Buscando Franquias? Encontre aqui sua franquia «
Escolha pelo menos um opção para sua busca

19 franquias de presentes e acessórios para investir no sonho do próprio negócio

10/01/2020

Franquias de presentes

Aniversário, dia da Mulher, Páscoa, dia das Mães, dia dos Namorados, dia dos Avós, dia dos Pais e das Crianças, além da já tradicional Black Friday e, claro, do Natal.

O calendário brasileiro é recheado de oportunidades para presentear.

E se tem alguma coisa que o povo brasileiro gosta, é disto. Trocar ou oferecer presentes é uma atitude cultural do nosso País.

E também por isso, explorar esse mercado através de franquias de presentes, por exemplo, pode ser um tremendo e lucrativo negócio.

O momento desse mercado, apesar da economia ainda dar lentos passos rumo à recuperação definitiva, é bastante atrativo.

Segundo a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa), o varejo de artigos decorativos para o lar cresceu incríveis 23% em 2017, na comparação com o ano anterior.

No total, a entidade estima que o setor tenha movimentado mais de R$ 25 bilhões no ano passado no País.

Outro estudo, dessa vez desenvolvido por varejistas norte-americanos, mostra que cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para presentear alguém.

Só no Natal, de acordo com esse estudo, gastam-se R$ 574 bilhões em todo o mundo com presentes.

No Brasil, práticas corporativas como o “amigo secreto (‘oculto’ em algumas regiões)” tornam o ato de presentear quase que obrigatório, independentemente do grau de simpatia ou afeição com o colega presenteado.

Ou seja, o mercado para o surgimento de lojas de presentes é próspero e sem previsão de arrefecimento.

No franchising, as franquias de presentes e acessórios estão inseridas nos segmento de Casa e Construção e Moda.

Um recente análise da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostrou que o primeiro segmento em questão cresceu 9,1% no segundo trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O faturamento ultrapassou a cifra de R$ 2,4 bilhões.

Já o segmento de Moda, do qual algumas franquias de presentes e acessórios também fazem parte, o desempenho no período foi de um crescimento de 8,6%.

O faturamento do segmento no 3º tri foi de R$ 5,6 bilhões, segundo a ABF (confira quadro abaixo).

O mercado de franchising como um todo cresceu 6,1% no Brasil durante o terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse avanço, as receitas somadas das franquias atingiu R$ 44,4 bilhões no intervalo analisado.

Na tabela abaixo, você confere os resultados dos segmentos no 3º trimestre de 2019:

SEGMENTOS DE
FRANQUIAS
FATURAMENTO
3º TRI 2018
FATURAMENTO
3º TRI 2019
% VAR FATURAMENTO
2018-19
% VAR UNIDADES
2018-19
Alimentação 11.616 12.235 5,3% 6,7%
Casa e Construção 2.459 2.683 9,1% 6,9%
Comunicação, Informática e Eletrônicos 1.354 1.467 8,3% 7,1%
Entretenimento e Lazer 584 601 2,8% 2,7%
Hotelaria e Turismo 3.354 3.395 7,2% 1,7%
Limpeza e Conservação 363 380 4,9% 4,5%
Moda 5.622 6.104 8,6% 2,2%
Saúde, Beleza e Bem Estar 7.760 8.128 4,7% 8,1%
Serviços Automotivos 1.668 1.749 4,8% 1,3%
Serviços e Outros Negócios 6.628 7.037 6,2% 4,9%
Serviços Educacionais 3.071 3.226 5,0% 3,3%
TOTAL 44.479 47.203 6,1% 5,2%

 

Recomendações

Uma avaliação do Sebrae sobre o setor de presentes e decoração dá conta de que o principal objetivo de quem entra em uma loja de presentes é encontrar com rapidez e facilidade o presente ideal.

A variedade de produtos é fundamental para a atração de clientes.

Os artigos mais procurados, segundo a instituição de apoio ao empreendedorismo, são:

  • bichinhos de pelúcia;
  • porta-retratos;
  • bijuterias;
  • lembrancinhas;
  • arranjos de flores;
  • artigos de decoração;
  • bolsas, mochilas e necessaries;

Muitas lojas de presentes se especializam na venda de objetos e enfeites residenciais, a exemplo dos decorativos, como forma de complementar o mix e, por consequência, a renda do negócio.

 

Perfil

Para ter uma franquia de presente ou acessórios não é obrigatório que o investidor tenha experiência no ramo.

Porém, é imprescindível que ele tenha ao menos alguma bagagem ou conhecimento na área gerencial e de recursos humanos.

Isso porque, na avaliação do especialista em franchising e consultor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, o foco do futuro franqueado deve ser nesse sentido: de se preparar bem para as funções administrativas.

No mais, a franquia te oferecerá todo o know how necessário para a operação.

“Esse segmento é muito concorrido e a diferenciação no atendimento fará toda a diferença.

A segurança de que o produto que foi comprado será entregue dentro do prazo combinado é muito relevante para os clientes.

Em franquias bem estruturadas, o treinamento deve ser mais do que suficiente para transferir o know how para o franqueado.”

Ainda de acordo com o consultor, franquias ligadas ao ramo da decoração e presentes podem ter problemas com fornecedores.

Um exemplo é a possibilidade de atraso nas entregas dos produtos, o que gera mal estar com os clientes.

“Uma dica muito importante aos interessados nesse segmento, que procure a reputação da marca da qual ele está interessado, na sua cidade ou em cidades próximas, vale também uma pesquisa online, em sites que recebem reclamações de consumidores insatisfeitos.”

Outro fator que contribui para o sucesso de um empreendimento ligado à presentes é a localização da loja.

Pontos com grande fluxo de pessoas (tais como estações de ônibus e metrô, shopping centers, calçadões, aeroportos e centros comerciais) são muito convenientes para a venda de presentes de última hora.

Abaixo, você confere 20 franquias de presentes e acessórios associadas à ABF e que podem ser ótimas oportunidades para você montar o seu negócio. Veja:

Franquias de presentes — Morana

Franquias de presentes - Morana

A franquia Morana é uma das maiores redes de acessórios femininos do Brasil com presença em todas as capitais brasileiras, além de Estados Unidos. Criada pelo Grupo Ornatus, empresa com mais de 30 anos de experiência em varejo e especialista em gestão de franquias, a Morana está no mercado há 15 anos e já soma cerca de 300 operações.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MORANA

 

Franquias de presentes — Imaginarium

Criada em 1991, a franquia Imaginarium é reconhecida no mercado brasileiro como uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes. A inovação é característica fundamental da marca que busca surpreender seus consumidores, lançando 400 novos itens por ano. Atualmente possuímos 197 operações exclusivas: 183 lojas, 14 quiosques e 650 pontos multimarcas em todo o Brasil.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA IMAGINARIUM

 

Franquias de presentes — Multicoisas

A franquia Multicoisas contribui para capacitação de profissionais, cidadania e economia do nosso país. Franqueando seu conceito de negócios com empreendedores dispostos a compartilhar na construção e multiplicação destes princípios e valores, objetivando sempre o sucesso. Toda a estrutura das lojas conta com formatos entre 80m² a 120 m², assessorado  pelas diretorias da Multicoisas em todas as etapas da formação de estoque e abastecimento da loja, proporcionando um mix de produtos com mais de 3.500 itens, e mais de 450 fornecedores.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MULTICOISAS

 

Franquias de presentes — Euro Acessórios

Euro é uma marca de acessórios que possibilita, através da moda, que as mulheres tenham total autonomia sobre seus looks e sintam-se confiantes e poderosas em todas as ocasiões.

Nossas peças trazem as tendências em pequenos detalhes, que são a chave para imprimir a personalidade de cada um. Sem se prender a estereótipos ou padrões, pensando sempre na beleza de ser espontâneo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA EURO ACESSÓRIOS

 

Franquias de presentes — Touch

Franquias de presentes - Touch

A marca Touch busca se diferenciar pela versatilidade ao oferecer produtos novos com certa periodicidade. Focada no conceito fast fashion, os produtos imprimem em seu DNA a inovação.

Ao abrir uma franquia Touch você conta com o já reconhecido sucesso da marca. Inclusive, com acesso aos seus diferenciais: líder no segmento, operação simples de ser administrada, fácil controle de estoque, baixo investimento, rápido retorno e excelente lucratividade. Atualmente são 53 lojas que contemplam a ampla rede da marca.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TOUCH

 

Franquias de presentes — Baloné

Franquias de presentes - Baloné

Para ter uma operação Balonè, o franqueado precisa ser ousado, entender a linguagem do público-alvo e saber satisfazer as necessidades dos clientes. Por isso, a empresa acredita que a identificação do candidato a franqueado com o negócio é condição primordial no processo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA BALONÉ

 

Franquias de presentes — Convex

Franquia Convex

Com mais de 30 anos de experiência no segmento joalheiro, nossa empresa é formada por uma equipe compromissada com o trabalho, bem preparada para o atendimento e temos a satisfação do cliente como prioridade.

Pioneira na introdução e fabricação de joias em aço 316L no país e líder absoluta neste segmento, fabricamos também joias em prata e prata revestida com ouro; produtos com design moderno, de altíssima qualidade e que acompanham as tendências do mercado e da moda.

Convex utiliza tecnologias suíças, italianas, alemãs, austríacas, tchecas, japonesas, entre outras, para que nossas joias agradem e sejam objetos de desejo de todos os consumidores.

Possuímos um grande número de joias exclusivas e patenteadas.

Além de joias femininas, temos em nosso portfólio uma variedade imensa direcionadas ao público masculino que hoje em dia é um segmento ávido pela busca destas joias

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CONVEX

 

Franquias de presentes — Mapa da Mina

Franquias de presentes - Mapa da Mina

Mapa da Mina é uma rede de franquias de venda de semijoias de fabricação própria. Fundada em 1995, a marca começou a franquear em 2005 e possui 18 unidades em funcionamento. Segundo a franqueadora, além do investimento baixo, a franquia é descentralizada e pode ser controlada de forma remota, por meio de aplicativo. O franqueado pode desenvolver sua função no horário e no local que preferir.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA MAPA DA MINA

 

Franquias de presentes — Ri Happy

Franquias de presentes - Ri Happy

Ri Happy, rede varejista de brinquedos, conta com mais de 160 lojas espalhadas por todo o Brasil, nas principias capitais e no interior de vários estados. Nelas, o cliente tem à sua disposição mais de 2.000 colaboradores especializados e bem treinados, sempre prontos para realizar sonhos.

A base do sucesso dessa que já é líder absoluta no varejo especializado em brinquedos é o atendimento personalizado, a variedade de produtos e os preços competitivos.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA RI HAPPY

 

Franquias de presentes — Zastras Brinquedos

Franquias de presentes - Zastras Brinquedos

Maior rede de franquias de seu segmento, a Zastras Brinquedos e Livros Educativos, apresenta uma nova proposta para entretenimento infantil através de seu conceito pedagógico, que estimula o ato de brincar com a evolução de cada criança.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA ZASTRAS BRINQUEDOS

 

Franquias de presentes — FOM

Franquias de presentes - FOM

A cor e a diversão da FOM juntam-se à tecnologia e à inovação. Ergonomia para garantir apoio e suporte perfeitos, sustentação plena. Maciez inconfundível. Não é por acaso que somos sinônimos de categoria. E sinônimos de bem-estar.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA FOM

 

Franquias de presentes — Uva e Verde

A Uva e Verde é uma franquia de presentes que chama a atenção pelo design inovador em suas lojas e quiosques.

Criada em 2007, a rede conta com uma grande equipe de profissionais, que inspira e expira criatividade, alegria e inovação. Ao ano, a marca realiza o lançamento de cerca de cinco mil produtos, em dados que sinalizam a força de lembranças e souvernirs criativos, traduzidos em centenas de objetos de uso pessoal e corporativo, além de artigos de decoração que mostram o potencial da rede Uva e Verde.

A marca se traduz em produtos concebidos para despertar emoções positivas e atuarem no bem-estar.

A rede é um dos braços do Grupo M8 Holding de Franquias.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA UVA E VERDE

 

Franquias de presentes — Le Biscuit

Franquias de presentes - Le Biscuit

A Le biscuit foi criada em 1968, em Feira de Santana, sendo a primeira rede de variedades da Bahia. A partir de 2012, com o apoio do fundo de investimento Vinci Partners, a rede investiu na expansão e iniciou o ano de 2018 com 100 lojas próprias em operação. É responsável por todo o processo de compra de produtos importados,  nacionais e distribuição para as lojas. Para tanto, a empresa conta com um Centro de Distribuição próprio, localizado na cidade de Camaçari (BA)

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LE BISCUIT

 

Franquias de presentes — Chilli Beans

Franquias de presentes - Chilli Beans

Chilli Beans iniciou suas atividades no final dos anos 90, sob o comando do empresário Caito Maia. Quase 17 anos depois, e hoje consolidada como a maior rede especializada em óculos escuros e acessórios da América Latina, a empresa tem mais de 740 pontos de venda, incluindo Brasil, Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Kuwait, Peru, Abu Dhabi, México, Chile e Tailândia.

Além das lojas e quiosques tradicionais, a marca já conta com várias flagships. Em São Paulo, a loja conceito fica na luxuosa Oscar Freire e nos EUA, uma delas fica na Promenade, calçadão que concentra as marcas mais descoladas, já em Portugal, a capital Lisboa é a sede da loja conceito.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA CHILLI BEANS

 

Franquias de presentes — Loja das Torcidas

Franquias de presentes - Loja das Torcidas

Loja das Torcidas é uma franquia de comércio de artigos licenciados, presentes e souvenires relacionados a times de futebol. A operação de uma franquia Loja das Torcidas possui custo reduzido, porém um amplo e potencial mercado. São dois modelos: loja grande e quiosque.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA LOJA DAS TORCIDAS

 

Franquias de presentes — PANDORA

Franquias de presentes - Pandora

Nos últimos 30 anos, a PANDORA tem mantido seu compromisso de tornar joias de alta qualidade acessíveis a todas as mulheres singulares do mundo. Muitas facetas, histórias, momentos e desejos tornam cada mulher o que ela é – revelando sua beleza.

A PANDORA busca inspirar o senso de individualidade em todas as mulheres, ajudando-as a compartilhar sua própria história. Para comemorar 30 anos de celebração das mulheres, a PANDORA convida você a conhecer mais a fundo uma história repleta de paixão e orgulho.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA PANDORA

 

Franquias de presentes — Tutti Bijoux

Franquias de presentes - Tutti Bijoux

Há mais de dez anos surgiu a ideia de empreender a Tutti, uma forma prática de comercializar bijuterias, bolsas, cintos e acessórios femininos. Lojas de varejo com os mais modernos conceitos e eficácia para atingir um público ávido por novidades de alta qualidade. Desde 2003 a fórmula foi testada e aperfeiçoada em 4 lojas piloto que fazem da Tutti um sucesso.

A incessante busca pela beleza faz deste mercado um ramo atraente para o comércio, que a cada dia lança novidades voltadas ao público feminino e movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro. Atentos a esta evolução, investimos acertadamente neste ramo que não pára de crescer.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TUTTI BIJOUX

 

Franquias de presentes — Urban Arts

Franquias de presentes - Urban Arts

Urban Arts é uma galeria de arte diferente, que oferece um gigantesco acervo de quadros, prints, posters e objetos de design, criados por artistas talentosos e independentes de todo o mundo.

QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA URBAN ARTS

 

Franquia Moncloa

A Moncloa, maior franquia de chás brasileira, surgiu com o objetivo de levar ainda mais chá para a vida das pessoas.

Nossa estratégia de negócio foi transformá-lo em algo completamente prazeroso, prático e contemporâneo se conectando com a com as pessoas e sendo facilmente incorporado em suas rotinas.

Com design , acessórios e insumos de qualidade, nossas latinhas se tornaram irresistíveis momentos de prazer em meio a vidas agitadas.

Clique aqui para saber mais sobre esta franquia

 


 

Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia:

 


 

Por Sammy Eduardo