Aniversário, dia da Mulher, Páscoa, dia das Mães, dia dos Namorados, dia dos Avós, dia dos Pais e das Crianças, além da já tradicional Black Friday e, claro, do Natal.
O calendário brasileiro é recheado de oportunidades para presentear.
E se tem alguma coisa que o povo brasileiro gosta, é disto. Trocar ou oferecer presentes é uma atitude cultural do nosso País.
E também por isso, explorar esse mercado através de franquias de presentes, por exemplo, pode ser um tremendo e lucrativo negócio.
O momento desse mercado, apesar da economia ainda dar lentos passos rumo à recuperação definitiva, é bastante atrativo.
Segundo a Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa), o varejo de artigos decorativos para o lar cresceu incríveis 23% em 2017, na comparação com o ano anterior.
No total, a entidade estima que o setor tenha movimentado mais de R$ 25 bilhões no ano passado no País.
Outro estudo, dessa vez desenvolvido por varejistas norte-americanos, mostra que cerca de 10% das vendas mundiais de produtos são destinadas para presentear alguém.
Só no Natal, de acordo com esse estudo, gastam-se R$ 574 bilhões em todo o mundo com presentes.
No Brasil, práticas corporativas como o “amigo secreto (‘oculto’ em algumas regiões)” tornam o ato de presentear quase que obrigatório, independentemente do grau de simpatia ou afeição com o colega presenteado.
Ou seja, o mercado para o surgimento de lojas de presentes é próspero e sem previsão de arrefecimento.
No franchising, as franquias de presentes e acessórios estão inseridas nos segmento de Casa e Construção e Moda.
Recomendações para comprar sua franquia
Uma avaliação do Sebrae sobre o setor de presentes e decoração dá conta de que o principal objetivo de quem entra em uma loja de presentes é encontrar com rapidez e facilidade o presente ideal.
A variedade de produtos é fundamental para a atração de clientes.
Os artigos mais procurados, segundo a instituição de apoio ao empreendedorismo, são:
- bichinhos de pelúcia;
- porta-retratos;
- bijuterias;
- lembrancinhas;
- arranjos de flores;
- artigos de decoração;
- bolsas, mochilas e necessaries;
Muitas lojas de presentes se especializam na venda de objetos e enfeites residenciais, a exemplo dos decorativos, como forma de complementar o mix e, por consequência, a renda do negócio.
Perfil para investir
Para ter uma franquia de presente ou acessórios não é obrigatório que o investidor tenha experiência no ramo.
Porém, é imprescindível que ele tenha ao menos alguma bagagem ou conhecimento na área gerencial e de recursos humanos.
Isso porque, na avaliação do especialista em franchising e consultor da Franchise Solutions, Pedro Almeida, o foco do futuro franqueado deve ser nesse sentido: de se preparar bem para as funções administrativas.
No mais, a franquia te oferecerá todo o know how necessário para a operação.
“Esse segmento é muito concorrido e a diferenciação no atendimento fará toda a diferença.
A segurança de que o produto que foi comprado será entregue dentro do prazo combinado é muito relevante para os clientes.
Em franquias bem estruturadas, o treinamento deve ser mais do que suficiente para transferir o know how para o franqueado.”
Ainda de acordo com o consultor, franquias ligadas ao ramo da decoração e presentes podem ter problemas com fornecedores.
Um exemplo é a possibilidade de atraso nas entregas dos produtos, o que gera mal estar com os clientes.
“Uma dica muito importante aos interessados nesse segmento, que procure a reputação da marca da qual ele está interessado, na sua cidade ou em cidades próximas, vale também uma pesquisa online, em sites que recebem reclamações de consumidores insatisfeitos.”
Outro fator que contribui para o sucesso de um empreendimento ligado à presentes é a localização da loja.
Pontos com grande fluxo de pessoas (tais como estações de ônibus e metrô, shopping centers, calçadões, aeroportos e centros comerciais) são muito convenientes para a venda de presentes de última hora.
Abaixo, você confere 20 franquias de presentes e acessórios associadas à ABF e que podem ser ótimas oportunidades para você montar o seu negócio.
Veja:
Franquia Le Briju
Anúncio Abra uma franquia Lebriju acessórios de moda, bijuterias, semijoias, lenços, bolsas. Negócio escalável em um setor que não para de crescer: moda e beleza.
Investimento – a partir de R$ 160.000,00
SAIBA MAIS
Franquias de brinquedos — Zastras
A Zastras é a maior rede de lojas de produtos infantis educativos do Brasil, com grande diversidade de brinquedos, livros, fantasias e materiais artísticos e criativos. SAIBA MAIS
Investir em uma franquia de presente — Imaginarium
A Imaginarium é uma das maiores marcas de presentes criativos e inovadores, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes. SAIBA MAIS
Franquia de presentes criativos — Piticas
Franquia em quiosque ou loja física de produtos para o universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. SAIBA MAIS
Franquia Água de Cheiro
A Água de Cheiro, com mais de 40 ano de mercado, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. SAIBA MAIS
Franquia Chocolates Brasil Cacau
A Chocolates Brasil Cacau é uma marca jovem, moderna e descolada. Com mais de 300 lojas em todo o país e um delicioso portfólio de produtos, a rede oferece chocolates de qualidade, preços acessíveis, atendimento caloroso, lojas coloridas e comunicação vibrante. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — Convex
Pioneira na introdução e fabricação de joias em aço 316L no país e líder no segmento, a Convex fabrica também joias em prata e revestida com ouro; produtos com qualidade e que acompanham as tendências. SAIBA MAIS
Franquia Cacau Show
Fundada em 1988, a franquia Cacau Show tornou-se, em apenas 25 anos, a maior rede de chocolates finos do mundo. Atualmente, conta com mais de 2.000 unidades em operação, a rede oferece um mix de produtos e vários modelos de negócios. Um deles com certeza é para você. SAIBA MAIS
Franquia Puket
A Puket é muito mais que uma rede de lojas meias, lingeries, homewear, pijamas, moda praia e acessórios de moda, somos referência em produtos que unem famílias e conectam pais e filhos. SAIBA MAIS
Franquia Acium
A ACIUM, marca Global de joias em aço presente em mais de 18 países. No Brasil, nossos pontos de venda estão nos melhores shoppings, aeroportos e hipermercados. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — Ri Happy
A Ri Happy, rede varejista de brinquedos, conta com mais de 160 lojas espalhadas por todo o Brasil, nas principias capitais e no interior de vários estados. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — FOM
Rede de lojas que oferece produtos ergonômicos, hipoalergênicos e cheios de cor, design e diversão! Tudo como muita tecnologia e inovação. SAIBA MAIS
Microfranquia de presentes — Uva e Verde
A Uva e Verde é uma franquia de presentes criativos e decoração que chama a atenção pelo design inovador em suas lojas e quiosques. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — Le Biscuit
É uma rede de lojas especializadas em artigos para o lar.
Rede de sucesso com mais de 130 unidades. SAIBA MAIS
Franquia Moncloa
A Moncloa, maior franquia de chás brasileira, surgiu com o objetivo de levar ainda mais chá para a vida das pessoas. SAIBA MAIS
Franquia Clube Melissa
Clube Melissa é uma franquia de calçados e acessórios que oferece moda, arte e design para quem — como a gente — ama o plástico. SAIBA MAIS
Franquias de presentes e decoração — Fastframe
Somos uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres, quadros, obras de arte e espelhos, sempre com objetivo de atender com agilidade e qualidade. SAIBA MAIS
Franquia Havaianas
Loja exclusiva de produtos havaianas, coleção de sandálias, tênis e acessórios.
Franquia Simple Organic
A Simple Organic é a primeira e principal marca de clean beauty do Brasil. Aqui você encontra produtos de skincare, maquiagens e produtos de lifestyle. Somos pioneiros no formato franquia de cosméticos orgânicos, veganos e sem gênero. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — Love Gifts
A franquia Love Gifts é uma rede de lojas de presentes, artigos para o lar e utilidades.
Um ótimo negócio com baixo investimento. SAIBA MAIS
Franquia de bijuterias — Biju da Chica
Você que sonha em ter seu próprio negócio, venha ser um franqueado Biju da Chica, rede de franquias de bijuterias e acessórios.
Há 10 anos no mercado, com muita credibilidade e franquias por todo Brasil, venha crescer conosco. SAIBA MAIS
Como abrir uma franquia de presentes — Moldura Minuto
Somos a única e maior rede de franquia de emolduramento de luxo do país e líder no segmento, além de galeria com foco na valorização da arte, temos mais de 20 anos de história. SAIBA MAIS
Franquia Yes Cosmetics!
A franquia Yes! Cosmetics é uma empresa de cosméticos em atuação desde 2000 e com mais de 40 lojas próprias em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. SAIBA MAIS
Franquia de biscoitos — Biscoitê
Desde 2012 a Biscoitê é uma boutique de biscoitos finos, onde os produtos são inspiradas em diferentes culturas e preparados com ingredientes da melhor qualidade. SAIBA MAIS
Franquias — Acqua Aroma
A Acqua Aromaé uma marca especializada no desenvolvimento de soluções olfativas para perfumar e decorar ambientes. Sempre inovando, desenvolve produtos de perfumaria fina para agradar diferentes gostos e perfis. SAIBA MAIS
Franquia Mapa da Mina
A rede franquias Mapa da Mina têm fabricação própria de semijoias se destaca pela qualidade dos produtos e valores acessíveis a todos os públicos. SAIBA MAIS
Franquia Vinho & Ponto
Rede de franquia especializada em vinhos.
Oferecemos marcas exclusivas nacionais e importadas das melhores regiões, além da operação da loja o franqueado também atua como distribuidor. SAIBA MAIS
Franquias de dermocosméticos — Dermage
A Dermage é uma rede de lojas de dermocosméticos que desenvolve, produz e comercializa cosméticos voltados à saúde da pele.
Com baixo valor para investimento é ótima opção para empreender. SAIBA MAIS
Franquia Casa do Celular
Rede de franquias especializada em venda de aparelhos celulares.
Uma rede de sucesso com mais de 170 unidades. SAIBA MAIS
Franquias de perfumes e cosméticos — Mahogany
Reconhecidamente uma das marcas mais criativas do mercado brasileiro, a Mahogany produz, desde 1991, cosméticos de alto padrão, com embalagens exclusivas e conceitos inovadores. SAIBA MAIS
Franquia Choco Oz
A Choco Oz é uma rede de chocolaterias e cafeterias que oferece uma experiência inovadora ao degustar os produtos, focados nos sabores do Brasil! SAIBA MAIS
Franquias de joias — CL Joias
Desde 1997 a CL Joias é uma marca de joias contemporâneas, versáteis, para todos os estilos.
Hoje a CL possui três pilares de negócios: lojas próprias, e-commerce e franquias. SAIBA MAIS
Franquias de presentes — Empório Essenza
Quem não gosta de aromas e cuidados? Invista em um negócio marcante: Franquia Empório Essenza, rede de lojas de cosméticos inspirados na natureza e nos vinhedos da Serra Gaúcha. SAIBA MAIS
Franquia O Boticário
O Boticário está há mais de 35 anos no sistema de franchising. Hoje somos a maior rede de franquias do Brasil e a maior do mundo em perfumaria e cosméticos. Para conseguir este marco, a parceria com nossos franqueados é fundamental. SABIA MAIS
Franquias de chás — Tea Shop
A Tea Shop é especializada em chá fresco a granel e todos os complementos necessários para desfrutá-lo plenamente.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DA FRANQUIA TEA SHOP
Franquias The Body Shop
Primeira marca de beleza a se inspirar e buscar na natureza os melhores ingredientes do mundo para os seus produtos naturais, 100% vegetarianos e nunca testados em animais, a The Body Shop® foi fundada na Inglaterra em 1976. SAIBA MAIS
Confira outros materiais: