A decisão entre franquia de rua ou em shopping é muito comum na hora de escolher o local para a abertura de um negócio.
Essa é uma das etapas mais importantes na trajetória do empreendedor, e para quem vai investir em uma franquia não é diferente.
Até bater o martelo final sobre qual o melhor local para suas instalações, o franqueado levará em consideração fatores como:
- visibilidade,
- preços de imóveis e aluguéis,
- espaço para atendimento,
- tamanho para fachada
- espaço para decoração e marketing exterior,
- conforto para clientes e funcionários
São estes entre muitos outros fatores para a escolha do ponto comercial.
São muitas as opções disponíveis para atender cada especificidade de tamanho dos mais variados tipos de empreendimento.
E as lojas de rua, tradicionais no imaginário e no dia a dia do consumidor, continuam sendo ótimas escolhas para franqueados por conta da grande movimentação de pessoas, acesso rápido e mais possibilidades arquitetônicas.
Thales Meira, franqueado da Dr Shape, rede de suplementos alimentares e artigos esportivos há quase 4 anos, conta que ter seu estabelecimento em uma loja de rua, um imóvel centralizado em vez de, por exemplo, em um shopping, é mais estratégico para seu negócio.
No começo da pandemia o franqueado conta que não conseguiu com o antigo imóvel uma negociação interessante para renovação do contrato e tinha a opção de mudar sua loja para uma galeria, shopping ou, ainda, optar por um ponto de rua.
“A rua, para nós, é muito mais interessante.
Aqui em Poços de Caldas (MG), existem bons pontos de rua no Centro e o shopping fica distante desse agito”, comenta Meira.
O ponto de rua também tem características táticas para o franqueado porque abre a possibilidade de investimento em uma fachada atrativa e com balões e até música para que o cliente se sinta convidado a entrar na loja.
Outra possibilidade é a de parceria com lojas do entorno.
“Isso é mais fácil de realizar em lojas instaladas em galerias e no próprio shopping.
Em um ponto de rua mantemos nosso crescimento e a boa relação entre custo e benefício”, explica ele.
De acordo com Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, membro do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e co-autora do livro “A Construção de uma marca com propósito”, explica que a escolha de instalar um estabelecimento na rua ou em outros espaços depende da estratégia de cada marca e do investimento disponível para o ponto comercial.
“As lojas de rua tendem a ter um investimento menor que as lojas de shopping, mas isso não é regra pois alguns pontos podem ser supervalorizados, mesmo em pontos de rua.
No entanto, os shoppings por terem serviços agregados como segurança, estacionamento, fluxo de clientes com perfil segmentado e ações de marketing, acabam cobrando mais por esse pacote de benefícios”, explica ela.
São várias as regras a serem seguidas específicas para o funcionamento dos shoppings, além da questão dos horários.
“Já na loja de rua, o empresário tem o benefício de ter a sua própria dinâmica de negócio”, considera ela.
Nos pontos de rua, franquias dos mais variados segmentos podem ter espaço para seu funcionamento.
“Enquanto ao longo dos anos, os shoppings flexibilizaram seu tenant mix e passaram a contar com áreas de serviços diversificados, os espaços ‘de rua’ também foram ampliados.
Galerias, centros de conveniência, espaços dentro de postos de gasolina ou lojas como home centers e também a possibilidade de instalação de lojas dentro de contêineres”, detalha Lyana.
De acordo com a consultora, hoje as empresas diversificaram seus modelos de negócios para ocuparem os mais diversos espaços.
“Vemos muitos exemplos de empresas que se adaptaram para estar tanto em lojas de rua, quanto nos shoppings. Tudo vai depender do modelo de negócio”, destaca ela.
“É fundamental que nesse processo de escolha sejam considerados a capacidade de investimento, o perfil do público e o fluxo desse público no local desejado, assim como a facilidade de acesso, presença de concorrentes e até mesmo outros comércios que podem servir de atração para a operação que vai ser instalada”, ensina a executiva.
A escolha do ponto comercial deve ser planejada e levar em conta os seguintes aspectos:
– Muita pesquisa e visitação de outros estabelecimentos para estabelecer parcerias, se possível;
– Em franquias, a franqueadora fornece apoio para definir o melhor ponto comercial e algumas redes investem até em tecnologia especializada para essa definição;
– Esses recursos analisam, por exemplo, tamanho do ponto, fluxo de pessoas, tamanho da loja, comércio da região e atratividade ao seu tipo de negócio e os preços mais indicados para o tipo e tamanho da franquia;
– Os estudos de algumas redes de franquia (geomarketing) também auxiliam no entendimento do perfil de moradores, público flutuante na região, valores de consumo do local, vias de acesso, etc;
– Na escolha da loja de rua, verificar com calma as condições de contrato e até mesmo negociar os valores e prazos, ainda mais no período de retomada na pandemia, em que locadores podem oferecer melhores condições para a retomada do comércio e da economia.
Parcerias e visibilidade
Franqueada da rede Multifilmes, em Araxá (MG), Letícia Nunes conta que optou pela loja de rua em uma das mais importantes avenidas da cidade.
“Ela interliga a entrada aos bairros e é usada para caminhadas pelas pessoas.
Outro ponto é o fato dos meus vizinhos de loja também serem do ramo de veículos (lavagem de carros e troca de pneus e revisão), o que complementa o meu serviço e, além disso, indicamos um ao outro para os clientes”, destaca a empreendedora.
“A minha principal dica para quem quer empreender neste tipo de loja é fazer uma pesquisa de mercado para conseguir observar os pontos estratégicos da sua cidade, além de descobrir quais ruas são as mais movimentadas e escolher vizinhos de lojas que tem potencial para fazer parcerias com você”, observa a franqueada.
Na opinião de Danielle Rossini, que abriu uma franquia de açaí Cream Berry em São Paulo, o primeiro item que a levou à decisão de instalar sua loja em ponto de rua é enxergar o seu entorno, já que será a extensão da sua loja.
“No meu caso, escolhi por uma localização que traria visibilidade para minha loja de açaí, no coração da Freguesia do Ó, em um polo gastronômico e cultural da região com fluxo intenso de pessoas.
Ao lado temos uma praça que foi totalmente revitalizada por nós, o que tem atraído ainda mais famílias para o local, ter esse contato com a natureza, o que uma loja de shopping não possibilita essa mesma sensação”, pontua a empresária.
Outra vantagem da loja de rua para ela é o custo operacional ser bem mais acessível.
“A dica é conhecer bem a região que busca abrir a loja de rua, perfil dos consumidores, poder aquisitivo. Um atendimento acolhedor, simpatia e fidelização também fazem toda a diferença para seu empreendimento”, analisa Danielle.
A visibilidade e o espaço adequado para atendimento foram os fatores preponderantes para escolha do ponto comercial de Alexandre Pilon Bragança, franqueado do Instituto Ana Hickmann, em São Paulo, desde 2019.
“Além dos custos menores de se montar uma unidade na rua, uma fachada de loja em uma avenida ou em um espaço de grande fluxo de linhas de ônibus e metrô, funcionam praticamente como um outdoor.
É um tipo de publicidade e visibilidade que não teríamos em localidades fechadas”, destaca ele.
Nosso caso, devido às nossas salas de aula, o negócio demanda um imóvel grande, de preferência com térreo e sobreloja, ambiente que um centro comercial, como um shopping, não poderia nos proporcionar”, explica o franqueado.
Então, já sabe se ter franquias em lojas de rua é para você? Confira algumas oportunidades de negócios:
Franquias de rua — Cepillaser
Seja um empresário no ramo de estética, saúde e bem estar com a franquia CepilLaser, rede que oferece uma das melhores estruturas do mercado. Saiba mais
Franquias em lojas de rua — Fábrica de Bolo
O negócio FÁBRICA DE BOLO se baseia na estruturação de lojas de venda de bolos caseiros extremamente saborosos a preços acessíveis. Saiba mais
Franquias de lojas de rua — Mundo Verde
O Mundo Verde é a maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar, da América Latina. Saiba mais
Franquia de rua — Cymaco
Cymaco Construções Inteligentes é uma franquia da construção civil com visão empreendedora, inovadora, que utiliza recursos de última tecnologia. Saiba mais
Franquias de lojas de rua — Go Juice
A franquia Go Juice é uma rede de lanchonetes especializada em alimentação saudável, com sucos 100% naturais, lanches, saladas e wraps. Saiba mais
Franquias de rua — B.Lem Bakery
A B.LEM Bakery é uma padaria e confeitaria portuguesa com receitas autênticas da culinária da terrinha e uma seleção de produtos escolhidos a dedo para você levar para casa. Saiba mais
Franquias em lojas de rua — Óticas Mercadótica
A Óticas Mercadótica é uma empresa baiana que atua no ramo de saúde visual e é referência em qualidade e atendimento. Saiba mais
Franquias de loja de rua — Ecoville
A Ecoville é a maior rede de franquias de vendas produtos de limpeza do Brasil. Oferecemos um mix de produtos direto da fábrica. Saiba mais
Franquia Sorridents
A Sorridents nasceu com o objetivo de trazer a todos o direito fundamental de sorrir, é uma das maiores e mais conceituadas redes de clínicas odontológicas com mais de 270 unidades. Saiba mais
Franquia Casa Bauducco
A Casa Bauducco nasceu em 2012, um mix de cafeteria e empório com produtos exclusivos Casa Bauducco. Saiba mais
Franquias de rua — Brasileirinho Delivery
Somos a maior franquia de comida típica no box do Brasil, com objetivo levar praticidade, comodidade e comida de qualidade para qualquer lugar. Saiba mais
Franquia de rua — Fastframe
Somos uma rede americana líder mundial em molduras, pôsteres, quadros, obras de arte e espelhos, sempre com objetivo de atender com agilidade e qualidade. Saiba mais
Franquia Tintas MC
Loja especializada em comércio de tintas e demais acessórios e complementos para pintura e acabamento.
Hoje a maior rede de lojas de tintas no Brasil. Saiba mais
Franquias em lojas de rua — Le Biscuit
É uma rede de lojas especializadas em artigos para o lar.
Rede de sucesso com mais de 130 unidades. Saiba mais
Franquias Clínica da Cidade
A Clínica da Cidade é um centro médico completo, com exames laboratoriais e de imagem e consultas médicas em diversas especialidades com valores acessíveis, perfeita para quem não tem plano de saúde. Saiba mais
Franquias de rua — Laundromat
Laundromat foi e continua sendo pioneira no mercado brasileiro de lavanderias, sendo a primeira a oferecer o conceito Self service, onde o cliente lava e seca suas roupas. Saiba mais
Franquias em lojas de rua — For Rental
Rede especializada em aluguel de equipamentos e ferramentas elétricas para construção civil. Saiba mais
Franquia Orthodontic
A Orthodontic é uma das maiores redes de clínicas odontológicas do país, especializada em ortodontia e com modelos de negócios que se adaptam à sua realidade. Saiba mais
Franquia Terça da Serra Casa de Repouso
A Terça da Serra Residencial Sênior é a maior rede de residenciais para idosos no Brasil, presente em vários estados. Saiba mais
Franquias de rua — RE/MAX
A franquia REMAX, líder do franchising imobiliário mundial, foi fundada em Denver, no Estado do Colorado (USA), desde então o crescimento tem sido exponencial. Saiba mais
Franquia de rua — Astral
Franquia especializada em controle de pragas: desinsetização, desratização, descupinização, dontrole de mosquitos, antimofo, limpeza e desinfecção de caixas d’água. Saiba mais
Franquia Casa do Celular
Rede de franquias especializada em venda de aparelhos celulares.
Uma rede de sucesso com mais de 170 unidades. Saiba mais
Franquia de loja de rua — Sorrix
A Sorrix é uma rede de clínicas odontológicas que oferece todos os tratamentos.
Transforme a sua clínica em uma franquia Sorrix e aumente suas chances de sucesso. Saiba mais
Franquias de rua — MedicMais
A franquia MedicMais inova ao surgir como clínica médica e odontológica, com exames reunidos em um único lugar. Saiba mais
Franquias em lojas de rua — BlueFit
Invista consciente em saúde e bem-estar com a franquia BlueFit, rede de academias de ginástica que oferece excelente estrutura e ampla gama de serviços. Saiba mais
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