Lojas de rua ou lojas em shopping, qual a melhor para investir?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
lojas de rua ou lojas em shopping, qual a melhor opção para investir?

Lojas de rua ou em shopping: analise qual a melhor opção para você

24/08/2022

Consultores da área de franquias dão dicas para fazer a escolha mais adequada para o seu modelo de negócio

A escolha de um ponto comercial para a  montagem da franquia é uma das etapas importantes de todo o planejamento do negócio.

Ela impacta na gestão e nos gastos ao longo da jornada do empreendedor e na administração do negócio por causa dos gastos com fachada, segurança, marketing, aluguel e visibilidade da loja.

Como escolher entre lojas de rua ou lojas em shoppings? A decisão final vai depender de muitas possibilidades, necessidades e objetivos do franqueado e das condições que a franqueadora oferece.

“O ponto comercial é fundamental para o varejo e é preciso ter uma atenção especial para a escolha do melhor local, principalmente para quem está iniciando um novo empreendimento. O maior controle está em gerir a ansiedade de encontrar o local perfeito que seja bom para o empresário e para o cliente, o que pode acabar resultando em escolhas erradas se não tiver paciência e calma”, alerta Cléber Brandão, empresário, professor e consultor na área de franquias.

O melhor local será sempre aquele que possui um maior fluxo de pessoas que possam se interessar pelo seu produto e para isso é preciso entender inicialmente quem é o público do estabelecimento e quem você deseja”, explica Brandão.

Lojas em shopping ou lojas de rua têm suas vantagens e desvantagens e é importante analisar e comparar os dois tipos de localização para escolher o mais adequado ao seu negócio.

A escolha depende da estratégia de cada marca e também do investimento que ela tem disponível para o ponto comercial. As lojas de rua tendem a ter um investimento menor que as lojas de shopping, mas isso não é regra, pois alguns pontos podem ser supervalorizados, mesmo em pontos de rua.

”Os shoppings por terem serviços agregados como segurança, estacionamento, fluxo de clientes com perfil segmentado e ações de marketing, acabam cobrando mais por esse pacote de benefícios”, destaca Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em Negócios e Franquias.

“Os shoppings também se diferenciam, pois as pessoas tendem a ir já com a intenção de comprar. Mesmo que estejam lá para entretenimento com os cinemas, por exemplo, estão expostos às lojas e podem ser atraídos por alguma promoção ou produto que lhe chame a atenção. Também quando se fala de horários de funcionamento, no shopping é ele quem dita as regras, já na loja de rua, o empresário tem o benefício de ter a sua própria dinâmica de negócio”, ensina ela.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os 601 shoppings centers brasileiros recebem em média 341 milhões de visitantes por mês e o setor movimenta R$ 128 bilhões.

Segundo Lyana, ao longo do tempo os shoppings diversificaram muito seu tenant mix e passaram a contar com área de serviços como estética, reparos, pet shops e até supermercados, gerando assim oportunidades para essas categorias de franquias prosperarem em seus espaços.

“Além disso, também passaram a contar com mais espaços de entretenimento, expandindo muito a capacidade de atração de consumidores. Ao mesmo tempo, os espaços ‘de rua’ também foram ampliados.

Galerias, centros de conveniência, espaços dentro de postos de gasolina ou lojas como home centers, e também a possibilidade de instalação de lojas dentro de containers, enfim, na rua, as possibilidades se ampliam muito”, completa Lyana Bittencourt.

A consultora destaca que, como as empresas diversificaram seus modelos de negócios para ocuparem os mais diversos espaços, o ponto em que a operação será instalada deve atender às condições do franqueado e a realidade do seu público.

“Já é comum vermos muitos exemplos de empresas que se adaptaram para estar tanto em lojas de rua, quanto nos shoppings – tudo vai depender do modelo de negócio”, enfatiza ela.

Na hora de escolher entre abrir uma loja de rua ou um shopping, o empreendedor deve ponderar alguns itens fundamentais, de acordo com Lyanna Bittencourt.

Capacidade de investimento, perfil do público e o fluxo desse público no local desejado, facilidade de acesso, presença de concorrentes e até mesmo outros comércios que podem servir de atração para a operação que vai ser instalada”, enumera.

Alguns itens a serem considerados para a decisão mais adequada:

Pesquisa – Muita pesquisa e visitação de outros estabelecimentos para estabelecer parcerias, se possível.

Aluguel – O que costuma definir o preço do aluguel é o fluxo de pessoas no local. Em ambos os ambientes, quanto maior for o volume de possíveis compradores, mais caro ou barato o aluguel será.

Quanto maior o volume de pessoas, maiores são as possibilidades de fechamento de vendas.

Apoio da Franqueadora – Em franquias, a franqueadora fornece apoio para definir o melhor ponto comercial e algumas redes investem até em tecnologia especializada para essa definição.

Segurança – No shopping, os clientes se sentem mais seguros ao frequentar ambientes monitorados e com a presença de seguranças.

Em comércios de rua existem preocupações com alguns tipos de segmentos, como joalherias e itens de alto luxo, devido a maior facilidade em casos de fuga em um roubo ou assalto.

Mas hoje existem associações de comércios de rua que contratam serviços terceirizados de monitoramento e até seguranças particulares para cuidarem de algumas lojas, mas isso pode gerar mais um custo para o franqueado.

Estacionamento – Necessário verificar quem é seu público e se ele demanda facilidade para alocar seu veículo.

Muitos clientes esperam facilidade e agilidade nesse momento para efetuar suas compras. Uma saída pode ser fechar parceria com estacionamentos privados e próximos ao local.

Banheiros – Estão associados com a comodidade que você tem para o seu cliente e nesses pontos os shoppings possuem uma grande vantagem, já que nem todas as lojas de rua possuem esse benefício. Entre uma compra e outra, o cliente pode sentir vontade de fazer suas necessidades e ter maior conforto em um local limpo e organizado.

Horários flexíveis e ações comerciais –  Lojas de rua possuem maior flexibilização quanto a horários de funcionamento, ações promocionais e maior liberdade para atender seus clientes.

Por outro lado, há mais despesas sazonais em épocas do ano onde há o maior fluxo de pessoas em shoppings, como Natal.

Em grande parte dos estabelecimentos há uma cobrança adicional sobre o aumento do volume de vendas.

Isso se dá pelo investimento que esses estabelecimentos fazem em marketing, promovendo divulgações com personalidades famosas, sorteios de prêmios, etc.

Análise especializada –  Com ajuda da franqueada e tecnologia especializada, é possível obter relatórios sobre tamanho do ponto, fluxo de pessoas, tamanho da loja, comércio da região e atratividade ao seu tipo de negócio e os preços mais indicados para o tipo e tamanho da franquia.

Estudos de algumas redes de franquia (geomarketing) também auxiliam no entendimento do perfil de moradores, público flutuante na região, valores de consumo do local, vias de acesso, etc.

Já conseguiu definir o que é melhor para você investir, lojas de rua ou lojas em shopping?  Veja algumas oportunidades de negócios:

 

Franquia de pescados — Capitano

A Capitano é a distribuidora de pescados criada por quem trabalha há 40 anos no mercado brasileiro e internacional. Leve uma franquia do mar para sua cidade. SAIBA MAIS

 

Franquia de cerveja — Refugio Patagonia

Franquia de cerveja artesanal original de Bariloche (Argentina) que caiu no gosto brasileiro. A franquia Refugio Patagonia tem o modelo de negócio certo para você. SAIBA MAIS

 

Franquia lojas de rua — Casa do Construtor

Casa do Construtor, rede de franquias para construção civil e pioneira no segmento de locação de equipamentos de pequeno porte direcionados à construção civil, está há 25 anos no mercado. SAIBA MAIS

 

Franquias de quiosque em shopping — Convex Brasil

Pioneira na introdução e fabricação de joias em aço 316L no país e líder no segmento, a Convex fabrica também joias em prata e revestida com ouro; produtos com qualidade e que acompanham as tendências. SAIBA MAIS

 

Lojas de rua ou lojas em shopping — Empório Mineiro Cheirin Bão

Empório e cafeteria em um único lugar. Muito mais do que cafeteria de cafés especiais nos tornamos especialistas em proporcionar momentos únicos e criar boas memórias e aromas que remetem as melhores lembranças da nossa vida. SAIBA MAIS

 

Franquias Maria Brasileira

A Franquia Maria Brasileira surgiu para permitir que pessoas pudessem abrir as portas de suas casa e empresas, com tranquilidade para receber profissionais qualificados e treinados com segurança e confiabilidade. SAIBA MAIS

 

Franquias lojas de rua —  Lopes

Somos a maior franquia de imóveis da América Latina e oferecemos aos nossos franqueados oportunidades de negócios únicas, com maior atratividade e capilaridade no mercado imobiliário. Saiba mais

 

Franquia de restaurante —  L’Entrecontê de Paris

Franquia de restaurante leva a uma experiência sensorial numa autêntica brasserie parisiense.

Prato principal é famoso entrecôte, servido com molho secreto e batatas fritas à vontade. SAIBA MAIS

 

Franquia Vinho & Ponto

Rede de franquia especializada em vinhos.

Oferecemos marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões, além da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor. SAIBA MAIS

 

Franquia Ótica Center

Se você procura uma oportunidade de empreendimento e quer uma boa opção no segmento de óticas? Conheça os benefícios em se tornar um(a) franqueado(a) Ótica Center. SAIBA MAIS

 

Franquia Zastras Brinquedos

A Zastras é a maior rede de lojas de produtos infantis educativos do Brasil, com grande diversidade de brinquedos, livros, fantasias e materiais artísticos e criativos. SAIBA MAIS

 

Lojas de rua ou lojas em shopping — Churras Express

Loja ou quiosque de venda de espetos gourmet assados ou in natura, com um mix variado de produtos complementares. SAIBA MAIS

 

Franquia de roupas infantis — Kookabu

Rede de lojas de roupas que oferece desde o enxoval do seu bebê, passando pelos picos de desenvolvimento dos pequenos até a renovação das suas vestimentas durante a fase juvenil. Um negócio inovador, sustentável e acolhedor. SAIBA MAIS

 

Franquia automotiva — DryJet

Rede de franquias que presta serviços de lavagem ecológica e embelezamento automotivo em geral. Possuímos lojas físicas e delivery. SAIBA MAIS

 

Lojas de rua ou lojas em shopping – Fábrica de Bolo

A Fábrica de Bolo Vó Alzira é uma franquia que fabrica e comercializa bolos caseiros, bolos recheados e de festa, tortas, quiches, pudins e bebidas em geral. SAIBA MAIS

 

Lojas de rua ou lojas em shopping – Fastframe

Somos uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres, quadros, obras de arte e espelhos, sempre com objetivo de atender com agilidade e qualidade. SAIBA MAIS

 

Franquias Sterna Café

A rede de cafés especiais Sterna Café criou duas opções de franquia onde o custo da operação é bem mais baixo e o espaço é pequeno. SAIBA MAIS

 

Franquias de óculos — Oculum

Somos bem mais que uma ótica comum, o nosso objetivo é proporcionar uma experiência única para nossos clientes. Unimos tempo de mercado e grande visão de futuro. SAIBA MAIS

 

Lojas de rua ou lojas em shopping — CVC Brasil

Faça parte deste time e conte com a força da CVC, marca consolidada no mercado nacional de turismo e franquias. SAIBA MAIS

 

Franquia Cakech

Já pensou em investir no segmento de panificação? Você precisa conhecer a Cakech Empório de Pães e Cia. A rede tem modelos de negócio como quiosque, lojas e unidades móveis. SAIBA MAIS

 

Franquia 60 Minutos Lavanderia

Quer uma boa oportunidade de negócio? A 60 Minutos Lavanderia é uma rede de lavanderias self-service, totalmente automatizada. SAIBA MAIS

 

Franquia Gendai

Gendai é maior rede de culinária japonesa do mercado brasileiro. A rede ainda está em franca expansão. Saiba mais

 

Franquia Suav

SUAV Instituto de beleza, traz um novo conceito para este segmento de beleza.

Rede especialista em depilação, esmalteria e designer de sobrancelhas. SAIBA MAIS

 

Franquia lojas de rua — Bono Pneus

Rede Multimarcas de Pneus, que oferece grande variedade de serviços automotivos relacionados a parte baixa do carro (Under Car), em um único local, com a comodidade de horários diferenciados. SAIBA MAIS

 

Franquias Padaria Pet

A Padaria Pet é uma padaria e uma petiscaria feita para o seu animalzinho, oferecemos comidinhas e delícias diferenciadas e saudáveis! SAIBA MAIS

 

Franquia lojas de rua — CNA

Com mais de 40 anos de experiência no ensino de inglês e espanhol, o CNA é hoje uma das maiores redes de escolas de idiomas do país. SAIBA MAIS
 


 
Veja outros artigos que irão te ajudar a empreender: