Franquias ou negócio próprio, qual a melhor opção para investir?
Buscando Franquias?

Encontre aqui sua franquia

«
Escolha pelo menos um opção para sua busca
franquias ou negócio proprio

Franquias ou Negócio Próprio, qual a melhor escolha para você?

28/03/2022

Se você chegou aqui neste texto, provavelmente já sabe que o que você quer é empreender.

Este é o sonho de muitos brasileiros.

De acordo com com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita em parceria com o Sebrae, a taxa de empreendedores estabelecidos voltou a crescer em 2021.

A maior pesquisa de empreendedorismo do mundo indica que, mesmo com os reflexos da pandemia, a taxa de empreendedores Estabelecidos teve um incremento de 1,2 ponto percentual e passou de 8,7% da população adulta, em 2020, para 9,9%, no ano passado..

Leila Toledo Martinho, coordenadora e professora do curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, destaca alguns pontos que atraem os brasileiros para o empreendedorismo.

“Ter autonomia, poder realizar um sonho, garantir renda, ter flexibilidade de horário, escolher trabalhar com o que se gosta, são alguns dos fatores que pesam nessa decisão”, destaca.

Bom, se você já sabe que quer empreender, é muito possível que a sua maior dúvida no momento seja a do título deste texto: é melhor investir em franquias ou negócio próprio?

Hoje vamos te ajudar com este assunto!

É natural que as dúvidas surjam, pois empreender é um processo importante, que muitas vezes exige sair de um caminho seguro (como um emprego CLT, por exemplo) e se dedicar a algo totalmente novo.

Aliás, dedicação é uma palavra chave, pois não importa se você vai ter um negócio próprio ou uma franquia, o resultado da sua empresa depende diretamente do seu empenho.

Mas antes de falar dos detalhes de empreender, vamos começar te explicando o básico.

 

Você sabe o que é uma franquia?


Se você está pensando na possibilidade de investir em uma franquia, é muito importante você realmente entender o que é uma franquia.

Antes de tudo, vamos fazer um exercício: quando pensa na palavra franquia, o que te vem à cabeça?

Provavelmente você lembrou das grandes marcas de fast foods, que possuem restaurantes em diversas partes do Brasil (ou do mundo).

Independente do restaurante daquela rede que frequentar, você sabe qual tipo de lanche irá encontrar, já conhece como funciona o atendimento e já reconhece o padrão de cores daquela marca.

Com esse exemplo você já consegue entender o que é uma franquia: um modelo de operação que foi criado, gerou bons resultados e que, para promover o crescimento da marca, o criador repassa o direito de utilização deste modelo inicial para outros empreendedores.

Aqui no Brasil, o franchising (o termo em inglês para franquia) segue a Lei 13.966, mais conhecida como Lei das Franquias.

Ou seja, quando você investe em uma franquia, investe em um negócio seguro e aprende a utilizar todo o aprendizado da rede em gestão, operação e divulgação no seu negócio.

 

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

 Agora que você já entendeu o básico sobre franquia, vale descobrir quais as vantagens de investir neste modelo de negócio.

Uma das mais expressivas é que se trata de um setor consolidado e com bons resultados nos últimos anos.

Paulo Ancona, sócio-diretor da Ancona Consultoria, destaca outra vantagem: quando você compra uma franquia de uma marca bem estruturada, não precisa se preocupar com uma série de coisas que são fundamentais em uma empresa.

“Num negócio próprio o empreendedor tem de desenvolver todos os aspectos relativos ao negócio, como conceito; público alvo; mix de produtos, serviços e seus fornecedores; forma de atendimento; processos completos da operação; eventual projeto arquitetônico; sistema de informação; comunicação e modelo de gestão; entre outros.

Ao comprar uma franquia, desde que seja uma marca bem estruturada, ele recebe isso tudo e mais um apoio e treinamentos contínuos, além de se valer de ações de propaganda e marketing da rede”, comenta Ancona.

Leila Toledo Martinho, do IAG – Escola de Negócios da PUC Rio, destaca outras vantagens importantes:

  • Marca que já é conhecida;
  • Modelo testado;
  • Estrutura em rede;
  • Apoio do franqueador;
  • Economia de escala.

 

O franqueador geralmente apoia na escolha do ponto comercial, no desenvolvimento de processos, nas políticas de gestão.

A inteligência associada ao negócio também conta.

O franqueador pesquisa o mercado e as tendências e tem a capacidade de ser mais assertivo ao lançar produtos e serviços, explica Leila.

 

Preparação pessoal

É fundamental realizar uma auto avaliação bastante criteriosa sobre o seu momento de vida, perfil, capital disponível para investimento, entender a rotina de um empreendedor, avaliar o que puder de informações para se sentir mais preparado”, ensina  Adir Ribeiro, CEO e Fundador da Praxis Business, empresa especializada em modelos de negócios e capital humano para o Franchising e Varejo.

Segundo ele, seguir empreendedores de sucesso que podem servir de inspiração.

Mas, principalmente, recomendo que crie uma conexão emocional com o negócio que está estruturando, agindo de maneira racional na pesquisa mas entendendo que a ‘paixão’ vai ser um ingrediente fundamental para o futuro sucesso do negócio”, salienta ele.

 

Quais as vantagens de investir em um negócio próprio?

 Alguns perfis de empreendedores não gostam de seguir padrões e processos definidos.

Por isso, investir em uma franquia não é a melhor opção. Neste caso, vale começar um próprio negócio.

De acordo com Artur Shoiti Santos Takesawa, consultor do Sebrae-SP, a liberdade para definir o negócio como quiser é uma das principais vantagens de começar um negócio do zero.

“Sendo um negócio próprio, existe total liberdade para gerir a empresa.

Liberdade para escolher o ponto comercial e a abertura de filiais sem precisar de autorização de ninguém e também para testar o mercado, com novos produtos e/ou serviços, novos perfis de clientes, novas cidades”, explica Artur.

Outra vantagem é não correr o risco de comprar uma franquia ruim, o que pode acontecer quando o empreendedor não pesquisa o suficiente para descobrir se, de fato, aquele é um bom negócio.

O sistema de franchising é excelente quando o franqueador realmente é sério e constrói um modelo de negócio sustentável, lucrativo.

Porém, a realidade prova que existem sim, algumas marcas de franquia que não levaram a sério a validação do negócio junto ao mercado, acarretando grandes perdas de tempo e financeira para os investidores.

 

Como saber se o melhor para mim é investir em franquias ou negócio próprio?

 Para empreender, é preciso se conhecer muito bem.

O que você gosta de fazer? Quais são seus pontos fortes? Quais são seus pontos fracos? O que você espera do seu futuro profissional? Como é o negócio dos seus sonhos?

Essas são algumas perguntas básicas que você deve se fazer antes de decidir ter um negócio próprio.

“Uma boa dose de autoconhecimento pode ajudar na decisão de empreender. Se o perfil não for adequado, ou existirem lacunas nas competências pessoais e técnicas, elas podem ser trabalhadas”, ressalta Leila.

Sabendo isso, fica mais fácil decidir se o melhor para você é investir em uma franquia ou em um negócio próprio.

Paulo Ancona destaca que em uma franquia, as competências necessárias variam de acordo com cada tipo de negócio. Mas, de uma forma geral, o especialista  destaca alguns pontos necessários para quem quer ser franqueado:

  • Ter condições de fazer uma boa gestão nos aspectos relativos a pessoas, fluxo de caixa e política de compras de estoques e atendimento;
  • Visão de mercado e estratégias;
  • Relação com fornecedores;
  • Capacidade analítica de transformar dados em informações de vendas, de lucratividade por produto, desempenho da equipe e treinamento.

Já Artur Shoiti Santos destaca as competências necessárias para um bom empresário:

  • Busca de oportunidade e iniciativa – sempre analisar o mercado e criar novas oportunidades de negócios;
  • Persistência – enfrentar os obstáculos;
  • Correr riscos calculados – aceitar e assumir desafios ou riscos moderados;
  • Exigência de qualidade e eficiência – fazer sempre as expectativas de prazos e padrões de qualidade;
  • Comprometimento – ser comprometido com o cliente, consigo, com a equipe e com fornecedores;
  • Busca de informações – sempre se atualizar e possuir diversas fontes de pesquisa;
  • Estabelecimento de metas – estabelecer metas de curto, médio e longo prazo mensuráveis;
  • Planejamento e monitoramento sistemáticos – planejar e aprender a acompanhar sistematicamente a fim de atingir as metas a que se propôs;
  • Persuasão e rede de contatos – saber persuadir e utilizar sua rede de contatos atuando para desenvolver e manter relações comerciais;
  • Independência e autoconfiança – Independência de recursos e estratégia tornando-o autônomo nas decisões.

 

Como ter um negócio de sucesso?

Para ter sucesso em um negócio, seja próprio ou franquia,  é preciso justamente isso: dedicação.

E isso precisa ver desde o início! Se você quer empreender, dedique-se a entender o que procura, entender o mercado, ou seja, a pesquisar e estudar!

Vale conversar com especialistas, participar de eventos, falar com outros empreendedores, fazer cursos.

Também é preciso se dedicar no dia a dia do negócio para conquistar bons resultados.

E se o seu perfil for mais para um negócio próprio, no futuro, você pode até virar um franqueador!

“É muito possível e até recomendado, para que a marca cresça em força e em presença territorial, sem que o empreendedor, sozinho, tenha de arcar com todos os ônus e riscos de uma expansão de rede própria. O importante é que isso se dê à partir do momento em que o negócio esteja maduro, comprovadamente com bons resultados e que saibam quais são os principais os processos da operação”, explica Paulo Ancona.

 

Riscos e Regras sempre estarão presentes

Para Adir Ribeiro, o empreendedor de negócio independente terá que buscar apoio de forma mais complexa e com várias fontes em vez de ter no franqueador essa fonte de referência em know-how e orientações.

“Por outro lado, para quem tem perfil mais independente e menos seguidor de regras, pode ser que o modelo de franquias não seja tão adequado. E, definitivamente, em ambas as situações é preciso saber que empreender tem a ver com correr riscos e que na franquia os riscos são menores”, ressalta.

Seja qual for a forma escolhida para a gestão do seu empreendimento, abrir um negócio sozinho ou com franquia, é fundamental conhecer na prática o espaço adequado para atender os consumidores; verificar no plano de negócios elaborado previamente na etapa de planejamento e quantos colaboradores vai necessitar para o atendimento do público, assim como os equipamentos e os custos para montagem, além de todas as regras e legislação ligada ao seu ramo de atuação.

Falando em regras, outro destaque quando a opção for por franquias é a existência de uma lei que norteia todo o setor: a Nova Lei de Franquia  (Lei n.° 13.966/2019), que está em vigor desde 27 de março de 2020.

Ela existe para dar proteção tanto para franqueados quanto empresas franqueadoras.

Alguns exemplos são: a franqueadora deve informar o desligamento de antigos franqueados que deixaram a redes nos últimos 24 meses; regra de confidencialidade para que franqueados não divulguem informações do dia a dia do negócio e nem difamem a marca, além de ausência de vínculos empregatícios em que as partes relacionadas são tratadas como empresários independentes.

Agora, se ter uma franquia é a sua ideia de negócio de sucesso, veja abaixo as opções para investir em uma franquia!

 

Franquia Sucão

Sucão desenvolveu um projeto sólido e sustentável com um completo portfólio de produtos, baixo custo operacional e margens de contribuição acima da média do mercado de alimentação. Saiba mais
 

Franquia Convex Brasil

Pioneira na introdução e fabricação de joias em aço 316L no país e líder no segmento, a Convex fabrica também joias em prata e revestida com ouro; produtos com qualidade e que acompanham as tendências. Saiba mais

 

Franquia Leardi

A Paulo Roberto Leardi, com quase um século de tradição na área imobiliária oferece diversas oportunidades de negócio. Saiba mais

Franquia Vivenda do Camarão

A mais completa rede de frutos do mar brasileira, agora oferece a opção de microfranquia: Vivenda em Casa.
Um mar de oportunidades o espera. Saiba mais

 

Franquia Recco Lingerie

Muito mais do que uma estratégia de expansão e branding, o canal de Franquias representa para Recco uma forma de perpetuar o sonho e a missão de seus idealizadores. Saiba mais
 

Franquia Clube Turismo

Franquia de agências de viagens nos modelos loja e home office a partir de R$ 5.900,00. Saiba mais

 

Franquia Bar do Urso

O Bar do Urso é um bar de cervejas artesanais, da Cervejaria Colorado.

Seja loja de rua, container ou quiosque, temos o modelo certo para você. Saiba mais

 

Franquia Magic Feet

A Magic Feet é uma rede de franquias de roupas, calçados bolsas, mochilas, bolas, meias e confecções voltadas ao público infanto-juvenil. A marca faz parte do Grupo Afeet. Saiba mais
 

Franquia Fábrica de Bolo

O negócio FÁBRICA DE BOLO se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Saiba mais

 

Franquia Limpeza com Zelo

Franquia líder no segmento de limpeza comercial e residencial no Brasil e exterior.

A rede oferece modelos de negócio como loja física, home based e unidades móveis. Saiba mais

 

Franquia Bubble Mix Tea

A Bubble Mix Tea é a rede de franquias de chás mais completa do Brasil, e pioneira no segmento de Bubble Tea. Saiba mais

 

Franquia Odontoclinic

Rede de clínicas odontológicas com mais de 200 unidades.

Conheça o diferencial da nossa rede e seja o(a) próximo(a) franqueado(a). Saiba mais

 

Franquia Morana

Uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil com presença em todas as capitais brasileiras.

Criada pelo Grupo Ornatus, a Morana está no mercado há 15 anos e já soma cerca de 300 operações. Saiba mais

 

Franquia Fastframe

Somos uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres, quadros, obras de arte e espelhos, sempre com objetivo de atender com agilidade e qualidade. Saiba mais

 

Franquia Onodera Estética

A Onodera é uma rede de clínicas de estética, está presente em vários estados brasileiros e mais de 40 anos de experiência.

Nossa essência é a busca incessante pela inovação e pioneirismo. Saiba mais

 

Franquia Zastras Brinquedos

A Zastras é a maior rede de lojas de produtos infantis educativos do Brasil, com grande diversidade de brinquedos, livros, fantasias e materiais artísticos e criativos. Saiba mais

 

Franquia Instituto dos Óculos

Rede de óticas criada com o objetivo de oferecer para a população de menor poder aquisitivo, óculos com qualidade à custos acessíveis, adequados a sua realidade financeira. Saiba mais

 

Franquia Mahogany

Reconhecidamente uma das marcas mais criativas do mercado brasileiro, a Mahogany produz, desde 1991, cosméticos de alto padrão, com embalagens exclusivas e conceitos inovadores. Saiba mais

 

Franquia Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! Saiba mais

 

Franquia Instituto Embelleze

Instituto Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza, prestação de serviços e comercialização de produtos. Saiba mais

 

Franquia OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do país, com atendimento em diversas áreas de forma moderna e inovadora.

A marca faz parte do grupo SMZTO, seja você também um franqueado. Saiba mais

 

Franquia Tutores

A Tutores consiste na Prestação de Serviços de cursos livres para dificuldades de aprendizagem, acelerar aprendizagem, acompanhamento escolar e de aulas particulares on-line ou presenciais. Saiba mais

 

Franquia Farma e Farma

A ideia para a criação da Farma & Farma partiu de uma união da categoria farmacêutica em busca de melhores oportunidades de negócios, a rede logo se expandiu pelo País. Saiba mais

 

Franquia DryWash

DryWash é a maior rede de prestação de serviços de limpeza, conservação e reparação rápida de pintura automotiva do Brasil. Saiba mais

 

Franquia Beautyline

Rede de franquias de cosméticos multimarcas, produtos renomados e conhecidos pelo consumidor.

Você vai se identificar com nossa empresa e com nosso sistema moderno de franquia. Saiba mais

 

Franquia Spa Express

Microfranquia modelo homeoffice que presta serviços de estética e bem-estar em domicílio. Saiba  mais

 

Franquia Monitorias

Fundada em 2015, a Monitorias Reforço Escolar é hoje uma das maiores empresas de aulas particulares do Brasil. Saiba mais
 


 
Ainda na dúvida sobre investir em franquias ou negócio próprio? Separamos mais alguns artigos que irão te auxiliar.