Ir ao shopping é um hábito do consumidor brasileiro quando a ideia é fazer um passeio e resolver questões práticas ligadas a compras e serviços.
Criados para trazer mais comodidade e segurança para os clientes, esses centros de compras são bastante procurados para quem quer montar uma franquia, pois são o ponto de encontro ideal de consumidores e de muito futuros clientes.
Eles são muito atrativos e é fundamental ponderar as vantagens e desvantagens das franquias em Shopping.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), os 601 shoppings centers brasileiros recebem em média 341 milhões de visitantes por mês e o setor movimenta R$ 128 bilhões.
Até o final de 2022 a entidade prevê a abertura de mais 13 shoppings no País.
Esse grande universo de potenciais clientes é um dos trunfos dos shoppings para serem escolhidos pelos empreendedores em franquias.
Para aproveitar todas as oportunidades que eles podem trazer, pode ser uma boa escolha investir em uma loja em shopping, mas, antes disso, verificar as vantagens e desvantagens de ter uma franquia em um shopping center.
“Sabemos que a maior vantagem dos shoppings conjuga boa localização e diversidade de lojas, em ambiente agradável, com serviços e entretenimento concentrados em um mesmo lugar”,
afirma Nadia Nogueira, palestrante e consultora, sócia-fundadora da Acasa Gestão e Franquias.
De acordo Nadia, essa vantagem está atrelada ao fluxo de pessoas que eles conseguem atrair durante a pandemia e houve impactos devido ao isolamento social.
“A pandemia trouxe grandes desafios para esses empreendimentos, que agora retomam suas atividades com mais intensidade, mas precisarão oferecer ou ampliar sua atuação como marketplaces, para que os clientes possam escolher como desejam realizar suas compras e todos se beneficiem também da venda online”,
considera ela.
Agora as vendas em shoppings voltaram a crescer e a vacância está voltando aos números pré-pandemia.
“Isso é uma boa notícia.
Nossos shoppings são espaços para compras e entretenimento e muitas lojas podem ter resultados melhores dentro desses espaços do que em lojas de rua”,
acredita a consultora.
“Mas, antes de investir, o empresário deve fazer todas as contas e avaliar, mais com a razão do que com a emoção”, alerta ela.
Avaliar o cenário e investir pode valer a pena.
Após iniciar uma franquia em formato home based da Love Gifts por conta do investimento menor, Emília Oliveira, de Fortaleza (CE), decidiu dar um passo adiante.
“Decidimos fazer um teste com o home based, porque no período de pandemia era o que conseguiríamos fazer naquele momento.
Em pouco tempo percebemos que pelo tipo de negócio, tipo de produto e toda experiência que estávamos tendo com o suporte da franqueadora, valeria a pena abrir uma loja física”, conta ela.
A experiência foi bem-sucedida e a empreendedora já se planejava para ter mais uma loja, quando recebeu convites de shopping para abrir mais uma unidade.
“Em um tempo bem curto conseguimos abrir nossa segunda loja em dezembro de 2021”, afirma.
Para tomar essa decisão, Emília afirma que tomou alguns cuidados como seguir orientações da franqueadora e escolher e preparar equipes para um bom atendimento.
Avalie os prós e contras
De acordo com a consultora Nadia Nogueira, antes de tomar a decisão de escolher o ponto de venda o empreendedor deve avaliar as vantagens e desvantagens das franquias em shopping e essa tomada de decisão passa pelos custos.
“A capacidade financeira para instalar e aguardar o retorno sobre o investimento, a força da marca para negociar com os shoppings e, acima de tudo, um bom plano de negócios para verificar a viabilidade financeira e mercadológica de se arcar com estes custos mais elevados em troca das vantagens que os shoppings oferecem, aumentarão as chances de sucesso dessas empresas”, orienta ela.
Vantagens das franquias em shopping
– Boa Localização tanto para consumidores que usam transporte público quando carros particulares
– Diversidade de lojas e presença de lojas âncoras que atraem muitos clientes, aumentando a sua visibilidade
– Ambiente agradável, seguro e conveniente com outros serviços que também são atrativos para os consumidores
– Espaço que proporciona, na maioria dos casos, experiência agradável para o consumidor fazer suas compras de forma conveniente
Desvantagens das franquias em shopping
– Elevados custos com aluguel e taxas
– Necessidade de escalas nas equipes
– Chance de dificuldade de negociação de seus contratos
-Ainda no quesito custos, montar uma loja em shopping exige uma atenção maior ao projeto arquitetônico da loja, maior preparação da equipe para aproveitar as ações sazonais e as regulares que os shoppings oferecem
Os cuidados ao montar a sua franquia em Shopping
– De acordo com Nadia Nogueira, antes de investir, o empresário deve fazer todas as contas e avaliar, mais com a razão do que com a emoção.
É importante que o franqueador participe ativamente da escolha do ponto e, melhor ainda, da negociação com o shopping para favorecer seu franqueado.
– Na opinião de Jussara Nova Raris, sócia-gerente do grupo GSPP no Rio de Janeiro e responsável pela área de shopping center, é importante que o empreendedor análise, antes de entrar, o seu potencial de vendas (local de instalação do seu negócio versus seu custo de ocupação).
Outro cuidado necessário é avaliar o mix do shopping e a sua localização.
“Por exemplo: não faz sentido montar um serviço de lavanderia em um shopping center que está longe de uma área residencial.
Outra questão é a adequação do produto ao público alvo.
Os shoppings têm dados sobre quem são seus clientes e podem municiar os locatários com essas informações”, explica ela.
– Todo o planejamento para instalar uma franquia em shopping ainda deve levar em conta observar os concorrentes e a faixa de preços de cada um para produtos semelhantes e pensar em diferenciais em relação a esses concorrentes, ensina Jussara Nova Raris.
Análises prévias para boas escolhas de negócio
Caio da Fonseca Lampoglia e Polineiry de Faria Albernaz são franqueados da marca Giolaser em diferentes Estados do Brasil e abriram suas lojas em shopping centers de olho no grande movimento de pessoas desses centros de compras e visando a localização, presença de lojas âncoras, estrutura, segurança e visibilidade com confiabilidade.
Para ambos os empresários, o custo para instalação das lojas compensa em seus empreendimentos.
Lampoglia, que é proprietário de uma franquia da marca no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro, analisou várias possibilidades até tomar sua decisão.
“Optei pelo shopping, pois, na Barra da Tijuca, além da praia, a outra opção de lazer são os shoppings centers.
Pesquisei vários, levando em conta fatores como público frequentador, preço do aluguel, quais e quantos concorrentes estão lá”, descreve.
Para ele, como uma parte da receita de uma loja está ligada a pessoas que ativamente terão a iniciativa de entrar na loja e procurar o serviço, o shopping possibilita que essa parcela relacionada a pessoas passando seja maior.
“Além das lojas que o shopping possui, lojas âncoras, com diversos produtos, diversas marcas, varejo, atacado, serviço, o que atrai pessoas de diferentes gostos, diferentes perfis e naturalmente você terá um fluxo de passantes maior do que teria em lojas de rua.
O shopping também proporciona uma estrutura melhor e muito mais segurança em relação à loja de rua, por conta do shopping ter seu próprio time de segurança, além de um time de infraestrutura que auxilia com problemas com ar condicionado, etc”, acredita ele.
Já Polineiry, franqueada da marca de tratamentos faciais, corporais e depilação a laser Giolaser no Center Shopping de Uberlândia (MG), ressalta que uma das grandes vantagens de abrir negócio em um shopping é a visibilidade da marca, tráfego de passantes, flexibilidade dos horários de atendimento.
“Estar em um grande centro de compras gera mais confiança no consumidor, traz visibilidade para o seu negócio e valor agregado.
É importante fazer uma boa escolha do ponto, uma boa negociação dos custos de ocupação e analisar bem detalhado quem é o seu público-alvo e se ele frequenta o shopping que você busca investir”, afirma ela.
Na opinião da empreendedora mineira, apesar do alto custo de ocupação, os shopping centers têm um tempo de atendimento mais extenso possibilitando atender um número maior de pessoas e vender mais.
“Com a rotina intensa e falta de tempo das pessoas, a praticidade de fazer seu serviço em horários mais flexíveis é um grande diferencial”, destaca Polineiry.
Além de todas as características acima, o desempenho de vendas do shopping e seu cunho unicamente comercial foi o que atraiu Thiago Dinamarco, franqueado da Sucos S/A, em Bauru (SP).
“O cliente que se dirige a um centro de comércio já procura por consumo e lazer, diferente de uma unidade de loja na rua, que lida com um grupo de pessoas mais diversificado, e que não necessariamente são seu público-alvo”, acredita ele.
“Pelo fato de ser um ambiente mais controlado que já oferece ao cliente segurança, um espaço para estacionamento e outras acomodações, essas deixam de ser preocupações nossas e, desse modo, podemos focar em investimentos que otimizem nossos produtos e a experiência do consumidor”, conclui o empreendedor sobre vantagens e desvantagens das franquias em Shopping.
Agora que você conheceu as vantagens e desvantagens de franquias em shopping, confira algumas oportunidades de negócios:
Franquias em shopping — Omo Lavanderia
Lavanderia oferece as soluções completas em segmentos que vão desde lavanderias compartilhadas em prédios à lojas especializadas e de autosserviço. Saiba mais
Empreender no shopping — Jack Chicken
Somos uma franquia de delivery de frango frito e batata/polenta frita super crocantes! Confira agra esta oportunidade. Saiba mais
Abrir franquia em shopping — Peça Rara
Rede de brechós que comercializam de forma consignada seus produtos, primando pela modernidade, padronização e incentivo ao consumo sustentável. Saiba mais
Franquias em shopping — DryWash
A DryWash é uma rede de franquias de limpeza, conservação e reparação rápida de veículos em geral. Saiba mais
Negócio em shopping — Moldura Minuto
Somos a única e maior rede de franquia de emolduramento de luxo do país e líder no segmento, além de galeria com foco na valorização da arte, temos mais de 20 anos de história. Saiba mais
Franquias em shopping — Sleep House
A Sleep House Colchões, é a maior rede Multimarcas Internacionais em venda de colchões e acessórios da América Latina e faz parte do Grupo Pikolin, líder na Europa e presente em 25 países. Saiba mais
Abrir franquia em shopping — Mr. Kids
A Mr. Kids é a franquia de vendas de produtos infantis através de vending machines que mais cresce.
A instalação dos equipamentos é negociada pela rede e pelo franqueado em supermercados e shoppings. Saiba mais
Franquias para shoppings — Park Education
Com modelo de loja física e quiosque, a Park Education se destaca como uma escola conceito e franquia de educação. Um negócio consolidado e aprovado pelos franqueados. Saiba mais
Negócio em shopping — Alergoshop
Desde 1993 desenvolvemos para produtos para o bem-estar e prevenção de pessoas com alergias: cosméticos, saneantes, produtos anti-ácaros, semi-jóias, repelentes etc. Saiba mais
Franquia de loja de shopping — Vezpa Pizza
Saborosa, despretensiosa, informal e com DNA que mistura a tradição das pizzas napolitanas e a informalidade do lifestyle nova-iorquino, a Vezpa Pizza está em expansão. Saiba mais
Abrir franquia em shopping – Acquazero
A Acquazero presta serviços de lavagem ecológica e estética automotiva, além de oferecer o sistema delivery como seu principal diferencial entre os seus concorrentes. Saiba mais
Quiosques em shopping – Nutty Bavarian
A Nutty Bavarian é uma rede de franquias pioneira na venda de nuts glaceadas aqui no Brasil, com mais de 800 pontos de venda. Saiba mais
Franquias de lojas em shopping – Água de Cheiro
A Água de Cheiro, com mais de 40 ano de mercado, pertence hoje a um grupo Narsana, com quase 30 anos no mercado de perfumaria de luxo e cosméticos. Saiba mais
Abrir franquia no shopping – Dr. Shape
Franquias de suplementos alimentares e artigos esportivos, a franquia Dr. Shape é uma marca forte e consagrada, podendo explorar a loja física, delivery planejado, a única do segmento com clínica de emagrecimento e estética corporal. Saiba mais
Empreender no shopping — Bubblekill
A Bubblekill possui um inovador modelo de franquias com conceito de autenticidade gastronômica através de bebidas altamente diversificadas e deliciosas e aposta no grande potencial deste mercado em franca expansão. Saiba mais
Negócio em shopping — Zastras
A Zastras é a maior rede de lojas de produtos infantis educativos do Brasil, com grande diversidade de brinquedos, livros, fantasias e materiais artísticos e criativos. Saiba mais
Franquias para shoppings — Sense Spa Express
A primeira franquia do Brasil especializada em massagens relaxantes e terapêuticas, e, que combina técnicas manuais exclusivas com poltronas de massagem de última geração, além de produtos exclusivos. Saiba mais
Empreender no shopping — Drogarias Ótima Farma
Você que já é um empresário do ramo e tem sua drogaria independente, venha para Ótima Farma!
Um negócio consolidado e de sucesso, mesmo em períodos de crise. Saiba mais
Abrir franquia em shopping — Calzoon
A rede fast-food de alimento saudável Calzoon é especializada em calzones e sucos.
As franquias têm layout moderno, diferenciado e dispõe de 3 modelos de negócio: express, loja e shopping. Saiba mais
Quiosque de moda criativa — Piticas
Franquia em quiosque ou loja física de produtos para o universo geek, super heróis, séries, personagens e bandas de rock. Saiba mais
Negócio em shopping — Magic Feet
A Magic Feet é uma rede de franquias de roupas, calçados bolsas, mochilas, bolas, meias e confecções voltadas ao público infanto-juvenil. A marca faz parte do Grupo Afeet. Saiba mais
Franquia de lojas de shopping — Orthocrin
A colchões Orthocrin é uma franquia reconhecida e premiada pela qualidade de seus produtos.
Dormir bem é um ótimo negócio. Saiba mais
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