —  Lopes

Somos a maior franquia de imóveis da América Latina e oferecemos aos nossos franqueados oportunidades de negócios únicas, com maior atratividade e capilaridade no mercado imobiliário. Acreditamos que dividir é multiplicar. E por isso, queremos dividir com você toda a nossa capacidade de se adaptar, nosso conhecimento e ferramentas exclusivas para corretores e imobiliárias.

 

Inflação e investimento — Ex-Touro

Os gastos com aplicativos delivery cresceram mais de 100% no Brasil em 2020. Foi pensando nisso que colocamos num mercado com grandes oportunidades uma marca de qualidade comprovada por inúmeros prêmios que ganhou. Não é só mais um delivery, A Ex-Touro é um delivery premium que proporciona para seus clientes uma experiência de consumo inigualável.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EX-TOURO

 

Saiba onde investir em tempos de inflação — Soulier

A Soulier é responsável pela criação de peças exclusivas, confortáveis e de qualidade. A marca, carioca, imprime em seus produtos as características da cidade: multiplicidade de cores, formas, texturas, aliadas a um estilo confortável, versátil e prático.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SOULIER

 

Onde investir e lucrar com a inflação — Café Cultura

Porque café é um bom negócio! A Franquia Café Cultura é a cafeteria mais premiada de Santa Catarina e oferece para você, investidor, um negócio que pode ser adaptado a diferentes formatos e valor de investimento. Veja agora como fazer parte desta rede.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CAFÉ CULTURA

 

Empreender com inflação — Franquia Johnny Rockets

Johnny Rockets é uma cadeia de restaurante casual diner americana, mundialmente conhecida, presente em mais de 33 países, oferecendo produtos de alta qualidade aos clientes. Seguindo o conceito dos tradicionais american diner dos anos 50 até os dias atuais, fez de nossa marca um ícone do mercado de alimentação.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA JOHNNY ROCKETS

 

Inflação e investimento — Franquia CCAA

Oferecendo sempre um alto padrão de qualidade há mais de 50 anos, a franquia CCAA é um marco na história do ensino de idiomas. A metodologia exclusiva, o material didático próprio e o forte investimento em publicidade são os fatores que mais contribuíram para a consolidação do sucesso da franquia CCAA.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CCAA

 

Saiba onde investir em tempos de inflação — I Wanna Sleep

A I wanna sleep inovou no mercado de colchões criando um novo conceito de sono e relaxamento. A franquia I wanna sleep proporciona uma incrível e inovadora experiência de compra para ajudar as pessoas a dormir melhor. Arquitetura moderna, ambiente acolhedor, completo mix de produtos premium e excelência no atendimento são fortes atributos da rede. Conheça a Rede de Franquias I wanna sleep e tenha o negócio dos seus sonhos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA I WANNA SLEEP

 

Empreender com inflação — Number One Chicken

N1 Chicken é uma marca criativa, 100% brasileira, focada no delivery cuja especialidade é o frango frito crocante. Foco no baixo custo e operação descomplicada, resultando em alta lucratividade.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NUMBER ONE CHICKEN

 

Onde investir e lucrar com a inflação — Aramis

A Aramis atua no mercado de moda masculina há mais de 25 anos, com excelência em qualidade, alinhada ao que há de novo em menswear pelo mundo. A Aramis marca presença em todos os estados brasileiros. São dezenas de lojas próprias e franquias, além de centenas de multimarcas que abraçam o nosso estilo inconfundível.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ARAMIS

 

Inflação e investimento — Franquia Ecoville

A Ecoville é a maior rede de franquias de vendas produtos de limpeza do Brasil. Temos três modelos de negócio, um deles é perfeito para você. Temos um mix de produtos direto da fábrica. Invista em uma franquia de produtos de limpeza!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ECOVILLE

 

Saiba onde investir em tempos de inflação — B.Lem Bakery

A B.LEM Bakery é uma padaria e confeitaria portuguesa com receitas autênticas da culinária da terrinha e uma seleção de produtos escolhidos a dedo para você levar para casa. Também foi eleita a casa do Melhor Pastel de Nata de São Paulo pela Veja SP!

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA B.LEM BAKERY

 

Empreender com inflação — Cuidare

A  FRANQUIA CUIDARE atua no ramo de cuidadores de pessoas.

Atendendo crianças, adultos e idosos, obtendo sucesso em todos os segmentos, devido a sua dinâmica de trabalho objetiva e funcional, focada exclusivamente na satisfação de seus clientes e seus respectivos Franqueados.

SAIBA MAIS SOBRE A FRANQUIA CUIDARE

 

Onde investir e lucrar com a inflação — Clube Melissa

Clube Melissa é muito mais do que uma loja. Ele é moda, arte e design. É onde um cheiro desperta memórias. O lugar que dá vida ao nosso universo. Clube Melissa é um ambiente feito para quem — como a gente — ama o plástico.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CLUBE MELISSA
 

Empreender com inflação — Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é uma escola de culinária que une a praticidade da cozinha à dedicada arte de cozinhar, tanto para os interessados na área gastronômica, que vem crescendo a cada dia no país quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSTITUTO GOURMET

 

Onde investir e lucrar com a inflação — Tereza Zanchi Shiatsu e Bem Estar

Os negócios relacionados ao bem-estar e qualidade de vida representam um dos melhores índices de crescimento no mercado mundial. Cada vez mais as pessoas buscam adquirir conforto usufruindo das mais diversas modalidades de terapias. Para aqueles que são visionários e prospectam um futuro de sucesso oferecemos as franquias do Centro de Shiatsu Tereza Zanchi.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CENTRO DE SHIATSU TEREZA ZANCHI

 

Empreender com inflação — Mahogany

Mahogany produz, desde 1991, cosméticos de alto padrão, com embalagens exclusivas, conceitos inovadores e matérias-primas fornecidas por renomadas casas de fragrâncias internacionais. Em 2006, a Mahogany entrou para o segmento de franquias e já soma mais de 200 pontos de venda distribuídos pelo Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAHOGANY

 

Inflação e investimento — Spider Kick

A Spider Kick é uma boutique de condicionamento físico by Anderson Silva, que oferece um método inovador capaz de trabalhar o corpo todo em apenas 45 minutos. Inspirado nas exigências e necessidades da preparação física do maior campeão do UFC, esse treino HIIT faz com que a queima de calorias continue por até 48 horas após o término, potencializando os resultados.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA SPIDER KICK

 

Empreender com inflação — Muniz Autocenter

Muniz Autocenter é uma rede de serviços automotivos que oferece troca de pneus, cambagem, alinhamento e balanceamento, conserto de todas, manutenção de freios, suspensão, sistema de arrefecimento e ar condicionado, troca de óleo. Não desista do seu sonho! Converse com a gente e seja franqueado.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MUNIZ AUTOCENTER

 

Onde investir e lucrar com a inflação — Nutrimais

Nutrimais comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

São produtos enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que contribuem com o equilíbrio do metabolismo do animal e permitem mais aproveitamento dos nutrientes.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA NUTRIMAIS

 

Empreender com inflação — Insole

Somos a Insole. A primeira Clean Fintech do Brasil fundada em 2013 que oferece soluções financeiras por meio da conta de energiaCom mais de 7 anos de mercado, desenvolvemos soluções financeiras, tecnológicas e de energia para trazer mais benefícios para o dia a dia das pessoas. Faça parte desse movimento.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA INSOLE

 


 
Ainda tem dúvidas sobre qual segmento investir? Veja outros artigos interessantes para a escolha do seu negócio: